Captopril + Hidroclorotiazida EMS
EMSCaptopril + Hidroclorotiazida EMS
EMSOfertas Recomendadas
Quantidade na embalagem
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Bula do Captopril + Hidroclorotiazida EMS
O captopril + hidroclorotiazida é indicado para o tratamento da hipertensão. Os efeitos redutores da pressão arterial de captopril e das tiazidas são aproximadamente aditivos. Esta combinação fixa de drogas pode ser utilizada como terapia inicial ou como terapia de substituição em pacientes recebendo doses individuais previamente tituladas dos seus componentes. A associação da captopril + hidroclorotiazida, por ter efeito aditivo, permite dose única diária para o controle da hipertensão.
O captopril + hidroclorotiazida pode ser administrado em pacientes com função renal normal, nos quais o risco é relativamente pequeno. Em pacientes com função renal comprometida, particularmente naqueles com doença vascular do colágeno, captopril + hidroclorotiazida deve ser reservado para pacientes hipertensos que desenvolveram efeitos colaterais inaceitáveis com outras drogas ou que não tenham respondido satisfatoriamente a outras combinações de drogas.
Captopril + hidroclorotiazida controla a pressão arterial dos pacientes hipertensos e sua concentração sanguínea máxima é atingida cerca de uma hora após a administração oral.
Captopril + hidroclorotiazida é contraindicado em pacientes que tiveram reações alérgicas prévias ao uso do medicamento. A hidroclorotiazida é contraindicada em casos de anúria (diminuição ou retenção da urina). Pacientes com insuficiência cardíaca devem ser cautelosos quanto ao aumento rápido da atividade física.
A posologia deve ser individualizada de acordo com a resposta do paciente.
O captopril + hidroclorotiazida deve ser ingerido 1 hora antes das refeições.
O captopril + hidroclorotiazida pode ser substituído pelos componentes individuais previamente titulados.
Alternativamente, a terapia pode ser instituída com 1/2 (meio) comprimido de captopril + hidroclorotiazida uma vez ao dia. Para os pacientes que demonstraram resposta insuficiente para a dose inicial, aumentar captopril + hidroclorotiazida para 1 (um) comprimido uma vez ao dia ou adicionar captopril ou hidroclorotiazida como componentes individuais. Pelo fato de que o efeito total pode não ser atingido por 6-8 semanas, os ajustes de dosagem normalmente deverão ser feitos em intervalos de 6 semanas, a menos que a situação clínica demande um ajuste mais rápido. Em geral, as doses diárias de captopril não deverão exceder 150 mg e as de hidroclorotiazida, 50 mg.
Ajustes de posologia quando há comprometimento renal
Pelo fato de o captopril e da hidroclorotiazida serem excretados principalmente pelos rins, a excreção é reduzida em pacientes com comprometimento da função renal. Estes pacientes demorarão mais para atingir os níveis de equilíbrio do captopril e atingirão um nível de equilíbrio maior para uma determinada dose diária do que os pacientes com função renal normal. Dessa maneira, estes pacientes podem responder a doses menores ou menos frequentes de captopril + hidroclorotiazida. Atingido o efeito terapêutico desejado, os intervalos entre as doses devem ser aumentados ou a dose total diária diminuída, até que se atinja a dose eficaz mínima. Quando diureticoterapia concomitante for necessária em pacientes com grave comprometimento renal, um diurético de alça (p. ex.: furosemida), ao invés de um diurético tiazídico, é preferível para administração com captopril; deste modo, a combinação de captopril e hidroclorotiazida em um comprimido não é normalmente recomendada para pacientes com grave comprometimento renal.
Interrupção do Tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses, e a duração do tratamento.
Gravidez e Lactação
Captopril + hidroclorotiazida não é recomendável para uso em gestantes e em mulheres em fase de amamentação, devido à eliminação do produto em pequenas quantidades através do leite materno.Pacientes do sexo feminino em idade de engravidar devem ser avisadas com relação aos riscos da exposição aos inibidores da ECA no segundo e terceiro trimestres, os quais não resultantes da exposição intrauterina ao inibidor da ECA limitada ao primeiro trimestre. As mulheres devem ser instruídas para avisar o médico imediatamente se ocorrer suspeita de gravidez.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
Pacientes idosos
Pacientes idosos podem ser mais sensíveis ao efeito hipotensivo e aos distúrbios eletrolíticos.
