Remédios para Infecção Urinária
(1171)Preço
Tipo de receita
- Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
- Branca 2 Vias (Antibiótico - Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
- Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
- Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
- Isento de Prescrição Médica
Classe terapêutica
- Fluorquinolonas Orais
- Penicilinas Orais de Amplo Espectro
- Cefalosporinas Orais
- Cefalosporinas Injetáveis
- Carbapenemes E Penemes
- Penicilinas Injetaveis De Amplo Espectro
- Fluorquinolonas Injetáveis
- Associações De Trimetoprima E Similares
- Polimixinas
- Antibióticos Glucopeptídeos
Forma farmacêutica
- Pó para solução injetável
- Comprimido revestido
- Solução injetável
- Cápsula gelatinosa dura
- Comprimido
- Pó para suspensão oral
- Suspensão oral
- Cápsula dura
- Cápsula
- Drágea
Categoria
- Infecção Urinária
- Medicamentos
- Antibióticos
- Pele e Mucosa
- Sinusite
- Saúde da Mulher
- Pneumonia
- Doenças dos Ossos
- Aparelho Digestivo
- Saúde do Homem
Dosagem
- 500mg
- 1g
- 50mg/mL
- 400mg
- 2mg/mL
- 1000mg
- 750mg
- 100mg
- 2g
- 5mg/mL
Fabricante
- ABL Brasil
- Eurofarma - Momenta
- Blau
- Aurobindo Pharma do Brasil
- Teuto
- Halex Istar
- Prati-Donaduzzi
- BioChimico
- Mylan
- Nova Química
Princípio ativo
- Cloridrato de Ciprofloxacino
- Amoxicilina
- Levofloxacino
- Cefalexina
- Meropeném
- Cloridrato de Cefepima
- Sulfametoxazol + Trimetoprima
- Piperacilina Sódica + Tazobactam Sódico
- Norfloxacino
- Axetilcefuroxima
Tipo do medicamento
- Genérico
- Similar Intercambiável
- Similar
- Novo
- Referência
- Outros
- Biológico
- Específico
Quantidade
- 10 Unidades
- 14 Unidades
- 100 mL
- 0
- 1 Unidades
- 20 Unidades
- 7 Unidades
- 150 mL
- 6 Unidades
- 8 Unidades
Tudo sobre Infecção Urinária
A infecção urinária é um problema que pode acomenter tanto pessoas do sexo feminino quanto do masculino.
Nos primeiros anos da infância, a manifestação é mais comum em meninos, já na adolescência e na vida adulta ela, geralmente, tende a surgir com mais frequência em meninas e mulheres.
Isso ocorre porque a uretra feminina é mais curta e próxima ao anus em relação a masculina, contribuindo para que haja condições para a proliferação de bactérias.
Também pode ser causada quando microrganismos entram pelas vias linfáticas ou, ainda, quando as bactérias atingem o rim por meio da corrente sanguínea.
Cabe pontuar que a infecção urinária pode acontecer em todo o todo trato urinário e existem nomes específicos para cada situação. Veja a seguir:
- Chamamos de cistite quando afeta a bexiga;
- Uretrite quando atinge a uretra;
- Pielonefrite é o nome dado a infecção nos rins.
Outro ponto importante a ser comentado é que existem grandes possibilidades de uma infecção urinária na gravidez, porque a imunidade pode estar baixa ou por conta do resíduo pós-miccional, quando há uma pequena barreira que dificulta toda a passagem da urina e uma pequena porção dela fica parada na bexiga.
Algumas práticas podem ajudar a minimizar a dor e a ardência, funcionando como verdadeiros remédios para infecção urinária, como o consumo de água elevado, não usar roupas apertadas e fazer a higienização correta das partes íntimas.
Mas cuidado, a limpeza extremamente excessiva também pode baixar o pH natural e acabar facilitando a proliferação de bactérias.
Quando não cuidado, o problema pode se transformar em uma infecção generalizada e acabar comprometendo o sistema urinário por completo, mais do que isso, em casos extremos, pode levar a óbito.
Em qualquer situação que envolva essa doença, se o médico sentir a necessidade, pode receitar antibiótico para infecção urinária, contudo para realizar a compra é necessário apresentar uma receita específica na farmácia.
Por isso, é extremamente importante ir em consultas médicas caso sinta ardência ao urinar ou coceira nas partes íntimas.
Quando criança, o médico adequado para realizar o atendimento é o pediatra, já na vida adulta é necessário procurar um urologista, combinado?
O que pode piorar uma infecção urinária?
Algumas atitudes podem piorar o quadro de infecção urinária, como o baixo consumo de água, roupas íntimas apertadas, a ingestão de café e temperos muito fortes.
A má higienização, segurar a urina por muito tempo e até mesmo após relações sexuais também podem causar problemas em todo o trato urinário.
Quais são os motivos que causam infecção urinária?
O principal motivo responsável por causar infecção urinária é a presença de bactérias em nosso corpo, sendo a mais comum a Escherichia coli, na urina que acontece a eliminação, mas ela é encontrada no intestino.
A infecção também pode acontecer quando microrganismos que se deslocam por meio de vias linfáticas ou quando caminham pela corrente sanguínea, chegando até os rins.
Mas existem condições que podem facilitar a presença da infecção urinária ou piorar o quadro, como não realizar a troca de absorventes, fazer pouco consumo de água e segurar a urina por muito tempo.
É possível transmitir infecção urinária?
A ideia de que a infecção urinária é transmissível na relação sexual é um grande mito, pois ela não é uma IST (infecção sexualmente transmissível). No entanto, se o parceiro sexual não realiza a higienização adequada, bactérias que estão em suas partes íntimas podem se alojar na vagina durante o ato sexual fazendo com que a mulher possa desenvolver a infecção.
Contudo, normalmente, a infecção é causada pelas bactérias presentes no próprio organismo, como a Staphylococcus saprophyticus, algumas espécies de Klebsiella, Proteus e Enterococcus faecalis. Também existe a possibilidade de ser causada por alguns fungos.
O que fazer para aliviar a dor de infecção urinária?
Alguns sintomas de infecção urinária podem piorar se não for cuidado, mas o principal método que pode ser adotado para aliviar a dor é realizar banhos de assento.
Mas há ações que podem ser adotadas a fim de prevenir ou melhorar os sintomas, como:
- Não prender a urina por muito tempo, porque, além de contribuir para o desenvolvimento da infecção urinária, também pode piorar o quadro caso já tenha um diagnóstico de infecção;
- A água é um líquido que precisamos consumir com frequência, e esse hábito precisa ser ainda mais intensificado quando trata-se de uma infecção urinária, para que as bactérias sejam expelidas com mais facilidade do trato urinário;
- Higienizar muito bem a região íntima também contribui para a cura do problema..
Quando devo me preocupar com infecção de urina?
A preocupação com a infecção urinária deve ser imediata já que para que seja curada é necessário o consumo de medicamentos, como antibióticos.
Mas há casos gravíssimos em que há sangue na urina do homem ou da mulher, essa situação é perigosa, principalmente quando surge febre e até mesmo ardências demasiadamente agudas.
Desta maneira, é fundamental procurar ajuda médica para que o incômodo não se transforme em uma infecção generalizada.