Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Siklos 100mg, caixa com 60 comprimidos revestidos

    Masters
    • Dose
    • Quantidade na embalagem
    • Hidroxiuréia
    • Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

    • Temperatura ambiente

    • Não pode ser partido

    Bula do Siklos

    Siklos, para o que é indicado e para o que serve?

    Siklos é utilizado para evitar crises de dor, incluindo dor repentina no tórax, causada pela Doença de Células Falciformes, em adultos, adolescentes e crianças com idade superior a 2 anos.

    Como o Siklos funciona?

    A Doença de Células Falciformes é uma doença do sangue hereditária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue em forma de disco.

    Algumas células tornam-se anômalas, rígidas e tomam uma forma crescente ou de foice levando a anemia.

    As células falciformes também ficam presas nos vasos sanguíneos, obstruindo o fluxo do sangue. Isto pode causar crises de dor aguda e danos nos órgãos.

    Para crises dolorosas graves, a maioria dos pacientes requer hospitalização. Siklos irá diminuir o número de crises dolorosas, bem como a necessidade de hospitalização relacionada com a doença.

    O princípio ativo de Siklos, a hidroxiureia, é uma substância que inibe o crescimento e a proliferação de algumas células como, por exemplo, as células sanguíneas. Estes efeitos traduzem-se em uma redução dos glóbulos vermelhos, leucócitos e células sanguíneas de coagulação em circulação (efeito de mielossupressão). Na Doença de Células Falciformes, a hidroxiureia ajuda a evitar que os glóbulos vermelhos assumam uma forma anômala.

    Quais as contraindicações do Siklos?

    Não utilize Siklos:

    • Se você tem alergia à hidroxiureia ou a qualquer outro componente deste medicamento;
    • Se você tiver uma doença de fígado grave;
    • Se você sofrer de mielossupressão (se estiver produzindo uma quantidade reduzida de glóbulos vermelhos, leucócitos ou células sanguíneas de coagulação) conforme se descreve em "Como usar o Siklos?";
    • Se estiver em fase de amamentação;
    • Se você tiver uma doença grave dos rins.

    Como usar o Siklos?

    Você deve tomar Siklos sempre de acordo com as indicações do médico. Verifique com o seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida de como fazê-lo.

    Dose

    O seu médico irá informá-lo sobre a quantidade exata de Siklos que você deverá tomar por dia e definirá a dosagem em termos de comprimido inteiro, metade ou um quarto.

    A dose de Siklos receitada deve ser tomada uma vez por dia, de preferência de manhã antes do café da manhã.

    Siklos pode ser tomado com um grande copo de água ou com uma pequena quantidade de comida.

    Se você não conseguir engolir os comprimidos, pode desfazê-los em água imediatamente antes da utilização:

    • Coloque a dose pretendida (de preferência comprimidos partidos se usarem os comprimidos Siklos 1000 mg) em uma colher de chá e adicione um pouco de água.
    • Assim que o comprimido se desfazer, engula o conteúdo da colher de chá. Você pode adicionar uma gota de xarope ou misturar o conteúdo com alimentos para disfarçar um possível sabor amargo.
    • Em seguida, beba um copo de água ou outra bebida.

    Manuseamento

    Siklos é um medicamento citotóxico que tem de ser manuseado com cuidado. Qualquer pessoa, em particular as mulheres grávidas, que não estejam tomando Siklos deve evitar o contato direto com os pedaços quando parte um comprimido. Lave as mãos antes e depois do contato com os comprimidos.

    No caso da dosagem receitada necessitar que o comprimido seja partido ao meio ou em quartos, isso deverá ser feito fora do alcance dos alimentos. O pó que possa cair do comprimido partido deve ser limpo com um papel úmido e, em seguida, ser jogado no lixo. Em relação à conservação dos comprimidos partidos não utilizados, consulte "Como devo armazenar o Siklos?".

    O comprimido de Siklos 1000 mg possui três linhas de separação e podem ser quebrados nessas linhas para obter dosagens menores. Cada comprimido de 1000 mg pode ser dividido em 4 partes iguais (cada parte possui uma concentração de 250 mg).

    O comprimido de Siklos 100 mg possui uma linha de separação e pode ser quebrado nessa linha para obter dosagens menores. Cada comprimido de 100 mg pode ser dividido em 2 partes iguais (cada parte possui uma concentração de 50 mg).

