Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Mectimax Agener União para Cães 12mg, caixa com 4 comprimidos palatáveis

    União Química
    • Dose
    • Quantidade na embalagem
    • Ivermectina
    • Receita Simples - Veterinário

    • Temperatura ambiente

    • Não pode ser partido

    Bula do Mectimax Agener União

    Mectimax Agener União, para o que é indicado e para o que serve?

    Mectimax é indicado para cães no tratamento da sarna sarcóptica (Sarcoptes scabiei var. canis), sarna demodécica (Demodex canis), otoacaríases (Otodectes cynotis), infestações por Cheyletiella spp. e verminoses (Ancylostoma caninum, A. braziliense - formas adultas e larvas, Uncinaria stenocephala – adultos e larvas, Capillaria spp., Trichuris vulpis, Toxocara canis, Toxascaris leonina e Strongyloides spp.). O produto é eficaz ainda contra microfilárias de Dirofilaria immitis e contra os estágios larvais tissulares (L3 e L4), até 1 mês após a infecção, prevenindo o desenvolvimento das formas adultas do verme do coração. Mectimax não é eficaz contra os parasitas (D. immitis) adultos.

    Como o Mectimax Agener União funciona?

    A fermentação do fungo Streptomyces avermectilis gera uma série de compostos similares, que constituem o grupo dos derivados macrocíclicos da lactona (avermectinas e milbemicinas). Dentre estes compostos, a ivermectina é classificada como semissintética, sendo formada por mais de 80% da fração 22,23-diidroavermectina B1a e menos de 20% da fração 22,23-diidroavermectina B1b.

    A ivermectina é um agente antiparasitário de amplo espectro de atuação e de elevada eficácia. Ela atua como agonista do ácido gama-aminobutírico (GABA), estimulando a liberação pré-sináptica deste neurotransmissor e potencializando a ação inibidora no cordão ventral dos parasitas. Esta ação resulta na paralisia motora do tipo flácida e eliminação do parasita.

    Quais as contraindicações do Mectimax Agener União?

    Por ser potencialmente tóxico, o produto não deve ser utilizado em cães das raças Collie, Pastor de Shetland, Border Collie, Old English Sheepdog, Australian Sheepherd (Pastor-australiano) e nos cruzamentos destas raças.

    O uso do produto deve ser cauteloso nas raças Galgo Afegão, Saluki, Whippet, Greyhound, Samoyeda, Pastor-alemão (principalmente o Pastor-alemão de pelo branco), Silken Windhound, McNab, Wäller, Bearded Collie, Australian Cattle Dog e nos cruzamentos dessas raças pois há relatos de toxicidade pela ivermectina.

    Embora de ocorrência rara, pode haver sensibilidade individual à ivermectina em raças de cães não-descritas anteriormente.

    O produto é contraindicado para filhotes de qualquer raça com menos de 6 semanas de vida e em cadelas em período de gestação ou lactação.

    Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

    Como usar o Mectimax Agener União?

    Comprimido 3mg

    Para o controle das verminoses, sarna sarcóptica, otoacaríase e infestações por Cheyletiella, administrar 0,2 mg/kg, o que corresponde a 1 comprimido para cada 15 kg de peso vivo, em dose única. Doses de até 0,4 mg/kg (1 comprimido para cada 7,5 kg) poderão ser fornecidas para o combate desses parasitas, a critério do médico veterinário. Recomenda-se repetir a dose a cada 7 dias, em um total de 2 a 4 administrações. Todos os contactantes dos animais com ectoparasitoses deverão ser tratados. No esquema terapêutico contra a otoacaríase, não é necessária a associação de um agente otológico acaricida. Nas infestações por Cheyletiella, deve-se utilizar no ambiente um parasiticida, após a sua limpeza.

    Para o tratamento da demodicidose generalizada, recomenda-se a dose de 0,5 mg/kg de peso, o que equivale a 1 comprimido para cada 6 kg, a cada 24 horas, durante 2 a 3 meses. Doses de até 0,6 mg/kg (1 comprimido para cada 5 kg de peso vivo) poderão ser fornecidas para o combate desses parasitas, a critério do médico veterinário. Recomenda-se o acompanhamento do animal até a obtenção de resultados negativos no exame parasitológico do raspado cutâneo ou do histopatológico.

