Bula do Azitromicina + Meloxicam
Princípio Ativo: Azitromicina + Meloxicam
Azitromicina + Meloxicam, para o que é indicado e para o que serve?
Comprimido 50 mg
Azitromicina + Meloxicam é indicado para cães e gatos no tratamento de afecções causadas pelos microrganismos sensíveis.
Cães
- Actinomyces canis, Bordetella bronchiseptica, Corynebacterium auriscanis, Fusobacterium nucleatum, Haemophilus haemoglobinophilus, Pasteurella multocida, Porphyromonas gingivalis, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus canis e Trueperella pyogenes.
Gatos
- Bacteroides pyogenes, Bordetella bronchiseptica, Corynebacterium auriscanis, Escherichia coli, Pasteurella multocida, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia, Staphylococcus pseudintermedius, Streptococcus canis e Staphylococcus aureus.
Comprimido 200 mg
Azitromicina + Meloxicam é indicado no tratamento de afecções respiratórias (causadas por Bordetella spp, Chlamydia spp, Haemophilus spp, Pasteurella spp, Shigella spp, Streptococcus spp, Escherichia coli, Staphylococcus aureus), pele e anexos (causadas por Corynebacterium spp, Staphylococcus aureus, Staphylococcus intermedius, Escherichia coli, Streptococcus spp, Pausterella multocida), urogenitais (Streptococcus spp, Escherichia coli, Staphylococcus aureus), digestivas (diarreias causadas por Escherichia coli), orais (gengivites e periodontites) e artrite séptica, osteomielite e discoespondilite (Escherichia coli). No pós-operatório de artroplastias, cirurgias ósseas, cirurgias ortodônticas, tratamentos ou profilaxias da doença periodontal e traumatismos em geral.
Quais as contraindicações do Azitromicina + Meloxicam?
O produto não deve ser utilizado em animais que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação.
Exclusivo Comprimido 50 mg: Não foram conduzidos estudos em fêmeas prenhes, lactantes e em animais com idade inferior a 12 meses.
Como usar o Azitromicina + Meloxicam?
Comprimido 50 mg
Administrar o comprimido de Azitromicina + Meloxicam na dosagem demonstrada na tabela abaixo, uma vez ao dia.
Azitromicina + Meloxicam | Dosagem para cães e gatos |
1º dia de tratamento 2 comprimidos para cada 5 kg de peso corporal* |
|
2º dia de tratamento em diante 1 comprimido para cada 5 kg de peso corporal** |
*Dose equivalente a 20 mg/kg de peso corporal de Azitromicina e 0,2 mg/kg de peso corporal de Meloxicam.
**Dose equivalente a 10 mg/kg de peso corporal de Azitromicina e 0,1 mg/kg de peso corporal de Meloxicam.
Os comprimidos podem ser partidos ao meio para precisão da dosagem de acordo com o peso corporal.
A eficácia de antimicrobianos depende da sensibilidade dos microrganismos aos princípios ativos que compõe o produto e do atendimento adequado às recomendações do médico-veterinário que prescreveu o medicamento, como dose, intervalo de administração e tempo de tratamento.
Intervalo entre doses
Azitromicina + Meloxicam deve ser administrado uma vez ao dia (a cada 24 horas).
Duração do tratamento
Para a maioria das afecções é recomendado de três a cinco dias consecutivos de tratamento.
Comprimido 200 mg
Administrar o comprimido de Azitromicina + Meloxicam na dosagem demonstrada na tabela abaixo, uma vez ao dia.
Azitromicina + Meloxicam | Dosagem para cães e gatos |
1º dia de tratamento 2 comprimidos para cada 20 kg de peso corporal* |
|
2º dia de tratamento em diante 1 comprimido para cada 20 kg de peso corporal** |
*Dose equivalente a 20 mg/kg de peso corporal de Azitromicina e 0,2 mg/kg de peso corporal de Meloxicam.
**Dose equivalente a 10 mg/kg de peso corporal de Azitromicina e 0,1 mg/kg de peso corporal de Meloxicam.
Intervalo entre doses
Azitromicina + Meloxicam deve ser administrado uma vez ao dia.