    Instruções para a quebra dos comprimidos

    1. Coloque um papel toalha descartável e úmido em uma superfície plana, onde os comprimidos serão quebrados.
    2. Lave e seque as mãos antes de manusear os comprimidos Siklos ou frascos contendo os comprimidos.
    3. Verifique a sua dose prescrita. Você pode precisar de mais de 1 comprimido para obter a dose prescrita.
    4. Vista luvas descartáveis.
    5. Retire do frasco a quantidade de comprimido Siklos necessária para a sua dose.
    6. Use os dedos indicador e polegar para segurar cada extremidade do comprimido Siklos.
      • Siklos 100 mg:
      • Siklos 1000 mg:
    7. Enquanto segura nas extremidades do comprimido Siklos, pressione para baixo no comprimido para quebrar o mesmo na linha de divisão para obter a sua dose prescrita.

      Ao dividir o comprimido, evite tocar na superfície partida. Tenha o cuidado de segurar o comprimido pela superfície exterior.
      Volte a colocar a porção não utilizada do comprimido no frasco correspondente (por exemplo,100mg ou 1000 mg), fechando-o bem. Comprimidos partidos devem ser consumidos em até 3 meses.
    8. Tome a sua dose prescrita engolindo-a com um copo de água.

      Importante: se você tiver dificuldade em engolir os comprimidos Siklos, pare aqui e siga as instruções adiante: “Para pessoas que não conseguem engolir comprimidos Siklos”.
    9. Jogue fora papel toalha descartável e úmido no lixo. Puxe e tire as luvas descartáveis e jogue-as fora no lixo.
    10. Lave e seque suas mãos.

    Para pessoas que não conseguem engolir comprimidos Siklos

    1. Coloque a dose prescrita numa colher de chá.
    2. Adicione uma pequena quantidade de água. O comprimido se desfaz em até 1 minuto.

    3. Assim que o comprimido esteja desfeito, engula o conteúdo da colher de chá.
    4. Depois, beba um copo de água. Retome os passos 9 e 10.

    Acompanhamento do tratamento

    O seu médico irá lhe dizer durante quanto tempo você tomará o Siklos.

    Enquanto você estiver tomando Siklos, terá que fazer regularmente exames de sangue e de função do fígado e dos rins. Dependendo da dose que tomar, estes exames poderão ser realizados mensalmente ou a cada dois meses. De acordo com estes resultados, o seu médico ajustará a sua dosagem de Siklos.

    Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Siklos?

    Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Siklos:

    • Se você tiver doença do fígado;
    • Se você tiver doença dos rins;
    • Se você tiver úlceras nas pernas;
    • Se você estiver usando outros medicamentos mielossupressivos (que reduzem a produção de glóbulos vermelhos, leucócitos e células sanguíneas de coagulação) ou fazendo radioterapia;
    • Se você tiver uma falta de vitamina B12 ou folato.

    Se você sentir (ou tiver sentido) qualquer uma das situações acima descritas, informe o seu médico. Se tem alguma dúvida, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

    Pacientes e/ou pais ou pessoas responsáveis legais devem estar aptos a seguir as indicações relativas à administração deste medicamento, sua monitorização e cuidados.

    Este medicamento deve ser usado exclusivamente por via oral.

    Câncer

    Algumas pessoas desenvolveram câncer, como leucemia e câncer de pele, após tomarem Siklos por um longo tempo. O seu médico irá avaliar você sobre a existência de câncer. Você deve proteger sua pele do sol usando protetor solar, chapéus e roupas de proteção solar.

    Gravidez, aleitamento e fertilidade

    Se você está grávida ou amamentando, se pensa estar grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

    Siklos não é recomendado durante a gravidez. Se você acha que está grávida, consulte o seu médico.

    Recomenda-se fortemente a utilização de métodos contraceptivos eficazes.

    Mulheres em idade fértil devem evitar a gravidez uma vez que Siklos pode causar dano ao feto.

    Se você engravidar ou tentar engravidar durante o tratamento com Siklos, o seu médico abordará os benefícios e riscos potenciais da continuação do tratamento com este medicamento.

    Para pacientes homens em tratamento com Siklos, se a sua parceira engravidar ou tentar engravidar, o seu médico discutirá com você os benefícios e riscos potenciais da continuação do tratamento com este medicamento.

    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

    O princípio ativo de Siklos passa para o leite materno. Você não deve amamentar enquanto utilizar Siklos.

    Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis no bebê.

    O uso de medicamento no período da lactação é contraindicado pelo risco de reações adversas ao lactente. Caso não exista outra alternativa de tratamento, o aleitamento materno ou a doação de leite humano deverão ser interrompidos.

