Defina sua localização
Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.
Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
Temperatura ambiente
Não pode ser partido
Aclaf® é um antibiótico usado em Exclusivo Comprimido: adultos e Exclusivo Suspensão oral: em adultos e crianças indicado para tratamento de infecções em diferentes partes do corpo que são causadas por determinados tipos de bactérias.
Aclaf® é um antibiótico que age eliminando as bactérias que causam infecções. O medicamento contém duas diferentes substâncias ativas denominadas amoxicilina e ácido clavulânico. A amoxicilina pertence à família das penicilinas. O ácido clavulânico pode ajudar na proteção da amoxicilina.
Aclaf® não é indicado para pacientes com alergia a betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas.
Aclaf® não é indicado para pacientes que já tiveram icterícia (acúmulo de bilirrubina, que causa coloração amarelada da pele e nos olhos) e/ou problemas de funcionamento do fígado associados ao uso de Aclaf® ou de penicilinas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso oral.
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar. Se necessário, podem ser partidos pela metade e engolidos, mas não mastigados.
Para reduzir o desconforto gastrintestinal (ou seja, no estômago ou intestino), tome os comprimidos no início da refeição.
Um comprimido de Aclaf® duas vezes ao dia.
Para pacientes com comprometimento moderado do funcionamento do rim TFG ≥ 30 mL/min, nenhum ajuste de dosagem é necessário. Para pacientes com comprometimento grave do funcionamento do rim TFG < 30 mL/min, o uso de Aclaf® não é recomendável.
Quem tem problemas de fígado deve usar Aclaf® com cautela, e o médico deve monitorar a função hepática do paciente em intervalos regulares. No momento, os dados existentes são insuficientes para servir como base de recomendação de dosagem.
A duração do tratamento deve ser apropriada para a indicação e não se deve exceder 14 dias sem revisão médica.
O tratamento pode iniciar-se por via intravenosa e continuar com uma preparação oral.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser mastigado.
Uso oral.
Para preparar a suspensão, leia atentamente as instruções para reconstituição apresentadas abaixo.
Agite a suspensão antes de usá-la.
Aclaf® é embalado em frascos de vidro com uma tampa de polipropileno com lacre sanfonado e vedante, contendo o pó para reconstituição. A marca para reconstituição está indicada no rótulo do frasco.
Aclaf® acompanha uma seringa dosadora para medir a dose correta.
Verifique se o anel de vedação da tampa está intacto antes do uso.
Para o uso, o pó deve ser reconstituído para formação de uma suspensão oral conforme detalhado a seguir.
Após a reconstituição a suspensão apresenta coloração branca à amarelada, homogênea.
Volume de água a ser adicionado para reconstituição (mL) | Volume final da suspensão oral reconstituída (mL) |
65 | 70 |
Importante: agite bem o frasco antes de adicionar a água.
Agitar o frasco e retirar o ar da seringa dosadora antes de administrar cada dose.
Em caso de dúvida na preparação/administração ou para obter mais informações, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor (sac) através do 0800 600 1344.
Agite a suspensão antes de usá-la.
A dose depende da idade, peso, função renal do paciente e da gravidade da infecção. Seu médico irá decidir qual a dose correta para você.
Para reduzir desconfortos no estômago ou no intestino, tome este medicamento no início da refeição.
O tratamento não deve ser estendido por mais de 14 dias sem a revisão do médico.
Aclaf® pó para suspensão oral é apresentado em frascos que contêm uma seringa dosadora. Para a preparação das suspensões, ver o Modo de Usar, acima.
Não há dados clínicos disponíveis em doses acima de 45/6,4 mg/kg/dia em crianças menores de 2 anos.
Não há dados clínicos com Aclaf® suspensão oral 400 mg + 57 mg/5 mL para recomendar uma posologia para crianças com menos de 2 meses de idade.
Para pacientes com insuficiência renal leve a moderada [taxa de filtração glomerular (TFG) > 30 mL/min], nenhum ajuste de dose é necessário. Para pacientes com insuficiência renal grave (TFG < 30 mL/min), Aclaf® não é recomendável.