Duração do tratamento
Para a maioria das afecções é recomendável três a cinco dias consecutivos de tratamento, podendo este período ser ajustado de acordo com o quadro clínico e orientação do médico-veterinário.
As piodermites profundas podem necessitar de um período maior de terapia.
Independente do quadro clínico o tratamento deverá ser realizado até 48 horas após o desaparecimento da sintomatologia clínica.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Azitromicina + Meloxicam?
Comprimido 50 mg
Não são esperadas reações adversas com o uso do produto quando administrado conforme as indicações previstas. Entretanto, reações de sensibilidade individual podem eventualmente ocorrer.
Também podem ocorrer reações gerais como perda de apetite, vômito, diarreia, melena e apatia. Estas reações são geralmente transitórias e tendem a desaparecer com a interrupção ou término do tratamento.
Podem ocorrer casos raros de choque anafilático.
Nos estudos clínicos conduzidos com o produto, os animais tratados não apresentaram indícios de reações adversas ou efeitos colaterais após o uso do medicamento de acordo com as recomendações de bula.
Comprimido 200 mg
Podem ocorrer reações gerais como perda de apetite, vômito, diarreia, melena e apatia. Estas reações são geralmente transitórias e tendem a desaparecer com a interrupção ou término do tratamento.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Azitromicina + Meloxicam maior do que a recomendada?
Comprimido 50 mg
Não há antídoto específico. O tratamento baseia-se na interrupção da terapia com o medicamento.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Azitromicina + Meloxicam com outros remédios?
Comprimido 50 mg
Azitromicina
Pode ter sua taxa de absorção reduzida por antiácidos e pode potencialmente aumentar os níveis séricos de ciclosporina.
Meloxicam
Os AINEs podem aumentar a chance de sangramentos quando utilizados concomitantemente com anticoagulantes, podem aumentar o risco de toxicidade gastrointestinal quando usados de maneira concomitante com aspirina, podem aumentar os níveis séricos de dioxina e também podem reduzir os efeitos diuréticos da furosemida.
Não realizar terapia concomitante com outros AINEs, com metotrexato ou com medicamentos potencialmente nefrotóxicos.
Comprimido 200 mg
Não administrar juntamente com outros anti-inflamatórios esteroides ou não esteroides, ou após o tratamento com estas drogas.
Não administrar juntamente com antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos.
Não administrar juntamente com agentes anticoagulantes como a warfarina ou a aspirina.
Não administrar com antiácidos.
A Azitromicina pode aumentar os níveis de carbamazepina, ciclosporina e digoxina por interferir no metabolismo destas substâncias.
Quais cuidados devo ter ao usar o Azitromicina + Meloxicam?
Comprimido 50 mg
Obedecer às dosagens e vias de administração indicadas para o uso do produto. Somente o médico-veterinário está apto a fazer alterações nas dosagens recomendadas para o uso do produto.
Descontinuar o tratamento na ocorrência de vômitos, diarreias ou perda do apetite.
Indica-se administrar o medicamento com o animal em jejum.
Em caso de regurgitação do produto nos primeiros 30 minutos após a administração, deverá ser realizado um novo tratamento.
Não reutilizar as embalagens. Restos de produtos e de embalagens devem ser descartados conforme preconizado na legislação vigente, evitando a contaminação do meio ambiente.
Comprimido 200 mg
Obedecer às dosagens e vias de administração indicadas para o uso do produto. Somente o médico-veterinário está apto a fazer alterações nas dosagens recomendadas para o uso do produto.
O tratamento de animais idosos ou com menos de 06 semanas de idade deve ser cuidadosamente acompanhado pelo médico-veterinário, sendo, em alguns casos, necessário reduzir a dosagem a ser administrada.
Descontinuar o tratamento na ocorrência de vômitos, diarreias ou perda do apetite.
Qual a ação da substância do Azitromicina + Meloxicam?
