Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bula do Atriben

Princípio Ativo: Triancinolona Acetonida

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 21 de Agosto de 2024.

Atriben, para o que é indicado e para o que serve?

Indica-se Atriben no tratamento antiinflamatório de:

Artrite, bursite, tendinite, pruridos, eczemas agudos, blefarite, conjuntivite, queralite, cetose bovina, edema mamário pré-parto, mastite aguda e processos alérgicos.

Quais as contraindicações do Atriben?

Enfermidades infecciosas bacterianas, virais e micóticas.

Sarna demodécica, gastrite, úlceras gastrointestinais, colite ulcerativa, pancreatite, insuficiência renal, amiloidose, diabetes mellitus, osteoporose, artrite crônica erosiva e gestação (último trimestre).

Como usar o Atriben?

Agite bem antes de usar.

Administrar por via intramuscular, subcutânea ou intrasinovial, segundo o critério do médico veterinário. Sugerimos as seguintes doses, com a recomendação de se reduzir a medicação de acordo com a resposta clínica.

Cães e gatos

  • 0,1 a 0,5 mL.

Animais médios

  • 1,5 a 3,0 mL.

Grandes animais

  • 3,0 a 6,0 mL.

Importante:

Diversos trabalhos provam a eficácia de Atriben em Dermatites atróficas e alérgicas dos pequenos animais. Administra-se a razão de 1 mg/kg de peso, por via subcutânea, como dose única.

Nestes casos, não é aconselhável exceder a 30 mg como dose máxima, sendo que a dose mínima não deve ser inferior a 5 mg.

Quais cuidados devo ter ao usar o Atriben?

Restrição para animais produtores de carne

Aplicar o produto 21 dias antes do abate. Não há restrições para animais produtores de leite.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Atriben?

Polidipsia, poliúria, polifagia e euforia.

Apresentações do Atriben

Antiflogístico.

Solução de uso injetável

1 frasco ampola de 20 mL.

Uso veterinário.

Qual a composição do Atriben?

Cada 100 mL do produto contém:

Acetonida de Triamcinolona 600 mg
Veículo q.s.p. 100 mL

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Atriben com outros remédios?

Até o momento, não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Qual a ação da substância do Atriben?

Resultados de Eficácia


Goldberg e Simpson avaliaram 315 crianças entre 4 e 12 anos com rinite alérgica perene em estudo duplo-cego placebo controlado, demonstrando a eficácia da triancinolona intranasal na dose de 110 e 220µg ao dia (apud in Gawchik, Saccar, 2000).

Estudos clínicos conduzidos em adultos e crianças maiores de 12 anos de idade com rinite alérgica perene demonstraram que Triancinolona Acetonida suspensão nasal, em doses de 220 µg ao dia, promoveu resultados estatisticamente significantes de alívio dos sintomas nasais incluindo espirros, congestão, secreção e prurido, quando comparado com placebo. A segurança e eficácia de Triancinolona Acetonida suspensão nasal também foram adequadamente estudadas em crianças com idade entre 6 e 12 anos. Reduções estatisticamente significativas na gravidade dos sintomas nasais de rinite alérgica foram demonstradas com doses de 110 ou 220 µg por dia.

A segurança e a eficácia de Triancinolona Acetonida suspensão nasal também foi avaliada em crianças com idade entre 2 e 5 anos, com rinite alérgica perene, tendo ou não rinite alérgica sazonal. A administração de 110 µg de Triancinolona Acetonida uma vez ao dia demonstrou melhora estatisticamente significante da linha basal, comparada ao placebo já nas primeiras 24 horas, mas não demonstrou alteração imediata no Escore Total de Sintomas Nasais (TNSS), ao longo de 4 semanas de tratamento duplo-cego.

Triancinolona Acetonida suspensão nasal não apresenta efeito imediato nos sinais e sintomas alérgicos. Uma melhora nos sintomas de alguns pacientes pode ser aparente no primeiro dia de tratamento e o alívio pode ser esperado em 3 a 4 dias. Se Triancinolona Acetonida suspensão nasal for prematuramente descontinuado, os sintomas podem não recorrer por vários dias.

Estudos clínicos conduzidos em adultos e crianças a partir de 6 anos de idade recebendo doses de Triancinolona Acetonida de mais de 440 µg por dia, via intranasal, não se observou supressão do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA). 

Em pacientes pediátricos de 2 a 5 anos de idade (n= 61) que receberam 110 µg de Triancinolona Acetonida por dia, via intranasal, a função do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA) foi avaliada através do teste de estimulação por cosintropina, entretanto, os resultados foram inconclusivos.

Em um estudo clínico placebo-controlado de 6 semanas foi avaliado o efeito de Triancinolona Acetonida (dose única diária de 110 µg ou 220 µg) na função do eixo HPA (medido pela AUC de cortisol no soro de 24 horas) em 140 crianças (2 a 11 anos de idade), não foi observada nenhuma diferença estatisticamente significante em relação ao placebo.

O efeito de Triancinolona Acetonida na função adrenal em crianças de 2 a 5 anos de idade não pode ser descartado. Um estudo clínico duplo-cego, placebo-controlado, com duração de 1 ano, em 298 pacientes pediátricos (3 a 9 anos de idade) foi conduzido para avaliar o efeito de Triancinolona Acetonida (dose única diária de 110 g) na velocidade de crescimento por estadimetria. Em uma primeira análise dos pacientes (134 grupo Triancinolona Acetonida e 133 grupo placebo), a velocidade de crescimento estimada no grupo Triancinolona Acetonida foi 0,45 cm/ano mais lenta que no grupo placebo com 95% IC variando entre 0,11 e 0,78 cm/ano mais lenta que o grupo placebo. A diferença entre os dois grupos iniciou após 2 meses do início do tratamento.