A esses pacientes, recomenda-se cautela no uso de Aclaf®. O médico deve monitorar a função hepática em intervalos regulares. As evidências atuais são insuficientes para servir de base para uma recomendação de dose.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Antes de iniciar o tratamento com Aclaf®, seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para saber se você tem ou já teve reações alérgicas a penicilinas, cefalosporinas ou a outras substâncias causadoras de alergia (alérgenos). Houve casos de reações alérgicas sérias e potencialmente fatais (incluindo reações anafiláticas e reações adversas sérias na pele e dores no peito) em pacientes sob tratamento com penicilina. Essas reações ocorrem com mais facilidade em pessoas que já apresentaram alergia à penicilina.
O uso prolongado de Aclaf® pode, ocasionalmente, resultar em crescimento exagerado de microrganismos não sensíveis, ou seja, resistentes à ação do antibiótico.
Foi relatada colite pseudomembranosa (inflamação no cólon) com o uso de antibióticos, que pode ter gravidade variada entre leve e risco à vida. Se você apresentar diarreia prolongada ou significativa, ou sentir cólicas abdominais, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e seu médico irá avaliar sua condição física.
Seu médico deve fazer o monitoramento apropriado de possíveis reações se você precisar usar anticoagulantes orais ao mesmo tempo que Aclaf®. Pode ser necessário realizar alguns ajustes de dose do anticoagulante oral. Converse com seu médico caso você use esses medicamentos.
Aclaf® deve ser usado com cautela em pacientes que apresentam problemas de fígado.
Em pacientes com problemas nos rins a dosagem de Aclaf® deve ser ajustada de acordo com o grau de disfunção. Se é seu caso, consulte o médico para que ele defina o ajuste correto a fazer.
Durante a administração de altas doses de Aclaf®, é recomendável que você tome grande quantidade de líquidos para evitar cristalúria (formação de cristais na urina), relacionada ao uso da amoxicilina.
Seu médico deve considerar a possibilidade de superinfecções por fungos ou bactérias durante o tratamento. Se ocorrer superinfecção, ele poderá recomendar a descontinuação do tratamento com Aclaf® e prescrever a terapia apropriada.
Não se observaram efeitos adversos sobre a capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas.
Caso você fique grávida durante ou logo após o tratamento com Aclaf®, suspenda a medicação e avise imediatamente seu médico. Como ocorre com todos os medicamentos, o uso de Aclaf® deve ser evitado na gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, a menos que o médico o considere essencial.
Você pode tomar Aclaf® durante o período de amamentação. Não há efeitos nocivos conhecidos para o bebê lactente.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Para os que têm problemas nos rins, é necessário ajustar a dose de Aclaf® de acordo com o grau da disfunção. O médico saberá o ajuste correto a ser feito para cada caso.
Aclaf® 400 mg + 57 mg/5 mL contém 2,0 mg de aspartamo por dose de 5 mL. Como o aspartamo é fonte de fenilalanina, você deve usar este medicamento com cautela caso tenha fenilcetonúria (doença hereditária que pode causar graves problemas neurológicos e de pele).
O medicamento não deve ser utilizado se apresentar coloração alaranjada ou marrom, o que pode ocorrer se o produto tiver sido exposto à umidade.
Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.
É pouco provável que ocorram problemas em caso de superdose de Aclaf®. Se houver efeitos gastrintestinais evidentes, como enjoo, vômito e diarreia, procure seu médico para que os sintomas sejam tratados.
Aclaf® pode ser removido da circulação por hemodiálise.
Observou-se a formação de cristais na urina após o uso da amoxicilina.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
As reações adversas estão listadas abaixo de acordo com a frequência.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
As reações adversas estão listadas abaixo de acordo com a frequência.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Como ocorre com outros antibióticos, Aclaf® pode afetar a flora intestinal, causando menor reabsorção de estrógenos, e assim reduzir a eficácia dos contraceptivos (anticoncepcionais) orais combinados (medicamentos utilizados para evitar a gravidez).
Aclaf® deve ser usado com cautela em pacientes sob tratamento com anticoagulantes orais, como acenocumarol e varfarina, devido ao maior risco de sangramento.
Aclaf® deve ser usado com cautela em pacientes sob tratamento com dissulfiram, utilizado no tratamento do alcoolismo e micofenolato de mofetila, utilizado para prevenção da rejeição em transplantes.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Amoxicilina tri-hidratada* | 1004,5 mg* |
Clavulanato de potássio** | 148,87 mg** |
Excipientes q.s.p | 1 comprimido |
*Cada 1004,5 mg de amoxicilina tri-hidratada equivale a 875 mg de amoxicilina anidra.
