Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Neodex 0,5mg/5mL, caixa com 1 frasco com 120mL de elixir elixir, frasco com 120ml

    Neo Química
    • Dose
    • Quantidade na embalagem
    • Forma Farmacêutica
    • Dexametasona
    • Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

    • Temperatura ambiente

    • Não pode ser partido

    Bula do Neodex

    Neodex, para o que é indicado e para o que serve?

    Comprimido

    Neodex tem ação antiinflamatória, anti-reumática e antialérgica.

    Elixir

    Neodex tem ação antiinflamatória, antialérgica, podendo ser usado nas doenças que respondem aos glicocorticóides.

    Quais as contraindicações do Neodex?

    Comprimido

    É contra-indicado para pacientes hipersensíveis a quaisquer dos componentes da fórmula, tuberculose pulmonar ou cutânea, Herpes simplex, Varicela zoster e Diabetes mellitus. Gravidez e lactação.

    Elixir

    Neodex é contra-indicado para pacientes recebendo vacinas com vírus vivos e para pacientes com hipersensibilidade a dexametasona, ou a qualquer outro componente da fórmula.

    Como usar o Neodex?

    Comprimido

    Durante o uso do medicamento por via oral, recomenda-se ingerir alimentos com menor quantidade de sal.

    As doses são variáveis e devem ser individualizadas pelo médico de acordo com a enfermidade, idade, quadro clínico geral e resposta do paciente; a dose inicial varia de 0,75 mg a 1 mg ao dia, devendo ser reduzida gradativamente.

    Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

    Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

    Elixir

    O esquema posológico é variável e individualizado e depende da gravidade da doença e da resposta do paciente. Conforme a doença que está sendo tratada a dose inicial diária varia de 0,75 a 15mg (para os lactantes e crianças as doses recomendadas devem ser reduzidas, mas a posologia deve ser ditada mais pela gravidade da afecção que pela idade ou peso corpóreo). A terapia com corticosteróide não substitui a terapia convecional adequada que deve ser instituída segundo a indicação, é somente auxiliar no tratamento.

    Caso a administração seja prolongada por mais de alguns dias, deve-se reduzir a posologia ou cessar o tratamento.

    Em afecções agudas em que é urgente o pronto alívio, grandes doses são necessárias por um curto período de tempo. Com o desaparecimento dos sintomas, a posologia deve ser mantida na mínima quantidade capaz de gerar alívio sem excessivos efeitos hormonais.

    Afecções crônicas são sujeitas a períodos de remissão espontânea. Quando ocorrer esse período, o uso de corticosteróides deve ser suspenso gradualmente.

    Durante tratamento prolongado deve se realizar, em intervalos regulares, exames clínicos de rotina, como: exame de urina, glicemia duas horas após as refeições, determinação da pressão arterial e do peso corpóreo e radiografia do tórax. No tratamento com altas doses, são aconselháveis determinações periódicas de potássio sérico.

    Adequando-se a posologia, os pacientes podem mudar de qualquer outro glicocorticóide para Neodex.

    Os seguintes equivalentes em miligramas facilitam mudar de outros glicocorticóides para Neodex:

    Neodex

    0,75mg

    Metilprednisolona e triancinolona

    4mg

    Prednisona e prednisolona

    5mg

    Hidrocortisona

    20mg

    Cortisona

    25mg

    Miligrama por miligrama, a dexametasona é aproximadamente equivalente à betametasona, 4 a 6 vezes mais potente que a metilprednisolona e triancinolona, 6 a 8 vezes mais potente que a prednisona e prednisolona, 25 a 30 vezes mais potente que a hidrocortisona e aproximadamente 35 vezes mais potente que a cortisona. Em doses antiinflamatórias equipotentes, a dexametasona é quase completamente destituída da propriedade retentora de sódio da hidrocortisona e derivados da hidrocortisona intimamente ligados a ela.

