Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Vaxneuvance

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 7 de Dezembro de 2024.

Vaxneuvance, para o que é indicado e para o que serve?

O seu profissional de saúde recomendou ou administrou Vaxneuvance® para ajudar a proteger você ou seu filho contra a doença pneumocócica causada por 15 tipos de bactérias chamadas Streptococcus pneumoniae ou pneumococos. A vacina pode ser administrada a crianças de 6 semanas a 17 anos de idade e a adultos de 18 anos de idade ou mais.

Vaxneuvance® pode não proteger contra doenças causadas por tipos de pneumococos que não estão cobertos pela vacina.

Como o Vaxneuvance funciona?

Vaxneuvance® é utilizado para ajudar a proteger contra a doença pneumocócica, que se refere a qualquer doença causada por pneumococos. Estas bactérias podem causar muitos tipos de doenças, incluindo infecção pulmonar (pneumonia), inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal (meningite) e uma infecção grave no sangue (bacteremia). Essas enfermidades são mais prováveis de ocorrer em crianças mais jovens, idosos e pessoas com determinadas doenças ou comportamentos como fumar cigarros. Em crianças, o pneumococos também é uma das causas mais comuns de infecções de ouvido.

Vaxneuvance® contém como ingrediente ativo açúcares bacterianos de 15 tipos de pneumococos, cada um deles ligados a uma proteína (CRM197). Os açúcares dessas bactérias e a proteína não estão vivos e não causam doença.

O alumínio, como adjuvante de fosfato de alumínio, está incluído para ajudar a vacina a funcionar melhor.

Quais as contraindicações do Vaxneuvance?

Não administre Vaxneuvance® se você ou seu filho forem alérgicos a qualquer um dos ingredientes de Vaxneuvance® ou a qualquer vacina que contenha toxoide diftérico.

Como usar o Vaxneuvance?

Esta vacina é administrada através de uma injeção no músculo (preferencialmente na parte superior do braço ou na coxa para crianças e na parte superior do braço para adultos).

Os bebês podem receber até 3 doses da vacina até 6 meses de idade com base em recomendações oficiais. Uma dose adicional é administrada a crianças entre 11 a 15 meses de idade. Seu profissional de saúde lhe informará quando seu filho deve receber sua próxima dose.

Se seu filho não recebeu todas as doses de acordo com as recomendações oficiais, seu profissional de saúde pode recomendar doses para ajudá-lo na recuperação.

Adultos precisam de uma dose da vacina.

Pessoas com certas condições médicas podem precisar de mais de uma dose de Vaxneuvance®. Seu profissional de saúde lhe dirá quantas doses você ou seu filho devem receber.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Vaxneuvance?

Seu profissional de saúde decidirá quando administrar a dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Vaxneuvance?

Informe seu profissional de saúde sobre quaisquer condições clínicas que você ou seu filho tenham ou tiveram e sobre quaisquer alergias.

Informe seu profissional de saúde se você ou seu filho apresentarem um sistema imune fraco (o que significa que o corpo de vocês está menos capaz de combater infecções) ou se vocês estiverem tomando determinados medicamentos que podem enfraquecer seu sistema imune (por exemplo, imunossupressores ou esteroides).

Se seu filho for um bebê, também informe seu profissional de saúde se seu filho nasceu prematuramente (muito cedo).

Assim como outras vacinas, Vaxneuvance® pode não proteger completamente a todos aqueles que tomaram a vacina.

Você pode obter informações adicionais com seu profissional de saúde, que tem informações mais detalhadas.

Gravidez e amamentação

Gravidez

Informe seu profissional de saúde se você ou sua filha estiverem grávidas ou planejarem engravidar. Ele lhe dirá se vocês devem receber Vaxneuvance®.

Amamentação

Informe seu profissional de saúde se você ou sua filha estão amamentando ou pretendem amamentar. Ele lhe dirá se vocês devem receber Vaxneuvance®.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em crianças

Não foi estabelecido se Vaxneuvance® pode ser usado em crianças com menos de 6 semanas de idade.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas

Espera-se que Vaxneuvance® tenha influência nula ou insignificante sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vaxneuvance?

Assim como qualquer vacina, esta vacina pode apresentar efeitos colaterais, também conhecidos como reações adversas, apesar de nem todo mundo apresentá-los.

As seguintes reações adversas podem ser observadas após o uso de Vaxneuvance® em bebês e crianças de 6 semanas a menores de 2 anos de idade:

Muito comum (podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas)

Comum (podem afetar até 1 em 10 pessoas)

Incomum (podem afetar até 1 em 100 pessoas)

  • Febre (temperatura de 40°C ou superior).
  • Urticária no local da injeção.

As seguintes reações adversas podem ser observadas após o uso de Vaxneuvance® em crianças e adolescentes de 2 a menores de 18 anos de idade:

Muito comum (podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas)

  • Dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção.
  • Dores musculares.
  • Sensação de cansaço.
  • Dor de cabeça.

Comum (podem afetar até 1 em 10 pessoas)

  • Rigidez no local da injeção.
  • Febre (temperatura de 38°C ou superior).
  • Irritabilidade.
  • Sonolência.
  • Diminuição do apetite.
  • Urticária.

As seguintes reações adversas podem ser observadas com Vaxneuvance® em adultos com 18 anos de idade ou mais: Muito comum (podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas):

  • Dor, inchaço ou vermelhidão no local da injeção.
  • Sensação de cansaço.
  • Dores musculares.
  • Dor de cabeça.
  • Dor nas articulações (em pessoas de 18 a 49 anos de idade).

Comum (podem afetar até 1 em 10 pessoas)

  • Coceira no local da injeção.
  • Febre.
  • Dor nas articulações (em pessoas de 50 anos de idade ou mais).

Estas reações são geralmente leves e duram pouco tempo.

Informe seu profissional de saúde sobre estas reações ou qualquer outro sintoma incomum que desenvolver depois que você ou seu filho receberem esta vacina. Obtenha cuidados médicos imediatamente se você ou seu filho apresentarem sintomas de uma reação alérgica, que podem incluir:

  • Respiração ofegante ou problemas para respirar.
  • Inchaço da face, lábios ou língua.
  • Urticária.
  • Erupção na pele.

Pode haver reações que não estão listadas aqui. Pergunte mais informações ao seu profissional de saúde.

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

Apresentações do Vaxneuvance

Vaxneuvance® é uma suspensão injetável apresentada em cartucho com 1 ou 10 seringas preenchidas de dose única com 0,5 mL.

Uso intramuscular.

Uso adulto e pediátrico (acima de 6 semanas de idade).

Qual a composição do Vaxneuvance?

Ingredientes ativos: cada dose de 0,5 mL da vacina contém 32 mcg de polissacarídeos pneumocócicos totais (2,0 mcg cada dos sorotipos polissacarídeos 1, 3, 4, 5, 6A, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F, 22F, 23F, e 33F, e 4,0 mcg de sorotipo polissacarídeo 6B) conjugado com 30 mcg de proteína carreadora CRM197.

Excipientes: cloreto de sódio, L-histidina, polissorbato 20, água para injetáveis e alumínio (como adjuvante fosfato de alumínio). A vacina não contém conservantes.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Vaxneuvance maior do que a recomendada?

Não há dados disponíveis sobre superdosagem.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vaxneuvance com outros remédios?

Posso tomar Vaxneuvance® com outras vacinas e medicamentos?

Seu filho pode receber Vaxneuvance® ao mesmo tempo que outras vacinas pediátricas de rotina.

Em adultos, Vaxneuvance® pode ser administrado ao mesmo tempo que a vacina contra gripe (vacina influenza inativada).

Informe seu profissional de saúde se você ou seu filho estiverem tomando, tiverem tomado recentemente ou se vierem a tomar qualquer outra vacina ou medicamento (por exemplo, imunossupressores ou esteroides que podem enfraquecer seu sistema imune), incluindo aqueles que você pode comprar sem receita.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Vaxneuvance?

