Bula do Tenliv
Princípio Ativo: Tanacetum parthenium
Tenliv, para o que é indicado e para o que serve?
Tenliv está indicado na profilaxia da enxaqueca.
Como o Tenliv funciona?
Tenliv é um medicamento fitoterápico à base da planta Tanacetum parthenium L. Sch. Bip., pertencente à família das Asteraceae/Compositae. Suas partes aéreas, mais precisamente as folhas, possuem um componente chamado partenolídeo, responsável pelas suas propriedades terapêuticas, como a profilaxia (prevenção) da enxaqueca.
Como o Tenliv funciona?
Tenliv (Extrato seco de Tanacetum parthenium) um medicamento fitoterápico à base da planta Tanacetum parthenium L. Sch. Bip., pertencente à família das Asteraceae/Compositae. Suas partes aéreas, mais precisamente as folhas, possuem um componente chamado partenolídeo, responsável pelas suas propriedades terapêuticas, como a profilaxia (prevenção) da enxaqueca.
Quais as contraindicações do Tenliv?
Tenliv está contra-indicado se você tem hipersensibilidade à planta ou a outros membros da família das Asteraceae/ Compositae como a Camomila e a Erva-de-Santiago e a qualquer constituinte da formulação. Não deve ser ingerido por indivíduos que tenham alergia de contato à planta (Tanacetum parthenium).
O uso de Tenliv é contra-indicado durante a gravidez e lactação por haver risco de aborto devido às contrações uterinas. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.
Crianças:
Seu uso não é recomendado em crianças menores de 12 anos.
Este medicamento deve ser interrompido pelo menos 2 semanas antes de algum procedimento cirúrgico, pois ele pode aumentar o risco de sangramento.
Este medicamento é contra-indicado para uso por mulheres grávidas ou amamentando.
Este medicamento é contra-indicado para menores de 12 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Como usar o Tenliv?
Comprimido revestido 120mg:
Deve ser utilizado por via oral na dose de 1 comprimido ao dia.
Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidas.
Assim como todos os medicamentos informe ao seu profissional de saúde todas as plantas medicinais e fitoterápicos que estiver tomando.Interações podem ocorre entre medicamentos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais quando administrada ao mesmo tempo.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tenliv?
Se, por acaso esquecer-se de tomar uma dose, tome-a o mais breve possível.
Se já estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao esquema regular de doses.
Não tome uma dose dupla ou doses extras.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando me esquecer de usar o Tenliv?
Se, por acaso esquecer-se de tomar uma dose, tome-a o mais breve possível.
Se já estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao esquema regular de doses. Não tome uma dose dupla ou doses extras.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.
Quais cuidados devo ter ao usar o Tenliv?
Não há relatos da ocorrência de danos à saúde ou efeitos colaterais com o uso de Tenliv em dosagem terapêutica recomendada. Foi relatada a ocorrência ocasional de dermatites de contato, irritação e ulceração de mucosa oral, diarréia, flatulência, náuseas, vômitos, dor abdominal e desconforto gástrico no uso prolongado de Tenliv.
O potencial para sensibilização via contato cutâneo com a droga é alto, embora a dermatite de contato seja vista apenas ocasionalmente.
A suspensão da medicação preventiva deve ser feita de maneira gradativa e começar após quatro a seis meses de sucesso (diminuição da freqüência, intensidade e duração das crises).
Tenliv está contra-indicado durante a gravidez e lactação por haver risco de aborto devido à indução de contrações uterinas.
Crianças:
Não há estudos sobre o uso de Tenliv em crianças, logo, o seu uso neste grupo deve ser criteriosamente avaliado pelo médico. De uma forma geral deve-se evitar seu uso em crianças menores de 12 anos.
Uso em idosos e outros grupos de risco:
Para pacientes com idade superior a 65 anos até o momento não há relatos de efeitos prejudiciais.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação medica ou do cirurgião-dentista.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tenliv?
Foi relatado a ocorrência ocasional de dermatites de contato, irritação e ulceração de mucosa oral, diarréia, flatulência, náuseas, vômitos, dor abdominal e desconforto gástrico no uso prolongado. Não existem relatos de efeitos colaterais com o uso apropriado da substância em dosagem terapêutica.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Apresentações do Tenliv
Medicamento fitoterápico registrado com base no uso tradicional.
Comprimido Revestido 120mg
Caixa com 04, 08 e 30 comprimidos revestidos.
Não é recomendado o uso por período prolongado enquanto estudos clínicos amplos sobre segurança não forem realizados.
Uso adulto.
Uso oral.
Qual a composição do Tenliv?
Apresentação:
Comprimido Revestido de 120mg.
Caixa com 04, 08 e 30 comprimidos revestidos.
Uso adulto.
Uso oral.