Contatar o médico imediatamente quando a ocorrência de quaisquer sinais ou sintomas indicando angioedema (ex.: inchaço da face; pálpebras; lábios; língua; laringe e extremidades; dificuldade em engolir ou respirar; rouquidão) e interromper o tratamento.
Informar também prontamente qualquer indicação de infecção (ex.: garganta inflamada e febre), que podem ser sinais de neutropenia ou de edema progressivo, podendo estar relacionados à proteinúria e a síndrome nefrótica. Transpiração excessiva e desidratação podem levar a uma queda excessiva da pressão arterial por causa da redução do volume de líquidos. Outra causa de depleção de volume tais como vômitos ou diarreia também podem conduzir a uma queda de pressão arterial. Consultar o médico nestes casos.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
Medicamento genérico Lei n° 9.787, de 1999.
Comprimido
- Caixa contendo 15, 30, 60 ou 450 comprimidos.
- Embalagem fracionável contendo 90 comprimidos.
Uso adulto.
Uso oral.
Cada comprimido contém:
Captopril | 50,0 mg |
Hidroclorotiazida | 25,0 mg |
Excipiente q.s.p | 1 comprimido |
Excipiente: óxido de ferro vermelho, amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio, dióxido de silício, celulose microcristalina, lactose monoidratada, ácido esteárico.
Captopril
A correção da hipotensão é a preocupação principal. A expansão de volume com uma infusão intravenosa de soro fisiológico é o tratamento de escolha para a normalização da pressão arterial. Enquanto o captopril pode ser removido da circulação geral por hemodiálise, os dados em relação à eficácia da hemodiálise para remoção do medicamento da circulação de recém-nascidos e crianças são inadequados. A diálise peritoneal não é efetiva na remoção do captopril; não existem relatos sobre a plasmaférese como opção de remoção do captopril da circulação.
Hidroclorotiazida
Além da esperada diurese, uma superdosagem de tiazídicos pode resultar em graus variados de letargia, que podem progredir para o coma em poucas horas, com depressão mínima da respiração e da função cardiovascular e sem evidência de alterações dos eletrólitos séricos ou desidratação. O mecanismo de depressão do SNC induzido pelas tiazidas é desconhecido. Irritação gastrintestinal e hipermotilidade podem ocorrer.
Tem-se relatado alterações transitórias da ureia e podem ocorrer alterações nos eletrólitos séricos, especialmente nos pacientes com comprometimento renal. Além da lavagem gástrica e da terapia de suporte para o estado de letargia ou coma, pode ser necessário tratamento sintomático dos efeitos gastrintestinais. Não foi estabelecido claramente o grau de remoção da hidroclorotiazida por hemodiálise. Devem ser instituídas medidas necessárias para se manter a hidratação, o balanço eletrolítico, a respiração e as funções cardiovascular e renal.
Captopril + hidroclorotiazida deve ser ingerido uma hora antes das refeições.
Consultar o médico se estiver fazendo uso de diuréticos poupadores de potássio, de suplementos de potássio, ou de substitutos do sal à base de potássio.
Informe a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Não tome medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a saúde.
Resultados de Eficácia
Captopril + Hidroclorotiazida proporciona alta eficácia anti-hipertensiva pelo fato de seus componentes atuarem sobre o principal mecanismo gerador da hipertensão arterial: o sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Captopril + Hidroclorotiazida, quando administrado 1 vez ao dia, mantém seu efeito antihipertensivo máximo durante a maior parte do dia (excelente relação vale pico de 76%). Assim, proporciona cobertura antihipertensiva por 24 horas, com segurança comprovada.
Características Farmacológicas
Captopril + Hidroclorotiazida, para uso oral, é a combinação de dois agentes anti-hipertensivos: Captopril e Hidroclorotiazida.
Captopril é um inibidor competitivo específico da Enzima Conversora de Angiotensina I (ECA), a enzima responsável pela conversão da angiotensina I em angiotensina II. A hidroclorotiazida é um diurético anti-hipertensivo do grupo das benzotiadiazidas (tiazidas).
