Bula do Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina
Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina, para o que é indicado e para o que serve?
Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina está indicado no tratamento sintomático da tosse (irritativa, não produtiva, espasmódica, seca) associada a várias condições respiratórias.
Quais as contraindicações do Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina?
Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina é contraindicado às pessoas sensíveis aos componentes da fórmula, a pacientes sensíveis ao iodo ou que apresentam insuficiência respiratória, qualquer que seja o grau, afecções hepáticas e renais graves.
Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.
Como usar o Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina?
Adulto
Tomar 5mL de 6 vezes ao dia.
Crianças de 2 a 6 anos
Tomar 5mL de 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos
Tomar 5mL de 4 a 6 vezes ao dia.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina?
O iodeto de potássio pode induzir casos raros de iodismo, com hipersecreção das glândulas exócrinas como as nasais, lacrimais e traqueobrônquicas; caracteriza-se por diversas erupções cutâneas acneformes, pruriginosas ou eritematosas, cefaleias.
O efeito adverso mais comumente observado é a sonolência. Entretanto, mais raramente, pode-se observar constipação e retenção urinária, confusão mental, boca seca, efeitos gastrintestinais (em particular intolerância digestiva), discinesias tardias, leucopenia e agranulocitose.
Alterações de exames laboratoriais
Por causa do iodeto de potássio, Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina pode interferir nos exames de determinação da função da tireoide.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos - VIGIMED, disponível em http://portal.anvisa.gov.br/vigimed, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina maior do que a recomendada?
Devido à presença da oxomemazina
O quadro pode ser caracterizado por depressão e coma. O tratamento é sintomático e, eventualmente, pode ser necessária respiração assistida ou artificial e anticonvulsivantes.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina com outros remédios?
Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina pode potencializar os depressores do SNC, bem como os atropínicos centrais, quando em associação com outras substâncias anticolinérgicas (outros anti-histamínicos, depressores imipramínicos, neurolépticos fenotiazínicos, antiparkisonianos anticolinérgicos, antiespasmódicos atropínicos e disopiramida).
O uso concomitante com diuréticos poupadores de potássio pode levar à hiperpotassemia (hipercalemia) e arritmias cardíacas.
Quais cuidados devo ter ao usar o Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina?
Este produto deve ser administrado com muito cuidado em pacientes que apresentam taquicardia, insuficiência cardíaca ou falência coronariana.
Antes do início do tratamento antitussígeno, é conveniente que se investiguem as causas da tosse, para identificar aquelas que requerem tratamento etiológico próprio, principalmente asma, câncer, afecções endobrônquicas, entre outras. Caso a tosse persista após a administração de antitussígeno em doses usuais, não é conveniente que se aumente a posologia, mas que se faça uma revisão da situação clínica. É desaconselhado o consumo de bebidas alcóolicas durante o tratamento com Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina devido à presença de oxomemazina.
Deve-se ter cautela ao administrar Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina a indivíduos condutores de veículos ou máquinas potencialmente perigosas, devido ao risco de sonolência.
Gravidez
A inocuidade de Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina durante a gravidez ainda não foi estabelecida. Portanto, recomenda-se que a sua utilização somente seja feita após avaliação da relação risco-benefício.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Qual a ação da substância do Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina?
Resultados de Eficácia
Estudo clínico Fase IIIb multicêntrico, randomizado, com 264 pacientes, demonstrou a superioridade da eficácia da combinação em dose fixa de Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina versus a monoterapia com dropropizina no controle sintomático da tosse aguda e seca com redução significativa da intensidade total da tosse com 2 dias de tratamento e superioridade clínica de 5%.
A comprovada eficácia de Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina é embasada na combinação dos seus componentes que promovem a ação anti-inflamatória e levemente sedativa como a da oxomemazina, ação antisséptica e fluidificante do iodeto de potássio e ação antitussígena e expectorante da guaifenesina. A oxomemazina é um anti-histamínico de primeira geração pertencente ao grupo das fenotiazinas, dotado de propriedades descongestionantes, antitussígenas e sedativas e proporciona ainda atenuação da inflamação através do bloqueio histamínico.
Desta maneira, atua na supressão da tosse e é de grande eficácia em tosses de origem alérgica (casos de rinite alérgica), bem como reduzindo a inflamação nos casos de IVAS, sua resposta clínica é percebida por redução de congestão nasal e gotejamento pós-nasal. A guaifenesina, além de propriedade analgésica, que traz conforto clínico ao paciente na vigência de tosses não produtivas, é referida como um expectorante, que promove a tosse eficaz pela diminuição da viscosidade do muco no trato respiratório. O iodeto de potássio possui ação antisséptica, reduzindo as chances de uma complicação por infecção bacteriana, e expectorante, fluidificante sobre o muco produzido nos processos inflamatórios agudos na árvore brônquica.
Características Farmacológicas
Cloridrato de Oxomemazina + Iodeto de Potássio + Benzoato de Sódio + Guaifenesina é um medicamento antitussígeno e expectorante, resultante da associação da oxomemazina, anti-histamínico de síntese, dotado de propriedades antitussígenas e sedativas; guaifenesina, antisséptico das vias respiratórias e expectorante; benzoato de sódio, fluidificante das secreções brônquicas e expectorante.
Fontes consultadas
- Bula do Profissional do Medicamento Expec®.
Doenças relacionadas
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 30 de Novembro de 2020.