Composição:
Cada comprimido revestido contém:
Extrato seco de Tanacetum parthenium 100mg*.
*Equivalente à 0,6 mg de partenolídeo.
Excipientes: celulose + lactose, dióxido de silício, lactose, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, talco, polietilenoglicol 6000, dióxido de titânio, copolímero básico metacrílico E 100, álcool isopropílico, corante lacca alumínio amarelo nº 6, polivinilpirrolidona e água de osmose.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tenliv maior do que a recomendada?
Em casos de superdosagem aconselha-se o esvaziamento gástrico e suporte cardiorrespiratório. Estudos clínicos demonstraram a não ocorrência de efeitos colaterais com a ingestão de dosagens de 100 a 150 vezes maior que a dose diária recomendada para humanos.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tenliv com outros remédios?
Tenliv está contra-indicado para pacientes que fazem uso concomitante de medicamentos antitrombóticos (para “afinar” o sangue) como o ácido acetilsalicílico, clopidogrel, enoxparina, heparina, dalteparina e a varfarina. O mecanismo dessa interação se deve a ação tanto do Tenliv como dessas drogas sobre a coagulação.
Tenliv pode alterar o tempo de ação e a atividade de algumas drogas que como ele, são metabolizadas pelo fígado.
Alguns exemplos abaixo:
Amitriptilina, haloperidol, ondasentron, propranolol, teofilina, verapamil, omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, diazepam, carisoprodol, nelfinavir, diclofenaco, ibuprofeno, meloxicam, piroxicam, celecoxibe, amitriptilina, warfarin, glipizida, losartan, lovastatina, cetoconazol, itraconazol, fexofenadina e triazolam.
Exames laboratoriais:
Não foram encontrados relatos sobre alterações decorrentes do uso de Tenliv.
Informe seu medico ou cirurgião-dentista se você esta fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem conhecimento de seu medico. Pode ser perigoso a sua saúde.
Qual a ação da substância do Tenliv?
Resultados de Eficácia
Em um estudo realizado com cerca de 300 pacientes que sofriam de enxaqueca e consumiam regularmente extratos de T. parthenium, observou-se melhoras estatisticamente significativas em cerca de 72% dos casos. Houve uma menor recorrência e intensidade das crises de enxaqueca, bem como uma menor aparição dos sintomas neurovegetativos (ALONSO).
Em um estudo duplo-cego, aleatório, controlado por placebo e cruzado, 72 voluntários adultos, os quais sofriam de enxaqueca mais de dois anos e tinham pelo menos uma crise por mês foram selecionados. Os pacientes fizeram uma série monocega com placebo durante um mês, seguida por quatro meses de placebo / ativa e, por fim, durante os quatro meses os grupos foram trocados, ou seja, os que recebiam placebo passaram a receber T. parthenium e vice versa. Segundo os autores durante o tratamento com T. parthenium o número de crises diminui 24 % (uma cápsula diária; 70 a 114 mg de T. parthenium equivalente a 2,19 μg de partenolídeo), embora a duração das crises não apresentasse alteração significativa (NEWALL).
Características Farmacológicas
Em estudos realizados com animais, extratos de T. parthenium inibiram a agregação de plaquetas e a produção de prostaglandinas, tromboxano e leucotrienos. Acredita-se que T. parthenium atue inibindo a enzima fosfolipase A2, que facilita a liberação de ácido araquidônico do fosfolipídeo da membrana celular.
Acredita-se também que seu efeito inibitório na agregação de plaquetas envolva a neutralização dos grupos sulfidrilas em enzimas específicas de proteínas necessárias para a agregação e secreção de plaquetas.
Como devo armazenar o Tenliv?
Conservar o medicamento em sua embalagem original, protegendo da luz, calor e umidade, em temperatura ambiente entre 15 e 30°C. Nesta condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade iniciado na embalagem.
Numero de lote, datas de fabricação e data de validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Aspectos físicos:
Tenliv comprimido revestido, arredondados, de cor salmão e odor de ervas.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo o medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Tenliv
Registro M.S: 1.1861.0100.
Responsável Técnico:
Dra. Amanda Públio da Silva..
CRF: 37.152.
Fabricado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua: Fonte Mécia n° 2050
CEP: 13270-000 – Caixa Postal 489
Valinhos-SP.
CNPJ: 64.088.172/0001-41.
Industria Brasileira.
SAC - 0800 771 20 10.
Quer saber mais?
Consulta também a Bula do Tanacetum parthenium
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica do(a) farmacêutica responsável: Karime Halmenschlager Sleiman (CRF-PR 39421). Última atualização: 2 de Maio de 2024.
Tenliv 120mg, caixa com 30 comprimidos revestidos
Ofertas Recomendadas
Melhor Oferta
Informe seu CEP para ver se o produto está disponível na sua região.