Zoladex

Ofertas a partir de R$558,85em 15 farmácias

Bula

Indicado para controle de câncer prostático, controle de câncer de mama, controle da endometriose, controle de leiomioma uterino, diminuição da espessura do endométrio, fertilização assistida: bloqueio hipofisário na preparação para a superovulação.

Um depot de 3,6 mg, injetado por via subcutânea na parede abdominal inferior a cada 28 dias.
Um depot de liberação prolongada de 10,8 mg, injetado por via subcutânea na parede abdominal inferior a cada 12 semanas.

É contraindicado para pacientes com hipersensibilidade grave conhecida à gosserrelina ou a qualquer componente do produto, grávidas e lactantes.

Mulheres:
Reação muito comum (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento): diminuição da libido, fogachos (ondas de calor), hiperidrose (transpiração anormalmente aumentada), acne, ressecamento vaginal, aumento no tamanho da mama, reações no local da injeção.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): alterações no humor, depressão, parestesia (sensação de adormecimento, formigamento localizado), dor de cabeça, pressão sanguínea alterada, rash (lesões na pele com vermelhidão), alopecia (queda de cabelo), artralgia (dor nas articulações), “flare” tumoral (piora transitória dos sintomas relacionados à doença devido a um aumento hormonal transitório), dor tumoral, diminuição da densidade mineral óssea e aumento de peso.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipersensibilidade (alergia) ao medicamento, hipercalcemia (elevação da concentração de cálcio no sangue, observada com o uso de Zoladex 3,6 mg).

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reação anafilática (reação alérgica intensa), cisto ovariano, síndrome da hiperestimulação ovariana (observada com o uso de Zoladex 3,6 mg).

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): tumor na hipófise, sangramento da hipófise, alterações psicóticas.

Reação com frequência desconhecida: degeneração de leiomioma uterino (tumor uterino benigno).

Homens:
Reação muito comum (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento): diminuição da libido, fogachos, hiperidrose, disfunção erétil.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): diminuição da tolerância à glicose, alterações do humor, parestesia (sensação de adormecimento, formigamento localizado), compressão da medula espinhal, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, pressão sanguínea alterada, rash (lesões na pele com vermelhidão), dor óssea, ginecomastia (crescimento anormal das mamas), reações no local da injeção, diminuição da densidade mineral óssea e aumento de peso.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipersensibilidade (alergia) ao medicamento, artralgia (dor nas articulações), obstrução da uretra, sensibilidade nas mamas.

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reação anafilática (reação alérgica intensa).

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): tumor na hipófise, sangramento da hipófise, alterações psicóticas.

Depressão, insônia, inchaço periférico.

Há experiência limitada com superdosagem em humanos.
Nos casos em que Zoladex foi administrado em intervalo menor que o indicado ou administrado em altas doses, nenhum efeito adverso clinicamente relevante tem sido observado
Se ocorrer uma superdose, deve ser feito o controle dos sintomas.

O tratamento deve ser realizado sob a supervisão de médico experiente em quimioterapia antineoplásica Eventos no local da injeção foram reportados com ZOLADEX, incluindo dor, hematoma, hemorragia e dano vascular.

O médico deve monitorar os pacientes afetados para sinais e 4 sintomas de hemorragia abdominal.

Em casos muito raros, erros de administração resultaram em dano vascular e choque hemorrágico, demandando transfusões de sangue e intervenção cirúrgica.

Cuidados adicionais devem ser tomados na administração de Zoladex a pacientes com baixo IMC (índice de massa corpórea) e/ou que estejam recebendo medicamentos anticoagulantes de longa duração Inicialmente o acetato de gosserrelina, como outros agonistas do LHRH, acarreta aumento temporário dos níveis séricos de testosterona.
Pode ocorrer piora temporária dos sintomas ou ocorrência adicional de sinais e sintomas de câncer de próstata durante as primeiras semanas de tratamento.

O uso de Zoladex em homens com risco particular de desenvolver obstrução ureteral ou compressão da medula espinhal deve ser cuidadosamente avaliado e os pacientes devem ser acompanhados de perto durante o primeiro mês de tratamento.

O médico deve levar em consideração a relação risco/benefício quando existem os seguintes problemas médicos: metástases vertebrais, sensibilidade ao fármaco e uropatia obstrutiva.

O uso de agonistas de LHRH, como Zoladex, pode causar redução da densidade mineral óssea. Uma redução na tolerância à glicose foi observada em homens recebendo agonistas do LHRH Isso pode manifestar diabetes ou perda do controle glicêmico em casos de diabetes mellitus pré- existente.

A taxa de glicose (açúcar) no sangue deve ser monitorada durante o uso de Zoladex.

Cada depot de Zoladex 3,6 mg contém 3,6 mg de acetato de gosserrelina.
Cada depot de liberação prolongada de Zoladex 10,8 mg contém 10,8 mg de acetato de gosserrelina Excipiente: lactato-glicolato.

Informações Profissionais

  • FABRICANTE

    Astrazeneca

  • TIPO DO MEDICAMENTO

    Referência

  • NECESSITA DE RECEITA

    Sim, Branca Comum

  • PRINCÍPIO ATIVO

    Gosserrelina

  • CATEGORIAS DO MEDICAMENTO

    Hormônios e Enzimas

  • CLASSE TERAPÊUTICA

    Análogos Hormonais De Liberação De Gonadotrofinas Citostáticos

  • ESPECIALIDADES

    Ginecologia, Oncologia, Urologia

VEJA MAIS NO CR PRO
Publicidade

CR Saúde

Farmácias e Especialistas

Pergunte ao Farmacêutico

3,6mg seringas + 1 envelope
Apresentação selecionada:
3,6mg seringas + 1 envelope