Hyabak

Ofertas a partir de R$46,56em 13 farmácias

1 apresentação

Buscar por tipo

Bula

Hyabak é uma lágrima artificial sem conservante a base de hialuronato de sódio. Produz alívio rápido ao desconforto ocular causado por exposição ao vento, sol e substâncias irritantes.

Possui ação umectante, lubrificante, aderente, viscoelástico e cicatrizante.

É considerado um agente de absorção e retenção de água.

Este medicamento é indicado para alívio da dor e da rigidez da articulação do joelho e de outras articulações sinoviais em doentes com alterações degenerativas e traumáticas da articulação sinovial.

HYABAK é uma solução hipotónica destinada a ser administrada nos olhos ou nas lentes de contato. Contém ácido hialurónico (agente lubrificante e hidratante) e actinoquinol (agente que atua como filtro UV).

Este colírio melhora a condição de lubrificação dos olhos e até regeneram lesões já existentes nas córneas. Além disso, os usuários de lentes de contato também podem utilizar os produtos, já que precisam de lubrificação normal.

Hyabak possui o sistema ABAK. O sistema ABAK é patenteado pela Théa e Hyabak proporciona 300 gotas estéreis calibradas a 30µ, sem conservantes. As gotas calibradas são liberadas uma a uma, resultando em doses precisas, evitando o desperdício , o frasco possui uma barreira microporosa e uma membrana filtrante de 0,2m evitando o uso de conservantes, protegendo a solução contra infecções bacteriológicas.

Indicado para o tratamento sintomático do olho seco ou fadiga ocular induzidas por fatores exteriores tais como, uma viagem de avião, o vento, o fumo, a poluição, as poeiras, o calor seco, o ar condicionado ou o trabalho prolongado em frente ao computador. Lubrificação e hidratação de lentes de contato.

Hyabak® proporciona conforto e hidratação prolongada. Tem características visco-elásticas impedindo a visão turva. O Ph e osmolaridade semelhantes às do filme lacrimal normal.

Após a higiene das mãos, instilar uma gora no canto do saco lacrimal inferior, puxando ligeiramente a pálpebra inferior para baixo e dirigindo o olhar para cima.

Ao colocar as lentes de contato: instilar uma gota na concavidade da lente. Evitar o contato da extremidade do frasco com os olhos ou pálpebras.

Fechar o frasco após utilização.

Hipersensibilidade ao componente da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

RESULTADOS DE EFICÁCIA

Os estudos realizados demonstraram que o uso intra-articular de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" e Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)foi altamente eficaz no tratamento da osteoartrite degenerativa de joelho. Por ser um produto produzido através de processo de fermentação. Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)apresentaram uma incidência menor de efeitos colaterais quando comparado aos produtos a base de hialuronato de origem animal e de alto peso molecular.

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS

O ácido hialurônico é precursor de uma grande variedade de biopolímeros sacarídeos (glicosaminoglicanos e mucopolissacarídeos), que são componentes importantes de todas as estruturas de tecidos extracelulares, incluindo a cartilagem e o líquido sinovial das articulações. A substância ativa de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" e Hialuronato de Sódio (Substância Ativa) é uma fração específica de ácido hialurônico com um comprimento de cadeia molecular definido, de grande pureza, produzido através da fermentação de bactérias. Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" e Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)"não contêm nenhum componente de origem animal, o que lhes confere um baixo peso molecular (500 - 1.000 KDa). As propriedades viscoelásticas de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)"são similares as do líquido sinovial e produzem uma melhora na função articular. A administração de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" no espaço sinovial após uma artrocentese favorece a homeostase da articulação.

São conhecidas as seguintes reações adversas:

Reações adversas relacionadas com qualquer tipo de injeção intra-articular:

Reações inflamatórias locais (reações leves como dor, calor, vermelhidão e inchaço). Infecções nas articulações.

Reações adversas relacionadas ao uso intra-articular de produtos contendo ácido hialurônico: Reações alérgicas aos traços de proteínas e endotoxinas usualmente limitada à erupção e coceira.

Reações inflamatórias locais ocorrem mais frequentemente com produtos de alto peso molecular e derivados da crista do galo.

Reações adversas relacionadas ao uso intra-articular de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" e Hialuronato de Sódio (Substância Ativa) :

Reações alérgicas podem ocorrer, porém com baixa frequência.