    Recomendações posológicas específicas

    Nas doenças agudas não fatais, como estados alérgicos, doenças oftálmicas e afecções reumáticas agudas e subagudas, a posologia varia entre 2 e 3mg por dia; alguns pacientes, podem necessitar de doses mais altas.

    Normalmente não é necessária a terapia de manutenção prolongada, uma vez que o decurso destas afecções é autolimitado.

    Nas doenças crônicas, usualmente não fatais, incluindo distúrbios endócrinos e afecções reumáticas crônicas, estados edematosos, doenças respiratórias e gastrintestinais, algumas doenças hematológicas e dermatológicas, inicia-se com uma dose baixa de 0,5 a 1mg por dia, podendo ser aumentada gradualmente até a menor dose capaz de promover o desejado grau de alívio sintomático. As doses podem ser administradas duas, três ou quatro vezes por dia.

    A dose diária é de 0,5 a 1,5mg, na hiperplasia supra-renal congênita.

    A posologia inicial recomendada é de 2 a 4,5mg diários nas doenças crônicas, potencialmente fatais como o

    Lupus eritematoso sistêmico, o pênfigo e a sarcoidose sintomática. Em alguns pacientes podem ser necessárias doses mais altas.

    Nas doenças agudas, envolvendo risco de vida (cardite reumática aguda, crise de Lupus eritematoso sistêmico, reações alérgicas graves, pênfigo, neoplasias), a posologia inicial varia de 4 a 10mg diários, administrados, no mínimo, em quatro doses fracionadas.

    O medicamento de imediata escolha nas reações alérgicas graves é a epinefrina. Neodex é útil como terapêutica suplementar ou simultânea. No edema cerebral, quando é necessário terapia de manutenção para controle paliativo em pacientes com tumores cerebrais recidivantes ou inoperáveis, a posologia eficaz é de 2mg, 2 a 3 vezes ao dia. A menor dose necessária para controlar o edema cerebral deve ser utilizada.

    Posologias diárias de 0,5mg a 1,5mg são usadas na síndrome adrenogenital. Essa terapia mantém a criança em remissão e previne a recidiva da excreção anormal dos 17-cetoesteróides.

    A posologia recomendada é de 10 a 15mg por dia na terapia maciça em certas afecções, tais como leucemia aguda, síndrome nefrótica e o pênfigo. Os pacientes que recebem essa alta posologia devem ser cuidadosamente observados, dado o possível aparecimento de reações graves.

    Testes de supressão de dexametasona

    Teste para síndrome de Cushing:

    Administrar de 1mg de Neodex por via oral, às 23 horas. Às 8 horas da manhã seguinte, colher sangue para a determinação do cortisol plasmático.

    Para maior acurácia administrar 0,5mg de Neodex por via oral, a cada 6 horas, durante 48 horas. A coleta de urina durante 24 horas é realizada para determinar a excreção dos 17-hidroxicorticosteróides.

    Teste para distinguir a síndrome de Cushing causada por excesso de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) hipofisário da síndrome de Cushing por outras causas:

    Administrar 2mg de Neodex por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas. A coleta de urina durante 24 horas é realizada para determinar a excreção dos 17-hidroxicorticosteróides.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Neodex?

    Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose. Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando, assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.

    Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.

    Pacientes idosos

    O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer um rigoroso controle médico com o ajuste da posologia.

    Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Neodex maior do que a recomendada?

    Comprimido

    São raros os relatos de toxicidade aguda com altas doses do medicamento; caso ocorram, o tratamento é de suporte e sintomático.

    Elixir

    Não há antídoto específico caso ocorra superdose com glicocorticóide, o tratamento é de suporte e sintomático. São raros casos de toxicidade aguda e/ou morte por superdose de glicocorticóide. A DL 50 de dexametasona em camundongos fêmeas foi de 6,5g/Kg.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Neodex?

    Comprimido

    Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: irritação na pele, edema, fraqueza muscular, dor de cabeça, tonturas ou distúrbios menstruais.