Mecanismo de Ação
Captopril
Seus efeitos benéficos na hipertensão e na insuficiência cardíaca parecem resultar primariamente da inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona. Entretanto, não há uma correlação consistente entre os níveis de renina e a resposta à droga. A renina, uma enzima sintetizada pelos rins, é liberada na circulação onde age sobre um substrato de globulina plasmática para produzir angiotensina I, um decapeptídio relativamente inativo.
Essa por sua vez, pela ação da enzima conversora de angiotensina (ECA), transforma-se na angiotensina II, uma das mais potentes substâncias vasoconstritoras endógenas. A angiotensina II também estimula secreção de aldosterona pelo córtex da supra-renal, contribuindo deste modo para a retenção de sódio e líquidos.
O captopril impede a conversão da angiotensina I em angiotensina II pela inibição da ECA, uma peptidildipeptídeo carboxiidrolase.
A ECA é idêntica à bradicininase e o captopril pode também interferir na degradação da bradicinina, um peptídeo vasodepressor. Concentrações aumentadas de bradicinina ou prostaglandinas E2 também podem ter uma função no efeito terapêutico de captopril.
A inibição da ECA resulta na diminuição da angiotensina II plasmática e no aumento da atividade da renina plasmática (ARP), sendo este resultado da perda do feedback negativo sobre a liberação da renina causada pela redução da angiotensina II. A redução da angiotensina II leva à diminuição da secreção de aldosterona e, como resultado, pequenos aumentos de potássio sérico podem ocorrer junto com a perda de sódio e líquidos.
Os efeitos anti-hipertensivos persistem por um período de tempo maior do que a inibição da ECA circulante. Não se sabe se a ECA presente no endotélio vascular é inibida por mais tempo que a ECA circulante no sangue.
Hidroclorotiazida
As tiazidas afetam o mecanismo tubular renal de reabsorção de eletrólitos. Nas doses terapêuticas máximas, todas as tiazidas são aproximadamente iguais em sua potência diurética.
As tiazidas aumentam a excreção de sódio e cloreto em quantidades aproximadamente equivalentes. A natriurese causa uma perda secundária de potássio e bicarbonato.
As tiazidas não afetam a pressão arterial normal.
Farmacocinética
Captopril
Após administração oral de doses terapêuticas de captopril, a absorção é rápida e níveis sangüíneos máximos são atingidos em cerca de uma hora. A presença de alimentos no trato gastrintestinal reduz a absorção em cerca de 30 a 40%, devendo o captopril ser ingerido uma hora antes das refeições.
A absorção mínima média é de aproximadamente 75%. Em um período de 24 horas, mais de 95% da dose absorvida é excretada pela urina, sendo 40 a 50% como droga inalterada e a maior parte do restante como dímeros dissulfeto de captopril e dissulfeto captopril-cisteína.
Aproximadamente 25 a 30% da droga circulante liga-se às proteínas plasmáticas. A meia-vida aparente de eliminação do sangue é provavelmente inferior a três horas.
A determinação precisa da meia-vida de captopril inalterado não é possível até o presente, porém é provavelmente inferior a duas horas. Em pacientes com danos renais, entretanto, ocorre retenção de captopril.
Hidroclororiazida
A absorção oral da hidroclorotiazida é relativamente rápida. A meia-vida plasmática média da hidroclorotiazida em indivíduos em jejum é de aproximadamente 2,5 horas. A hidroclorotiazida é eliminada rapidamente pelos rins, sendo a maior parte (> 95%) eliminada na forma inalterada pela urina.
Farmacodinâmica
Captopril
A administração de captopril resulta em uma redução na resistência arterial periférica em pacientes hipertensos sem alterações ou aumento do débito cardíaco. Em pacientes com insuficiência cardíaca, demonstra-se uma diminuição significativa da resistência periférica (vascular sistêmica) e da pressão sangüínea (pós-carga), redução da pressão capilar pulmonar (pré-carga) e da resistência vascular pulmonar, aumento do débito cardíaco e aumento do tempo de tolerância ao exercício (TTE).
