Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Bumetanida

(1)

Este medicamento é indicado para o tratamento de: Todas as formas de edema de origem cardíaca , renal e hepática; Hipertensão arterial.

Preço + Frete
Preço
Qual é o seu preço ideal?
Tipo de receita
Selecione um(a) Tipo de receita
  • Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Classe terapêutica
Selecione um(a) Classe terapêutica
  • Diuréticos De Alça Puros
Forma farmacêutica
Selecione um(a) Forma farmacêutica
  • Comprimido
Categoria
Selecione um(a) Categoria
  • Antihipertensivo
  • Diuréticos
  • Medicamentos
Dosagem
Selecione um(a) Dosagem
  • 1mg
Fabricante
Selecione um(a) Fabricante
  • Abbott do Brasil
Princípio ativo
Selecione um(a) Princípio ativo
  • Bumetanida
Tipo do medicamento
Selecione um(a) Tipo do medicamento
  • Novo
Quantidade
Selecione um(a) Quantidade
  • 1 Unidades

Bula do Bumetanida

Bumetanida, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é indicado para o tratamento de:

Quais as contraindicações do Bumetanida?

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com hipersensibilidade conhecida à Bumetanida ou aos excipientes presentes em sua formulação.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com anúria completa, em coma hepático e com depleção eletrolítica grave.

Tipo de receita

Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

Como usar o Bumetanida?

A dose habitual é de 0,5 mg (meio comprimido) a 1,0 mg (um comprimido) por dia.

Conforme o grau do edema e segundo o quadro clínico, esta dose poderá ser alterada a critério médico.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Bumetanida?

As seguintes reações indesejáveis têm sido descritas com Bumetanida:

Reações comuns (> 1/100 e < 1/10):

Hiperglicemia, hiperuricemia, hipocloremia, hipocalemia, cãibras, tontura.

Reações incomuns (> 1/1.000 e < 1/100):

Vômitos, alteração de eletrocardiograma, hipotensão, sensibilidade dos mamilos, náuseas, alterações dos níveis de hemoglobina, alteração do tempo de protrombina, trombocitopenia, fraqueza muscular, mialgia, encefalopatia, cefaleia.

Reações raras (> 1/10.000 e < 1/1.000):

Prurido, fraqueza abdominal e erupções na pele, insuficiência renal, disfunção sexual (ejaculação precoce e dificuldades em manter a ereção).

Reações muito raras (<1/10.000):

Diarreia, sudorese.

Em casos de eventos adversos, notifique à empresa e ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Bumetanida com outros remédios?

Não usar medicamentos à base de lítio e aqueles que possam ser tóxicos ao ouvido ou ao rim, enquanto estiver tomando Bumetanida.

A Bumetanida aumenta a toxicidade do lítio, assim como a nefrotoxicidade das cefalosporinas e a ototoxicidade dos aminoglicosídeos. Aumenta o efeito dos anti-hipertensivos e dos bloqueadores neuromusculares. Os anti-inflamatórios reduzem os efeitos diuréticos da Bumetanida. Não foi demonstrada interação com digoxina e com os anticoagulantes.

A probenecida e a indometacina reduzem a ação diurética da Bumetanida.

O uso de Bumetanida em associação com inibidores da bomba de prótons pode levar a eventual quadro de hipomagnesemia, tal situação foi particularmente descrita em alguns pacientes idosos.

Quais cuidados devo ter ao usar o Bumetanida?

Como com os demais diuréticos de alça, usar com cautela em pacientes com disfunção hepática ou renal e distúrbios graves do metabolismo eletrolítico. Pacientes submetidos a tratamentos prolongados deverão receber doses suplementares de potássio, especialmente naqueles com tratamento digitálico concomitante.

Pacientes diabéticos ou em tratamento para controle dos níveis glicêmicos devem realizar acompanhamento mais rigoroso de suas medidas de glicemia.

Pacientes com histórico de gota devem realizar acompanhamento dos níveis de ácido úrico.

Pacientes que fazem uso de Bumetanida em associação com inibidores da bomba de prótons podem sofrer eventual diminuição dos níveis séricos de magnésio, particularmente pacientes idosos, portanto, sugere-se monitoramento nestes casos.

Não usar lítio e drogas ototóxicas ou nefrotóxicas associadas.

Uso na gravidez e lactação

Bumetanida deve ser administrado com cautela durante a gravidez.

Categoria de risco na Gravidez: C.

Estudos experimentais em ratos, camundongos, coelhos e hamsters demonstraram que a Bumetanida não teve efeitos teratogênicos e sobre a sobrevivência dos fetos, a não ser em doses que variaram de 3,4 a 3400 vezes a dose máxima humana.

O pequeno número de estudos em seres humanos não tem indicado qualquer efeito adverso para o feto, mas Bumetanida não deve ser administrado no 1º trimestre da gravidez e, após isso, apenas quando, a critério médico, os benefícios superarem o risco potencial ao feto. Não se sabe ainda se a Bumetanida é excretada no leite materno.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em pediatria e idosos

As doses para crianças e idosos não estão bem estabelecidas, ficando a critério médico.

Este medicamento pode causar doping.

Qual a ação da substância do Bumetanida?

Resultados de Eficácia


Em ensaio clínico randomizado e comparado com furosemida, a Bumetanida demonstrou eficácia semelhante à furosemida na redução do peso, do edema, da circunferência abdominal e da pressão arterial. Os dois tratamentos causaram também redução significativa da hepatomegalia e melhora da classe funcional. As duas drogas foram geralmente bem toleradas, com poucas reações adversas clínicas. As alterações laboratoriais foram compatíveis com o mecanismo de ação dos diuréticos ou com a doença de base dos pacientes1. A eficácia e segurança no uso de longo prazo da Bumetanida no edema periférico por insuficiência cardíaca congestiva também foi comprovado em estudo clínico por Handler e colaboradores. Dos pacientes tratados, 88% apresentaram melhora do edema, sendo que 62% apresentaram remissão completa. A perda média de peso nas primeiras 4 semanas foi de 3,18 Kg. 72% dos pacientes apresentaram melhora funcional ao final do estudo2.

Referências:

1 – Dixon, D.W., et al. Comparative Efficacy and Safety of Bumetanide and Furosemide in LongTerm Treatment of Edema Due to Congestive Heart Failure. J. Clin Pharmacal. 1891; 21:680-687.
2 – Handler B, et al. Bumetanide: A New Diuretic. Results of Clinical Efficacy and Safety in Patients with Congestive Heart Failure. Clin Pharmacal. 1981; 21: 691-696.

Características Farmacológicas 


Propriedades farmacodinâmicas

A Bumetanida é um diurético de alça de rápido início e curta duração de ação, que age inibindo a reabsorção do cloro e sódio no ramo ascendente da alça de Henle, demonstrada pela redução do “clearance” de água livre na hidratação e da reabsorção de água livre na hidropenia.

A excreção do potássio é dose relacionada. A Bumetanida também produz fosfatúria, talvez por uma ação no túbulo proximal não relacionada à inibição da anidrase carbônica e, ainda, diminui a excreção de ácido úrico.

Propriedades farmacocinéticas

Sua ação diurética inicia-se cerca de 30 minutos após a administração oral, atinge um máximo ao redor de uma hora e meia e está completa entre 4 e 6 horas.

DCB (Denominação Comum Brasileira)

01536.

Fontes consultadas

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Burinax.

Nomes comerciais

Especialidades Médicas

Cardiologia

Quer saber mais?

Consulta também a Bula do Bumetanida

Ler a bula do Bumetanida completa

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.