Ferrocarbonila
(6)Preço
Tipo de receita
- Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Classe terapêutica
- Ferro Puro
Forma farmacêutica
- Comprimido mastigável
- Comprimido revestido
Categoria
- Anemia
- Medicamentos
Dosagem
- 44.9mg
- 126mg
Fabricante
- Herbarium
- Aché - Melcon
Princípio ativo
- Ferrocarbonila
Tipo do medicamento
- Similar
- Específico
Quantidade
- 45 Unidades
- 30 Unidades
- 50 Unidades
- 60 Unidades
- 90 Unidades
Bula do Ferrocarbonila
Ferrocarbonila, para o que é indicado e para o que serve?
Ferrocarbonila é indicado nos casos de anemia por deficiência de ferro no organismo, que pode ser gerada pela ingestão de uma dieta deficitária, infecções ou verminoses. É indicado também para crianças em fase de crescimento acelerado que necessitam de um aporte maior de ferro.
Quais as contraindicações do Ferrocarbonila?
Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto.
É contraindicado para pacientes que estejam recebendo administração parenteral de ferro, transfusões sanguíneas repetidas, anemia onde a causa não é a deficiência de ferro, pacientes com desordens hematológicas, hemocromatose e/ou hemossiderose.
Tipo de receita
Como usar o Ferrocarbonila?
Embora este medicamento apresente um dispositivo de segurança (tampa resistente a crianças) sua administração deve sempre ser auxiliada por um adulto, a fim de evitar uma superdosagem.
Recomenda-se ingerir o medicamento com estômago vazio para facilitar o processo de absorção, porém alguns indivíduos mais sensíveis, que apresentarem distúrbios gástricos (por exemplo, dor de estômago) podem ingerir imediatamente após a principal refeição para diminuir estas reações.
O ácido ascórbico (vitamina C) presente em frutas, como por exemplo frutas cítricas, facilita a absorção intestinal do ferro.
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.
Posologia
Mastigar 1 (um) comprimido ao dia, 1 hora antes da principal refeição, ou a critério médico.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Ferrocarbonila?
Pacientes mais sensíveis quando submetidos ao tratamento com ferro podem, ocasionalmente, apresentar distúrbios gastrintestinais, tais como náusea, vômito, dor epigástrica, cólica e constipação intestinal.
Nesses pacientes a administração imediatamente após a principal refeição diminui estes possíveis efeitos.
As fezes podem se tornar escuras quando o ferro é administrado por via oral. Esta coloração é causada pela presença do ferro não absorvido, e é inofensiva.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ferrocarbonila com outros remédios?
Evitar o uso concomitante de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e ferro, pois o ferro também pode irritar o trato gastrintestinal assim como os AINES.
Cloranfenicol pode reduzir a resposta ao tratamento com ferro. Deferoxamina é uma droga quelante que diminui os níveis de ferro no organismo.
O ferro diminui a absorção de antibióticos do tipo fluoroquinolonas, os quais incluem ciprofloxacino, levofloxacino, ofloxacino e outros.
O uso concomitante com ferro também reduz a absorção de tetraciclinas.
Recomenda-se que estes antibióticos sejam ingeridos ao menos 2 horas antes ou 2 horas depois da ingestão de suplementação com ferro.
Quais cuidados devo ter ao usar o Ferrocarbonila?
Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
Pessoas com histórico de doença nos rins, doença intestinal, úlcera péptica, enterite, colite, pancreatite, hepatite, devem consultar um médico antes de ingerir o mineral ferro.
Qual a ação da substância do Ferrocarbonila?
Características farmacológicas
Ferrocarbonila é um medicamento que possui em sua composição o ferro. Este mineral é parte integrante de muitas proteínas e enzimas que mantém a boa saúde do organismo humano. O ferro pode existir no estado de oxidação variando de -2 a + 6. Nos sistemas biológicos, este estado de oxidação ocorre primeiramente nos estados ferroso (+2), férrico (+3) e ferrílico (+4). A interconversão de um estado de oxidação para outro é um mecanismo através do qual o ferro pode se unir a ligantes.
Os ligantes mais comuns para o ferro são o oxigênio, nitrogênio e átomos de enxofre. Quatro principais classes de proteínas contendo oxigênio existem no sistema dos mamíferos proteínas heme contendo ferro (hemoglobina, mioglobina e citocromos), enzimas enxofre-ferro (flavoproteínas, hemeflavoproteínas), proteínas para armazenamento e estoque de ferro (transferrina, lactoferrina, ferritina, hemossiderina), e outras enzimas contendo ferro ou enzimas ativas (enzimas contendo enxofre, enzimas não heme).
O movimento do oxigênio do meio ambiente para os tecidos é uma das funções chaves do ferro. O oxigênio está ligado a um anel porfirina contendo ferro, o qual faz parte do grupo prostético da hemoglobina com eritrócitos e como parte da mioglobina como um facilitador da difusão do oxigênio nos tecidos.
A mioglobina está localizada no citoplasma das células musculares e aumenta a frequência de difusão do oxigênio dos eritrócitos capilares para o citoplasma e mitocôndria. A concentração de mioglobina no músculo é drasticamente reduzida na deficiência de ferro no tecido, limitando a frequência de difusão do oxigênio dos eritrócitos para a mitocôndria.
Interação Alimentícia: posso usar o Ferrocarbonila com alimentos?
O cálcio e o ácido fítico presente em legumes, grãos e arroz; os polifenóis, encontrados em algumas frutas, vegetais, café, chá e temperos, diminuem a absorção de ferro.
DCB (Denominação Comum Brasileira)
Doenças relacionadas
Especialidades Médicas
Nutricionista
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Ferrocarbonila
Ler a bula do Ferrocarbonila completa