A CR está de volta! Pesquise, compre e economize. Copie e use o cupom:PRIMEIRACOMPRA
Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Bula do Veraflox para Cães Elanco

    Princípio Ativo:Pradofloxacina

    Veraflox para Cães Elanco, para o que é indicado e para o que serve?

    Múltiplos estudos de campo têm confirmado a eficácia intensificada do Veraflox® para tratamento das seguintes afecções:

    • Piodermites superfícial e profunda;
    • Infecções de ferimentos;
    • Infecções do trato urinário;
    • Terapia adjuvante no tratamento da doença periodontal grave.

    Como o Veraflox para Cães Elanco funciona?

    Veraflox® combina elevada eficácia terapêutica com potencial maior para limitar o surgimento de organismos resistentes. 

    Para cães, está disponível em comprimidos palatáveis para administração uma vez ao dia, maximizando a adesão ao tratamento e maior controle sobre a dosagem.

    Quais as contraindicações do Veraflox para Cães Elanco?

    Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

    Banner promocional

    Como usar o Veraflox para Cães Elanco?

    Deve ser administrado por via oral em cães. A dose recomendada é de 3mg/kg de Veraflox a cada 24h. O tempo de tratamento pode variar de acordo com o tipo de infecção, gravidade do quadro, ou a critério do médico veterinário.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Veraflox para Cães Elanco?

    Para assegurar a dosagem correta, deve-se determinar o peso do animal com a maior exatidão possível para evitar a subdosagem. 

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Veraflox para Cães Elanco?

    A frequência dos eventos adversos é definida utilizando a seguinte convenção:

    • Muito comum (mais de 1 em 10 animais apresentando evento(s) adverso(s) durante o decurso de um tratamento).
    • Comum (mais de 1 mas menos de 10 animais em 100 animais).
    • Pouco frequentes (mais de 1 mas menos de 10 animais em 1.000 animais).
    • Raros (mais de 1 mas menos de 10 animais em 10.000 animais).
    • Muito rara (menos de 1 animal em 10.000 animais, incluindo relatos isolados).

    Foram observados casos raros de perturbações gastrintestinais ligeiras e transitórias, incluindo vômitos.

    Banner promocional

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Veraflox para Cães Elanco com outros remédios?

    A administração concomitante com cations metálicos como os contidos nos antiácidos ou sucralfatos que incluam hidróxido de magnésio ou hidróxido de alumínio, ou com multivitamínicos contendo ferro ou zinco, e com produtos lácteos contendo cálcio tem sido associada à redução da biodisponibilidade das fluoroquinolonas. Por conseguinte, o medicamento veterinário não deve ser administrado concomitantemente com antiácidos, sucralfato, multivitamínicos ou produtos lácteos, uma vez que a absorção pode ser reduzida. Adicionalmente, as fluoroquinolonas não devem ser administradas conjuntamente com medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) em animais com história de crises convulsivas devido a potencias interações farmacodinâmicas sobre o SNC. A associação de fluoroquinolonas com teofilina pode aumentar os niveis plasmáticos da teofilina por alteração do seu metabolismo e por conseguinte deve ser evitada. A administração conjunta de fluoroquinolonas com digoxina deve ser evitada devido ao potencial aumento da biodisponibilidade oral da digoxina.

    Apresentações do Veraflox para Cães Elanco

    Comprimidos palatáveis 60mg

    Caixa com 7 comprimidos palatáveis.

    Uso oral.

    Uso veterinário.

    Qual a ação da substância do Veraflox para Cães Elanco?

    Características Farmacológicas


    Comprimido / Solução oral

    Propriedades farmacodinâmicas

    Mecanismo de ação

    O principal mecanismo de ação das fluoroquinolonas envolve uma interação com enzimas essenciais para as principais funções do ADN, nomeadamente replicação, transcrição e recombinação. Os principais alvos da Pradofloxacina são as enzimas ADN girase e topoisomerase IV bacterianas. A associação reversível entre a Pradofloxacina e a ADN girase ou a ADN topoisomerase IV nas bactérias alvo resulta numa inibição destas enzimas e na rápida destruição da célula bacteriana. A rapidez e extensão da eliminação bacteriana são diretamente proporcionais à concentração do medicamento veterinário.

    Espetro Antibacteriano

    Embora a Pradofloxacina apresente atividade in-vitro contra uma ampla gama de organismos Gram-positivos e Gram-negativos, incluindo bactérias anaeróbicas, este medicamento veterinário deve ser apenas administrado nas indicações aprovadas e de acordo com as recomendações de uso prudente.

    Dados de CIM
    Cães
    Espécies bacterianas Número de estirpes CIM50 (µg/mL) CIM90 (µg/mL) Gama de CIM (µg/mL)
    Grupo Staphylococcus intermedius (incluindo S. pseudintermedius) 1097 0,062 0,062 0,002-4
    Escherichia coli 173 0,031 0,062 0,008-16
    Porphyromonas spp. 310 0,062 0,125 ≤ 0,016-0,5
    Prevotella spp 320 0,062 0,25 ≤ 0,016-1

    As bactérias foram isoladas entre 2001 e 2007, de casos clínicos na Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Itália, Polónia, Suécia e Reino Unido.