**Cada 148,87 mg de clavulanato de potássio equivale a 125 mg de ácido clavulânico.
Excipientes: dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona, celulose microcristalina, dióxido de titânio, hipromelose e macrogol.
Amoxicilina (sob a forma de tri-hidratada)* | 400 mg |
Ácido clavulânico (sob a forma de clavulanato de potássio)** | 57 mg |
Veículo q.s.p | 5 mL |
*Cada 1,15 mg de amoxicilina tri-hidratada equivalem a 1 mg de amoxicilina anidra.
**Cada 1,19 mg de clavulanato de potássio equivalem a 1 mg de ácido clavulânico.
Veículo: dióxido de silício, goma xantana, ácido succínico, aspartamo, aroma de morango, aroma de baunilha, hipromelose, maltodextrina, poloxâmer, butil-hidroxitolueno.
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 ºC). Proteger da umidade.
Aclaf® não deve ser tomado após o fim do prazo de validade descrito na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Comprimido revestido branco, oblongo, com vinco em uma das faces.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 ºC). Proteger da umidade.
Aclaf® não deve ser tomado após o fim do prazo de validade descrito na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
A suspensão oral, após o preparo, ficará estável por sete dias. Para isso, você deve conservá-la sob refrigeração (em temperatura de 2 ºC a 8 ºC), não congelar. Se não for mantida na geladeira, a suspensão escurece gradativamente e fica amarelo-escura em 48 horas e marrom-tijolo após 96 horas. Depois de oito dias, mesmo guardada na geladeira, a suspensão se torna amarelo-escura e, em dez dias, passa a marrom-tijolo. Portanto, após sete dias, o produto deve ser descartado.
Após o preparo, manter sob refrigeração em temperatura entre 2 ºC e 8 ºC por sete dias.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
O medicamento não deve ser utilizado se apresentar coloração alaranjada ou marrom, o que pode ocorrer se o produto tiver sido exposto à umidade.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
MS | |
Comprimido | 10385. 0115 |
Pó para suspensão oral | 10385.0116 |
Exclusivo Comprimido:
Farm. Resp.:
Éverson Andrade
CRF/SC no 15485
Exclusivo Pó para suspensão oral:
Farm. Resp.:
Fabio Pinto Crossetti
CRF/SC no 20058
Fabricado por:
Momenta Farmacêutica Ltda.
Rua Enéas Luis Carlos Barbanti, 216 - São Paulo – SP
CEP 02911-000
Indústria Brasileira.
Registrado por:
Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda.
Rua Tereza Cristina, 67 - Florianópolis - SC
CEP 88070-790
CNPJ: 83.874.628/0001-43
Indústria Brasileira
SAC
0800-600-1344
sac@elofar.com.br
Venda sob prescrição médica.
Só pode ser vendido com retenção da receita.
Medicamento similar equivalente ao medicamento de referência.
Frasco contendo 14 comprimidos.
Uso oral.
Uso adulto.
Embalagem com 1 frasco contendo 70 mL (após reconstituição) + 1 seringa dosadora.
Uso oral.
Uso adulto e pediátrico acima de 2 meses de idade.
Se você esquecer uma dose, tome-a assim que se lembrar, mas continue com o horário normal das demais. Só não tome duas doses com intervalo menor que 4 horas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Fabricante | Elofar |
Tipo do Medicamento | Similar Intercambiável |
Necessita de Receita | Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita) |
Princípio Ativo | Amoxicilina + Clavulanato de Potássio |
Categoria do Medicamento | Antibióticos |
Classe Terapêutica | Penicilinas Orais de Amplo Espectro |
Especialidades | Infectologia, Clínica Médica |
Registro no Ministério da Saúde | 1038501150040 |
Código de Barras | 7898109241058 |
Temperatura de Armazenamento | Temperatura ambiente |
Produto Refrigerado | Este produto não precisa ser refrigerado |
Bula do Paciente | Bula do Aclaf |
Bula do Profissional | Bula do Profissional do Aclaf |
Modo de Uso | Uso oral |
Pode partir | Esta apresentação não pode ser partida |
Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossaPolítica de Privacidade.