Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Azimed 500mg, caixa com 5 cápsulas gelatinosas duras

    Cimed

    Selecione a variação do produto

    Azimed 500mg, caixa com 5 cápsulas gelatinosas duras
    • Azitromicina
    • Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)

    • Temperatura ambiente

    • Não pode ser partido

    Bula do Azimed

    Azimed, para o que é indicado e para o que serve?

    Azimed® é um antibiótico indicado no tratamento de infecções do trato respiratório inferior e superior, infecções da pele e tecidos moles, em otite média e nas doenças sexualmente transmissíveis, devido à clamídia e gonorreia não complicadas. Infecções concomitantes com sífilis devem ser excluídas.

    Quais as contraindicações do Azimed?

    O uso do medicamento está contraindicado em indivíduos com história de reação alérgica ou hipersensibilidade à azitromicina, eritromicina ou a qualquer um dos antibióticos macrolídeos.

    Como usar o Azimed?

    Azimed® deve ser administrado em dose única diária. A administração de Azimed® cápsulas após uma refeição substanciosa reduz a biodisponibilidade em, no mínimo, 50%. Portanto, assim como muitos outros antibióticos, cada dose do produto cápsulas deverá ser administrada no mínimo 1 hora antes ou 2 horas após a refeição.

    A dosagem de acordo com a infecção está descrita abaixo:

    Uso em adultos

    Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi ou Neisseria gonorrhoeae suscetível, Azimed® deve ser administrado em dose oral única de 1000 mg. Para todas as outras indicações uma dose total de 1500 mg deve ser administrada em dose única diária de 500 mg durante 3 dias.

    Uso em pacientes idosos

    Recomenda-se a mesma dosagem para pacientes adultos.

    Uso em pacientes com insuficiência renal

    As mesmas doses que são administradas a pacientes com função renal normal podem ser utilizadas em pacientes com insuficiência renal leve (clearance de creatinina > 40 mL/min). Não existem dados em relação ao uso de azitromicina em pacientes com insuficiência renal mais grave.

    Uso em pacientes com insuficiência hepática

    As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função hepática normal poderão ser utilizadas em pacientes com insuficiência hepática de leve a moderada.

    Uso em crianças

    Azimed® cápsulas só deve ser utilizada em crianças com peso superior a 45 Kg. Para o tratamento de faringite estreptocócica em crianças, foi demonstrada a eficácia da azitromicina administrada em dose única diária de 10mg/Kg ou 20 mg/Kg por 3 dias; entretanto, não exceder a dose diária de 500 mg. Estudos clínicos comparativos, utilizando esses dois regimes de doses, foi observada uma eficácia clínica similar, porém a erradicação bacteriológica foi maior e mais evidente com a dose de 20 mg/Kg/dia. Entretanto, a penicilina é usualmente a droga escolhida para o tratamento da faringite causada pelo Streptococcus pyogenes, incluindo a profilaxia da febre reumática.

    A posologia de Azimed® deverá ser totalmente orientada pelo médico.

    Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Azimed?

    Assim como ocorre com outros macrolídeos, têm sido raramente relatadas reações alérgicas sérias incluindo angioedema e anafilaxia (raramente fatal). Algumas destas reações observadas com o uso da azitromicina resultaram em sintomas recorrentes e necessitaram de um maior período de observação e tratamento. Não há dados registrados do uso de azitromicina em pacientes com um clearance de creatinina < 40 mL/min; portanto, devese ter cautela antes de prescrever o produto a estes pacientes. A principal via de excreção da azitromicina é o fígado, portanto o produto deve ser utilizado com cautela em pacientes com disfunção hepática significante. Em pacientes recebendo derivados do ergot, o ergotismo tem sido acelerado pela co-administração de alguns antibióticos macrolídeos. Não há dados a respeito da possibilidade de uma interação entre azitromicina e derivados do ergot.

    Entretanto, devido a possibilidade de ergotismo, o produto e derivados do ergot não devem ser co-administrados. Assim como em qualquer outro antibiótico, é essencial a constante observação para os sinais de crescimento de organismos não suscetíveis, incluindo fungos.

