Bula do Senan
Princípio Ativo: Senna Alexandrina Mill
Classe Terapêutica: Outras Drogas para Constipação
Senan, para o que é indicado e para o que serve?
Senan® (Senna alexandrina Mill.) está indicado no tratamento de constipação intestinal (prisão de ventre), como laxativo, devendo ser lembrado que o seu uso não exclui a necessidade de adoção de outras medidas gerais, tais como a reeducação alimentar, aumento da ingestão de água e de fibras e atividades físicas.
Como o Senan funciona?
Senan® é fabricado com extrato padronizado da planta Senna alexandrina, a partir de seus frutos, sendo os senosídeos seus principais constituintes. Seu efeito laxativo se deve à ação irritante do medicamento sobre a mucosa do intestino, aumentando a motilidade (movimento) intestinal, acelerando o trânsito do bolo fecal e reduzindo a absorção local de líquidos.
Quais as contraindicações do Senan?
Senan® é contraindicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer constituinte da formulação. É contraindicado também em pacientes que apresentem obstrução intestinal ou processos inflamatórios, devido a possíveis irritações na mucosa intestinal.
Não há estudos sobre o uso de Senan® em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, portanto, nessas condições ele deve ser evitado. Senan® e outras drogas fitoterápicas que contêm antraquinonas como a Cáscara sagrada (Rhamnus purshiana), Aloe vera, e Ruibarbo (Rheum palmatum) podem aumentar o risco de contrações uterinas. Assim, apesar de ser um produto fitoterápico, o uso de Senan® em gestantes deve ser criteriosamente avaliado pelo médico. Os compostos contendo Senna alexandrina, possuem em sua formulação derivados antraquinônicos que são excretados no leite materno. Mulheres grávidas e as que estão amamentando devem ser cuidadosamente avaliadas pelo médico que as acompanham, pois não existem estudos do extrato de Senna alexandrina durante a gravidez e lactação. Os compostos antraquinônicos podem tornar a urina amarelo-escura ou avermelhada, alterando exames laboratoriais. Até o momento não há relato de efeitos prejudiciais em idosos. O uso de Senan® não é recomendado em pacientes pediátricos.
Este medicamento não é recomendado para uso em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Este medicamento não é indicado para menores de 12 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Como usar o Senan?
Deve ser utilizado por via oral na dose de 1 a 3 cápsulas ao dia.
Posologia indicada de acordo com a dosagem indicada na monografia do livro PDR for Herbal Medicines.
Quando usado por período prolongado, é aconselhável uma pausa, com redução gradual da dosagem.
As cápsulas devem ser ingeridas com um pouco de líquido, independentemente das refeições.
Como recomendado com o uso de qualquer medicamento, informe ao seu profissional de saúde todas as plantas medicinais e fitoterápicos que estiver tomando.
Interações podem ocorrer entre medicamentos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais quando administradas ao mesmo tempo.
A dose máxima diária é de 3 cápsulas, isto é, 150 mg de extrato seco de Senna alexandrina com 40% de senosídeos B.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do seu médico ou cirurgião-dentista.
Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando me esquecer de usar o Senan?
Se, por acaso se esquecer de tomar uma dose, tome-a o mais breve possível. Se já estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao esquema regular de doses. Não tome uma dose dupla ou doses extras.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais cuidados devo ter ao usar o Senan?
Senan® não deve ser usado em tratamentos muito longos, devido ao risco da perda do movimento natural das alças intestinais após a suspensão do medicamento. Evite o uso contínuo por mais de duas semanas. Como os derivados antraquinônicos da Senna alexandrina são excretados no leite materno eles conferir-lhe uma cor amarronzada e causar diarreia nos bebês amamentados. Senan® e outras drogas fitoterápicas que contêm antraquinonas como a Cascara sagrada (Rhamnus purshiana), Aloe vera, e Ruibarbo (Rheum palmatum) podem aumentar o risco de contrações uterinas. Os compostos antraquinônicos podem causar um aumento da intensidade do sangramento menstrual e, na gravidez, pode ampliar o risco de perda do bebê.
Deve ser evitado em crianças menores de 12 anos, e mais especialmente em crianças menores de 2 anos. Até o momento, não há relato de efeitos prejudiciais em idosos. Senan® pode acarretar uma perda importante de eletrólitos, como potássio e cloro, o que pode interferir com alguns medicamentos, aumentando a possibilidade de ocorrência de seus efeitos adversos, especialmente em pessoas que estejam utilizando medicamentos para o tratamento de insuficiência cardíaca, principalmente os glicosídeos cardiotônicos. Consulte seu médico caso faça uso de outros medicamentos. No caso de mulheres em uso de anticoncepcionais, Senan® pode diminuir a absorção dos mesmos e, portanto, prejudicar a sua eficiência.
Use com cuidado na presença de outras doenças, especialmente as cardiovasculares, pois o uso excessivo pode levar a diminuição do potássio no sangue, aumentando o risco de efeitos adversos de outras drogas utilizadas nesse grupo de pacientes. São descritas interações medicamentosas com antiarrítmicos e glicosídeos cardiotônicos, pelo risco de hipocalemia (diminuição do potássio no sangue) e consequente potencialização dos efeitos desses medicamentos. Do mesmo modo, o uso concomitante com diuréticos pode aumentar também o risco de indução de hipocalemia. Como os compostos antraquinônicos podem tornar a urina amarelo-escura ou avermelhada, os exames laboratoriais de urina podem ser alterados.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Senan?
