Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Lacton 5mg, caixa com 4 comprimidos revestidos

Sobral
Lacton 5mg, caixa com 4 comprimidos revestidos
Lacton 5mg, caixa com 4 comprimidos revestidos

Lacton 5mg, caixa com 4 comprimidos revestidos

Sobral

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Isento de Prescrição Médica

Isento de Prescrição Médica

Não pode ser partido

Não pode ser partido

Temperatura ambiente

Temperatura ambiente

Bula do Lacton

Lacton® é indicado nos casos de constipação intestinal. Nos procedimentos diagnósticos, no pré e pós-operatório e em condições que exigem uma evacuação facilitada.

Como o Lacton funciona?


Lacton® é uma laxante de contato com tempo de ação previsível, permitindo ao paciente programar suas atividades.

Após a ingestão dos comprimidos revestidos de Lacton®, o inicio da ação ocorre de 6 a 12 horas, sendo determinado pelo tempo de formação do composto ativo no cólon.

Lacton® proporciona alívio da constipação intestinal (prisão de ventre) e limpeza intestinal para procedimentos diagnósticos.

Lacton® é contraindicado nos casos de ileo, obstrução intestinal, quadros abdominais cirúrgicos agudos, como apendicite aguda, doenças inflamató rias agudas do intestino e em casos de intensa desidratação.

Lacton® é contraindicado também em pacientes com alergia ao bisacodil e a outros componentes da fórmula.

Categoria de risco na gravidez C: Este medi camento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento é contraindicado para uso por crianças menores de 4 anos.

Uso oral.

Recomenda-se a ingestão do(s) comprimido(s) à noite, para que se obtenha evacuação pela manhã.

Lacton® possui um revestimento especial, portanto, não deve ser mastigado nem ingerido com leite ou antiácidos; deve ser ingerido inteiro, sem mastigar, com água suficiente para engolir.

Salvo prescrição médica contrária, recomenda-se a seguinte posologia:

Tratamento da Constipação

Adultos e crianças acima de 10 anos:

1 a 2 comprimidos revestidos (5 a 10 mg).

Crianças de 4 a 10 anos:

1 comprimido revestido (5 mg).

Procedimentos diagnósticos e pré-operatório

Quando Lacton® é administrado em pacientes no preparo para exames radiológicos do abdômen ou no pré-operatório, os comprimidos revestidos devem ser associados aos supositórios para uma completa evacuação intestinal. A dose recomendada nestes casos, para adultos, é de 2 a 4 com primidos revestidos (10 a 20 mg) na noite anterior ao exame e de um supositório pela manhã.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O uso em gestantes só deve ser feito sob restrita orientação médica, principalmente nos primeiros três meses de gravidez.

Como ocorre com todos os laxantes, o uso de Lacton® por um longo período é desaconselhado, pois o paciente pode acostumar-se a utilizar tais produtos sem necessidade, deixando de lado as boas práticas alimentares e demais medidas adequadas ao bom funcionamento intestinal. Portanto, o uso contínuo do produto por um longo período de tempo só deve ser feito com acompanhamento médico.

Categoria de risco na gravidez C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Durante o tratamento com Lacton® podem ocorrer episódios de desconforto ab dominal, incluindo cólicas e dor abdominal. Diarreia tem sido observada. Há relatos de reações alérgicas em associação com a administração de Lacton®, incluindo casos isolados de angiodema e reações anafilactóides.

Em casos de eventos adver sos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Não use este medicamento em caso de doenças intestinais graves.

Cada comprimido revestido contém:

Bisacodil

5 mg

Excipientes q.s.p.

1 comprimido revestido

Excipientes: Celulose Microcristalina MC 250, Lactose, Dióxido de Silício Coloidal, Estearato de Magnésio, Opadry II (dióxido de titânio, polietile noglicol, talco, álcool polivinílico), Acryl-eze Yellow (ácido metacrílico copolimerizado, ácido cítrico, bicarbonato de sódio, óxido de ferro amarelo e lauril sulfato de sódio) e água purificada].

Apresentação do Lacton


Comercial

Cartucho com um blister de 20 comprimidos e com 25 blisteres de 4 comprimidos.

