Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Ceto-C para Cães 400mg, caixa com 20 comprimidos

    Cepav

    Selecione a variação do produto

    Ceto-C para Cães 400mg, caixa com 20 comprimidos
    • Cetoconazol
    • Receita Simples - Veterinário

    • Temperatura ambiente

    • Não pode ser partido

    Bula do Ceto-C

    Ceto-C, para o que é indicado e para o que serve?

    Ceto-C® é indicado para o uso em cães (200 mg e 400 mg) e gatos (200 mg), no tratamento das infecções cutâneas e sistêmicas causadas por fungos e leveduras, tais como Microsporum canis, M. gypseum, Trichophyton mentagrophytes, Malassezia pachydermatis, Candida spp., Cryptococcus spp., Histoplasma spp. e Blastomyces spp.

    Como o Ceto-C funciona?

    O cetoconazol é uma droga sintética, pertencente ao grupo dos imidazóis, com atividade antifúngica de amplo espectro. O cetoconazol tem demonstrado ainda atividade contra bactérias Gram-positivas.

    Os mecanismos de ação do cetoconazol consistem na inibição da biossíntese do ergosterol e na sua união aos fosfolipídeos da membrana da célula fúngica. Ambos os mecanismos alteram a permeabilidade da membrana permitindo a saída do conteúdo celular. Além disso, parece haver uma inibição da atividade da citocromoxidase C e da peroxidase, o que ocasiona um aumento de peróxido intracelular e a morte da célula fúngica.

    Quando administrado por via oral, o cetoconazol é absorvido e após uma dose de 10 mg/kg de peso, atinge uma concentração máxima no plasma, da ordem de 8,9 µg/mL dentro de 1 a 2 horas. A total absorção da droga requer meio ácido. A metabolização se dá no fígado, onde é transformado em substâncias inativas, as quais são eliminadas mediante excreção biliar. O cetoconazol apresenta uma boa distribuição nos tecidos.

    Quais as contraindicações do Ceto-C?

    Não administrar em fêmeas gestantes e em lactação.

    Não administrar Ceto-C® com antiácidos e antagonistas histaminérgicos H2 (por exemplo: cimetidina e ranitidina). Não administrar em pacientes com insuficiência hepática.

    Como usar o Ceto-C?

    Comprimido 200 mg

    Cães e Gatos

    No tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 200 mg de cetoconazol para cada 20 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia.

    No tratamento das micoses sistêmicas, administrar 1 (um) comprimido contendo 200 mg de cetoconazol para cada 10 kg de peso corporal, equivalente a 20 mg de princípio ativo / kg de peso / dia.

    As dosagens poderão ser ajustadas a critério do Médico Veterinário.

    A duração do tratamento depende da avaliação clínica pelo Médico Veterinário.

    Geralmente, em micoses cutâneas, 3 a 4 semanas de tratamento são suficientes, enquanto as onicomicoses e as micoses sistêmicas requerem tratamento de 6 a 12 meses, a critério do Médico Veterinário.

    Comprimido 400 mg

    Para cães, no tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 40 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia.

    No tratamento das micoses sistêmicas, administrar 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 20 kg de peso corporal, equivalente a 20 mg de princípio ativo / kg de peso / dia.

    As dosagens poderão ser ajustadas a critério do Médico Veterinário.

    A duração do tratamento depende da avaliação clínica pelo Médico Veterinário.

    Geralmente, em micoses cutâneas, 3 a 4 semanas de tratamento são suficientes, enquanto as onicomicoses e as micoses sistêmicas requerem tratamento de 6 a 12 meses, a critério do Médico Veterinário.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Ceto-C?

    Administrar juntamente com alimento. Ceto-C® requer meio ácido estomacal para uma boa absorção do princípio ativo.

    Não interromper o tratamento sem recomendação do Médico Veterinário.

    Em casos de qualquer sinal de intolerância ao tratamento, suspender a medicação e consultar o Médico Veterinário.

    Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Ceto-C maior do que a recomendada?

    A administração oral de doses muito elevadas (acima de 80 mg/kg/dia) durante longos períodos, pode causar hepatite grave.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Ceto-C?

    Quando administrado por via oral, os eventuais efeitos secundários do cetoconazol em cães podem ser inapetência, vômitos, prurido, alopecia e alteração da coloração da pelagem.

    Exclusivo Comprimido 200 mg: Em gatos o tratamento via oral, pode provocar anorexia, vômitos, abatimento, diarreia e febre.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ceto-C com outros remédios?

    O Cetoconazol é metabolizado principalmente através do CYP3A4. Outras substâncias que também dividem essa via metabólica ou que modificam a atividade de CYP3A4 podem influenciar a farmacocinética de Cetoconazol.

    De forma semelhante, o Cetoconazol pode modificar a farmacocinética de outras substâncias que dividem a mesma via metabólica.

    O Cetoconazol é um potente inibidor do CYP3A4 e um inibidor da glicoproteína-P.