As reações adversas associadas ao uso de Senan® foram raras e, quando presentes, de leve gravidade, não havendo necessidade da interrupção do tratamento.
Entre as reações adversas mais frequentes, citam-se:
- Cólicas abdominais, dores estomacais, vômitos e diarreia.
Devido à queda de potássio sérico podem ocorrer câimbras musculares.
Use com cuidado na presença de outras doenças, especialmente as cardiovasculares, pois o uso excessivo pode levar a alterações eletrolíticas, como diminuição do potássio no sangue, aumentando o risco de efeitos adversos de outras drogas utilizadas nesse grupo de pacientes.
Senan® e outras drogas fitoterápicas que contêm antraquinonas como a Cáscara sagrada (Rhamnus purshiana), Aloe vera, e Ruibarbo (Rheum palmatum) podem aumentar o risco de contrações uterinas e, portanto, o risco de aborto.
Os compostos contendo Senna alexandrina possuem em sua formulação derivados antraquinônicos que são excretados no leite materno, podendo conferir-lhe uma cor amarronzada e causar diarreia nos bebês amamentados.
Senan® não deve ser usado em tratamentos muito longos, devido a atonias intestinais rebotes (perda dos movimentos do intestino).
Os compostos antraquinônicos de Senan® podem causar um aumento na intensidade do sangramento menstrual e, na gravidez, pode ampliar o risco de perda do feto.
Chama-se especial atenção para interações com a digoxina, o varfarina e diuréticos como a hidroclorotiazida, clortalidona, furosemida, pelo aumento do risco de indução a níveis sanguíneos baixos de potássio, com consequente aumento dos efeitos colaterais dessas drogas.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Apresentações do Senan
Cápsula gelatinosa dura 50mg
Caixa com 30 cápsulas.
Uso adulto.
Uso oral.
Qual a composição do Senan?
Nomenclatura botânica: Senna alexandrina Mill., Cassia angustifolia Vahl ou Cassia Senna L..
Família: Leguminosae.
Nome Popular: Sene.
Parte da planta utilizada: Frutos e folhas.
Cada cápsula gelatinosa dura contém:
50mg de extrato seco de Senna alexandrina Mill. com 40% de senosídeos (equivalente a 20mg de derivados de hidroxiantracênicos expressos em senosídeos B).
Excipientes: celulose + lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício e estearato de magnésio.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Senan maior do que a recomendada?
Doses elevadas de Senan® podem provocar dores abdominais acompanhadas de diarreia e perda aumentada de potássio. A conduta recomendada é a de esvaziamento do estomago e controle da diminuição do potássio no sangue, se presente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Senan com outros remédios?
Use com cuidado na presença de outras doenças, especialmente as cardiovasculares, pois o uso excessivo pode levar a diminuição do potássio no sangue, aumentando o risco de efeitos adversos de outras drogas utilizadas nesse grupo de pacientes.
São descritas interações medicamentosas com antiarrítmicos e glicosídeos cardiotônicos, pelo risco de hipocalemia (diminuição do potássio no sangue) e consequente potencialização dos efeitos desses medicamentos.
Do mesmo modo, o uso concomitante com diuréticos pode aumentar também o risco de indução de hipocalemia. Como os compostos antraquinônicos podem tornar a urina amarelo-escura ou avermelhada, os exames laboratoriais de urina podem ser alterados.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Qual a ação da substância do Senan?
Senna Alexandrina Mill é um medicamento fitoterápico que provoca ativação fisiológica do intestino, estimulando os movimentos do cólon (diminui o tempo de trânsito do bolo fecal), e umidificando as fezes, resultado em ação laxante. Seu efeito laxante se faz notar em aproximadamente 6 horas após a ingestão das cápsulas.
o Sene possui como princípios ativos os senosídeos A e B, a aloe-emodina e o ácido catártico, que atuam no intestino, umidificando as fezes e promovendo um efeito laxativo com latência de 5 a 7 horas de defecação.
Como devo armazenar o Senan?
Conservar o medicamento em sua embalagem original, protegido da luz, calor e umidade, em temperatura ambiente entre 15 e 30 °C. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Número do lote, datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do medicamento
Senan® encontra-se na forma de cápsulas gelatinosas duras, brancas ou quase brancas, inodoras, medindo aproximadamente 1,8 cm de comprimento.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Senan
MS: 1.3764.0138
Farm. Resp.:
Dr. Ewerton Luiz Favoretti
CRF-ES – 3042
Fabricado por:
Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda.
Av. Acesso Rodoviário, Módulo 01, Quadra 09, TIMS, Serra – ES
CNPJ: 02.433.631/0001-20
Indústria Brasileira
Número do lote, data de fabricação e data de validade: vide embalagem.
SAC
0800 026 23 95
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Senna Alexandrina Mill
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 10 de Outubro de 2024.
Senan 50mg, caixa com 30 cápsulas
Ofertas Recomendadas
Melhor Oferta
Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.