Reduções na pressão arterial são normalmente máximas 60 a 90 minutos após a administração oral de uma dose única de captopril. A duração do efeito está relacionada com a dose e aumenta na presença de diuréticos tipo tiazídicos. O efeito terapêutico máximo de uma determinada dose pode não ser alcançado em 6-8 semanas. Os efeitos redutores da pressão arterial de captopril e dos diuréticos tiazídicos são aditivos. Em contraste, captopril e beta-bloqueadores apresentam efeito aditivo menor.
A pressão arterial é diminuída de maneira aproximadamente igual nas posições em pé e supina.
Efeitos ortostáticos e taquicardia são pouco freqüentes, mas podem ocorrer em pacientes com depleção de volume. Não se tem associado à descontinuação abrupta de captopril com um rápido aumento da pressão sangüínea.
O captopril não atravessa a barreira hematoencefálica em quantidades significativas.
Hidroclorotiazida
O início da diurese ocorre em duas horas após administração de hidroclorotiazida e o efeito máximo em cerca de quatro horas. Sua ação persiste por aproximadamente seis a doze horas.
Manter à temperatura ambiente (15˚C a 30˚C). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Prazo de validade: o número de lote e as datas de fabricação e validade deste medicamento estão carimbados na embalagem do produto. Verifique sempre o prazo de validade do medicamento antes de usá-lo.
Nunca use medicamentos com o prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Reg. M.S. nº 1.0235.0624
Farm. Resp.:
Drª Erika Santos Martins
CRF-SP nº 37.386
EMS S/A.
Rua Comendador Carlo Mário Gardano, 450
S. B. do Campo/SP – CEP 09720-470
CNPJ: 57.507.378/0001-01
Indústria Brasileira
Lote, Fabricação e Validade: vide cartucho.
Venda sob prescrição médica.
Especificações sobre o Captopril + Hidroclorotiazida EMS
Caracteristicas Principais
Fabricante:
Necessita de Receita:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Principio Ativo:
Categoria do Medicamento:
Classe Terapêutica:
Especialidades:
Cardiologia
Doenças Relacionadas:
Bula do Paciente:
Bula do Profissional:
CAPTOPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA EMS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.
Sobre a EMS
Fundada há mais de 50 anos, a EMS é líder no segmento farmacêutico há mais de uma década. A sua consolidação no panorama nacional é resultado de muito investimento em pesquisa e desenvolvimento.
A liderança de mercado no Brasil também se deu pela agilidade e o caráter pioneiro, que construíram uma relação de confiabilidade com a classe médica. Com diversos produtos no segmento farmacêutico, a EMS continua investindo e crescendo para um futuro ainda mais promissor.
Isso tudo com o mesmos valores que trouxeram a empresa até a posição que ela ocupa hoje: responsabilidade, ousadia, simplicidade, excelência e valorização de pessoas, promovendo assim saúde e bem-estar.
Ofertas Recomendadas
Descubra a Melhor Opção de Captopril + Hidroclorotiazida EMS para Você
Compare e escolha entre variações com facilidade
Captopril + Hidroclorotiazida EMS 50mg + 25mg, caixa com 30 comprimidos | Captopril + Hidroclorotiazida EMS 50mg + 25mg, caixa com 90 comprimidos | |
Dose | 50mg + 25mg | 50mg + 25mg |
Forma Farmacêutica | Comprimido | Comprimido |
Quantidade na embalagem | 30 Unidades | 90 Unidades |
Modo de uso | Uso oral | Uso oral |
Substância ativa | Captopril + Hidroclorotiazida | Captopril + Hidroclorotiazida |
Preço Máximo ao Consumidor/SP | R$ 59,50 | R$ 112,01 |
Preço de Fábrica/SP | R$ 43,04 | R$ 81,03 |
Tipo do Medicamento | Genérico | Genérico |
Pode partir? | Este medicamento pode ser partido | Este medicamento pode ser partido |
Registro Anvisa | 1023506240023 | 1023506240058 |
Precisa de receita | Sim, precisa receita | Sim, precisa receita |
Tipo da Receita | Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica) | Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica) |
Código de Barras | 7896004706610 | 7896004719894 |