Logo
  • Categorias
  • Filtros
      Categoria
        Medicamento para Fungos em Cachorros(1)
        Medicamentos(1)
        Medicamentos Veterinários(1)
        Medicamentos Veterinários Antibióticos(1)
        Medicamentos para Gatos(1)
        Medicamentos para Otite Canina(1)
      Dosagem
        + + + (1)
      Fabricante
        Cepav(1)
      Forma farmacêutica
        Solução otológica(1)
      Princípio ativo
        Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína(1)
      Tipo de receita
        Receita Simples - Veterinário(1)
      Tipo do medicamento
        Outros(1)

    Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína

    (1)

    É indicado para o tratamento das otites externas agudas e crônicas, bacterianas ou micóticas de cães e gatos resultante de infecções causadas por microrganismos sensíveis ao cetoconazol ou à tobramicina incluindo bactérias (Staphylococcus aureus, Staphylococcus intermedius, Proteus vulgaris, Pseudomonas aeruginosa, etc.) e fungos e leveduras (Microsporum spp., Trichophyton spp., Malassezia pachydermatis, Candida spp.). Estes organismos frequentemente atuam como agentes oportunistas ou patógenos concorrentes que podem complicar quadros clínicos já estabelecidos. A eficácia da tobramicina como agente antibacteriano, com atividade contra bactérias Gram-negativas e Gram-positivas, está bem documentada na literatura. Estudos detalhados mostram uma atividade significante do cetoconazol contra importantes fungos e leveduras tais como Microsporum spp., Trichophyton spp., Candida spp. e Malassezia pachydermatis.  A dexametasona é um corticosteróide que inibe o processo inflamatório associado às otites. A lidocaína é um potente anestésico local, cuja função é diminuir a sensibilidade dolorosa relacionada às otites.

    Ler mais
      Ordenar por: Selecione

      Bula do Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína

      Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína, para o que é indicado e para o que serve?

      É indicado para o tratamento das otites externas agudas e crônicas, bacterianas ou micóticas de cães e gatos resultante de infecções causadas por microrganismos sensíveis ao cetoconazol ou à tobramicina incluindo bactérias (Staphylococcus aureus, Staphylococcus intermedius, Proteus vulgaris, Pseudomonas aeruginosa, etc.) e fungos e leveduras (Microsporum spp., Trichophyton spp., Malassezia pachydermatis, Candida spp.). Estes organismos frequentemente atuam como agentes oportunistas ou patógenos concorrentes que podem complicar quadros clínicos já estabelecidos.

      A eficácia da tobramicina como agente antibacteriano, com atividade contra bactérias Gram-negativas e Gram-positivas, está bem documentada na literatura. Estudos detalhados mostram uma atividade significante do cetoconazol contra importantes fungos e leveduras tais como Microsporum spp., Trichophyton spp., Candida spp. e Malassezia pachydermatis.

       A dexametasona é um corticosteróide que inibe o processo inflamatório associado às otites. A lidocaína é um potente anestésico local, cuja função é diminuir a sensibilidade dolorosa relacionada às otites.

      Quais as contraindicações do Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína?

      O produto é contraindicado em casos de animais com sensibilidade comprovada aos componentes da fórmula.

      Tipo de receita

      Isento de Prescrição Médica

      Como usar o Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína?

      Uso tópico em instilação no canal auditivo.

      Antes da aplicação de Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína, remover o cerúmen, pus, crostas ou outros materiais existentes no canal auditivo e em seguida instilar 5 a 15 gotas no ouvido com problema. Após a aplicação, massagear suavemente a região por 15 a 20 segundos para favorecer a penetração do medicamento.

      No caso de processos crônicos e/ou redicivantes, recomenda-se a realização prévia de exames de cultura da secreção otológica, seguidos de antibiograma para avaliar o grau de sensibilidade dos agentes isolados frente à tobramicina e ao cetoconazol. Nas infecções agudas, repetir o tratamento 2 a 3 vezes ao dia durante 7 dias ou até o completo desaparecimento das lesões e sintomas.

      Nos casos crônicos, recomenda-se a aplicação do produto por um prazo de 21 dias ou até completo desaparecimento dos sintomas. 

      A critério do Médico Veterinário, o esquema de tratamento poderá ser modificado.

      Qual a ação da substância do Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína?

      A associação de antimicrobianos, antifúngicos, anti-inflamatórios e anestésicos para o tratamento das otites agudas e crônicas é um recurso terapêutico já consagrado no mundo todo e de grande valia na clínica veterinária, o que justifica, do ponto de vista farmacodinâmico, a sua associação.

      Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína combina um antifúngico (cetoconazol), um antibacteriano (tobramicina), um anti-inflamatório (dexametasona) e um anestésico local (lidocaína). As atividades de cada um dos princípios ativos se complementam para controlar de forma eficaz e segura, as infecções fúngicas e bacterianas, a inflamação e a sensibilidade dolorosa localizada do canal auditivo, restaurando a função auditiva e aliviando o desconforto causado pelas otites externas.

      O cetoconazol é uma droga sintética pertencente ao grupo dos imidazóis, de atividade antifúngica de amplo espectro, tendo também ação em leveduras e em algumas bactérias, principalmente Gram-positivas.

      O mecanismo fungistático do cetoconazol consiste na inibição da biossíntese do ergosterol e na sua união aos fosfolipídeos da membrana da célula fúngica. Ambos os mecanismos alteram a permeabilidade da membrana permitindo a saída de conteúdo celular. Além disso, parece haver uma inibição da atividade da citocromoxidase C e da peroxidase, o que ocasiona um aumento de peróxido intracelular.

      A tobramicina, pertencente ao grupo dos aminoglicosídeos, é uma desoxikanamicina natural produzida pelo Streptomices tenebrarius que tem maior atividade antibacteriana e menor toxicidade que a kanamicina e atua inclusive em cepas resistentes à gentamicina.

      A dexametasona é um corticosteróide de pronunciada atividade anti-inflamatória inclusive quando utilizada por via tópica, capaz de aliviar a inflamação e abrir caminho para uma melhor atuação dos antimicrobianos da fórmula.

      A lidocaína é uma substância hidrossolúvel de poder anestésico local imediato, mais potente e abrangente que uma concentração idêntica de procaína, proporcionando uma ação correspondente ao dobro da procaína em potência anestésica e em área atingida.

      Fontes consultadas

      • Folheto Informativo do Medicamento Veterinário Otoguard.

      Doenças relacionadas

      Especialidades Médicas

      Veterinária

      Quer saber mais?

      Consulta também a Bula do Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína

      Ler a bula do Cetoconazol + Tobramicina + Dexametasona + Lidocaína completa