Resultados de Eficácia


Carga da doença

A doença pneumocócica está associada a morbidade e a mortalidade significativas tanto em crianças como em adultos no mundo todo. Embora todos os grupos etários possam ser afetados pela doença pneumocócica, as taxas mais altas da doença ocorrem em crianças pequenas com menos de 5 anos de idade e em adultos com 65 anos de idade ou mais. Entre crianças, a incidência de doença pneumocócica invasiva (DPI) e mortalidade associada com DPI é maior entre bebês com menos de 1 ano de idade. Adicionalmente, as taxas de mortalidade são elevadas em adultos mais velhos, adultos com condições comórbidas (por exemplo, diabetes mellitus, doença pulmonar crônica e doença hepática crônica) e especialmente em indivíduos imunocomprometidos (por exemplo, infecção por HIV, câncer, transplante e terapias imunossupressoras). Adultos com duas ou mais condições comórbidas podem ter um risco de doença pneumocócica que é comparável ao de indivíduos imunocomprometidos.

Síndromes clínicas incluem doença pneumocócica invasiva (isto é, sepse, meningite e pneumonia bacterêmica) e doença não invasiva (por exemplo, pneumonia não bacterêmica e otite média aguda). Pneumonia pneumocócica bacterêmica representa aproximadamente 80-90% de casos de DPI em adultos. Pneumonia adquirida na comunidade (PAC) permanece uma das mais importantes causas de óbito por infecção em muitos países, sendo S. pneumoniae um dos patógenos bacterianos mais comumente identificados. Otite média aguda, uma infecção do ouvido médio frequentemente causada por S. pneumoniae, é uma das doenças infecciosas mais comuns na infância e é uma das maiores causas de morbidade e uso de antibióticos.

Estudos clínicos

Experiência em estudos clínicos em crianças de 6 semanas a 17 anos de idade

Seis estudos clínicos duplo-cegos (Protocolo 008, Protocolo 024, Protocolo 025, Protocolo 026, Protocolo 027 e Protocolo 029) conduzidos nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico avaliaram a imunogenicidade de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) em bebês, crianças e adolescentes saudáveis. Em cada estudo, a imunogenicidade foi avaliada pelas taxas de resposta de imunoglobulina G (IgG) específica ao sorotipo (a proporção de participantes que atende ao valor limite de IgG específica ao sorotipo de ≥0,35 mcg/mL) e pelas concentrações médias geométricas (CMGs) de IgG 30 dias após a série primária e/ou após a dose de reforço. Em um subgrupo de participantes, os títulos médios geométricos (TMGs) da atividade opsonofagocítica (AOP) também foram medidos 30 dias após a série primária e/ou após a dose de reforço.

Bebês e crianças que recebem esquema de vacinação de rotina

Esquema de 3 doses

Em um estudo pivotal, duplo-cego e controlado com comparador ativo (Protocolo 025), 1.184 participantes foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) (vacina pneumocócica 13-valente [conjugada]) como um esquema de 3 doses. A série primária foi administrada a bebês de 2 e 4 meses de idade e a dose de reforço foi administrada dos 11 aos 15 meses de idade. Os participantes também receberam outras vacinas pediátricas concomitantemente, incluindo Vacina Rotavírus Humano G1 P[8] (Atenuada) com a série primária para bebês e Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (Acelular), Haemophilus influenzae B (Conjugada), Hepatite B (Recombinante) e Poliomielite 1, 2 e 3 (Inativada) com todas as 3 doses no esquema completo (veja Vacinação concomitante).

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induz respostas imunes, conforme avaliado pelas taxas de resposta de IgG, CMGs de IgG e TMGs de AOP, para todos os 15 sorotipos contidos na vacina. Trinta dias após a série primária, as taxas de resposta de IgG específica ao sorotipo e CMGs de IgG foram geralmente comparáveis para os 13 sorotipos compartilhados e superiores para os 2 sorotipos exclusivos (22F e 33F) nos que receberam Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) em comparação com aqueles que receberam Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). Aos 30 dias após a dose de reforço, Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi não inferior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados e superior para os 2 sorotipos exclusivos, conforme avaliado pela proporção de participantes que atenderam ao valor limite de IgG específica ao sorotipo de ≥0,35 mcg/mL (taxa de resposta) (Tabela 1). A CMGs de IgG específica ao sorotipo foram não inferiores a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados e superiores a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 2 sorotipos exclusivos 30 dias após a dose de reforço (Tabela 2).

Tabela 1: Proporções de participantes com taxas de resposta de IgG de ≥0,35 mcg/mL em crianças após dose de reforço com administração de um esquema de 3 doses (Protocolo 025)

Sorotipo pneumocócico Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
(N=588)
Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)
(N=591)
Diferença de pontos percentuais* (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) - Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada))
(IC de 95%)*
Porcentagem de resposta observada
(m/n)
Porcentagem de resposta observada
(m/n)
13 sorotipos compartilhados
1 96,7 (521/539) 99,4 (534/537) -2,8 (-4,7, -1,3)
3 92,0 (496/539) 83,8 (450/537) 8,2 (4,4, 12,2)
4 95,7 (516/539) 97,9 (524/535) -2,2 (-4,5, -0,1)
5 99,1 (534/539) 100,0 (535/535) -0,9 (-2,2, -0,2)
6A 98,5 (531/539) 98,9 (529/535) -0,4 (-1,9, 1,1)
6B 97,4 (525/539) 99,1 (530/535) -1,7 (-3,5, -0,1)
7F 99,8 (538/539) 99,8 (535/536) 0,0 (-0,9, 0,9)
9V 98,9 (533/539) 100,0 (537/537) -1,1 (-2,4, -0,4)
14 99,8 (538/539) 100,0 (537/537) -0,2 (-1,0, 0,5)
18C 98,9 (533/539) 99,3 (532/536) -0,4 (-1,8, 0,9)
19A 99,1 (534/539) 100,0 (535/535) -0,9 (-2,2, -0,2)
19F 99,6 (537/539) 100,0 (537/537) -0,4 (-1,3, 0,3)
23F 96,8 (521/538) 97,4 (521/535) -0,5 (-2,7, 1,5)
2 sorotipos exclusivos a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
22F 99,6 (537/539) 5,8 (31/535) 93,8 (91,5, 95,6)
33F 99,1 (534/539) 4,2 (22/530) 94,9 (92,7, 96,5)

* A diferença estimada e o IC são baseados no método de Miettinen & Nurminen.
Uma conclusão de não inferioridade para os 13 sorotipos compartilhados é baseada no limite inferior do IC de 95% para a diferença nas porcentagens (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) – Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >-10 pontos percentuais.
Uma conclusão de superioridade para os 2 sorotipos exclusivos é baseada no limite inferior do IC de 95% para a diferença nas porcentagens (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) – Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >10 pontos percentuais.
N=número de participantes randomizados e vacinados; n=número de participantes que contribuíram para a análise; m=número de participantes com a resposta indicada.
IC=intervalo de confiança; IgG=imunoglobulina G.

Tabela 2: CMGs de IgG específica ao sorotipo em crianças após dose de reforço com administração de um esquema de 3 doses (Protocolo 025)

Sorotipo pneumocócico Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
(N=588)
Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)
(N=591)
Razão de CMG* (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada))
(IC de 95%)*
n CMG n CMG
13 sorotipos compartilhados
1 539 1,29 537 2,08 0,62 (0,57, 0,68)
3 539 0,84 537 0,66 1,28 (1,17, 1,39)
4 539 1,29 535 1,73 0,75 (0,68, 0,82)
5 539 1,97 535 3,06 0,64 (0,59, 0,70)
6A 539 3,10 535 4,57 0,68 (0,61, 0,76)
6B 539 4,17 535 4,37 0,95 (0,85, 1,07)
7F 539 3,09 536 3,93 0,79 (0,72, 0,85)
9V 539 2,14 537 2,99 0,72 (0,66, 0,78)
14 539 5,26 537 7,04 0,75 (0,67, 0,83)
18C 539 1,94 536 2,22 0,88 (0,80, 0,95)
19A 539 4,68 535 5,65 0,83 (0,75, 0,91)
19F 539 4,09 537 4,63 0,88 (0,80, 0,97)
23F 539 1,52 535 1,75 0,87 (0,79, 0,97)
2 sorotipos exclusivos a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
22F 539 5,98 535 0,08 71,19 (65,16, 79,10)
33F 539 3,41 530 0,07 46,58 (42,19, 51,42)

* A razão CMG e o IC são calculados usando a distribuição-t com a variância estimada de um modelo linear específico ao sorotipo utilizando as concentrações de anticorpo transformadas pelo log natural como a resposta e um termo único para o grupo de vacinação.
Uma conclusão de não inferioridade para os 13 sorotipos compartilhados é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a razão de CMG (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >0,5.
Uma conclusão de superioridade para os 2 sorotipos exclusivos é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a para a razão de CMG (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >2,0.
N=número de participantes randomizados e vacinados; n=número de participantes que contribuíram para a análise.
IC=intervalo de confiança; CMG=concentração média geométrica (mcg/mL); IgG=imunoglobulina G.