    A hidroxiureia pode diminuir a produção de esperma em pacientes do sexo masculino enquanto eles estão sendo tratados.

    Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

    Algumas pessoas podem se sentir tontas quando tomam Siklos. Não dirija nem opere qualquer ferramenta ou máquina se sentir tonturas durante o tratamento com Siklos.

    Aviso: este medicamento pode provocar uma diminuição acentuada de glóbulos brancos no sangue (que combatem infecções), e também das células do sangue que ajudam na coagulação (plaquetas). Isso aumenta o risco para o desenvolvimento de infecções graves. Se sentir algum dos seguintes sintomas, entre em contato com seu médico imediatamente: febre ou calafrios, dores no corpo, cansaço acentuado, falta de ar, dor de cabeça incomum e sangramentos ou hematomas inexplicáveis.

    Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Siklos maior do que a recomendada?

    Se você tomar mais Siklos do que deveria ou se uma criança tiver tomado Siklos, entre em contato imediatamente com o seu médico ou o hospital mais próximo, pois poderá precisar urgentemente de tratamento médico.

    Os sintomas mais frequentes de uma superdose com Siklos são:

    • Vermelhidão da pele;
    • Sensação de dor (o toque é doloroso) e inchaço das palmas das mãos e das plantas dos pés seguido de descamação das mãos e pés;
    • Pigmentação acentuada da pele (alterações localizadas de cor);
    • Dor ou inchaço da boca.

    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Siklos?

    Como todos os medicamentos, Siklos pode causar reações adversas, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

    Informe imediatamente o seu médico se você tiver alguma das seguintes situações graves:

    • Uma infecção grave;
    • Cansaço e/ou palidez;
    • Hematomas inexplicáveis (acumulação de sangue sob a pele) ou hemorragia;
    • Dores de cabeça fora do comum;
    • Dificuldade em respirar.

    Informe o seu médico o mais depressa possível se notar alguma das seguintes reações adversas:

    • Febre ou arrepios;
    • Sensação de náuseas ou uma sensação de mal-estar geral;
    • Erupção cutânea (erupção vermelha da pele com comichão);
    • Úlceras ou feridas nas pernas;
    • Ferida na pele (infecção aberta na pele);
    • Desorientação (confusão) e tonturas.

    Reação muito comuns (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento)

    • Contagens sanguíneas reduzidas (mielossupressão), aumento de glóbulos vermelhos.
    • Ausência ou escassez de espermatozoides no sêmen (azoospermia ou oligospermia). Siklos pode, portanto, diminuir a capacidade dos homens para ter filhos.

    Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

    • Número reduzido de glóbulos vermelhos (anemia), contagem baixa de plaquetas, dores de cabeça, reações cutâneas, inflamação ou ulceração da boca (mucosite oral).

    Reação incomum ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

    • Tonturas, náuseas, erupção vermelha da pele com comichão (erupção cutânea), unhas pretas (melanoníquia), e perda de cabelo.

    Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

    • Feridas nas pernas (úlceras nas pernas), e alteração da função do fígado.

    Reação adversa muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

    • Inflamação da pele, causando manchas escamosas vermelhas e possivelmente ocorrendo juntamente com dor nas articulações.

    Frequência desconhecida (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)

    • Casos isolados de doença maligna das células sanguíneas (leucemia), câncer de pele em pacientes idosos, hemorragia, distúrbios gastrointestinais, vômitos, secura da pele, febre, ausência de ciclos menstruais (amenorreia) e aumento de peso.

    Comunicação de reações adversas

    Se você tiver qualquer reação adversa, incluindo possíveis reações adversas não indicados nesta bula, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

    Ao comunicar reações adversas, você estará ajudando a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

    Atenção: este produto é um medicamento que possui nova forma farmacêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Siklos com outros remédios?

    Informe ao seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou se tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo aqueles obtidos sem receita médica.

    Compartilhar essas informações é especialmente exigido quanto a:

    • Medicamentos antirretrovirais (aqueles que inibem ou destroem um retrovírus como, por exemplo, o HIV), ex. didanosina, estavudina e indinavir (poderá ocorrer diminuição na contagem de glóbulos brancos);
    • Medicamentos mielossupressivos (aqueles que reduzem a produção de glóbulos vermelhos, leucócitos e células sanguíneas de coagulação) e radioterapia;
    • Algumas vacinas.

    Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

    Qual a composição do Siklos?

    Cada comprimido revestido de Siklos 100 mg contém:

    100 mg de hidroxiureia.

    Excipientes: estearilfumarato de sódio, celulose microcristalina silicificada e copolímero de metacrilato de butila, metacrilato dedimetilaminoetila e metacrilato de metila.

