Zilaben 25%
Laboratório CristáliaBula do Zilaben 25%
O Zilaben é indicado no tratamento da escabiose (sarna), da ftiriase (chatos), pediculose (piolhos).
É contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao benzoato de benzila ou a outros componentes da fórmula.
Não aplicar o produto sobre a pele com escoriações, cortes ou feridas abertas de qualquer tipo ou tamanho, pois poderá provocar irritação intensa. Peça orientação médica.
Não se recomenda o uso do produto em animais domésticos, exceto quando sob orientação do veterinário.
O produto é destinado para aplicação exclusivamente tópica externa. Deve-se evitar o contato com os olhos e mucosas.
Não deve ser usado em feridas abertas na pele ou no couro cabeludo. Deve ser diluído com água para o uso em crianças conforme orientação em Posologia do Zilaben 25%.
Pediculose (piolhos)
No caso de piolho, aplique Zilaben no couro cabeludo e outras partes afetadas (não deixando atingir a face), friccionando levemente e deixando agir até o próximo banho, após no máximo 24 horas. Fazer a aplicação por três dias consecutivos. Para remoção das lêndeas dos pêlos, após o banho, usar solução de água com vinagre em partes iguais para dissolver a substância que prende as lêndeas aos fios de cabelo; retirar com pente fino.
Escabiose (sarna) ou Ftiríase (chato)
- Antes da aplicação do medicamento, tome um banho quente, esfregando bem a pele com auxílio de um sabonete neutro e enxaguando normalmente.
- Seque o corpo e aplique Zilaben sobre todo o corpo do pescoço para baixo, e também na região posterior às orelhas ( no caso de sarna) ou na região púbica (chatos), evitando o contato com a face, olhos, mucosas e meato uretral.
- Quando a primeira camada estiver seca, aplique uma segunda camada do medicamento.
- Deixe agir por 24 horas. Após esse período, tome outro banho, colocando roupas limpas. Fazer o tratamento durante 3 noites consecutivas (ou segundo orientação médica).
- Repita a aplicação, após uma semana de intervalo, pois o medicamento não age nos ovos dos parasitas (por estarem abrigados sob a pele, nos sulcos provocados pelo parasita). Após este período os ovos liberam novos parasitas, reinfestando novamente o indivíduo.
- Lave e ferva a roupa de cama e de uso pessoal diariamente. Trate também os outros moradores da residência.
Recomendações especiais
Para o uso do produto em crianças, para todas as indicações é necessário diluir o produto antes do uso, conforme descrito acima. Evitar face, olhos, mucosas e meato uretral. Aumentar a diluição do produto em caso de irritação importante.
Posologia do Zilaben 25%
Agitar antes de usar.
O Zilaben é exclusivamente para uso externo.
Diluição
Uso em crianças
O medicamento deve ser diluído antes da aplicação da seguinte forma:
Crianças maiores de 2 anos
Diluir uma parte de Zilaben em uma parte igual (mesma quantidade) de água.
Exemplo: 20 mL de benzoato de benzila em 20 mL de água.
Crianças menores de 2 anos ou lactentes
Diluir uma parte de Zilaben em duas ou três partes iguais de água.
Exemplo: 20 mL de benzoato de benzila em 40 mL ou 60 mL de água.
Adultos
Uso prolongado sem diluição.
Interrupção do tratamento
O tratamento deve ser seguido conforme solicitado pelo médico. É muito importante seguir as recomendações médicas. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
As pessoas de mesmo convívio devem ser tratadas a fim de evitar contaminação e também reinfestação.
Normas de higiene:
- Ferver a roupa de cama, banho e de uso pessoal, mantendo-as limpas;
- Manter as unhas curtas e limpas. No caso de piolhos e chatos, manter os cabelos curtos e limpos;
- Evitar o exagero no coçar e colocar luvas de proteção nas crianças;
- Procurar descobrir possíveis portadores e evitar possíveis contatos com eles e seus objetos de uso;
- Alertar os responsáveis pelas instituições coletivas freqüentadas pelo portador do parasita;
- Tratar as pessoas do mesmo convívio.
Para crianças, aconselha-se a diluição do produto, a fim de minimizar o risco de irritação.
O Zilaben não deve ser ingerido ou ser usado na face, perto dos olhos mucosas e meato uretal.
Evitar a utilização do produto em pele inflamada ou escarificada. Evitar o contato do produto com alimentos. Seu uso é exclusivamente tópico externo (sobre a pele).