Além disso, Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induz anticorpos funcionais, conforme avaliado pelos TMGs de AOP específicas aos sorotipos 30 dias após a dose de reforço, que são geralmente comparáveis a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados. Os TMGs de AOP para 22F e 33F foram mais altas nos receptores de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) em comparação com os receptores de Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada).

Em outro estudo duplo-cego, controlado por comparador ativo (Protocolo 026), 1.191 participantes foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) como um regime de 3 doses. A série primária foi administrada a bebês aos 3 e 5 meses de idade, seguida pela dose de reforço aos 12 meses de idade. Os participantes também receberam outras vacinas pediátricas concomitantemente, incluindo Vacina Conjugada Contra Difteria, Tétano, Coqueluche [Acelular, Componente], Hepatite B, Poliovírus [Inativado] e Haemophilus tipo B com todas as 3 doses, e Vacina Sarampo, Caxumba, Rubéola (Atenuada) e a Vacina Varicela [Atenuada] com a dose de reforço (veja Vacinação concomitante).

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) provoca respostas imunes, avaliadas pelas taxas de resposta de IgG, CMGs de IgG e TMGs de AOP, para todos os 15 sorotipos contidos na vacina. Aos 30 dias após a dose de reforço, Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) não é inferior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados (o limite inferior do IC de 95% bicaudal para a diferença nas taxas de resposta IgG específica do sorotipo [Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) - Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ] foi maior que -10 pontos percentuais). Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) é superior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 2 sorotipos únicos, 22F e 33F (o limite inferior do IC 95% bicaudal para a diferença nas taxas de resposta IgG específicas do sorotipo [Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) - Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ] foi superior a 10 pontos percentuais). Da mesma forma, Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) é não inferior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados (o limite inferior do IC 95% bicaudal para a razão CMGs de IgG específica do sorotipo [Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ] foi maior que 0,5). Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) é superior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 2 sorotipos únicos (o limite inferior do IC 95% bilateral para a razão CMGs de IgG específica ao sorotipo [Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ] foi maior que 2,0).

Além disso, Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induz anticorpos funcionais, conforme avaliado pelos TMGs de AOP específicos aos sorotipos em 30 dias após a dose de reforço, que são geralmente comparáveis a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados e mais elevados para os dois sorotipos únicos (22F e 33F).

*O produto Vacina Conjugada Contra Difteria, Tétano, Coqueluche [Acelular, Componente], Hepatite B, Poliovírus [Inativado] e Haemophilus tipo B não é registrado no Brasil.

Esquema de 4 doses

Em um estudo duplo-cego controlado com comparador ativo (Protocolo 008), 1.051 participantes foram randomizados em uma proporção de 1:1:1 para receber um de dois lotes de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) em um esquema de 4 doses. A série primária foi administrada a bebês com 2, 4 e 6 meses de idade e a dose de reforço foi administrada dos 12 a 15 meses de idade.

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) atendeu aos critérios de não inferioridade (o limite inferior do IC de 95% bicaudal das diferenças nas taxas de resposta [Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) - Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ] foi maior do que -15 pontos percentuais) para os 13 sorotipos compartilhados, conforme avaliado pelas taxas de resposta de IgG específica ao sorotipo 30 dias após a série primária. As CMGs de IgG específicas ao sorotipo 30 dias após a série primária e 30 dias após a dose de reforço foram geralmente comparáveis em ambos os lotes de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) e Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados e superiores em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para os 2 sorotipos exclusivos (22F e 33F).

Em um estudo pivotal, duplo-cego, controlado com comparador ativo (Protocolo 029), 1.720 participantes foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) em um esquema de 4 doses. A série primária foi administrada a bebês com 2, 4 e 6 meses de idade e a dose de reforço foi administrada dos 12 a 15 meses de idade. Os participantes também receberam outras vacinas pediátricas concomitantemente, incluindo Vacina Hepatite B (Recombinante), Vacina Rotavírus Humano/Bovino G1, G2, G3, G4 e P1 [8] (Atenuada) e uma vacina de combinação pentavalente, Pentacel* (vacina toxoides diftérico e tetânico e pertussis acelular adsorvida, poliovírus inativado e Haemophilus B conjugado [toxoide tetânico conjugado]) ou Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (Acelular) + Poliomielite 1, 2 e 3 (Inativada) + Haemophilus influenzae B (Conjugada) na série primária para bebês. Vacina Haemophilus B Conjugado [Toxoide Tetânico Conjugado]), Vacina Sarampo, Caxumba, Rubéola (Atenuada), Vacina Varicela [Atenuada]) e Vacina Adsorvida Hepatite A (Inativada) foram administradas concomitantemente com a dose de reforço (veja Vacinação concomitante). Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induz respostas imunes, conforme avaliado pelas taxas de resposta de IgG, CMGs de IgG e TMGs de AOP para todos os 15 sorotipos contidos na vacina. Trinta dias após a série primária, Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi não inferior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados, conforme avaliado pelas taxas de resposta de IgG (Tabela 3). Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi não inferior para os 2 sorotipos exclusivos, conforme avaliado pelas taxas de resposta de IgG para os sorotipos 22F e 33F naqueles que receberam Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) em comparação com a taxa de resposta para o sorotipo 23F naqueles que receberam Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) (a menor taxa de resposta para qualquer um dos sorotipos compartilhados, excluindo o sorotipo 3), com diferenças de pontos percentuais de 6,7% (IC de 95%: 4,6, 9,2) e de -4,5% (IC de 95%: -7,8, -1,3), respectivamente.

Além disso, Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi superior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 2 sorotipos exclusivos e para o sorotipo 3 compartilhado, conforme avaliado pelas taxas de resposta de IgG 30 dias após a série primária (Tabela 3).

*Os produtos Pentacel e HIBERIX não são registrados no Brasil.

Tabela 3: Proporções de participantes com taxas de resposta de IgG de ≥ 0,35 mcg/mL em bebês com administração de série primária de 3 doses (Protocolo 029)

Sorotipo pneumocócico Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) (N=858) Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)
(N=856)
Diferença de pontos percentuais* (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) – Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada))
(IC de 95%)*
Porcentagem de resposta observada
(m/n)
Porcentagem de resposta observada
(m/n)
13 sorotipos compartilhados
1 95,7 (672/702) 99,1 (659/665) -3,4 (-5,2, -1,8)
3 94,7 (662/699) 79,2 (524/662) 15,6 (12,1, 19,2)
4 96,4 (674/699) 98,6 (654/663) -2,2 (-4,0, -0,6)
5 95,3 (669/702) 97,4 (647/664) -2,1 (-4,2, -0,2)
6A 93,7 (658/702) 98,6 (654/663) -4,9 (-7,1, -3,0)
6B 88,6 (619/699) 92,0 (609/662) -3,4 (-6,6, -0,3)
7F 99,0 (694/701) 99,8 (664/665) -0,8 (-1,9, -0,1)
9V 97,1 (680/700) 98,2 (649/661) -1,0 (-2,8, 0,6)
14 97,9 (685/700) 97,9 (647/661) -0,0 (-1,6, 1,6)
18C 97,4 (682/700) 98,3 (651/662) -0,9 (-2,6, 0,7)
19A 97,9 (687/702) 99,7 (663/665) -1,8 (-3,2, -0,8)
19F 99,0 (693/700) 100,0 (663/663) -1,0 (-2,1, -0,4)
23F 91,5 (639/698) 91,8 (607/661) -0,3 (-3,2, 2,7)
2 sorotipos exclusivos a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)§
22F 98,6 (691/701) 3,5 (23/660) 95,1 (93,1, 96,5)
33F 87,3 (613/702) 2,1 (14/664) 85,2 (82,3, 87,7)

* A diferença estimada e o IC são baseados no método de Miettinen & Nurminen.
Uma conclusão de não inferioridade é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a diferença nas porcentagens (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) – Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >-10 pontos percentuais.
Uma conclusão de superioridade para o sorotipo 3 é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a diferença nas porcentagens (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) – Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >0 pontos percentuais.
§ Uma conclusão de superioridade para os 2 sorotipos exclusivos é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a diferença nas porcentagens (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) – Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ) sendo >10 pontos percentuais.
N=número de participantes randomizados e vacinados; n=número de participantes que contribuíram para a análise; m=Número de participantes com resposta indicada.
IC=intervalo de confiança; IgG=imunoglobulina G.