    Efeitos na capacidade de dirigir e operar máquinas

    Não há evidências de que a azitromicina possa afetar a habilidade do paciente de dirigir ou operar máquinas.

    Gravidez e lactação

    O medicamento está contraindicado durante a gravidez. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

    Pacientes idosos

    Não há restrição quanto ao uso em pacientes idosos. Recomenda-se a mesma dosagem para pacientes adultos.

    Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Azimed maior do que a recomendada?

    Os eventos adversos observados com doses superiores àquelas recomendadas foram similares aos eventos observados com as doses recomendadas. Na ocorrência de uma superdosagem, medidas gerais de suporte e sintomáticas são indicadas, conforme a necessidade.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Azimed?

    Azimed® é bem tolerado, apresentando baixa incidência de reações adversas. Em alguns casos o produto pode produzir, transitórias na maioria das vezes, algumas reações desagradáveis. As reações mais frequentemente relatadas foram: náuseas, vômito/diarreia (raramente resultando em desidratação), desconforto abdominal (dor/cólica), dor de cabeça e tontura. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Azimed com outros remédios?

    • Antiácidos: Um estudo de farmacocinética avaliou os efeitos da administração simultânea de azitromicina e antiácidos, não sendo observado qualquer efeito na biodisponibilidade total, embora o pico de concentração plasmática fosse reduzido em até 30%. Em pacientes que estejam recebendo azitromicina e antiácidos, os mesmos não devem ser administrados simultaneamente.
    • Carbamazepina: Em estudo de interação farmacocinética em voluntários sadios, não foram observados efeitos significantes nos níveis plasmáticos da carbamazepina ou seus metabólitos ativos em pacientes que receberam azitromicina concomitantemente.
    • Cimetidina: Foi realizado um estudo de farmacocinética para avaliar os efeitos de dose única de cimetidina administrada duas horas antes da administração de azitromicina. Neste estudo não foram observadas quaisquer alterações na farmacocinética da azitromicina.
    • Ciclosporina: Na ausência de dados conclusivos de estudos farmacocinéticos ou clínicos investigando a interação potencial entre azitromicina e ciclosporina, deve-se ter cuidado quando utilizar essas drogas concomitantemente. Se for necessária a co-administração dessas drogas, os níveis de ciclosporina devem ser monitorados.
    • Ergot: Devido a possibilidade teórica de ergotismo, o uso concomitante de azitromicina e derivados do ergot não é recomendado.
    • Digoxina: Tem sido relatado que alguns antibióticos macrolídeos podem prejudicar o metabolismo da digoxina (no intestino) em alguns pacientes. Em pacientes que estejam recebendo azitromicina (um antibiótico macrolídeo) e digoxina concomitantemente, a possibilidade de um aumento nos níveis de digoxina deve ser considerada.
    • Metilprednisolona: Em um estudo de interação farmacocinética em voluntários sadios, a azitromicina não produziu nenhum efeito significante na farmacocinética da metilprednisolona.
    • Teofilina: Não há qualquer evidência de interação farmacocinética quando a azitromicina e a teofilina são coadministradas em voluntários sadios.
    • Terfenadina: Estudos farmacocinéticos não demonstraram nenhuma evidência de interação entre a azitromicina e a terfenadina. Foram relatados casos raros onde a possibilidade dessa interação não poderia ser totalmente excluída; contudo, não existem evidências consistentes de que tal interação tenha ocorrido.
    • Anticoagulantes orais do tipo cumarínicos: Em estudo de interação farmacocinética, a azitromicina não alterou o efeito anticoagulante de uma dose única de 15 mg de varfarina quando administrada a voluntários sadios. No período póscomercialização, foram recebidos relatos de potencialização de anticoagulação, subsequente à co-administração de azitromicina e anticoagulantes orais do tipo cumarínicos. Embora uma relação causal não tenha sido estabelecida, devese levar em consideração a frequência com que é realizada a monitorização do tempo de protrombina.
    • Zidovudina: Doses únicas de 1000 mg e doses múltiplas de 1200 mg ou 600 mg de azitromicina não afetaram a farmacocinética plasmática ou a excreção urinária da zidovudina ou de seu metabólito glicuronídeo. Entretanto, a administração de azitromicina aumenta as concentrações do metabólito clinicamente ativo, a zidovudina fosforilada, nas células mononucleares do sangue periférico. O significado clínico deste achado ainda não foi elucidado, porém pode beneficiar os pacientes.
    • Didanosina: A co-administração de doses diárias de 1200 mg de azitromicina com didanosina em 6 indivíduos HIVpositivos parece não ter afetado a farmacocinética da didanosina, quando esta foi comparada ao placebo.
    • Rifabutina: A co-administração da azitromicina com a rifabutina não afetou as concentrações séricas de nenhuma das drogas. Foi observada neutropenia em indivíduos tratados com azitromicina e rifabutina concomitantemente. Embora a neutropenia tenha sido relacionada ao uso da rifabutina, uma relação causal não foi estabelecida para o uso da combinação da rifabutina com a azitromicina.