Resultados de Eficácia
Comprimido 50 mg
Para determinação da eficácia do produto frente aos microrganismos alvos realizou-se a determinação da farmacocinética do Azitromicina + Meloxicam por meio da quantificação do ativo total no plasma de cães e gatos e correlacionando-se sua exposição tecidual com os valores de CIM (Concentração Inibitória Mínima) obtidos in vitro para os agentes bacterianos de interesse.
Os resultados seguem abaixo:
Parâmetros | 2 comprimidos do produto para cada 5 kg de peso corporal no primeiro dia de tratamento e 1 comprimido para cada 5 kg de peso corporal no segundo e terceiro dia de tratamento - Cães | 2 comprimidos do produto para cada 5 kg de peso corporal no primeiro dia de tratamento e 1 comprimido para cada 5 kg de peso corporal no segundo e terceiro dia de tratamento - Gatos |
Tmax* (horas) | 50,92 | 49,92 |
Cmax** (µg/kg) | 0,90 | 2,76 |
T ½ ***(horas) | 31,01 | 32,62 |
ASC48-96**** (h*µg/kg) | 14,78 | 54,64 |
* Tempo para atingir a concentração máxima;
** Concentração máxima;
*** Meia-vida de eliminação;
**** Área sob a curva de concentração plasmática.
O gráfico abaixo demonstra a concentração plasmática média de Azitromicina versus tempo e as linhas de CIM, no estudo de eficácia avaliado em cães:
O gráfico abaixo demonstra a concentração plasmática média de Azitromicina versus tempo e as linhas de CIM, no estudo de eficácia avaliado em gatos:
Características Farmacológicas
Comprimido 50 mg
Propriedades Farmacocinéticas e Farmacodinâmicas
A Azitromicina é um antimicrobiano da classe dos macrolídeos que atua na inibição da síntese proteica pela ligação à subunidade ribossômica 50S dos microrganismos procariotas. A Azitromicina apresenta maior biodisponibilidade após administração oral – cerca de 97%, têm meia-vida sérica consideravelmente prolongada e propicia concentração tecidual mais elevada. Nos cães, a Azitromicina apresenta rápida absorção e concentrações persistentes nos tecidos, e as meias-vidas plasmáticas e teciduais são de 29 e 90 horas. O metabolismo é hepático sendo que a principal via de excreção é a bile e o trato intestinal.
O Meloxicam é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) que atua suprimindo seletivamente a enzima ciclooxigenase 2 (COX-2), resultando na redução da produção de prostaglandinas. Após a absorção, os AINEs encontram-se em sua maior porcentagem, ligados às proteínas plasmáticas (96 a 99%); portanto, o volume de distribuição é pequeno, permanecendo no plasma e fluidos extracelulares. Sofre biotransformação e é quase que totalmente metabolizado pelo citocromo P450, sendo após isso eliminado tanto pelas fezes, quanto pela urina. A acidez específica destes compostos (AINEs) também faz com que sejam mais facilmente excretados em urina básica.
Comprimido 200 mg
Azitromicina + Meloxicam é um produto que associa um antibiótico bactericida do grupo dos macrolídeos - a Azitromicina - e um anti-inflamatório não esteroide com atividade inibidora seletiva da cicloxigenase-2 (COX-2) - o Meloxicam.
A Azitromicina é um antibiótico moderno que apresenta, além de um amplo espectro de ação, características farmacocinéticas que permitem altas concentrações intracelulares e prolongada permanência nos tecidos, proporcionando, assim, resultados terapêuticos com um período mais curto de tratamento.
O Meloxicam bloqueia seletivamente a COX-2, proporcionando atividade anti-inflamatória, analgésica e antiexsudativa com mínimos efeitos gastrolesivos ou ulcerogênicos. Além destes efeitos, o Meloxicam inibe ainda a infiltração de leucócitos no tecido inflamado e previne a destruição óssea e cartilaginosa que ocorre nos processos degenerativos ósseos e cartilaginosos.
Azitromicina + Meloxicam proporciona antibioticoterapia de amplo espectro, combatendo a causa das infecções, enquanto trata a inflamação e seus efeitos.
Fontes consultadas
- Bula do Medicamento Azicox-2 (50 mg) e Azicox-2 (200 mg).
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 31 de Agosto de 2022.