Trinta dias após a série primária, as CMGs de IgG específicas ao sorotipo foram não inferiores a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para 12 dos 13 sorotipos compartilhados. A resposta de IgG ao sorotipo 6A falhou por pouco o critério de não inferioridade pré-especificado por uma pequena margem (o limite inferior do IC de 95% bicaudal para a relação de CMG [Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ] sendo 0,48 versus >0,5) (Tabela 4). Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi não inferior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 2 sorotipos exclusivos, conforme avaliado pelas CMGs de IgG específicas ao sorotipo para os sorotipos 22F e 33F naqueles que receberam Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) em comparação com CMGs de IgG para o sorotipo 4 naqueles que receberam Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) (CMGs de IgG mais baixas para qualquer um dos sorotipos compartilhados, excluindo o sorotipo 3) com uma razão de CMG de 3,64 (IC de 95%: 3,33, 3,98) e 1,24 (IC de 95%: 1,10, 1,39), respectivamente.

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) também foi superior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 2 sorotipos exclusivos e para o sorotipo compartilhado 3, conforme avaliado pelas CMGs de IgG 30 dias após a série primária (Tabela 4).

Tabela 4: CMGs de IgG específica ao sorotipo em bebês com administração de um esquema de 3 doses (Protocolo 029)

Sorotipo pneumocócico Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
(N=858)
Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)
(N=856)
Razão de CMG* (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada))
(IC de 95%)*
n CMG n CMG
13 sorotipos compartilhados
1 702 1,21 665 1,89 0,64 (0,59, 0,69)
3 699 1,08 662 0,62 1,73 (1,61, 1,87)
4 699 1,29 663 1,35 0,95 (0,88, 1,03)
5 702 1,63 664 2,25 0,72 (0,66, 0,80)
6A 702 1,55 663 2,95 0,52 (0,48, 0,58)
6B 699 1,60 662 1,97 0,81 (0,71, 0,93)
7F 701 2,48 665 3,23 0,77 (0,71, 0,83)
9V 700 1,73 661 1,89 0,91 (0,84, 1,00)
14 700 4,78 661 6,80 0,70 (0,63, 0,78)
18C 700 1,53 662 2,00 0,76 (0,70, 0,83)
19A 702 1,63 665 2,29 0,71 (0,65, 0,77)
19F 700 2,01 663 2,72 0,74 (0,69, 0,79)
23F 698 1,31 661 1,47 0,89 (0,80, 0,99)
2 sorotipos exclusivos a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)§
22F 701 4,91 660 0,05 92,03 (83,47, 101,47)
33F 702 1,67 664 0,06 29,50 (26,16, 33,26)

* A razão CMG e o IC são calculados usando a distribuição-t com a variância estimada de um modelo linear específico ao sorotipo utilizando as concentrações de anticorpo transformadas pelo log natural como a resposta e um termo único para o grupo de vacinação.
Uma conclusão de não inferioridade é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a razão de CMG (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >0,5.
Uma conclusão de superioridade para o sorotipo 3 é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a razão de CMG (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) – Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >1,2.
§ Uma conclusão de superioridade para os 2 sorotipos exclusivos é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a para a razão de CMG (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ) sendo >2,0.
N=número de participantes randomizados e vacinados; n=número de participantes que contribuíram para a análise.
IC=intervalo de confiança; CMG=concentração média geométrica (mcg/mL); IgG=imunoglobulina G.

Trinta dias após a dose de reforço, as CMGs de IgG específicas para Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram não inferiores a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para todos os 13 sorotipos compartilhados e para os 2 sorotipos exclusivos, conforme avaliado pelas CMGs de IgG para os sorotipos 22F e 33F naqueles que receberam Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) em comparação com as CMGs de IgG para o sorotipo 4 naqueles que receberam Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) (as CMGs de IgG mais baixas para qualquer um dos sorotipos compartilhados, excluindo o sorotipo 3) com uma razão de CMG de 4,69 (IC de 95%: 4,30, 5,11) e 2,59 (IC de 95%: 2,36, 2,83), respectivamente (Tabela 5).

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi superior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 2 sorotipos exclusivos e para o sorotipo compartilhado 3, conforme avaliado pelas CMGs de IgG 30 dias após a dose de reforço (Tabela 5).

Tabela 5: CMGs de IgG específica ao sorotipo em crianças após dose de reforço com administração de um esquema de 4 doses (Protocolo 029)

Sorotipo pneumocócico Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
(N=858)
Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)
(N=856)
Razão de CMG* (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada))
(IC de 95%)*
n CMG n CMG
13 sorotipos compartilhados
1 715 1,35 685 2,03 0,66 (0,62, 0,72)
3 712 0,96 686 0,71 1,35 (1,25, 1,46)
4 713 1,23 682 1,60 0,77 (0,71, 0,84)
5 713 2,49 682 3,95 0,63 (0,58, 0,69)
6A 713 3,70 682 6,21 0,60 (0,54, 0,65)
6B 712 4,76 682 6,43 0,74 (0,67, 0,81)
7F 714 3,42 686 4,85 0,70 (0,65, 0,77)
9V 716 2,40 686 3,29 0,73 (0,67, 0,80)
14 716 5,61 685 6,95 0,81 (0,73, 0,89)
18C 713 2,62 684 3,08 0,85 (0,78, 0,93)
19A 715 4,10 685 5,53 0,74 (0,68, 0,80)
19F 715 3,55 685 4,47 0,79 (0,74, 0,86)
23F 713 2,04 683 3,32 0,61 (0,56, 0,68)
2 sorotipos exclusivos a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)§
22F 714 7,52 682 0,11 68,80 (63,10, 75,02)
33F 714 4,15 677 0,09 44,91 (41,04, 49,14)

* A razão CMG e o IC são calculados usando a distribuição-t com a variância estimada de um modelo linear específico ao sorotipo utilizando as concentrações de anticorpo transformadas pelo log natural como a resposta e um termo único para o grupo de vacinação.
Uma conclusão de não inferioridade é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a razão de CMG (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >0,5.
Uma conclusão de superioridade para o sorotipo 3 é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a razão de CMG (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) – Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >1,2.
§ Uma conclusão de superioridade para os 2 sorotipos exclusivos é baseada no limite inferior do IC de 95% bicaudal para a para a razão de CMG (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >2,0.
N=número de participantes randomizados e vacinados; n=número de participantes que contribuíram para a análise.
IC=intervalo de confiança; CMG=concentração média geométrica (mcg/mL); IgG=imunoglobulina G.

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induz anticorpos funcionais, conforme avaliado pelos TMGs de AOP específica ao sorotipo 30 dias após a série primária e após a dose de reforço, que são geralmente comparáveis às de Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados e superiores para Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para os 2 sorotipos exclusivos.

Bebês e crianças que recebem um esquema de dose mista de diferentes vacinas pneumocócicas conjugadas

Em um estudo descritivo, duplo-cego, controlado com comparador ativo (Protocolo 027), 900 participantes foram randomizados em uma proporção de 1:1:1:1:1 para um dos cinco grupos de vacinação para receber um esquema de dose completa ou mista de vacinas pneumocócicas conjugadas. Em dois grupos de vacinação, os participantes receberam um esquema de 4 doses de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). Nos outros três grupos de vacinação, a série de vacinação foi iniciada com Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) e alterada para Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) na Dose 2, Dose 3 ou Dose 4. Os participantes também receberam outras vacinas pediátricas concomitantemente, incluindo Vacina Hepatite B (Recombinante), e Vacina Rotavírus Humano/Bovino G1, G2, G3, G4 e P1 [8] (Atenuada) (veja Vacinação concomitante). As CMGs de IgG específicas ao sorotipo 30 dias após a dose de reforço foram geralmente comparáveis para os participantes que receberam esquemas mistos de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) e Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) e para os participantes que receberam esquema de dose completo de Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados, conforme avaliado pelas razões de CMG de IgG.