    Xarope

    Informe seu médico a ocorrência de reações desagradáveis, tais como: distúrbios gástricos, edema, fraqueza muscular, dor de cabeça, vertigem, distúrbios menstruais.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Neodex com outros remédios?

    Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

    Não tome medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.

    Exclusivo Elixir

    Não administrar Neodex concomitantemente a fenitoína (difenil-hidantoína), fenobarbital, efedrina, rifampicina e anticoagulantes cumarínicos.

    Qual a composição do Neodex?

    Comprimido

    Cada comprimido contém:

    Dexametasona

    0,5mg

    Excipientes* q.s.p

    1 comprimido

    *Amido de milho, lactose, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio e corante laca vermelho eritrosina.

    Elixir

    Cada 5ml do elixir contém:

    Dexametasona

    0,5mg

    Veículo* q.s.p

    5mL

    *Sacarina sódica, ciclamato de sódio, propilparabeno, metilparabeno, vanilina, sorbitol, álcool etílico 96° GL, corante vermelho ponceaux, essência de cereja e água purificada.

    Apresentação do Neodex


    Comprimido 0,5 mg

    Embalagens com 10 e 500* comprimidos.

    *Embalagem Hospitalar.

    Uso adulto.

    Uso oral.

    Elixir 0,5mg/5mL

    Embalagem contendo 1 e 50* frascos com 120mL.

    *Embalagem Hospitalar.

    Uso adulto e pediátrico.

    Uso oral.

    Como devo armazenar o Neodex?

    Conservar em temperatura ambiente (15° a 30° C).

    Exclusivo Comprimido: Proteger da luz e umidade.

    Exclusivo Elixir: Proteger da luz.

    Prazo de validade: vide cartucho. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

    Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

    Dizeres Legais do Neodex

    Nº do lote, prazo de validade e data de fabricação: vide cartucho.

    Registro M.S. nº 1.0465.0426

    Farm. Resp.:
    Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho
    CRF-GO nº 3.524

    Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.
    VPR 1 - Quadra 2-A - Módulo 4 - DAIA - Anápolis - GO
    CEP 75132-020
    C.N.P.J.: 29.785.870/0001-03
    Indústria Brasileira

    Venda sob prescrição médica.

    Especificações sobre o Neodex

    Caracteristicas Principais

    FabricanteNeo Química
    Tipo do MedicamentoSimilar
    Necessita de ReceitaBranca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
    Princípio AtivoDexametasona
    Categoria do MedicamentoRinite Alérgica
    Classe TerapêuticaCorticosteróides Orais Puros
    EspecialidadesOtorrinolaringologia, Reumatologia, Clínica Médica, Hemoterapia, Gastroenterologia, Pneumologia, Endocrinologia, Alergia e Imunologia, Imunologia clínica, Neurologia, Dermatologia, Oftalmologia
    Registro no Ministério da Saúde1558403540010
    Código de Barras7896714260921
    Temperatura de ArmazenamentoTemperatura ambiente
    Produto RefrigeradoEste produto não precisa ser refrigerado
    Bula do PacienteBula do Neodex
    Bula do ProfissionalBula do Profissional do Neodex
    Modo de UsoUso oral
    Pode partirEsta apresentação não pode ser partida
    Neodex É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

    Sobre a Neo Química

    A Neo Química foi inaugurada em 1959 e, desde então, começou a trilhar a sua história de sucesso. Se consolidou no mercado de comercialização de medicamentos genéricos, alcançando a liderança no mercado em fevereiro de 2015.  

    A empresa se mantém competitiva, uma vez que a concorrência vem se especializando cada vez mais na produção e distribuição de medicamentos similares no país. Para isso,  investe na inovação contínua, aliada a uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento.

    Por conta de tamanho sucesso, a Neo Química despertou o interesse da Hypermarcas, sendo adquirida por ela em dezembro de 2009. Assim, a empresa passou a ter um espaço com mais de 200 profissionais, além dos equipamentos mais modernos e tecnológicos do mercado.

    Fonte: https://www.neoquimica.com.br