Calsan contém uma rica fonte de cálcio que é um mineral essencial, necessário para a formação e manutenção dos ossos.
O cálcio também desempenha um papel importante em diversas funções corporais. É essencial para o funcionamento do coração, nervos e músculos, bem como para a coagulação do sangue. Além disso, serve de mediador para a ação de muitos hormônios.
Para realizar estes vários papéis, o cálcio deve estar disponível na concentração adequada.
O cálcio é utilizado:
- Para a prevenção e tratamento da deficiência de cálcio e podem ser usados, juntamente com outros medicamentos, para prevenir e tratar uma condição chamada osteoporose (enfraquecimento dos ossos);
- Em conjunto com a vitamina D3, para o tratamento de raquitismo (amolecimento dos ossos em crescimento em crianças) e osteomalácia (amolecimento dos ossos adultos);
- Em mulheres grávidas;
- Em mulheres que estejam amamentando;
- Em crianças e adolescentes acima de 12 anos, que estejam em fases de crescimento rápido;
- Quando a alimentação é pobre em cálcio (como nos casos de má nutrição ou subnutrição).
Como o Calsan funciona?
O cálcio é um mineral essencial para o organismo, principalmente para a formação dos ossos e a prevenção do enfraquecimento. Deve-se ter em conta que a necessidade média diária de cálcio é de 800 a 1.200 mg, podendo chegar até 1.600 mg durante a gravidez e a amamentação.
Assim, recomenda-se a suplementação com cálcio em casos em que seu organismo necessita de uma quantidade maior de cálcio do que se pode obter com a alimentação. Essa quantidade aumentada pode ser necessária tanto para que os ossos sejam bem formados (como nos casos de pouca ingestão de leite e derivados ou em fases onde os adolescentes estejam crescendo muito rapidamente), como nos casos onde o consumo seja maior (como durante a gravidez e a amamentação ou nos casos de osteoporose em mulheres após a menopausa).
Os comprimidos mastigáveis de Calsan contêm cálcio suficiente para fazer parte de um esquema de suplementação das quantidades necessárias diária.