    Para a terapia microfilaricida em cães, a dose recomendada é de 0,05 mg/kg, o que equivale a 1 comprimido para cada 60 kg de peso vivo. O tratamento geralmente é realizado em 3 a 6 semanas após o término da terapia adulticida. Apesar de ocorrer uma rápida eliminação das microfilárias, os cães deverão ser testados novamente após 2 semanas e uma nova terapia poderá ser realizada até que não se evidencie mais a presença dos parasitas. Recomenda-se que o animal seja monitorado durante 8 horas após a terapia para a observação de possíveis reações adversas resultantes da rápida eliminação das microfilárias. Um benefício adicional do produto é a sua atividade preventiva contra a dirofilariose, devendo ser realizados testes diagnósticos prévios que confirmem que o animal não apresenta a doença.

    Comprimido 12 mg

    Para o controle das verminoses, sarna sarcóptica, otoacaríase e infestações por Cheyletiella, administrar 0,2 mg/kg, o que corresponde a 1 comprimído para cada 60 kg de peso vivo, em dose única. Doses de até 0,4 mg/kg (1 comprimido para cada 30 kg) poderão ser fornecidas para o combate desses parasitas, a critério do médico veterinário. Recomenda-se repetir a dose a cada 7 dias, em um total de 2 a 4 administrações. Todos os contactantes dos animais com ectoparasitoses deverão ser tratados. No esquema terapéutico contra a otoacaríase, não é necessária a associação de um agente otológico acaricida. Nas infestações por Cheyletiella, deve-se utilizar no ambiente um parasiticida, após a sua limpeza.

    Para o tratamento da demodicidose generalizada, recomenda-se a dose de 0,5 mg/kg de peso, o que equivale a 1 comprimido para cada 24 kg, a cada 24 horas, durante 2 a 3 meses. Doses de até 0,6 mg/kg (1 comprimido para cada 20 kg de peso vivo) poderão ser fornecidas para o combate desses parasitas, a critério do médico veterinário. Recomenda-se o acompanhamento do animal até a obtenção de resultados negativos no exame parasitológico do raspado cutâneo ou do histopatológico.

    Para a terapia microfilaricida em cães, a dose recomendada é de 0,05 mg/kg, o que equivale a 1/4 comprimido para cada 60 kg de peso vivo. O tratamento geralmente é realizado em 3 a 6 semanas após o término da terapia adulticida. Apesar de ocorrer uma rápida eliminação das microfilárias, os cães deverão ser testados novamente após 2 semanas e uma nova terapia poderá ser realizada até que não se evidencie mais a presença dos parasitas. Recomenda-se que o animal seja monitorado durante 8 horas após a terapia para a observação de possíveis reações adversas resultantes da rápida eliminação das microfilárias. Um benefício adicional do produto é a sua atividade preventiva contra a dirofilariose, devendo ser realizados testes diagnósticos prévios que confirmem que o animal não apresenta a doença.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Mectimax Agener União?

    Em casos de intoxicações acidentais ou por erros de administração, os seguintes sintomas podem ser observados:

    • Apatia, miotonia, dificuldade respiratória, bradicardia, redução da pressão arterial, tremores e, em casos graves, espasmos musculares. Em doses muito elevadas (dez vezes a dose terapêutica) observam-se convulsões, salivação, midríase e morte.

    O tratamento deverá ser sintomático, uma vez que não existe antídoto específico, adotando-se medidas que visam a eliminação ou a aceleração da excreção do produto, como lavagem gástrica ou o uso de laxativos salinos.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Mectimax Agener União?

    As seguintes reações adversas podem ser observadas:

    • Ataxia, incoordenação, tremores, convulsões, hipersalivação, sonolência, depressão/letargia, alterações comportamentais, midríase, vômitos, diarreia e anorexia. Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem após a suspensão temporária do fármaco ou com a redução da dosagem.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Mectimax Agener União com outros remédios?