Bebês, crianças e adolescentes que recebem um esquema de vacinação de recuperação (catch-up)

Em um estudo descritivo, duplo-cego, controlado com comparador ativo (Protocolo 024), 606 participantes foram randomizados para receber 1 a 3 doses de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), dependendo da idade no momento da inclusão. Crianças sem vacinação pneumocócica anterior ou não totalmente vacinadas ou que completaram um esquema de dose com vacinas pneumocócicas conjugadas de menor valência foram randomizadas em três coortes etárias diferentes (7 a 11 meses de idade, 12 a 23 meses de idade e 2 a 17 anos de idade), para receber 3, 2 ou 1 dose de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), respectivamente, de acordo com um esquema apropriado para a idade. Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induziu respostas imunes específicas ao sorotipo, conforme avaliado pelas CMGs de IgG 30 dias após a última dose da vacina em cada coorte etária, para todos os 15 sorotipos contidos na vacina. A vacinação de recuperação (catch-up) com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induziu respostas imunes em crianças de 7 meses a 17 anos de idade que são comparáveis a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os sorotipos compartilhados e superiores a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os sorotipos exclusivos 22F e 33F. Dentro de cada coorte etária, as CMGs de IgG específicas ao sorotipo 30 dias após a última dose da vacina foram geralmente comparáveis entre os grupos de vacinação para os 13 sorotipos compartilhados e superiores em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para os 2 sorotipos exclusivos.

Experiência em estudos clínicos em adultos de 18 anos de idade ou mais

Seis estudos clínicos duplo-cegos (Protocolo 007, Protocolo 016, Protocolo 017, Protocolo 019, Protocolo 020 e Protocolo 021) conduzidos nas Américas, na Europa e na Ásia-Pacífico avaliaram a imunogenicidade de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) em adultos saudáveis e imunocompetentes em diferentes grupos etários, incluindo indivíduos com ou sem vacinação pneumocócica anterior. Os estudos clínicos incluíam adultos com condições clínicas subjacentes estáveis (por exemplo, diabetes mellitus, distúrbios renais, doença cardíaca crônica, doença hepática crônica e doença pulmonar crônica, incluindo asma) e/ou fatores de risco comportamentais (por exemplo, tabagismo e uso de álcool aumentado) que são conhecidos por aumentar o risco de doença pneumocócica.

Em cada estudo, a imunogenicidade foi avaliada pela atividade opsonofagocítica (AOP) e pelas respostas de imunoglobulina G (IgG) específicas ao sorotipo 30 dias após a vacinação. Os desfechos dos estudos incluíam os títulos médios geométricos (TMGs) de AOP e a concentração média geométrica (CMGs) de IgG. O estudo pivotal (Protocolo 019) foi desenhado para demonstrar a não inferioridade de TMGs de AOP comparado a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados (em comum entre Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) e Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ) e a superioridade para os 2 sorotipos exclusivos a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) (22F e 33F) e para o sorotipo 3 compartilhado. A avaliação de superioridade foi baseada em comparações entre grupos de TMGs de AOP e proporções de participantes com um aumento de ≥ 4 vezes nos títulos de AOP específica ao sorotipo desde a pré-vacinação até 30 dias após a vacinação.

Estudos clínicos conduzidos em adultos sem vacina pneumocócica

No estudo pivotal, duplo-cego, controlado com comparador ativo (Protocolo 019), 1.205 adultos sem vacina pneumocócica com 50 anos de idade ou mais foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). O estudo demonstrou que Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) é não inferior a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os 13 sorotipos compartilhados e superior para os 2 sorotipos exclusivos e para o sorotipo 3 compartilhado. A Tabela 6 resume os TMGs de AOP 30 dias após a vacinação. As CMGs de IgG foram geralmente compatíveis com os resultados observados dos TMGs de AOP.

Tabela 6: TMGs de AOP específicas ao sorotipo em adultos sem vacina pneumocócica com ≥ 50 anos de idade (Protocolo 019)

Sorotipo pneumocócico Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
(N=602)
Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)
(N=600)
Razão de CMG* (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada))
(IC de 95%)*
n TMG* n TMG*
13 sorotipos compartilhados
1 598 256,3 598 322,6 0,79 (0,66, 0,96)
3 598 216,2 598 135,1 1,60 (1,38, 1,85)
4 598 1125,6 598 1661,6 0,68 (0,57, 0,80)
5 598 447,3 598 563,5 0,79 (0,64, 0,98)
6A 596 5407,2 598 5424,5 1,00 (0,84, 1,19)
6B 598 4011,7 598 3258,2 1,23 (1,02, 1,48)
7F 597 4617,3 598 5880,6 0,79 (0,68, 0,90)
9V 598 1817,3 597 2232,9 0,81 (0,70, 0,94)
14 598 1999,3 598 2656,7 0,75 (0,64, 0,89)
18C 598 2757,7 598 2583,7 1,07 (0,91, 1,26)
19A 598 3194,3 598 3979,8 0,80 (0,70, 0,93)
19F 598 1695,1 598 1917,8 0,88 (0,76, 1,02)
23F 598 2045,4 598 1740,4 1,18 (0,96, 1,44)
2 sorotipos exclusivos a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)§
22F 594 2375,2 586 74,6 31,83 (25,35, 39,97)
33F 598 7994,7 597 1124,9 7,11 (6,07, 8,32)

*Os TMGs, a razão de TMG e o IC de 95% são estimados por um modelo ADLr.
A conclusão de não inferioridade para 13 sorotipos compartilhados é baseada no limite inferior do IC de 95% para a razão de TMG estimada (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >0,5.
Uma conclusão de superioridade para o sorotipo 3 é baseada no limite inferior do IC de 95% para a razão de TMG estimada (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >1,2.
§ A conclusão de superioridade para 2 sorotipos exclusivos é baseada no limite inferior do IC de 95% para a razão de TMG estimada (Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) /Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)) sendo >2,0.
N=número de participantes randomizados e vacinados; n=número de participantes que contribuíram para a análise.
IC=intervalo de confiança; ADLr = análise de dados longitudinais restrita; TMG=título médio geométrico (1/dil); AOP=atividade opsonofagocítica.

Em um estudo de consistência de lotes duplo-cego (Protocolo 020), 2.340 adultos sem vacina pneumocócica com 50 anos de idade ou mais foram randomizados em uma proporção de 3:3:3:1 para receber 1 de 3 lotes de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). O estudo demonstrou que todos os 3 lotes são equivalentes, uma vez que os limites superiores e inferiores do IC de 95% das razões de TMG de AOP específicas ao sorotipo entre 2 lotes quaisquer estavam dentro da margem de equivalência (0,5 a 2,0) para todos os 15 sorotipos. As respostas imunes após a vacinação com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram comparáveis a Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) para os sorotipos compartilhados.

Em um estudo descritivo duplo-cego (Protocolo 017), 1.515 adultos imunocompetentes de 18 a 49 anos de idade com ou sem fatores de risco para doença pneumocócica foram randomizados 3:1 para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), seguida de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) seis meses depois. Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induziu respostas imunes para todos os 15 sorotipos, conforme avaliado por TMGs de AOP (Tabela 7) e CMGs de IgG. Os TMGs de AOP e as CMGs de IgG foram geralmente comparáveis entre os dois grupos de vacinação para os 13 sorotipos compartilhados e maior em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para os 2 sorotipos exclusivos. Após a vacinação com Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica), os TMGs de AOP e as CMGs de IgG foram geralmente comparáveis entre os dois grupos de vacinação para os 15 sorotipos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica). as respostas imunes em adultos sem fatores de risco (n=285; 25,2%) que receberam Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram geralmente compatíveis com as observadas em toda a população do estudo.