O produto não deve ser usado por pacientes grávidas, a não ser que seja considerado essencial.
Recomenda-se a suspensão da amamentação durante o tratamento.
Devem-se alertar os responsáveis por instituições coletivas frequentadas pelo portador do parasita. Se for absolutamente necessário usar o Zilaben na presença de lesões com solução de continuidade (feridas abertas), inclusive as causadas pelo ato de coçar, torna-se necessário pedir a orientação médica.
Em crianças o produto deve ser diluído, reduzindo o risco de reações adversas.
Pacientes idosos podem ser mais susceptíveis aos efeitos secativos e irritantes do benzoato de benzila.
Se necessário, outras pessoas pertencentes à família ou de contato próximo, também devem ser examinadas e tratadas.
Após aplicação do produto, as mãos devem ser lavadas imediatamente.
Gravidez e Lactação
A absorção de Zilaben pela pele é mínima. Estudos em animais não demonstraram teratogenicidade. Não existem estudos controlados em gestantes, entretanto, também não há relatos isolados de mutagenicidade ou teratogenicidade devido à utilização de Zilaben. É desconhecido se o produto é excretado pelo leite materno.
O uso em gestantes e lactantes deve ser feito sob orientação médica.
Pacientes idosos
Não há relatos que justifiquem tratamento diferencial para essa população, desde que sejam tomadas as precauções de uso do produto.
O benzoato de benzila é irritante aos olhos e às mucosas, podendo irritar a pele com sensação de coceira, queimação e vermelhidão em mais ou menos 20% dos pacientes. Estas reações podem ocorrer principalmente quando a pele está bem escarificada pelo ato de coçar e, em geral, são transitórias. Entretanto, a coceira pode, em algumas vezes, persistir por mais de uma semana, não indicando falha de tratamento. Reações de hipersensibilidade, dermatites de contato, eritema bolhoso podem ocorrer, raramente, devendo ser retirado o medicamento da pele ou couro cabeludo com água e sabão e interromper o tratamento. Deve-se consultar um médico caso persista a irritação. Quando acidentalmente ingerido, o benzoato de benzila pode causar estimulação do Sistema Nervoso Central (agitação e convulsão).
Em estudo de toxicidade em animais verificou-se que os gatos são peculiarmente hipersensíveis à aplicação tópica de benzoato de benzila, ao contrário de animais domésticos maiores como os cachorros. Deve-se, portanto, evitar o seu uso em animais domésticos sem a supervisão de um veterinário.
O benzoato de benzila aplicado topicamente nas doses recomendadas, parece apresentar baixa toxicidade.
Emulsão tópica
Embalagem contendo 1 e 50 frascos de 100 mL.
Uso pediátrico e adulto.
Uso tópico (uso externo).
Agitar antes de usar.
Cada mL contém:
Benzoato de benzila |
0,25 mL |
Veículo q.s.p. |
1 mL |
Veículo: ácido esteárico, trietanolamina e água purificada.
Quando utilizado corretamente, o risco de intoxicação com o produto é praticamente inexistente. Podem, entretanto, ocorrer reações de hipersensibilidade.
Ingestão acidental
Em caso de ingestão, deve-se induzir o vômito. Pode ser dado água ou leite (120 a 240 ml ou 15 ml/kg). Manter o paciente em repouso e procurar orientação médica.
O tratamento do envenenamento envolve aspiração, lavagem gástrica, além de medidas sintomáticas apropriadas. Para o controle de convulsões, administrar anticonvulsivantes.
Se ocorrer contato com os olhos, lavá-los imediatamente com bastante água limpa e procurar um oftalmologista, caso persista a irritação por mais de 15 minutos.
O médico deve ter conhecimento da medicação que o paciente estiver tomando.
Não é recomendado utilizar Zilaben concomitantemente com outras substâncias que causem irritação na pele, como o ácido salicílico.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não tome remédio sem o conhecimento de seu médico; pode ser perigoso para a saúde.
Resultados de Eficácia
Estudos demonstram que o tratamento com Benzoato de Benzila é capaz de apresentar uma eficácia de 100% após uma única aplicação em até 24h e após três semanas de acompanhamento. Estudos revelam que quando diluído a 25% erradica os ácaros em três horas.
O Benzoato de Benzila é frequentemente utilizado em diversos países para o tratamento de escabiose, uma vez que estudos revelam que este tratamento apresenta uma porcentagem de eficácia de 76%.
