Encontre lojas que entregam na sua região

Plantalyve

2 apresentações
A partir de R$
26,81
Offer highlight

Encontre o menor preço de Plantalyve

Digite seu CEP para encontrar todas as farmácias que entregam na sua região.
Lojas que vendem e entregam em: Batel - Curitiba - PR
5g, caixa com 10 envelopes com 3,5g, sabor laranja
Plantalyve

5g, caixa com 10 envelopes com 3,5g, sabor laranja

MS 154230169PL Produto Liberado
Carregando ofertas...
Offer highlight

Encontre o menor preço de Plantalyve

Digite seu CEP para encontrar todas as farmácias que entregam na sua região.
Lojas que vendem e entregam em: Batel - Curitiba - PR
envelope
Plantalyve

envelope

MS IsentoPL Produto Liberado
Carregando ofertas...

Deixe seu e-mail para ser notificado quando houver ofertas desta apresentação.

Bula do Plantalyve

Plantalyve atua na restauração e manutenção da regularidade intestinal, promovendo o ajuste da consistência das fezes, sendo indicado nos seguintes casos:

  • Constipação e diarreia de várias etiologias (regulador intestinal);
  • Condições na qual a defecação facilitada por fezes amolecidas é desejável, como fissura anal, hemorroidas, após cirurgia ano-retal;
  • Condições onde o aumento diário da ingestão de fibras é necessário, como, por exemplo, na síndrome do intestino irritável;
  • Como auxiliar, habitualmente junto com dieta apropriada, no tratamento da hipercolesterolemia leve a moderada.

Como este medicamento funciona?

Plantalyve é um regulador intestinal, composto por fibras vegetais, que age de forma suave, causando o amolecimento das fezes, facilitando a evacuação (eliminação das fezes).

O Plantago ovata interfere no tempo de passagem do conteúdo intestinal, podendo fazer com que este processo seja mais rápido ou demorado. Por isto, quando promove um aumento no tempo de passagem do conteúdo intestinal, Plantago ovata ocasiona uma elevação na viscosidade do conteúdo fecal e retarda o esvaziamento do estômago, sendo indicado para casos de diarreia. Quando o Plantago ovata promove a diminuição do tempo de passagem do conteúdo intestinal, ocorre um aumento do volume das fezes, sendo indicado para os casos de prisão de ventre. Esta atividade laxativa é atribuída ao aumento de volume da mucilagem quando esta absorve água no intestino.

O Plantago ovata também aumenta a excreção de colesterol através das fezes, reduzindo os seus níveis no sangue, podendo ser utilizado em casos de hipercolesterolemia.

Plantalyve é um medicamento a base de Plantago ovata, este não deve ser usado por pacientes com conhecida alergia a planta e aos outros componentes da fórmula.

Não deve ser ingerido por pacientes que possuem: estenose do trato gastrintestinal (estreitamento), impactação fecal (acúmulo de fezes endurecidas no reto), sintomas não diagnosticados de desconforto no abdôme, grande e repentina mudança nos hábitos intestinais que continuam por um período maior do que 2 semanas, sangramento no reto (parte do intestino grosso), ausência de defecação mesmo após a utilização de laxativo, megacólon (dilatação anormal do intestino grosso) e doenças do esôfago ou do coração.

O Plantago ovata também não deve ser utilizado por pessoas com obstrução no intestino ou em situações que induzam à obstrução intestinal (obstrução da região do íleo), como contrações involuntárias do intestino.

Uso oral.

Adultos:

Dissolver o conteúdo de 1 envelope (5g) em 100 a 150mL de líquido e tomar de 1 a 3 vezes ao dia.

Crianças de 6-12 anos:

Ingerir metade da dose indicada para adultos, ou seja, dissolver o conteúdo equivalente a meio envelope (2,5g) em 50 a 75mL de líquido e tomar de 1 a 3 vezes ao dia.

Um copo de líquido adicional é recomendado depois da ingestão de Plantalyve, o que proporciona um melhor efeito do medicamento.

Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo promover danos à saúde.

Administrar Plantalyve, preferencialmente, durante às refeições, não devendo ser tomado imediatamente antes de dormir.

O uso continuado por 2 a 3 dias é necessário para o máximo benefício laxativo. O limite diário máximo de ingestão deste medicamento é de 6 envelopes para adultos e de 1,5 envelopes para crianças entre 6 e 12 anos.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia indicada sem a necessidade de suplementação.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Em caso de alergia ao produto, recomenda-se suspender o uso de Plantalyve e procurar orientação médica.

Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. Plantago ovata deve ser ingerido com bastante líquido para evitar obstrução do esôfago ou do intestino ou ainda impactação fecal (acúmulo de fezes endurecidas no reto). Deve-se ingerir Plantago ovata 30 minutos a uma hora antes da administração de outras medicações. Pacientes com insuficiência da produção de hormônios pelo pâncreas devem evitar o uso de Plantago ovata, devido a sua ação inibitória da enzima lipase, presente no pâncreas. Em casos de sangramento ou de dores no abdômen 48h após o tratamento, deve-se suspender o uso e procurar assistência médica. Se a diarreia continuar por mais de 3 a 4 dias, um médico deverá ser consultado. Nos casos de diarreia, é importante a ingestão de água e sais minerais.

Os efeitos indesejáveis que podem ser causados pelo aumento repentino de fibras na dieta são: produção de gases intestinais, aumento do abdômen, inchaço e obstrução intestinal. Caso Plantago ovata seja ingerido sem ou com pouco líquido, pode causar obstrução do esôfago. Se ocorrer dor no peito, vômito ou dificuldade em deglutir e respirar depois da ingestão de Plantago ovata, procure imediatamente orientação médica.

Em casos isolados, podem aparecer reações alérgicas, como rinite, asma, urticária e choque anafilático.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Plantalyve pode ser utilizado por gestantes, crianças a partir de 6 anos de idade, adultos e idosos.

Cada envelope (5g) de pó efervescente sabor laranja contém:

Pó de casca da semente de Plantago ovata testa 3,5 g

Excipientes: sacarina sódica, bicarbonato de sódio, ácido tartárico, essência de laranja pó, corante amarelo crepúsculo FD&C nº 06 e dióxido de silício.

A ingestão de altas doses de Plantalyve pode causar desconforto abdominal, flatulência (gases) ou até obstrução do intestino.

Nestes casos, recomenda-se suspender o uso e procurar orientação médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

A administração conjunta a pacientes em tratamento com digitálicos e sais de lítio não é recomendada. Porém, no caso de se ter que utilizar estes fármacos durante o tratamento, eles devem ser administrados no mínimo 2 horas antes da ingestão de Plantago Ovata (substância ativa), já que a fibra poderá difcultar a absorção destes medicamentos. Não administrar junto com antidiarréicos e produtos inibidores da motilidade intestinal (difenoxilato, opiáceos, etc) pelo risco de obstrução intestinal.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas

O princípio ativo de Plantago Ovata (substância ativa) encontra-se na casca da semente de Plantago ovata. O principal componente desta casca é uma mucilagem que contém uma hemicelulose composta por 85% de ácidos arabinoxilanos, com pequena proporção de ramnose e de ácido galacturônico.

A atividade terapêutica é decorrente da fibra dietética, altamente solúvel, que constitui seu princípio ativo; cada 100 g de produto administrado ao paciente contém 49 g de fibras solúveis. O mecanismo de ação da fibra ocorre por aumento do volume e grau de hidratação das fezes, contribuindo para a normalização do hábito intestinal. Adicionalmente, o aumento da massa fecal ativa a motilidade intestinal, sem efeitos irritativos.

Alguns tipos de fibras, incluindo a casca da semente de Plantago ovata, possuem efeitos hipocolesterolêmicos, principalmente devido à diminuição da absorção intestinal de colesterol e ao aumento na excreção de colesterol e de ácidos biliares, reduzindo assim os níveis séricos de colesterol.

