Bula do Uncaria tomentosa
Princípio Ativo: Uncaria tomentosa
Uncaria tomentosa, para o que é indicado e para o que serve?
Uncaria tomentosa é indicada para o tratamento de processos inflamatórios articulares, como osteoartrite e artrite reumatoide.
Quais as contraindicações do Uncaria tomentosa?
Pacientes transplantados devem evitar o uso do Uncaria tomentosa, devido à possibilidade de produzir rejeição.
Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.
Gravidez
Categoria C de risco na gravidez.
Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Este medicamento é contraindicado para uso por lactantes.
Como usar o Uncaria tomentosa?
Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos.
Posologia do Uncaria tomentosa
Administrar um comprimido, via oral, três vezes ao dia, de oito em oito horas.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Uncaria tomentosa?
Nas doses indicadas, o Uncaria tomentosa é bem tolerado. Ocasionalmente, têm-se verificado casos de febre, constipação ou diarreia, que acabam antes da suspensão do medicamento.
Os níveis de estradiol e progesterona no soro podem ser reduzidos depois de um tempo prolongado utilizando o Uncaria tomentosa.
A revisão da literatura não revela a frequência das reações adversas.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Uncaria tomentosa maior do que a recomendada?
Não há relatos de superdosagem relacionada à ingestão de Uncaria tomentosa.
Recomenda-se tratamento sintomático e controle das funções vitais.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Uncaria tomentosa com outros remédios?
- Os alcaloides de Uncaria tomentosa não se solubilizam corretamente na presença de baixa acidez estomacal, podendo, inclusive, potencializar fármacos agonistas H2. Desta forma, desaconselha-se seu uso em conjunto com preparações antiácidas.
- A administração concomitante com a ciclosporina ou outros fármacos imunossupressores também é desaconselhada.
- Efeitos adversos têm sido observados quando se administra concomitantemente proteínas exógenas injetáveis (tratamentos celulares, hormonais, etc).
Quais cuidados devo ter ao usar o Uncaria tomentosa?
- Após a utilização do produto, orienta-se esperar 1 ano antes de submeter-se a um transplante.
- Devido ao forte efeito imunoestimulante, deve-se evitar o uso do Uncaria tomentosa 2 dias antes e 2 dias depois da aplicação da quimioterapia.
- Há um relato de falência renal aguda associada à ingestão do Uncaria tomentosa em um paciente com lupus eritematoso sistêmico. Embora o paciente tenha ingerido vários outros medicamentos concomitantemente, somente o tratamento com o Uncaria tomentosa foi descontinuado. Os resultados da urinálise retornaram gradualmente ao normal após a descontinuação do uso.
- Foi demonstrado que o uso por tempo prolongado (8 semanas) do Uncaria tomentosa resultou em queda dos níveis de estradiol e progesterona no soro. Desta forma, recomenda-se que o tratamento não ultrapasse 2 meses, exceto por orientação médica.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso.
Qual a ação da substância do Uncaria tomentosa?
Resultados de Eficácia
Foi realizado um estudo1 multicêntrico, duplo-cego em 70 pacientes com artrite reumatoide, os quais foram divididos em dois grupos que receberam Uncaria tomentosa ou placebo durante 6 meses. Ambos os grupos foram comparados em relação à raça, idade, tempo de enfermidade e capacidade funcional. Os resultados concluem que a eficácia de Uncaria tomentosa como anti-inflamatório em pacientes com artrite reumatoide está plenamente justificada.
Referências:
1Castañeda O et al. Uña de Gato en Artritis Reumatóide: Estúdio doble cego, en comparación com placebo. Ver Peru Reum. 4(1):15-21, 1998.
Características Farmacológicas
Farmacodinâmica
Uncaria tomentosa é padronizado em alcaloides totais, calculados como mitrafilina. Os componentes esteroides de Uncaria tomentosa têm sido descritos como os responsáveis pela atividade anti-inflamatória do extrato. O edema de pata induzido por carragenina foi reduzido por doses orais de vários extratos do córtex da raiz.
A fração betassitosterol, que possui em torno de 60% do conteúdo total de esteroides da planta, é reconhecida como responsável pela maior parte do efeito anti-inflamatório. Foi demonstrado que o extrato de Uncaria tomentosa estimula a produção de interleucina-1 e interleucina-6 por macrófagos alveolares.
Fontes consultadas
- Bula do Profissional do Medicamento Unha de Gato Herbarium.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 31 de Julho de 2020.