Referências Bibliográficas

Gawchik, S.M.; Saccar, C.L. A Risk-Benefit Assessment of Intranasal Triamcinolone Acetonide in Allergic Rhinitis. Drug Safety, 23 (4): 309-322, 2000.

Características Farmacológicas


Farmacodinâmica

A Triancinolona Acetonida é um potente derivado da triancinolona e é aproximadamente 8 vezes mais potente do que a prednisona em modelos de inflamação em animais.

Embora o mecanismo preciso de ação antialérgica dos corticosteróides seja desconhecido, sabe-se que os mesmos são clinicamente muito eficazes no tratamento de doenças alérgicas.

Farmacocinética

A administração intranasal em dose única de 220 µg de Triancinolona Acetonida em adultos sadios e em pacientes adultos com rinite alérgica demonstrou baixa absorção da Triancinolona Acetonida. O pico médio da concentração plasmática foi de aproximadamente 0,5 ng/mL (intervalo de 0,1 a 1,0 ng/mL), e ocorreu 1,5 horas após a administração da dose. A concentração plasmática média da droga foi menor que 0,06 ng/mL em 12 horas e abaixo do limite de detecção do ensaio em 24 horas. A meia vida terminal média foi de 3,1 horas.

A proporcionalidade da dose foi demonstrada tanto em voluntários sadios como em pacientes, após dose única intranasal de 110 ou 220 µg de Triancinolona Acetonida suspensão nasal. Após múltiplas doses (440 µg/ dia) em pacientes pediátricos, as concentrações plasmáticas, AUC, Cmáx e Tmáx foram similares aos valores observados em pacientes adultos.

Foram identificados três metabólitos da Triancinolona Acetonida no plasma humano: acetonida de 6β-hidroxitriancinolona, acetonida de 21-carboxitriancinolona e acetonida de 21-carboxi-6β-hidroxitriancinolona. Os três metabólitos não têm atividade farmacológica significativa em relação ao composto original.

Pacientes especiais

Pacientes pediátricos

A administração intranasal de 110 µg por dia de Triancinolona Acetonida, em pacientes pediátricos de 2 a 5 anos de idade demonstrou uma exposição sistêmica similar a alcançada em pacientes adultos de 20 a 49 anos de idade, que receberam Triancinolona Acetonida suspensão oral, pela mesma via, em dose de 220 µg por dia. Baseado na farmacocinética de uma população modelo, o clearance aparente e o volume de distribuição seguido da administração intranasal de Triancinolona Acetonida em pacientes de 2 a 5 anos de idade mostrou-se aproximadamente a metade da encontrada em adultos.

Dados de segurança pré-clínicos

Em estudos pré-clínicos foram observados somente os efeitos típicos de glicocorticoides.

Nenhuma evidência de mutagenicidade foi detectada a partir de testes in vitro (um teste de mutação reversa em Salmonella e um teste de mutação em células de ovário de hamster chinês) e estudos em roedores não mostraram carcinogenicidade relacionada ao tratamento com Triancinolona Acetonida.

Como outros corticosteroides, a Triancinolona Acetonida mostrou-se teratogênica em animais, resultando (em ratos e coelhos) em fenda palatina e/ou hidrocefalia interna e defeitos esqueléticos axiais. Outros efeitos teratogênicos, incluindo malformações cranianas e no SNC foram observadas em primatas.

A Triancinolona Acetonida causou em roedores, aumento de reabsorção fetal e natimortos, diminuição do peso e taxa de sobrevivência da prole, mas sem alterações nas taxas de gravidez.

Como devo armazenar o Atriben?

Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar, longe do alcance de crianças.

Dizeres Legais do Atriben

Proprietário e Fabricante:
Holliday-scott S.A.
Int. Neyer 924 - (B1643GAT) Beccar
Buenos Aires - Argentina

Resp. Téc.:
Dr. Juan Herrou
Matrícula nº 8215

Representante, Importador e Distribuidor no Brasil:
Farex do Brasil Ltda.
Rua Lauro Muller, 860 - Pav. Nº 7 - CEP: 90240-130
Bairro Navegantes - Porto Alegre / RS - CNPJ: 04.067.132/0001-91

Resp. Técnico:
Dr. Eduardo Geyer
CRMV / RS: 5.638.

Representante e Gestor Comercial no Brasil:
Centravet, de propriedade de Glanzmann Comercial, Importação, Exportação, Assessoria, Consultoria, Marketing e Representação Comercial em Veterinária Ltda.
CNPJ: 09.250.375/0001-84
Rua Manoel Matheus, 129. Piso Superior. Centro, Vinhedo/SP. Caixa Postal 17.
CEP: 13280-000

Responsável Técnico:
Ronald Glanzmann
CRMV-SP 9670

SAC:
(19) 3836-222
centralvet@centralvet.com.br

Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário.

Quer saber mais?

Consulta também a Bula do Triancinolona Acetonida


O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 21 de Agosto de 2024.

Karime Halmenschlager SleimanRevisado clinicamente por:Karime Halmenschlager Sleiman. Atualizado em: 21 de Agosto de 2024.

Atriben caixa com 1 frasco com 20mL de solução de uso injetável

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.

Atriben caixa com 1 frasco com 20mL de solução de uso injetável

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.