Tabela 7: TMGs de AOP específicas ao sorotipo em adultos sem vacina pneumocócica com 18-49 anos de idade com ou sem fatores de risco para doença pneumocócica (Protocolo 017)

Sorotipo pneumocócico Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
(N=1.133)
Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada)
(N=379)
n TMG
observada
IC de 95%* n TMG
observada
IC de 95%*
13 sorotipos compartilhados
1 1019 268,6 (243,7, 296,0) 341 267,2 (220,4, 323,9)
3 1004 199,3 (184,6, 215,2) 340 150,6 (130,6, 173,8)
4 1016 1416,0 (1308,9, 1531,8) 342 2576,1 (2278,0, 2913,2)
5 1018 564,8 (512,7, 622,2) 343 731,1 (613,6, 871,0)
6A 1006 12928,8 (11923,4, 14019,0) 335 11282,4 (9718,8, 13097,5)
6B 1014 10336,9 (9649,4, 11073,4) 342 6995,7 (6024,7, 8123,2)
7F 1019 5756,4 (5410,4, 6124,6) 342 7588,9 (6775,3, 8500,2)
9V 1015 3355,1 (3135,4, 3590,1) 343 3983,7 (3557,8, 4460,7)
14 1016 5228,9 (4847,6, 5640,2) 343 5889,8 (5218,2, 6647,8)
18C 1014 5709,0 (5331,1, 6113,6) 343 3063,2 (2699,8, 3475,5)
19A 1015 5369,9 (5017,7, 5746,8) 343 5888,0 (5228,2, 6631,0)
19F 1018 3266,3 (3064,4, 3481,4) 343 3272,7 (2948,2, 3632,9)
23F 1016 4853,5 (4469,8, 5270,2) 340 3887,3 (3335,8, 4530,0)
2 sorotipos exclusivos a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)
22F 1005 3926,5 (3645,9, 4228,7) 320 291,6 (221,8, 383,6)
33F 1014 11627,8 (10824,6, 12490,7) 338 2180,6 (1828,7, 2600,2)

* Os ICs de 95% dentro do grupo são obtidos por exponenciação dos ICs da média de valores de log natural com base na distribuição-t.
N=número de participantes randomizados e vacinados; n=número de participantes que contribuíram para a análise.
IC=intervalo de confiança; TMG=título médio geométrico (1/dil); AOP=atividade opsonofagocítica.

Administração sequencial de vacinas pneumocócicas em adultos

Em um estudo duplo-cego, controlado com comparador ativo (Protocolo 016), 652 adultos sem vacina pneumocócica com 50 anos de idade ou mais foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), seguida de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) um ano depois. Após a vacinação com Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica), os TMGs de AOP e as CMGs de IgG foram comparáveis entre os dois grupos de vacinação para todos os 15 sorotipos de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica).

As respostas imunes induzidas por Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) persistiram por até 12 meses após a vacinação, conforme avaliado pelos TMGs de AOP e pelas CMGs de IgG. As respostas imunes 30 dias e 12 meses após a vacinação foram comparáveis entre os dois grupos de vacinação para os 13 sorotipos e maiores em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para os 2 sorotipos exclusivos. A administração sequencial de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) seguida de Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) foi avaliada em um intervalo de 2 meses em indivíduos imunocomprometidos (Protocolo 018) e em um intervalo de 6 meses em indivíduos imunocompetentes com ou sem fatores de risco para doença pneumocócica (Protocolo 017).

Estudos clínicos conduzidos em adultos com vacinação pneumocócica anterior

Em um estudo descritivo duplo-cego (Protocolo 007), 253 adultos com 65 anos de idade ou mais que foram vacinados anteriormente com Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) pelo menos um ano antes de entrar no estudo foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). As CMGs de IgG e os TMGs de AOP foram geralmente comparáveis entre os grupos de vacinação para os 13 sorotipos compartilhados e maiores em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para os 2 sorotipos exclusivos.

Estudos clínicos conduzidos em população especial

Indivíduos com risco aumentado de doença pneumocócica

Bebês nascidos prematuramente

A imunogenicidade de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram avaliadas em bebês prematuros (<37 semanas de gestação ao nascimento) incluídos em 4 estudos duplo-cegos controlados com comparador ativo (Protocolo 025, Protocolo 027 [grupos recebendo um esquema completo de 4 doses de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) ], Protocolo 029 e Protocolo 031). Nestes estudos, 354 participantes foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) como um esquema de 4 doses, com a primeira dose administrada aos 2 meses de idade, seguida de 2 doses adicionais com pelo menos 4 semanas de intervalo e uma quarta dose (de reforço) aos 11 a 15 meses de idade. As respostas de IgG e de AOP específicas ao sorotipo 30 dias após a série primária, antes da dose de reforço e 30 dias após foram geralmente comparáveis entre os grupos de vacinação para os 13 sorotipos compartilhados e superiores em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para os dois sorotipos exclusivos (22F e 33F). As respostas imunes em bebês prematuros recebendo 4 doses de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram geralmente compatíveis com os observados na população geral de bebês saudáveis nesses estudos (incluindo bebês prematuros e a termo).

Crianças com doença falciforme

Em um estudo duplo-cego descritivo (Protocolo 023), 104 crianças de 5 a 17 anos de idade com doença falciforme foram randomizados 2:1 para receber uma dose única de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi imunogênica, conforme avaliado pelas CMGs de IgG e pelos TMGs de AOP específicas ao sorotipo 30 dias após a vacinação para todos os 15 sorotipos contidos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica). As CMGs de IgG e os TMGs de AOP específicas ao sorotipo foram geralmente comparáveis entre os dois grupos de vacinação para os 13 sorotipos compartilhados e superiores em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para os dois sorotipos exclusivos (22F e 33F).

Crianças que vivem com HIV

Em um estudo duplo-cego descritivo (Protocolo 030), 407 crianças de 6 a 17 anos de idade que vivem com HIV com número de células-T CD4+ ≥200 células por microlitro e valores de RNA de HIV plasmático <50.000 cópias/mL, foram randomizadas para receber uma dose única de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), seguida de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) dois meses depois. Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi imunogênica, conforme avaliado pelas CMGs de IgG e pelos TMGs de AOP específicas ao sorotipo 30 dias após a vacinação para todos os 15 sorotipos contidos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica). As CMGs de IgG e os TMGs de AOP específicas ao sorotipo foram geralmente comparáveis para os 13 sorotipos compartilhados e superiores para os 2 sorotipos exclusivos (22F e 33F). Após a administração sequencial de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica), as CMGs de IgG e os TMGs de AOP foram geralmente comparáveis 30 dias após a vacinação entre os dois grupos de vacinação para todos os 15 sorotipos contidos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica).

Adultos que vivem com HIV

Em um estudo duplo-cego descritivo (Protocolo 018), a segurança e a imunogenicidade de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram avaliadas em adultos sem vacina pneumocócica com ≥18 anos de idade que vivem com HIV, com número de células-T CD4+ ≥ 50 células por microlitro e valores de RNA de HIV plasmático <50.000 cópias/mL. Neste estudo, 302 participantes foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), seguida de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) dois meses depois. Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi imunogênica, conforme avaliado pelos TMGs de AOP e pelas CMGs de IgG 30 dias após a vacinação para todos os 15 sorotipos contidos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica). Após administração sequencial de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica), os TMGs de AOP e as CMGs de IgG foram geralmente comparáveis 30 dias após a vacinação entre os dois grupos de vacinação para todos os 15 sorotipos contidos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica).

Indivíduos com Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas

Em um estudo descritivo duplo-cego (Protocolo 022), a segurança e a imunogenicidade de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram avaliadas em crianças (≥3 anos de idade) e adultos que receberam transplante de células-tronco hematopoiéticas alogênico (alo-TCTH) 3 a 6 meses antes da entrada no estudo. Todos os participantes tinham histórico de enxerto estável e nenhum tinha doença enxerto versus hospedeiro não controlada. Neste estudo, 277 participantes foram randomizados para receber 3 doses de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), administradas com um mês de intervalo. Doze meses após o alo-TCTH, os participantes sem doença crônica do enxerto versus hospedeiro (cDEVH) receberam uma única dose de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) e aqueles com cDEVH receberam uma quarta dose de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi imunogênico em receptores de alo-TCTH, conforme avaliado por CMGs de IgG e TMGs de AOP 30 dias após a terceira dose de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para todos os 15 sorotipos contidos na vacina. CMGs de IgG e TMGs de AOP específicos ao sorotipo foram geralmente comparáveis entre os dois grupos de vacinação para os 13 sorotipos compartilhados e mais elevados em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para seus dois sorotipos únicos (22F e 33F). Da mesma forma, em participantes que receberam Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) doze meses após alo-TCTH, CMGs de IgG e TMGs de AOP 30 dias após a vacinação foram geralmente comparáveis entre os dois grupos de vacinação para os 13 sorotipos compartilhados e mais elevados em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para seus dois sorotipos únicos (22F e 33F). Nos participantes que receberam Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) doze meses após o alo-TCTH, CMGs de IgG e TMGs de AOP 30 dias após a vacinação foram geralmente comparáveis entre os dois grupos de vacinação para todos os 15 sorotipos contidos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica). O perfil de segurança de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) em receptores de alo-TCTH foi geralmente consistente com o perfil de segurança conhecido de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica).