    Cada comprimido revestido de Siklos 1000 mg contém:

    1000 mg de hidroxiureia.

    Excipientes: estearilfumarato de sódio, celulose microcristalina silicificada e copolímero de metacrilato de butila, metacrilato dedimetilaminoetila e metacrilato de metila.

    Como devo armazenar o Siklos?

    Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

    Não utilize Siklos após o prazo de validade impresso na embalagem e no frasco. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado impresso na embalagem e no frasco.

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C).

    Após a abertura do frasco: comprimidos partidos não utilizados devem ser colocados novamente no frasco e devem ser utilizados dentro de 3 meses.

    Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

    Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original para proteger da umidade.

    Aspecto de Siklos

    • Os comprimidos revestidos Siklos de 100 mg são comprimidos oblongos de cor branco-sujo com uma linha de corte em ambos os lados. O comprimido pode ser partido em duas partes iguais. Cada metade do comprimido contém em um dos lados gravada a letra “H”.
    • Os comprimidos de Siklos 100 mg são fornecidos em frascos de plástico com tampa de rosca com fechamento resistente à abertura por crianças e com uma unidade dessecante, contendo 60 comprimidos. O dessecante não deve ser ingerido.
    • Os comprimidos revestidos Siklos de 1000 mg são comprimidos oblongos de cor brancosujo com o formato de cápsula e marcados com três traços em ambos os lados. O comprimido pode ser dividido em quatro partes iguais. Cada quarto de comprimido tem gravado um "T" de um dos lados.
    • Os comprimidos de Siklos 1000 mg são fornecidos em frascos de plástico com tampa de rosca com fechamento resistente à abertura por crianças e com uma unidade dessecante, contendo 30 comprimidos. O dessecante não deve ser ingerido.

    É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

    Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

    Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

    Dizeres Legais do Siklos

    Reg. MS - 1.9453.0001

    Responsável Técnico:
    Fernanda Soares Makuda
    CRF-SP nº 81.203

    Fabricado por:
    Delpharm Lille SAS
    Lys-Lez-Lannoy Cedex, França
    Sob licença de: Addmedica

    Importado e distribuído por:
    Masters Speciality Pharma Ltda
    Rua Paraiba, 662 Centro
    Cep 09521-070
    São Caetano do Sul SP
    CNPJ 14.821.008/0001-23

    SAC
    0800 1482100
    sac@masters-sp.com

    Venda sob prescrição médica.

    Apresentações do Siklos

    Comprimidos revestidos

    • 100 mg – embalagem contendo 60 comprimidos revestidos.
    • 1000 mg – embalagem contendo 30 comprimidos revestidos.

    Uso oral.

    Uso adulto e pediátrico a partir de 2 anos.

    Cuidado: agente citotóxico.

    O que devo fazer quando me esquecer de usar o Siklos?

    Não tome uma dose a mais para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar. Quando for a hora de tomar a dose seguinte, continue como sempre, conforme receitado pelo seu médico.

    Se você parar de tomar Siklos

    Não deixe de tomar Siklos a menos que o seu médico tenha lhe aconselhado.

    Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

    Em caso de dúvidas procure orientação do seu médico.

    Mensagens de Alerta do Siklos

    Leia com atenção toda esta bula antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para você.

    • Guarde esta bula. Você poderá lê-la novamente.
    • Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico.
    • Se tiver quaisquer efeitos adversos, informe o seu médico. Isto inclui quaisquer efeitos adversos não mencionados nesta bula.
    • Este medicamento foi prescrito somente para você. Nunca compartilhe Siklos com ninguém, mesmo se eles apresentarem sintomas semelhantes aos seus. Isto pode ser perigoso para eles.

    Especificações sobre o Siklos

    Caracteristicas Principais

    FabricanteMasters
    Tipo do MedicamentoNovo
    Necessita de ReceitaBranca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
    Princípio AtivoHidroxiuréia
    Categoria do MedicamentoDor, Febre e Contusão
    Classe TerapêuticaTodos Os Outros Antineoplásicos
    EspecialidadesOncologia
    Registro no Ministério da Saúde1945300010012
    Código de Barras8470006657812
    Temperatura de ArmazenamentoTemperatura ambiente
    Produto RefrigeradoEste produto não precisa ser refrigerado
    Bula do PacienteBula do Siklos
    Bula do ProfissionalBula do Profissional do Siklos
    Modo de UsoUso oral
    Pode partirEsta apresentação não pode ser partida
    Siklos É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.