    Quando usar outra medicação concomitante, a bula correspondente deve ser consultada para informação sobre a rota de metabolismo e sobre a possível necessidade de ajuste de doses.

    Estudos de interação foram realizados apenas em adultos. A relevância dos resultados desses estudos em pacientes pediátricos é desconhecida.

    Medicamentos que podem diminuir as concentrações plasmáticas de Cetoconazol

    Medicamentos que reduzem a acidez gástrica (por exemplo, medicamentos que neutralizam a acidez, tais como hidróxido de alumínio, ou supressores da secreção ácida, tais como antagonistas do receptor-H2 e inibidores da bomba de próton) prejudicam a absorção de Cetoconazol dos comprimidos de Cetoconazol. Esses medicamentos devem ser usados com cautela quando coadministrados com comprimidos de Cetoconazol.

    • Cetoconazol deve ser administrado com uma bebida ácida (tal como refrigerante de cola não dietético) quando em cotratamento com medicamentos que reduzem a acidez gástrica;
    • Medicamentos que neutralizam a acidez (por exemplo, hidróxido de alumínio) devem ser administrados, pelo menos, 1 hora antes ou 2 horas após a ingestão de Cetoconazol;
    • Quando em coadministração, a atividade antifúngica deve ser monitorada e a dose de Cetoconazol aumentada, quando necessário.

    A coadministração de Cetoconazol com indutores potentes da enzima CYP3A4 pode diminuir a biodisponibilidade de Cetoconazol a tal extensão que a eficácia pode ser reduzida. Exemplos incluem:

    Portanto, a administração de indutores potentes da enzima CYP3A4 com Cetoconazol não é recomendada. O uso desses medicamentos deve ser evitado a partir de 2 semanas antes e durante o tratamento com Cetoconazol, a menos que os benefícios superem o risco da eficácia potencialmente reduzida de Cetoconazol. Quando em coadministração, a atividade antifúngica deve ser monitorada e a dose de Cetoconazol aumentada, se necessário.

    Medicamentos que podem aumentar as concentrações plasmáticas de Cetoconazol

    Inibidores potentes de CYP3A4 (por exemplo, antivirais tais como ritonavir, darunavir com reforço de ritonavir e fosamprenavir com reforço de ritonavir) podem aumentar a biodisponibilidade de Cetoconazol. Esses medicamentos devem ser usados com cautela quando coadministrados com comprimidos de Cetoconazol.

    Pacientes que devem tomar Cetoconazol concomitantemente a inibidores potentes de CYP3A4 devem ser monitorados com cautela para sinais ou sintomas de efeitos farmacológicos aumentados ou prolongados de Cetoconazol, e a dose de Cetoconazol deve ser reduzida, se necessário. Quando apropriado, as concentrações plasmáticas de Cetoconazol devem ser avaliadas.

    Medicamentos que podem ter suas concentrações plasmáticas aumentadas por Cetoconazol

    O Cetoconazol pode inibir o metabolismo de medicamentos metabolizados por CYP3A4 e pode inibir o transporte de medicamentos pela glicoproteína-P, que pode resultar em concentrações plasmáticas aumentadas desses medicamentos e/ou de seu(s) metabólito(s) ativo(s) quando administrados com Cetoconazol. Essas concentrações plasmáticas elevadas podem aumentar ou prolongar ambos os efeitos terapêuticos e adversos desses medicamentos. Medicamentos metabolizados por CYP3A4 conhecidos por prolongar o intervalo QT podem ser contraindicados com Cetoconazol, pois essa combinação pode levar a taquiarritmias ventriculares, incluindo ocorrências de “Torsade de Pointes”, uma arritmia potencialmente fatal.

    Os medicamentos que interagem são caracterizados como segue:

    • “Contraindicados”: Sob nenhuma circunstância o medicamento deve ser coadministrado com Cetoconazol, e até uma semana após a descontinuação do tratamento com Cetoconazol;
    • Não recomendados”: O uso do medicamento deve ser evitado durante e até uma semana após a descontinuação do tratamento com Cetoconazol, a menos que os benefícios superem os riscos potencialmente aumentados de efeitos colaterais. Se a coadministração não pode ser evitada, monitoramento clínico para sinais e sintomas de efeitos aumentados ou prolongados ou efeitos colaterais dos medicamentos que interagem é recomendado, e sua dosagem deve ser reduzida ou interrompida, se necessário. Quando apropriado, concentrações plasmáticas devem ser avaliadas;
    • “Use com cautela”: É recomendado um monitoramento cuidadoso quando o medicamento é coadministrado com Cetoconazol. Quando em coadministração, pacientes devem ser monitorados de perto para sinais ou sintomas de efeitos aumentados ou prolongados ou efeitos colaterais de medicamentos que interagem, e sua dosagem deve ser reduzida, se necessário. Quando apropriado, as concentrações plasmáticas devem ser avaliadas.