Indivíduos de 18 a 49 anos de idade com condições crônicas e outros fatores de risco

Em um estudo duplo-cego descritivo (Protocolo 017), a segurança e a imunogenicidade de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram avaliadas em adultos imunocompetentes de 18 a 49 anos de idade, incluindo indivíduos com um ou mais dos seguintes fatores de risco para doença pneumocócica: diabetes mellitus, doença cardíaca crônica, incluindo insuficiência cardíaca, doença hepática crônica com cirrose compensada, doença pulmonar crônica, incluindo asma persistente e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tabagismo atual e consumo de álcool aumentado. Os participantes foram randomizados 3:1 para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), seguido de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) seis meses depois. Dos que receberam Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica), 54,7% (n=620) possuíam 1 fator de risco e 20,1% (n=228) possuíam 2 ou mais fatores de risco. Em ambos os subgrupos de fator de risco, Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induziu respostas imunes contra todos os 15 sorotipos contidos na vacina, conforme avaliado pelos TMGs de AOP e pelas CMGs de IgG 30 dias após a vacinação, que foram geralmente compatíveis com as observadas na população geral do estudo. A administração sequencial de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) seguida de Vacina Pneumocócica 23-Valente (Polissacarídica) também foi imunogênica contra todos os 15 sorotipos.

Vacinação concomitante

Bebês e crianças

A imunogenicidade das vacinas pediátricas de rotina administradas concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi avaliada em 4 estudos duplo-cegos controlados com comparador ativo (Protocolo 025, Protocolo 026, Protocolo 029 e Protocolo 027). No Protocolo 025, aproximadamente 1.200 participantes receberam Vacina Rotavírus Humano G1 P[8] (Atenuada) concomitantemente com as séries primárias para bebês e Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (Acelular), Haemophilus influenzae B (Conjugada), Hepatite B (Recombinante) e Poliomielite 1, 2 e 3 (Inativada) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). As respostas imunes contra Vacina Rotavírus Humano G1 P[8] (Atenuada) administrada concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) atenderam aos critérios de não inferioridade, conforme avaliado pelas CMGs de imunoglobulina A antirrotavírus 30 dias após a conclusão da série primária. De forma semelhante, as respostas imunes contra Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (Acelular), Haemophilus influenzae B (Conjugada), Hepatite B (Recombinante) e Poliomielite 1, 2 e 3 (Inativada) administrada concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) atenderam aos critérios de não inferioridade, conforme avaliado pela taxa de resposta específica ao antígeno para cada antígeno de Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (Acelular), Haemophilus influenzae B (Conjugada), Hepatite B (Recombinante) e Poliomielite 1, 2 e 3 (Inativada), 30 dias após a dose de reforço.

No Protocolo 026, aproximadamente 1.100 participantes receberam Vacina Conjugada Contra Difteria, Tétano, Coqueluche [Acelular, Componente], Hepatite B, Poliovírus [Inativado] e Haemophilus tipo B administrada concomitantemente com todas as 3 doses de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). Aos 30 dias após a dose de reforço, as respostas imunes aos antígenos específicos da vacina para Vacina Conjugada Contra Difteria, Tétano, Coqueluche [Acelular, Componente], Hepatite B, Poliovírus [Inativado] e Haemophilus tipo B atenderam aos critérios de não inferioridade quando administrados concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica).

No Protocolo 029, aproximadamente 1.700 participantes receberam vacinas de combinação pentavalente (Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (Acelular) + Poliomielite 1, 2 e 3 (Inativada) + Haemophilus influenzae B (Conjugada) n=1.199 ou Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (Acelular) + Poliomielite 1, 2 e 3 (Inativada) + Haemophilus influenzae B (Conjugada) n=515) administradas concomitantemente com as séries primárias para bebês de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). Aproximadamente 1.500 participantes receberam Vacina Adsorvida Hepatite A (Inativada), Vacina Haemophilus B Conjugado [Toxoide Tetânico Conjugado], Vacina Sarampo, Caxumba, Rubéola (Atenuada) II e Vacina Varicela [Atenuada], administradas concomitantemente com a dose de reforço de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada). Trinta dias após a conclusão da série primária, as respostas imunes contra os antígenos contidos em Vacina Toxoides Diftérico e Tetânico e Pertussis Acelular Adsorvida, Poliovírus Inativado e Haemophilus B Conjugado [Toxoide Tetânico Conjugado] e Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (Acelular) + Poliomielite 1, 2 e 3 (Inativada) + Haemophilus influenzae B (Conjugada) atenderam aos critérios de não inferioridade quando administrada concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica). Aos 30 dias após a dose de reforço, as respostas imunológicas aos antígenos específicos das vacinas Vacina Adsorvida Hepatite A (Inativada), Vacina Haemophilus B Conjugado [Toxoide Tetânico Conjugado], Vacina Sarampo, Caxumba, Rubéola (Atenuada) II e Vacina Varicela [Atenuada] atenderam aos critérios de não inferioridade quando administradas concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica).

No Protocolo 027, aproximadamente 900 participantes receberam Vacina Hepatite B (Recombinante) e Vacina Rotavírus Humano/Bovino G1, G2, G3, G4 e P1 [8] (Atenuada) concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) ou Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) nas séries primárias para bebês. Trinta dias após a conclusão da série primária, as respostas imunes contra os antígenos específicos das vacinas Vacina Hepatite B (Recombinante) e Vacina Rotavírus Humano/Bovino G1, G2, G3, G4 e P1 [8] (Atenuada) atenderam aos critérios de não inferioridade quando administradas concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica). Esses estudos dão suporte à administração concomitante de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) com qualquer um dos seguintes antígenos vacinais: difteria, tétano, coqueluche, poliomielite (sorotipos 1, 2 e 3), hepatite A, hepatite B, Haemophilus influenzae tipo b, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e rotavírus, em vacinas monovalentes ou combinadas.

Adultos

Em um estudo duplo-cego randomizado (Protocolo 021), 1.200 adultos com 50 anos de idade ou mais, com ou sem uma história de vacinação anterior com Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada), foram randomizados para receber Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) concomitantemente ou não concomitantemente com a vacina influenza tetravalente inativada sazonal (QIV). Um grupo de vacinação recebeu Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) e QIV concomitantemente, seguidas de placebo 30 dias depois. Um segundo grupo de vacinação recebeu QIV e placebo concomitantemente, seguidas de Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) 30 dias depois.

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) administrado concomitantemente com QIV é não inferior a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) administrado não concomitantemente com QIV (com base em uma margem de não inferioridade de 2 vezes), conforme avaliado pelos TMGs de AOP pneumocócica 30 dias após a vacinação com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) para todos os 15 sorotipos contidos na vacina. Os TMGs de AOP foram discretamente inferiores para alguns sorotipos quando Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foi administrado concomitantemente com QIV, comparado a Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) administrado sozinho. QIV administrado concomitantemente com Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) é não inferior a QIV administrado não concomitantemente (com base em uma margem de não inferioridade de 2 vezes), conforme avaliado pelos TMGs de inibição de hemaglutinação (IHA) específica à cepa de influenza 30 dias após a vacinação com QIV para todas as 4 cepas de influenza.