Em diversos estudos observou-se uma redução dos níveis de colesterol total e LDL-colesterol do plasma, não sendo observada uma diferença signifcativa nos níveis de HDL-colesterol.

Além disso, o consumo de fibras pode ser benéfco para diabéticos pois as fibras adsorvem os açúcares simples, diminuindo a sua absorção pelo intestino e a velocidade com que esses carboidratos passam do estômago para o duodeno e, conseqüentemente, prevenindo aumentos rápidos da glicemia.

O aumento da quantidade de fibras na dieta do diabético pode permitir a redução de suas necessidades de insulina.

Plantago Ovata (substância ativa) apresenta diferentes mecanismos de ação, podendo ser indicado para diferentes quadros patológicos. É uma boa alternativa como tratamento coadjuvante da doença inflamatória intestinal (doença de Crohn, colite ulcerosa) em períodos de remissão, pois melhora a sintomatologia e diminui as recidivas. Além disso, Plantago Ovata (substância ativa) é efcaz em doenças cuja etiologia encontra-se principalmente na falta de fibras na alimentação, como é o caso da doença diverticular do cólon. Por ser constituído principalmente de fibras solúveis, seu metabolismo produzirá grande quantidade de ácidos graxos voláteis, entre eles o ácido butírico, de reconhecido efeito antineoplásico, podendo ser uma alternativa proflática em indivíduos com incidência familiar de adenoma ou carcinoma de cólon.

Como Plantago Ovata (substância ativa) não contém estimulantes da motilidade ou irritantes da mucosa intestinal, pode ser utilizado por pessoas que são alérgicas a estas substâncias ou em casos em que não há contra-indicação específca.

Propriedades farmacocinéticas

Não é possível determinar as constantes farmacocinéticas que definem absorção ou metabolização, pois Plantago Ovata (substância ativa) é uma formulação de ação eminentemente local. Assim, não é possível detectar níveis no sangue e em fluidos corporais. Não existe passagem através da barreira placentária por se tratar de formulação não digerível nem absorvível por seu conteúdo em fibras.

No intestino grosso a fibra está exposta à ação fermentativa das bactérias colônicas. Assim, os carboidratos fermentam, produzindo gases e ácidos graxos de cadeia curta (ácido acético, butírico e propiônico). Esses ácidos podem desencadear diferentes efeitos sobre a fsiologia, secreção, absorção e motilidade do cólon e serem metabolizados.

Como todas as fibras com alto poder de captação de água, a fibra de Plantago Ovata (substância ativa) é facilmente fermentada, embora seja difícil prever qual a quantidade de ácidos graxos de cadeia curta que produzirá.

Plantalyve deve ser guardado dentro da embalagem original. Conservá-lo em temperatura ambiente (15°C a 30°C), protegendo-o da luz e umidade.

Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses, indicado na embalagem.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Guarde-o em sua embalagem original.

Plantalyve laranja é apresentado na forma de envelope contendo pó efervescente marrom, com odor de laranja e isento de partículas estranhas em seu interior.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com diabetes e que apresentam dificuldade em ajustar a dose de insulina.

Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Registro M. S. nº 1.5423.0169

Farm. Resp.:
Rafaella C. A. Chimiti
CRF-GO nº 4262

GeoLab Indústria Farmacêutica S/A
Via Primária 1-B quadra 8-B Módulos 1-8 - DAIA - Anápolis - GO
CNPJ: 03.485.572/0001-04
Indústria Brasileira

SAC 0800 701 6080
sac@geolab.com.br
www.geolab.com.br

Informações Profissionais

Fabricante

Geolab

Tipo do Medicamento

Outros

Necessita de Receita

Não, Isento de Prescrição Médica

Princípio Ativo

Plantago Ovata

Categoria do Medicamento

Laxantes

Classe Terapêutica

Regulador Intestinal

Especialidades

Gastroenterologia


Publicidade