Logo
  • Categorias
  • Inserzi

    Organon
      • Etonogestrel
      • Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

      • Temperatura ambiente

      • Não pode ser partido

      Bula do Inserzi

      Qual a ação da substância do Inserzi?

      Resultados de eficácia

      O efeito contraceptivo de Etonogestrel é obtido principalmente por inibição da ovulação. Não foram observadas ovulações nos primeiros 2 anos de uso e só raramente no terceiro ano. Além da inibição da ovulação, Etonogestrel também causa alterações no muco cervical, que impedem a passagem de espermatozoides. Os estudos clínicos foram conduzidos em mulheres com idades entre 18 e 40 anos. Embora não tenha sido feita nenhuma comparação direta, a eficácia contraceptiva pareceu ser, pelo menos, comparável àquela dos anticoncepcionais orais combinados.

      O alto grau de proteção contra a gravidez é obtido porque, entre outras razões, em comparação aos anticoncepcionais orais, a ação contraceptiva de Etonogestrel não depende da ingestão regular de comprimidos. A ação contraceptiva de Etonogestrel é reversível, o que é perceptível pelo rápido retorno ao ciclo menstrual normal após a retirada do implante. Embora Etonogestrel iniba a ovulação, a atividade ovariana não é totalmente suprimida.2 A concentração média de estradiol permanece acima do nível observado na fase pré-folicular.

      Características farmacológicas

      Propriedades farmacodinâmicas

      Grupo farmacoterapêutico: progestagênios.

      Classificação ATC: G03ACO8.

      Etonogestrel é um implante subdérmico, não biodegradável, contendo Etonogestrel, que é o metabólito biologicamente ativo do desogestrel, um progestagênio amplamente utilizado em anticoncepcionais orais. É estruturalmente derivado da 19-nortestosterona e liga-se com alta afinidade aos receptores de progesterona nos órgãos-alvo.

      Em um estudo de 2 anos, no qual a densidade mineral óssea de 44 usuárias de Etonogestrel foi comparada com a do grupo-controle de 29 usuárias de DIU, não foram observados efeitos adversos sobre a massa óssea. Durante o uso de Etonogestrel, não foram observados efeitos clinicamente relevantes sobre o metabolismo lipídico. O uso de anticoncepcionais contendo progestagênios pode ter um efeito sobre a resistência à insulina e a tolerância à glicose. Estudos clínicos também mostraram que as usuárias de Etonogestrel frequentemente têm sangramento menstrual menos doloroso (dismenorreia).

      Propriedades farmacocinéticas

      Absorção

      Após a inserção de Etonogestrel, o Etonogestrel é rapidamente absorvido, passando para a circulação. As concentrações que inibem a ovulação são atingidas em 1 dia. As concentrações séricas máximas (entre 472 e 1270 pg/mL) são atingidas entre 1 a 13 dias. O índice de liberação do implante diminui com o tempo. Como resultado, as concentrações séricas diminuem rapidamente durante os primeiros meses.

      No fim do primeiro ano, a concentração média é de cerca de 200 pg/mL (variação de 150 a 261 pg/mL), diminuindo lentamente para 156 pg/mL (variação de 111 a 202 pg/mL) no final do terceiro ano. As variações observadas nas concentrações séricas podem ser parcialmente atribuídas a diferenças no peso corporal.

      Distribuição

      95,5 a 99% do Etonogestrel ligam-se a proteínas séricas, predominantemente à albumina e, em menor extensão, à globulina transportadora de hormônios sexuais. Os volumes de distribuição central e total são de 27 e 220 litros, respectivamente, e dificilmente são alterados durante o uso de Etonogestrel.

      Metabolismo

      O Etonogestrel sofre hidroxilação e redução. Os metabólitos são conjugados em sulfatos e glicuronídeos. Estudos em animais mostram que a circulação entero-hepática provavelmente não contribui para a atividade progestagênica do Etonogestrel.

      Eliminação

      Após a administração intravenosa de Etonogestrel, a meia-vida média de eliminação é de cerca de 25 horas e a depuração sérica é de aproximadamente 7,5 L/h. A depuração e a meia-vida de eliminação permanecem constantes durante o período de tratamento. O Etonogestrel e seus metabólitos são excretados como esteroides livres ou conjugados através da urina e fezes (1,5:1).

      Após a inserção de Etonogestrel em mulheres lactantes, o Etonogestrel é excretado no leite na razão leite/soro de 0,44-0,50 durante os primeiros quatro meses. Em mulheres lactantes que utilizam Etonogestrel a média de transferência de Etonogestrel para o lactente é de, aproximadamente, 0,2% da dose materna diária de Etonogestrel (2,2% quando os valores são normalizados por quilo de peso). As concentrações apresentam declínio gradual e estatisticamente significativo ao longo do tempo.

      Dados de segurança pré-clínicos

      Estudos toxicológicos não revelaram quaisquer efeitos, a não ser aqueles que podem ser explicados com base nas propriedades hormonais do Etonogestrel, independentemente da via de administração.

      Especificações sobre o Inserzi

      Caracteristicas Principais

      Fabricante:Organon
      Necessita de Receita:Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
      Princípio Ativo:Etonogestrel
      Categoria do Medicamento:Anticoncepcionais
      Classe Terapêutica:Outros Hormônios Contraceptivos Sistêmicos
      Doenças Relacionadas:Anticoncepção
      Tipo do Medicamento:Similar
      Registro no Ministério da Saúde:1002902250010
      Código de Barras:7897337716956
      Temperatura de Armazenamento:Temperatura ambiente
      Produto Refrigerado:Este produto não precisa ser refrigerado
      Modo de Uso:Uso injetável (subcutâneo)
      Pode partir:Esta apresentação pode ser partida
      Inserzi É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.