Referências Bibliográficas

1. Peterson JT, Stacey HL, MacNair JE, Li J, Hartzel JS, Sterling TM, Benner P, Tamms GM, Musey LK. Safety and immunogenicity of 15-valent pneumococcal conjugate vaccine compared to 13-valent pneumococcal conjugate vaccine in adults ≥65 years of age previously vaccinated with 23-valent pneumococcal polysaccharide vaccine. Hum Vaccin Immunother. 2019;15(3):540-548.
2. Song JY, Chang C, Andrews C, Diez-Domingo J, Oh M, Dagan R, Hartzel J, Pedley A, Li J, Sterling T, Tamms G, Chiarappa JA, Lutkiewicz J, Musey L, Tu Y, Buchwald UK. Safety, tolerability, and immunogenicity of V114, a 15- valent pneumococcal conjugate vaccine, followed by sequential PPSV23 vaccination in healthy adults aged ≥50 years: A randomized phase III trial (PNEU-PATH). Vaccine. 2021 Oct 15;39(43):6422-6436.
3. Hammitt LL, Quinn D, Janczewska E, Pasquel FJ, Tytus R, Reddy KR, Abarca K, Khaertynova IM, Dagan R, McCauley J, Cheon K, Pedley A, Sterling T, Tamms G, Musey L, Buchwald UK. Immunogenicity, Safety, and Tolerability of V114, a 15-Valent Pneumococcal Conjugate Vaccine, in Immunocompetent Adults Aged 18-49 Years With or Without Risk Factors for Pneumococcal Disease: A Randomized Phase 3 Trial (PNEU-DAY). Open Forum Infect Dis. 2021 Dec 18;9(3):ofab605. 
4. Mohapi L, Pinedo Y, Osiyemi O, Supparatpinyo K, Ratanasuwan W, Molina J, Dagan R, Tamms G, Sterling T, Zhang Y, Pedley A, Hartzel J, Kan Y, Hurtado K, Musey L, Simon JK, Buchwald UK. Safety and immunogenicity of V114, a 15-valent pneumococcal conjugate vaccine, in adults living with HIV. AIDS. 2022 Mar 1;36(3):373-382.
5. Platt HL, Cardona JF, Haranaka M, Schwartz HI, Narejos Perez S, Dowell A, Chang CJ, Dagan R, Tamms GM, Sterling T, Morgan L, Shi Y, Pedley A, Musey LK, Buchwald UK. A phase 3 trial of safety, tolerability, and immunogenicity of V114, 15-valent pneumococcal conjugate vaccine, compared with 13-valent pneumococcal conjugate vaccine in adults 50 years of age and older (PNEU-AGE). Vaccine. 2022 Jan 3;40(1):162-172.
6. Simon JK, Staerke NB, Hemming-Harlo M, Layle S, Dagan R, Shekar T, Pedley A, Jumes P, Tamms G, Sterling T, Musey L, Buchwald UK. Lot-to-lot consistency, safety, tolerability, and immunogenicity of V114, a 15-valent pneumococcal conjugate vaccine, in healthy adults aged ≥50 years: A randomized phase 3 trial (PNEU-TRUE). Vaccine. 2022 Feb 23;40(9):1342-1351.
7. Severance R, Schwartz H, Dagan R, Connor L, Li J, Pedley A, Hartzel, Sterling TM, Nolan KM, Tamms GM, Musey LK, Buchwald UK. Safety, tolerability, and immunogenicity of V114, a 15-valent pneumococcal conjugate vaccine, administered concomitantly with influenza vaccine in healthy adults aged ≥50 years: a randomized phase 3 trial (PNEUFLU). Hum Vaccin Immunother. 2021 Nov 2;1-14.
8. Platt HL, Greenberg D, Tapiero B, Clifford RA, Klein NP, Hurley DC, Shekar T, Li J, Hurtado K, Su SC, Nolan KM, Acosta CJ, McFetridge RD, Bickham K, Musey LK. A Phase II Trial of Safety, Tolerability and Immunogenicity of V114, a 15-Valent Pneumococcal Conjugate Vaccine, Compared With 13-Valent Pneumococcal Conjugate Vaccine in Healthy Infants. Pediatr Infect Dis J. 2020 Aug;39(8):763-770.

Características Farmacológicas


Classe terapêutica

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) é uma vacina polissacarídica conjugada que protege contra doença invasiva, pneumonia e otite média aguda causadas por Streptococcus pneumoniae.

Mecanismo de ação

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) contém polissacarídeos pneumocócicos capsulares específicos ao sorotipo, cada um deles conjugado a uma proteína carreadora (CRM 197), e induz anticorpos que aumentam a opsonização, a fagocitose e a morte de pneumococos para proteger contra a doença pneumocócica. Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) induz uma resposta imune dependente de células T. As células T auxiliares específicas da proteína carreadora apoiam a especificidade, a funcionalidade e a maturação de células B específicas ao sorotipo.

As respostas imunes após a exposição natural ao S. pneumoniae ou após a vacinação podem ser determinadas através de medições da AOP e de respostas de IgG. A AOP representa anticorpos funcionais capazes de opsonizar polissacarídeos pneumocócicos capsulares para apresentação a células fagocitárias para engolfamento e morte subsequente e é considerada uma medida imunológica substituta importante de proteção contra a doença pneumocócica em adultos. Os títulos de AOP são expressos como o recíproco da diluição sérica mais alta que reduz a sobrevida dos pneumococos em pelo menos 50%. Respostas imunes específicas ao sorotipo (AOP e IgG) para os 15 sorotipos contidos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) foram medidas usando um ensaio opsonofagocítico multiplexo validado (AOPM) e um ensaio eletroquimioluminescente pneumocócico (Pn ECL) validado, conectado ao ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) padrão da OMS. Em crianças, um nível de anticorpos IgG específicos ao sorotipo que corresponde a ≥0,35 mcg/mL usando o ELISA da OMS tem sido utilizado como o valor limite para avaliação clínica de vacinas pneumocócicas conjugadas.

Toxicologia em animais

Toxicidade de dose repetida e tolerância local

Estudos de toxicidade de dose repetida em ratos com doses até 17 vezes a dose humana para bebês e até 200 vezes a dose humana para adultos em uma base de mcg/kg, que incluíam uma avaliação de toxicidade de dose única e tolerância local, não revelaram perigo a humanos.

Carcinogênese

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) não foi avaliada quanto ao potencial de causar carcinogenicidade.

Mutagênese

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) não foi avaliada quanto ao potencial de causar genotoxicidade.

Reprodução

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) administrada a ratas fêmeas em uma dose de aproximadamente 200 vezes a dose humana para adultos em uma base de mcg/kg não teve efeitos sobre o desempenho do acasalamento, a fertilidade ou a sobrevida embrionária/fetal.

Desenvolvimento

Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica) administrada a ratos fêmeas em uma dose de aproximadamente 200 vezes a dose humana para adultos em uma base de mcg/kg não teve efeitos adversos sobre o desenvolvimento pré-desmame. Foram detectados na prole anticorpos contra todos os 15 sorotipos contidos em Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica), atributáveis à aquisição de anticorpos maternos via transferência placentária durante a gestação e, possivelmente, via lactação.

Como devo armazenar o Vaxneuvance?

Conservar sob refrigeração (entre 2 e 8ºC). Não congelar. Proteger da luz.

Vaxneuvance® deve ser administrada o mais rápido possível após ser retirada do refrigerador. Na eventual excursão de temperatura temporária, dados de estabilidade indicam que Vaxneuvance® é estável em temperatura de até 25ºC por 48 horas.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aparência

Vaxneuvance® é uma suspensão opalescente.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Vaxneuvance

MS 1.0171.0235

Farm. Resp.:
Fernando C. Lemos
CRF-SP no 16.243

Importado por:
Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.
Av. Dr. Chucri Zaidan, 296 - São Paulo/SP
CNPJ: 03.560.974/0001-18– Brasil

Conecta MSD
0800-0122232
e-mail: online@merck.com

Fabricado por:
MSD International GmbH T/A MSD Ireland
Carlow, Irlanda

Embalado por:
Merck Sharp & Dohme B.V. 
Haarlem, Holanda

Venda sob prescrição médica.

Quer saber mais?

Consulta também a Bula do Vacina Adsorvida Pneumocócica 15-Valente (Conjugada, Polissacarídica)


O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 7 de Dezembro de 2024.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 7 de Dezembro de 2024.

Vaxneuvance seringa preenchida com 0,5mL de suspensão de uso injetável

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.

Selecione a variação do produto

Vaxneuvance seringa preenchida com 0,5mL de suspensão de uso injetável

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.

Selecione a variação do produto

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.