Hospitalar

Caixa com 25 blisteres de 20 comprimidos e com 50 blisteres de 20 comprimidos.

Uso oral.

Uso adulto e criança acima de 4 anos.

Após um curto período de tempo após a ingestão dos comprimidos revestidos, os efeitos podem ser minimizados ou até nulos, através de indução de vômito ou la vagem gástrica. Pode haver necessidade de reposição de líquidos e de correção do desequilibrio eletrolítico. Esta medida é particularmente importante nos pacientes idosos e em pacientes mais jovens. A administração de antiespasmódicos pode ser útil.

Em caso de intoxicação ligue 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

O uso simultâneo com diuréticos ou adrenocorticosteróides pode aumentar o risco de desequilibrio eletrolítico, se forem utilizadas doses excessivas de Lacton®.

Tal desequilibrio eletrolítico pode aumentar a sensibilidade aos glicosídeos cardíacos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não deve ser administrado em crianças com menos de 04 (quatro)anos de idade.

Resultados de Eficácia


Em estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo e multicêntrico para avaliar eficácia e segurança de bisacodil em portadores de constipação idiopática, 55 pacientes divididos em dois grupos foram submetidos a tratamento de 3 dias com bisacodil 10 mg ou placebo. A frequência de evacuações foi maior e estatisticamente significante no grupo tratado com bisacodil em relação ao grupo tratado com placebo (p=0,0061); e a avaliação de melhora da consistência das fezes foi igualmente superior no grupo bisacodil versus o grupo placebo (p<0,0001).

Referência:

1- Kienzle-Horn S, Vix JM, Schuijt C, Peil H, Jordan CC, Kamm MA. Efficacy and safety of bisacodyl in the acute treatment of constipation: a double-blind, randomized, placebo-controlled study. Aliment Pharmacol Ther 2006; 23 (10):1479-1488.

Características Farmacológicas


Farmacodinâmica

O bisacodil é um laxante de ação local derivado do grupo difenilmetano. Como laxante de contato que também apresenta efeitos hidragogo e antirreabsortivo, o bisacodil estimula o peristaltismo do cólon após hidrólise na mucosa do intestino grosso e promove acúmulo de água, e consequentemente de eletrólitos no lúmen colônico. O resultado é a estimulação da defecação, redução do tempo de trânsito intestinal e amolecimento das fezes.

Como laxante que atua no cólon, o bisacodil particularmente estimula o processo natural de evacuação na região inferior do trato gastrointestinal. Portanto, bisacodil mostra-se ineficaz na alteração da digestão ou da absorção de calorias ou nutrientes essenciais no intestino delgado.

Farmacocinética

Após a administração oral ou retal, bisacodil é rapidamente hidrolisado para formar o princípio ativo bis- (p-hidroxifenil)-piridil-2-metano (BHPM), principalmente por esterases da mucosa intestinal.

A administração do comprimido revestido resultou em um nível plasmático máximo de concentração de BHPM entre 4-10 horas após a administração, enquanto o efeito laxativo ocorreu entre 6-12 horas após a administração. O efeito laxativo do bisacodil não se correlaciona com os níveis plasmáticos de BHPM. Em vez disto, o BHPM atua localmente na região mais distal do intestino, e não há a relação entre o efeito laxativo e os níveis plasmáticos da porção ativa. Por esse motivo, bisacodil comprimido revestido é formulado para ser resistente aos sucos gástrico e do intestino delgado, resultando na liberação da droga principalmente no cólon, que é o local de ação desejado.

Após administração oral e retal, apenas pequenas quantidades do fármaco são absorvidas e são quase completamente conjugadas na parede intestinal e no fígado para formar o glicuronídeo inativo de BHPM. A meia-vida plasmática de eliminação do glicuronídeo de BHPM foi estimada em cerca de 16,5 horas. Após a administração de bisacodil comprimido revestido, em média 51,8% da dose foi recuperada nas fezes como BHPM livre e em média 10,5% da dose foi recuperada na urina como glicuronídeo de BHPM.

Toxicologia

A toxicidade oral aguda do bisacodil é baixa em roedores e não roedores, e excedeu 2 g/kg.

Cães toleraram níveis da dose de até 15 g/kg. Os principais sinais clínicos de toxicidade aguda foram diarreia, diminuição da atividade motora e pilo-ereção.