    Exemplos de medicamentos que podem ter suas concentrações plasmáticas aumentadas por Cetoconazol, apresentados por classe de medicamento com recomendação sobre a coadministração com Cetoconazol:

    Classe de medicamento Contraindicado Não recomendado Use com cautela
    Alfa bloqueadores   Tansulosina  
    Analgésicos Levacetilmetadol (levometadil), metadona Fentanila Alfentanila, buprenorfina IV e sublingual, oxicodona, sufentanila
    Antiarrítmicos Disopiramida, dofetilida, dronedarona, quinidina   Digoxina
    Antibacterianos   Rifabutina  
    Anticoagulantes e Medicamentos Antiplaquetários   Apixabana, rivaroxabana Cumarinas, cilostazol, dabigatrana
    Anticonvulsivantes   Carbamazepina  
    Antidiabéticos     Repaglinida, saxagliptina
    Anti-helmínticos e Antiprotozoários Halofantrina   Praziquantel
    Anti-histamínicos Astemizol, mizolastina, terfenadina   Bilastina, ebastina
    Medicamentos Antienxaqueca Alcaloides de ergot, tais como di-hidroergotamina, ergometrina (ergonovina), ergotamina, metilergometrina (metilergonovina)   Eletriptana
    Antineoplásicos Irinotecano Dasatinibe, nilotinibe, sunitinibe, trabectedina Bortezomibe, bussulfano, docetaxel, erlotinibe, imatinibe, ixabepilona, lapatinibe, trimetrexato, alcaloides da vinca
    Antipsicóticos, Ansiolíticos e Hipnóticos Lurasidona, midazolam oral, pimozida, sertindol, triazolam   Alprazolam, aripiprazol, brotizolam, buspirona, haloperidol, midazolam IV, perospirona, quetiapina, ramelteon, risperidona
    Antivirais     Maraviroque, indinavir, saquinavir
    Beta Bloqueadores     Nadolol
    Bloqueadores do Canal de cálcio Bepridil, felodipina, lercanidipina, nisoldipina   Outras di-hidropiridinas, verapamil
    Medicamentos Cardiovasculares, Diversos Ivabradina, ranolazina   Aliscireno
    Diuréticos Eplerenona    
    Medicamentos Gastrintestinais Cisaprida, domperidona   Aprepitanto
    Imunossupressores   Everolimo Budesonida, ciclesonida, ciclosporina, dexametasona, fluticasona, metilprednisolona, rapamicina (também conhecida como sirolimo), tacrolimo, tensirolimo
    Medicamentos Reguladores de Lipídios Lovastatina, sinvastatina   Atorvastatina
    Medicamentos Respiratórios   Salmeterol  
    Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS), Antidepressivos Tricíclicos e Relacionados     Reboxetina
    Medicamentos Urológicos   Vardenafila Fesoterodina, imidafenacina, sildenafila, solifenacina, tadalafila, tolterodina
    Outros Colchicina, em pacientes com insuficiência renal ou hepática Colchicina *Álcool, alitretinoína (formulação oral), cinacalcete, mozavaptana, tolvaptana

    *Casos excepcionais têm sido relatados de reações tipo dissulfiram ao álcool, caracterizadas por rubor, erupção cutânea, edema periférico, náusea e cefaleia. Todos os sintomas se resolveram completamente dentro de poucas horas.

    Qual a composição do Ceto-C?

    Ceto-C® 200 mg

    Cada comprimido de 650 mg contém:

    Cetoconazol 200,0 mg
    Excipientes q.s.p 650,0 mg

    Ceto-C® 400 mg

    Cada comprimido de 1 g contém:

    Cetoconazol 400,0 mg
    Excipientes q.s.p 1,0 g

    Como devo armazenar o Ceto-C?

    Conservar em local fresco e seco (entre 15ºC e 30ºC), ao abrigo de luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

    Dizeres Legais do Ceto-C

    Responsável Técnico:
    Dr. Fábio Alexandre Rigos Alves
    CRMV/SP: 9321

    Proprietário e Fabricante:
    Cepav Pharma Ltda.
    Rua Dom Bento Pickel, 605 - Casa Verde
    São Paulo - SP- CEP:02544-000
    CNPJ: 71.846.612/0001-48
    Indústria Brasileira

    SAC
    (11) 3872-2111
    info@cepav.com.br

    Venda sob prescrição do Médico Veterinário.

    Apresentações do Ceto-C

    Comprimido 200 mg e 400 mg

    Em cartuchos contendo blister com 10, 20 ou 30 comprimidos.

    Uso oral.

    Uso veterinário.

    Especificações sobre o Ceto-C

    Caracteristicas Principais

    FabricanteCepav
    Tipo do MedicamentoOutros
    Necessita de ReceitaReceita Simples - Veterinário
    Princípio AtivoCetoconazol
    Categoria do ProdutoMedicamentos Veterinários Antibióticos
    EspecialidadesInfectologia
    Código de Barras7898931883068
    Temperatura de ArmazenamentoTemperatura ambiente
    Produto RefrigeradoEste produto não precisa ser refrigerado
    Bula do PacienteBula do Ceto-C
    Modo de UsoUso oral
    Pode partirEsta apresentação não pode ser partida
    Ceto-C É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.