    Informe seu médico os medicamentos que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

    Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.

    Qual a composição do Azimed?

    Cada cápsula de 500 mg contém:

    Azitromicina di-hidratada

    525 mg (equivalente a 500mg de azitromicina base)

    Excipientes* q.s.p.

    1 cápsula

    *Estearato de magnésio, dióxido de silício e laurilsulfato de sódio.

    Apresentação do Azimed


    Cápsula 500 mg – Embalagens com 02, 03 e 05 cápsulas.

    Uso oral.

    Uso adulto e pediátrico.

    Como devo armazenar o Azimed?

    Azimed® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade. O produto deve ser guardado na sua embalagem original.

    Prazo de validade: O prazo de validade encontra-se impresso nas embalagens do produto.

    Ao adquirir um medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem do produto.

    Nunca use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

    Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

    Dizeres Legais do Azimed

    Reg. MS 1.4381.0072

    Farm. Resp.:
    Charles Ricardo Mafra
    CRF-MG 10.883

    Fabricado por:
    Cimed Indústria de Medicamentos Ltda.
    Av. Cel. Armando Rubens Storino, 2750 - Pouso Alegre/MG
    CEP: 37550-000 - CNPJ: 02.814.497/0002-98

    Registrado por:
    Cimed Indústria de Medicamentos Ltda.
    Rua Engenheiro Prudente,121 - São Paulo/SP
    CEP: 01550-000 - CNPJ: 02.814.497/0001-07
    Indústria Brasileira
    ® Marca Registrada

    Logo do SAC
    0800 704 46 47

    Venda sob prescrição médica. Só pode ser vendido com retenção da receita.

    Especificações sobre o Azimed

    Caracteristicas Principais

    FabricanteCimed
    Tipo do MedicamentoSimilar
    Necessita de ReceitaBranca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
    Princípio AtivoAzitromicina
    Categoria do MedicamentoAntibióticos
    Classe TerapêuticaMacrolideos E Similares
    EspecialidadesInfectologia, Clínica Médica, Urologia, Ginecologia
    Registro no Ministério da Saúde1438100720070
    Código de Barras7896523207339
    Temperatura de ArmazenamentoTemperatura ambiente
    Produto RefrigeradoEste produto não precisa ser refrigerado
    Bula do PacienteBula do Azimed
    Bula do ProfissionalBula do Profissional do Azimed
    Modo de UsoUso oral
    Pode partirEsta apresentação não pode ser partida
    Azimed É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

    Sobre a Cimed

    Desde 1977, a Cimed vem construindo uma história de qualidade, fidelidade, trabalho em equipe, agilidade e foco. Com esses valores, alcançou a 4ª posição de provedores de medicamentos no Brasil.

    A sua gama é variada, pois possui desde medicamentos que necessitam ou que são isentos de prescrição, bem como produtos de saúde e beleza, como Bepantriz e K-med. Além disso, também oferece opções de vitaminas, com a famosa linha Lavitan.

    Todo esse crescimento só foi possível devido aos valores adotados pela empresa: ética, transparência e meritocracia, valorizando assim os seus profissionais altamente competentes e visando entregar o que há de melhor para a classe médica e para os consumidores.

    Fonte: http://www.grupocimed.com.br