Estudos de toxicidade de dose repetida de até 26 semanas foram realizados em ratos, porcos de pequeno porte e macacos rhesus. Como esperado, o fármaco causou diarreia severa dose-dependente em todas as espécies, com exceção aos porcos de pequeno porte. Não houve alterações histopatológicas distintas e, em particular, nenhuma nefrotoxicidade foi relacionada ao fármaco. O bisacodil induziu lesões proliferativas observadas na bexiga de ratos tratados durante 32 semanas. Essas proliferações não são atribuíveis ao bisacodil por si; elas são consideradas secundárias à formação de microcálculos devido às alterações nos eletrólitos urinários e, portanto, não possuem relevância biológica para o homem.

Os dados de uma bateria abrangente de estudos de mutagenicidade bacteriana e de mamífero não mostraram potencial genotóxico do bisacodil. Além disso, o bisacodil não causou aumento significativo na transformação morfológica das células do embrião de Hamster-Sírio (SHE). Em contraste com o laxante genotóxico e carcinogênico da fenolftaleína, o bisacodil não apresentou potencial mutagênico em testes apropriados.

Não estão disponíveis estudos convencionais de carcinogenicidade (durante a vida) para o bisacodil. Devido à semelhança terapêutica com a fenolftaleína, o bisacodil foi investigado em modelo de rato transgênico p53 durante 26 semanas.

Nenhuma neoplasia relacionada ao tratamento foi observada em doses orais de 8.000 mg/kg/dia.

Não foram encontrados efeitos teratogênicos em ratos e coelhos (Categoria B de Risco de gravidez no FDA) em doses de até 1.000 mg/kg/dia que excedem a dose diária máxima recomendada (MRHDDMaximum Recommended Human Daily Dose - Dose Máxima Diária Recomendada em Humanos) (com base em mg/m2) em pelo menos 800 vezes. Em rato, observou-se materno e embriotoxicidade em doses 80 vezes superiores às do MRHDD.

Lacton® comprimido revestido deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C) e protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto físico e características organolépticas

Lacton® comprimido revestido possui cor amarela e formato arredondado sem vinco no comprimido.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Registro M.S - Nº: 1.0963.0058 

Fabricado por:
Blanver Farmoquímica Ltda Rua Lúcia, 123
CEP: 06.708.170 
PQ São George - Cotia - SP
Farm. Resp.: Ricardo Luís Valentim - CRF/SP- 13.226

Distribuído por: 
Theodoro F. Sobral & Cia Ltda.
Rua Bento Leão, 25 Centro - Floriano - PI
CNPJ: 06.597.801/0001-62 
Indústria Brasileira
Farm. Resp.: Marcos Antonio Mendes de Carvalho - CRF/P1-342


Especificações sobre o Lacton

Caracteristicas Principais

Fabricante:

Tipo do Medicamento:

Similar Intercambiável

Necessita de Receita:

Isento de Prescrição Médica

Principio Ativo:

Categoria do Medicamento:

Classe Terapêutica:

Especialidades:

Gastroenterologia

Cirurgia gastroenterológica

Preço Máximo ao Consumidor:

PMC/SP R$ 35,77

Preço de Fábrica:

PF/SP R$ 26,85

Registro no Ministério da Saúde:

1096300580045

Código de Barras:

7897732627079

Temperatura de Armazenamento:

Temperatura ambiente

Produto Refrigerado:

Este produto não precisa ser refrigerado

Bula do Paciente:

Bula do Profissional:

Modo de Uso:

Uso oral

Pode partir:

Esta apresentação não pode ser partida

LACTON É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.


Sobre a Sobral

A empresa foi fundada em 1911, engajada em uma luta para oferecer benefícios à saúde da população. Possui a missão de disponibilizar medicamentos, produtos e serviços de qualidade, que proporcionem saúde e bem-estar. 

Atualmente, o laboratório conta com mais de 300 colaboradores e 31 representantes, que atuam em todo o território brasileiro. Seu objetivo é manter uma tradição de sempre se renovar para oferecer o melhor para a população.

Fonte: laboratoriosobral.com.br

Ofertas Recomendadas

Oferta

Melhor Oferta

Ajuda

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.