O Benzoato de Benzila é tóxico para o sistema nervoso central dos ácaros e age nos ovos também. Revisões de literatura apresentam o Benzoato de Benzila como um tratamento eficaz no combate da escabiose. Em um estudo clínico o tratamento com Benzoato de Benzila na concentração de 10% a 20% foi efetivo em tratar pacientes adultos e crianças que apresentavam coceira, prurido e irritação na pele causados por escabiose.
Referências Bibliográficas
Site de pesquisa: Micromedex / Drugdex., palavra chave: Benzyl Benzoate http://www.thomsonhc.com/hcs/librarian/ND [Jan 2010].
Walker G.J.A., Johnstone P.W. A systematic review of the treatment of scabies. Arch dermatol, vol (136); march, 2000.
Buffet M., Dupin N. Current treatments for scabies. Fundamental & Clinical Pharmacology 17 (2003) 217–225.
Características Farmacológicas
Emulsão tópica / Sabonete
O Benzoato de Benzila é utilizado eficazmente no tratamento da escabiose e pediculose. Seu efeito rápido e seguro fazem com que desapareçam prontamente todos os sintomas, inclusive o prurido, permitindo a cura na quase totalidade dos casos, com um único tratamento.
A forma de apresentação de Benzoato de Benzila não é oleosa, possui cheiro aromático e normalmente, não irrita ou resseca a pele.
Exclusivo Emulsão tópica
A trolamina, garante perfeita penetração cutânea, facilitando o acesso aos túneis intradérmicos dos parasitas.
Exclusivo Sabonete
A espuma do sabonete, garante perfeita penetração cutânea, facilitando o acesso aos túneis intradérmicos dos parasitas.
Conservar em temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC, protegido da luz.
Prazo de validade
O prazo de validade do produto é de 24 meses, a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
MS Nº 1.0298.0006
Farm. Resp.:
Dr. Joaquim A. dos Reis
CRF-SP nº 5061
Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14
Itapira - SP
CNPJ nº 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira
SAC:
0800 701 19 18
Nº de lote, data de fabricação, prazo de validade: vide rótulo.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Especificações sobre o Zilaben 25%
Caracteristicas Principais
Fabricante:
Necessita de Receita:
Isento de Prescrição Médica
Principio Ativo:
Categoria do Medicamento:
Especialidades:
Dermatologia
Doenças Relacionadas:
Bula do Paciente:
Bula do Profissional:
ZILABEN 25% É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.
Sobre a Cristália
Para se tornar referência em tecnologia, a Cristália vem construindo sua história há mais de 46 anos, liderando uma verdadeira revolução na indústria nacional.
Constantemente desenvolvendo pesquisas de novas moléculas e produtos, seu lema é sempre um passo à frente. Por isso, trouxe para o país tecnologias que hoje permitem o acesso de milhões de brasileiros a medicamentos de qualidade.
A empresa atua hoje nas áreas farmacêutica, farmoquímica e biotecnológica, produzindo cerca de 53% dos insumos farmacêuticos Ativos que necessita para a fabricação dos seus próprios medicamentos.
Fonte: www.cristalia.com.br
Ofertas Recomendadas
Descubra a Melhor Opção de Zilaben 25% para Você
Compare e escolha entre variações com facilidade
Zilaben 25% 25%, caixa com 1 frasco com 100mL de emulsão de uso dermatológico | Zilaben 25% 25%, caixa com 50 frascos com 100mL de emulsão de uso dermatológico (embalagem hospitalar) | |
Dose | 0.25mL | 0.25mL |
Forma Farmacêutica | Emulsão tópica | Emulsão tópica |
Quantidade na embalagem | 100 mL | 100 mL |
Modo de uso | Uso dermatológico | Uso dermatológico |
Substância ativa | Benzoato de Benzila | Benzoato de Benzila |
Preço Máximo ao Consumidor/SP | R$ 3,88 | R$ - |
Preço de Fábrica/SP | R$ 2,91 | R$ 146,71 |
Tipo do Medicamento | Similar | Similar |
Pode partir? | Este medicamento não pode ser partido | Este medicamento não pode ser partido |
Registro Anvisa | 1029800060011 | 1029800060028 |
Precisa de receita | Não precisa de receita | Não precisa de receita |
Tipo da Receita | Isento de Prescrição Médica | Isento de Prescrição Médica |
Código de Barras | 7896676407396 | 7896676410440 |