    Gatos
    Espécies bacterianas Número de estirpes CIM50 (µg/mL) CIM90 (µg/mL) Gama de CIM (µg/mL)
    Pasteurella multocida 323 0,016 0,016 0,002-0,062
    Escherichia coli 135 0,016 4 0,008-8
    Grupo Staphylococcus intermedius (incluindo S. pseudintermedius) 184 0,062 0,125 0,016-8

    As bactérias foram isoladas entre 2001 e 2007, de casos clínicos na Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Polónia, Suécia e no Reino Unido.

    Tipos e Mecanismos de Resistência

    A resistência às fluoroquinolonas tem sido referida como tendo origem em cinco fontes, (i) mutações pontuais nos genes que codificam para a ADN girase e/ou topoisomerase IV, que conduzem a alterações da enzima respectiva, (ii) alterações da permeabilidade das bactérias Gram-negativas ao fármaco, (iii) mecanismos de efluxo, (iv) resistência mediada pelos plasmídeos e (v) proteínas de proteção da girase. Todos os mecanismos conduziram a uma redução da sensibilidade das bactérias às fluoroquinolonas. A resistência cruzada na classe dos antimicrobianos fluoroquinolonas é frequente.

    Exclusivo Comprimido

    Propriedades farmacocinéticas

    Em estudos de laboratório observou-se uma redução da biodisponibilidade da Pradofloxacina em cães e gatos alimentados, comparativamente a animais em jejum. No entanto, os estudos clínicos não revelaram qualquer impacto da alimentação no efeito do tratamento.

    Cães

    Após a administração oral da dose terapêutica no cão, a Pradofloxacina é rápida (Tmax de 2 horas) e quase totalmente (cerca de 100%) absorvida, atingindo concentrações pico de 1,6 mg/L.

    No cão, observa-se uma relação linear entre as concentrações séricas de Pradofloxacina e a dose administrada, na gama posológica testada de 1 a 9 mg/kg de peso corporal. O tratamento diário prolongado não exerce impacto sobre o perfil farmacocinético, apresentando um índice de acumulação de 1,1. A ligação às proteínas plasmáticas in vitro é reduzida (35%). O volume de distribuição elevado (Vd) >2 L/kg de peso corporal indica uma boa penetração nos tecidos. As concentrações de Pradofloxacina em homogenatos cutâneos do cão ultrapassam em até sete vezes os valores obtidos no soro.

    A Pradofloxacina é eliminada do soro com uma semi-vida terminal de 7 horas. As principais vias de eliminação incluem a glucuronidação e a excreção renal. A Pradofloxacina é eliminada do organismo a uma taxa de 0,24 L/h/kg. Cerca de 40% do produto administrado é excretado sob a forma inalterada através dos rins.

    Gatos

    Nos gatos, a absorção da Pradofloxacina administrada por via oral numa dose terapêutica atinge rapidamente as concentrações pico de 1,2 mg/L no intervalo de 0,5 horas. A biodisponibilidade do comprimido é igual ou superior a 70%. A dosagem repetida não exerce qualquer impacto aparente sobre o perfil farmacocinético (índice de acumulação = 1,0). A ligação às proteínas plasmáticas in vitro é reduzida (30%). O volume de distribuição elevado (Vd) >4 L/kg de peso corporal indica uma boa penetração nos tecidos.

    A Pradofloxacina é eliminada do soro com uma semi-vida terminal de 9 horas. A principal via de eliminação no gato ocorre por glucuronidação. A Pradofloxacina é depurada do organismo numa taxa de 0,28 L/h/kg.

    Exclusivo Solução oral

    Propriedades farmacocinéticas

    Gatos

    Em estudos de laboratório observou-se uma redução da biodisponibilidade da Pradofloxacina em gatos alimentados, comparativamente a animais em jejum. No entanto, os estudos clínicos não revelaram qualquer impacto da alimentação no efeito do tratamento.

    Após a administração oral deste medicamento veterinário a gatos na dose terapêutica recomendada, a absorção de Pradofloxacina é rápida, atingindo concentrações pico de 2,1 mg/L no intervalo de 1 hora. A biodisponibilidade do medicamento veterinário é de pelo menos 60%. A dosagem repetida não exerce qualquer impacto aparente sobre o perfil farmacocinético (índice de acumulação = 1,2). A ligação às proteínas plasmáticas in vitro é reduzida (30%). O volume de distribuição elevado (Vd) >4 L/kg de peso corporal indica uma boa penetração nos tecidos. A Pradofloxacina é eliminada do soro com uma semi-vida terminal de 7 horas. A principal via de eliminação no gato ocorre por glucuronidação. A Pradofloxacina é depurada do organismo numa taxa de 0,28 L/h/kg.

    Banner promocional

    Qual a composição do Veraflox para Cães Elanco?

    60mg de pradofloxacina.

    Dizeres Legais do Veraflox para Cães Elanco

    Elanco Brasil
    Condomínio Parque da Cidade 
    Avenida das Nações Unidas, 14401
    13º andar 
    Chácara Santo Antônio 
    São Paulo - Brasil 

    SAC
    (11) 2144-6911 

    Por se tratar de um medicamento antibiótico, Veraflox deve ser usado somente sob prescrição do médico veterinário. 

    Quer saber mais?

    Consulta também aBula do Pradofloxacina

    O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF- PR 39421). Última atualização: 18 de Março de 2025.

    Karime Halmenschlager Sleiman
    Revisado clinicamente por: Karime Halmenschlager Sleiman.Atualizado em: 21 de Agosto de 2024.