    Deve-se administrar o produto com cautela para pacientes que estejam recebendo drogas depressoras do sistema nervoso central. O uso de amitraz (sob a forma de banhos ou coleiras) em associação com a ivermectina deve ser evitado, com riscos de potencialização dos efeitos sedativos e neurológicos.

    Deve-se evitar a associação do produto com substâncias inibidoras da glicoproteína P como antidepressivos (fluoxetina, paroxetina, erva de são-joão ou hipérico), antimicrobianos (eritromicina, itraconazol, cetoconazol), opioides (metadona, pentazocina), medicamentos cardíacos (verapamil, amiodarona, carvedilol, quinidina, nicardipina), imunossupressores (ciclosporina, tacrolimus) e outros (bromocriptina, clorpromazina, tamoxifeno, suco de uva). Nesses casos, existe maior possibilidade da ocorrência de reações adversas causadas pela ivermectina.

    Deve-se ter cuidado com a associação do produto a medicamentos que são substratos da glicoproteína P, com risco de modificação de seus efeitos farmacológicos.

    Qual a composição do Mectimax Agener União?

    Cada comprimido 3mg contém:

    Ivermectina 3,0 mg
    Palatabilizante Super Premium em pó para cães 8,75 mg
    Excipiente q.s.p. 125 mg

    Cada comprimido 12mg contém:

    Ivermectina 12,0 mg
    Palatabilizante Super Premium em pó para cães 36,0 mg
    Excipiente q.s.p. 500,0 mg

    Como devo armazenar o Mectimax Agener União?

    Conservar em local seco, à temperatura ambiente (15oC a 30oC), ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

    Produtos veterinários não devem ser armazenados junto a alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal.

    Dizeres Legais do Mectimax Agener União

    Responsável Técnico:
    Vânia N. A. de Carvalho
    CRF-SP nº 32.871

    Proprietário e Fabricante:
    União Química Farmacêutica Nacional S/A.
    Rua Coronel Luiz Tenório de Brito, no 90
    Embu-Guaçu – São Paulo
    CEP: 06900-000
    CNPJ: 60.665.981/0001-18
    Indústria Brasileira.

    ® Marca Registrada.

    SAC
    0800 701 1799

    Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário.

    Apresentações do Mectimax Agener União

    Comprimido 3 mg

    Blisters contendo 4 comprimidos (acondicionados em display) e blisters contendo 8 e 20 comprimidos (acondicionados em cartuchos).

    Uso oral.

    Uso veterinário.

    Comprimido 12 mg

    Blisters contendo 4 comprimidos (acondicionados em display) e blisters contendo 30 comprimidos (acondicionados em cartuchos).

    Uso oral.

    Uso veterinário.

    Especificações sobre o Mectimax Agener União

    Caracteristicas Principais

    FabricanteUnião Química
    Tipo do MedicamentoOutros
    Necessita de ReceitaReceita Simples - Veterinário
    Princípio AtivoIvermectina
    Categoria do ProdutoMedicamentos Vermífugos para Cachorros
    EspecialidadesInfectologia, Dermatologia
    Código de Barras7896006227410
    Temperatura de ArmazenamentoTemperatura ambiente
    Bula do PacienteBula do Mectimax Agener União
    Modo de UsoUso oral
    Mectimax Agener União É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

    Sobre a União Química

    Em 1936, foi fundado o Laboratório Prata, que anos depois foi adquirido por João Marques de Paulo. Em 1980, deu os primeiros passos para o surgimento da União Química.

    Sua consolidação atual no mercado farmacêutico nacional é resultado de anos de trabalho sério, com o desenvolvimento de produtos de alta qualidade.

    Além das parcerias importantes feitas tanto no território brasileiro quanto internacionalmente, a União Química também investiu na aquisição de vários laboratórios, marcas e linhas de produtos.

    Assim, a empresa abrange uma gama de produtos que vai de produtos para a pele como o Dermopantol, passando por vitaminas, até chegar nos mais diversos medicamentos.

    Fonte: http://www.uniaoquimica.com.br

    Produto Indisponível para venda

    A indisponibilidade pode estar relacionada a:

    (i) venda exclusiva à hospitais, (ii) venda controlada mediante retenção da receita ou (iii) esgotaram-se o estoque.

    Indisponível

    Ver similares