Reações inflamatórias locais (dor, inchaço, e vermelhidão) podem raramente ocorrer.

A articulação afetada pode exibir uma leve reação local, tal como dor, sensação de calor, hipertermia, vermelhidão, derrame, irritação e tumefação/inflamação. Se estes sintomas ocorrerem, deve se descansar a articulação afetada e aplicar gelo localmente. Os sintomas desaparecem em poucos dias na maioria dos pacientes.

Em alguns casos, as reações locais leves tais como dor, irritação, edema/inflamação e derrame podem se intensificar e adquirir um grau mais severo como expressão de uma hipersensibilidade. Nestes casos, uma intervenção terapêutica pode ser necessária, por exemplo, a aspiração de líquido sinovial. As reações adversas locais podem ser acompanhadas por reações sistêmicas tais como febre, calafrios, reações cardiovasculares, e, em casos isolados, reações anafiláticas.

Em circunstâncias extremamente raras, foram relatados aparecimento de erupções cutâneas/prurido, urticária, sinovite, e uma queda na pressão arterial, após a administração de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" e Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)O uso deve ser interrompido se reações adversas forem observadas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Até o momento não são conhecidos casos de superdosagem devido ao tipo de administração.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Respeitar as precauções habituais para qualquer injeção intra-articular.

Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)"não devem ser administrados por qualquer outra via que não a intra-articular. Não injetar intra-vascularmente.

A administração intra-articular deve ser efetuada nas condições de antissepsia rigorosa e respeitando as normas técnicas necessárias a esse tipo de administração.

Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)"não devem ser utilizados em pacientes que apresentem uma inflamação muito severa da articulação, uma vez que os eventos adversos mais comuns ocorrem em pacientes com este quadro. Pode aparecer dor transitória de curta duração depois da administração intra-articular do produto. A articulação tratada pode apresentar uma ligeira reação local, como já citado anteriormente, sensação de calor, enrijecimento e inflamação. A maioria dos pacientes pode apresentar estes sintomas durante alguns dias. Se estes sintomas ocorrerem, repousar a articulação afetada e, se recomendável, aplicar gelo localmente. Em alguns casos pode haver reações locais mais fortes e febre.

Evitar o uso de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" e Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)"com instrumentos esterilizados com soluções de sais de amónio e em local com infecções ou outras alterações de pele.

O paciente deve descansar por 24 - 48 horas após a injeção e evitar qualquer atividade extenuante durante todo o curso do tratamento.

Estudos em animais não demonstram teratogenicidade ou outros problemas.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco:

Como nenhuma evidência clínica está disponível no uso de ácido hialurônico em crianças, mulheres grávidas e lactantes, o tratamento com Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" e Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)"não é recomendado nestes pacientes.

Não existem na literatura relatos sobre advertências ou recomendações especiais para o uso de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)" e Hialuronato de Sódio (Substância Ativa)em pacientes idosos.

Gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Interações Medicamentosas

Deve-se evitar o uso concomitante com produtos que contenham sais de amônio quaternário em sua composição (cloreto de benzalcônio ou clorohexidina), pois pode ocorrer precipitação do ácido hialurônico.

A associação de outros medicamentos não acusou, até o presente, fenômeno de interação.

Não utilize surfactantes contendo sais de amônio quaternário em preparações dermatológicas, porque o hialuronato pode precipitar quando em contato com os mesmos. Não são recomendadas injeções de anestésicos ou de outros medicamentos nas articulações do joelho durante o tratamento, pois podem levar a sua diluição afetando a sua segurança e eficácia.

Não se recomenda a injeção de anestésicos ou de outros medicamentos nas articulações durante o tratamento com Hialuronato de Sódio (Substância Ativa), pois podem levar a uma diluição de Hialuronato de Sódio (Substância Ativa) afetando sua eficácia e segurança.

Informações Profissionais

  • FABRICANTE

    União Química

  • TIPO DO MEDICAMENTO

    Similar

  • NECESSITA DE RECEITA

    Sim, Branca Comum

  • PRINCÍPIO ATIVO

    Hialuronato de Sódio

  • CATEGORIAS DO MEDICAMENTO

    Lubrificantes

  • CLASSE TERAPÊUTICA

    Lágrima Artificial

  • ESPECIALIDADES

    Geriatria

VEJA MAIS NO CR PRO
Publicidade

Farmácias e Especialistas