Creon contém uma mistura de enzimas chamada pancreatina. A pancreatina ajuda na digestão da comida. As enzimas são recolhidas de glândulas do pâncreas do porco. Creon cápsulas contém microgrânulos que liberam a pancreatina devagar no seu intestino (os microgrânulos são chamados de minimicroesferas).
Creon é usado por crianças e adultos com insuficiência exócrina do pâncreas (quando as glândulas pancreáticas não produzem enzimas em quantidade suficiente para a digestão dos alimentos).
Esta condição costuma estar associada, mas não exclusivamente, às seguintes situações
Fibrose cística, uma rara doença genética, obstrução dos tubos do pâncreas ou da vesícula biliar (ductos pancreáticos e ducto biliar comum), inflamação crônica do pâncreas (pancreatite crônica), retirada de parte ou de todo o pâncreas (pancreatectomia parcial ou total), retirada de parte ou de todo o estômago (gastrectomia parcial ou total), câncer no pâncreas, cirurgia de bypass gastrointestinal, síndrome de Shwachman-Diamond, uma doença hereditária rara.
Como o Creon funciona?
A enzima de Creon age digerindo a comida quando ela passa pelo intestino. Você deve ingerir Creon durante ou após as refeições e lanches. Isto irá permitir que as enzimas se misturem com a comida. O início da ação farmacológica é esperado tão logo as enzimas cheguem junto ao quimo no duodeno (pH >5,5).