Bula do Vitamina E Belfar
Princípio Ativo: Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol)
Classe Terapêutica: Vitamina E Pura
Vitamina E Belfar, para o que é indicado e para o que serve?
Vitamina E 400UI é indicado como suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas; suplemento vitamínico em estados de convalescença; suplemento vitamínico com ação antioxidante.
Como o Vitamina E Belfar funciona?
Reposição de Vitamina E no tratamento dos estados carenciais seja por necessidades aumentadas, distúrbios de absorção ou em casos patológicos.
Quais as contraindicações do Vitamina E Belfar?
Vitamina E 400UI é contra-indicado em casos de hipersensibilidade à Vitamina E ou a outro componente da fórmula; em casos de anemia por deficiência de ferro e hipoprotrombinemia (redução da protrombina) devido à deficiência de vitamina K.
Como usar o Vitamina E Belfar?
A cápsula deve ser tomada com líquido, por via oral.
Adultos
Tomar 1 a 2 cápsulas ao dia, de preferência às refeições, ou a critério médico.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando me esquecer de usar o Vitamina E Belfar?
Você deve tomar Vitamina E 400UI conforme as recomendações da bula ou orientação médica. Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais cuidados devo ter ao usar o Vitamina E Belfar?
O prolongamento do tempo de protrombina e atraso do tempo de coagulação podem ser notados em pacientes que utilizam vitamina E. O uso excessivo da vitamina E pode antagonizar a função da vitamina K e inibir a produção da protrombina. Vitamina E não deve ser administrada por períodos prolongados em doses superiores às recomendadas.
Pacientes idosos devem seguir as mesmas orientações dadas para os pacientes adultos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vitamina E Belfar?
Podem ocorrer cansaço, fraqueza, náusea, tontura, dor de cabeça, visão turva, flatulência, diarréia, dermatite, aumento da mama em homens e mulheres. O uso de doses elevadas de Vitamina E, por tempo prolongado, pode ocasionar aumento da tendência a hemorragias em pacientes com deficiência de vitamina K, metabolismo alterado dos hormônios (tireóide, pituitária, adrenal), imunidade alterada, função sexual prejudicada e aumento do risco de tromboflebites ou tromboembolismo em pacientes suscetíveis. O aparecimento de qualquer um destes sintomas deve ser informado ao médico e o tratamento deve ser descontinuado.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Apresentações do Vitamina E Belfar
Cápsula gelatinosa mole
Embalagem com 30 cápsulas.
Uso oral.
Uso adulto.
Qual a composição do Vitamina E Belfar?
Cada cápsula contém:
Acetato de racealfatocoferol (eq. a 400UI de Vitamina E) |
400mg (*) |
Excipiente q.s.p. |
1 cápsula |
(*) 8000% - Teor percentual do componente na posologia máxima diária (2 cápsulas), relativo à ingestão diária recomendada (IDR).
Excipientes: gelatina, glicerina, água purificada.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Vitamina E Belfar maior do que a recomendada?
Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes. Os principais sintomas que caracterizam a superdose são face corada, dor de cabeça, micção (urinar) freqüente, cólica no abdômen inferior, diarréia branda, náusea e vômitos.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 7226001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vitamina E Belfar com outros remédios?
As interações medicamentosas abaixo devem ser observadas:
- Amiodarona e Ciclosporina: pode melhorar os efeitos colaterais destas drogas;
- Anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoína e carbamazepina): podem reduzir os níveis plasmáticos da Vitamina E;
- Anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos: podem causar hipoprotrombinemia;
- Colestiramina ou Óleo Mineral: podem reduzir a absorção da Vitamina E;
- Isoniazida: pode reduzir a absorção da Vitamina E;
- Doses elevadas de ferro: podem interferir na absorção e aumentar os requisitos diários da Vitamina E;
- Zidovudina: a Vitamina E pode melhorar os efeitos colaterais mielossupressivos da zidovudina;
- Warfarina: a Vitamina E pode intensificar a resposta anticoagulante. Monitorar a IDR e ajustar adequadamente a dose de warfarina, se necessário.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Qual a ação da substância do Vitamina E Belfar?
Resultados de Eficácia
Num estudo duplo-cego, placebo-controlado, com 32 (trinta e dois) voluntários sadios (idosos) foram acompanhados por 30 (trinta) dias e randomizados para tratamento com Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) (800 UI/dia) ou placebo. Ao término do estudo, observou se elevação do conteúdo de Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) no plasma e nos leucócitos polimorfonucleares (P < 0,0001) dos pacientes que receberam o tratamento com a Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol).(1)
Referências Bibliográficas
1. Meydani SN, Barklund MP, Liu S, Meydani M, Miller RA, Cannon JG, et al. Vitamin E supplementation enhances cell-mediated immunity in healthy elderly subjects. Am J Clin Nutr. 1990;52(3):557-63.
Características Farmacológicas
A Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) participa da formação de todos os tecidos de origem mesodérmica (fibras colágenas e elásticas do tecido conjuntivo, musculatura lisa e estriada, vasos, etc.), e da manutenção de suas funções. Na célula, a Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) participa do metabolismo dos ácidos nucleicos, bem como da cadeia respiratória.
A Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) é o principal antioxidante biológico do organismo e combate às espécies reativas de oxigênio, também conhecidas como radicais livres. Devido às suas propriedades lipofílicas, a Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) acumula-se nas membranas celulares, protegendo-as sob o aspecto funcional, principalmente quanto à inibição que exerce na peroxidação dos lipídios. A Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) contribui, de forma especial, para a estabilização das membranas lisossomais, mitocondriais e dos capilares e, consequentemente, para a manutenção da resistência normal dos eritrócitos. Ainda baseada nessa ação, a Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) promove um aumento da atividade fagocitária.
A Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) intervém em diferentes fases da síntese do ácido araquidônico e, portanto, atua no metabolismo das prostaglandinas.
O uso da vitamina C potencializa os efeitos antioxidantes da Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol).
O acetato de racealfatocoferol, administrado por via oral, é absorvido nas porções intermediárias do intestino delgado. A melhor absorção só é possível na presença de sucos biliares pancreáticos. No sangue, a maior parte da Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol) liga-se à fração das beta-lipoproteínas. Sua eliminação se faz essencialmente pelas fezes.
Como devo armazenar o Vitamina E Belfar?
Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.
Número de lote e datas e fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do medicamento
A cápsula é gelatinosa mole, bege e uniforme. Possui odor característico.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Vitamina E Belfar
MS 1.0571.0139
Farmacêutico Responsável:
Dr. Rander Maia
CRF-MG 2546
Registrado por:
Belfar Ltda.
Rua Alair Marques Rodrigues, 516
Belo Horizonte/MG
CEP: 31560-220
C.N.P.J.: 18.324.343/0001-77
Indústria Brasileira.
Fabricado por:
Catalent Brasil Ltda.
Avenida Jerome Case, 1277
Sorocaba/SP
CEP: 18087-220
C.N.P.J.: 45.569.555/0001-97
Indústria Brasileira.
SAC
0800 0310055
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Vitamina E (Acetato de Racealfatocoferol)
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 7 de Fevereiro de 2023.
Vitamina E Belfar 400UI, caixa com 30 cápsulas
Ofertas Recomendadas
Melhor Oferta
Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.