Defina sua localização

Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.


Cloridrato de Benazepril + Espironolactona

(3)

Cloridrato de Benazepril + Espironolactona é indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, provocada pela doença degenerativa crônica valvular em cães.

Preço + Frete
Preço
Qual é o seu preço ideal?
Tipo de receita
Selecione um(a) Tipo de receita
  • Receita Simples - Veterinário
Forma farmacêutica
Selecione um(a) Forma farmacêutica
  • Comprimido
Categoria
Selecione um(a) Categoria
  • Medicamentos
  • Medicamentos Veterinários
  • Medicamentos para Cachorros
Dosagem
Selecione um(a) Dosagem
  • 10mg + 80mg
  • 2.5mg + 20mg
  • 5mg + 40mg
Fabricante
Selecione um(a) Fabricante
  • Ceva
Princípio ativo
Selecione um(a) Princípio ativo
  • Cloridrato de Benazepril + Espironolactona
Tipo do medicamento
Selecione um(a) Tipo do medicamento
  • Outros
Quantidade
Selecione um(a) Quantidade
  • 30 Unidades

Bula do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona

Cloridrato de Benazepril + Espironolactona, para o que é indicado e para o que serve?

Cloridrato de Benazepril + Espironolactona é indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, provocada pela doença degenerativa crônica valvular em cães.

Quais as contraindicações do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona?

Cloridrato de Benazepril + Espironolactona não deve ser administrado a cães em crescimento devido ao efeito androgênico da Espironolactona.

O uso do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona é contraindicado em cadelas durante a gestação ou a lactação e, em cães utilizados para reprodução, devido aos efeitos tóxicos para o feto observados em estudos realizados com o Benazepril em animais de laboratório.

O uso do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona é ainda contraindicado em cães com hipoadrenocorticismo, hipercalemia ou hiponatremia.

É igualmente contraindicado em cães hipersensíveis (alérgicos) aos inibidores da ECA ou a qualquer outro componente da fórmula do medicamento, bem como em casos de estenose aórtica ou pulmonar que afetem o débito sanguíneo do coração.

Tipo de receita

Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

Como usar o Cloridrato de Benazepril + Espironolactona?

O produto deve ser administrado por via oral a cães. Os comprimidos contêm aroma artificial de carne e, normalmente, são ingeridos voluntariamente pelos animais. Em caso de recusa, recomenda-se que sejam administrados a uma pequena quantidade de alimento, imediatamente antes da refeição principal ou com a própria refeição.

A duração do tratamento é ilimitada, sob critério do Médico Veterinário.

Posologia do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona


Cloridrato de Benazepril + Espironolactona deve ser administrado ao animal, por via oral, uma vez ao dia, na dose de 0,25 mg de cloridrato de benazepril e 2,0 mg espironolactona/kg de peso corporal, de acordo com a posologia descrita na tabela abaixo.

Peso corporal (kg) do cão Dosagem e número de comprimidos a serem administrados do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona
Comprimidos de 2,5 mg/20 mg Comprimidos de 5 mg/40 mg Comprimidos de 10 mg/80 mg
2,5 - 5 ½ - -
5 - 10 1 - -
10 - 20 - 1 -
20 - 40 - - 1
40 - 60 - - 1+ ½
60 - 80 - - 2

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona?

Pode-se observar atrofia reversível da próstata em cães machos inteiros tratados com Espironolactona. Caso detecte algum efeito colateral grave ou outros efeitos não mencionados nesta bula, informe imediatamente ao Médico Veterinário.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cloridrato de Benazepril + Espironolactona com outros remédios?

Não administrar em conjunto com anti-inflamatórios não esteroides (AINE) para cães com insuficiência renal.

Não há interação entre o Cloridrato de Benazepril e a Espironolactona

A furosemida é um potente diurético e tem sido administrada em conjunto com a combinação de Cloridrato de Benazepril e Espironolactona – para o tratamento do edema associado à insuficiência cardíaca congestiva, sem evidência clínica de interações adversas.

Pimobendano é um vasodilatador cardiotônico bastante utilizado na terapia padrão de cães com insuficiência cardíaca congestiva. A sua combinação com a Espironolactona mostrou-se segura; e como o Benazepril tem outro mecanismo de ação, uma interação farmacodinâmica negativa parece ser improvável quando ambos os medicamentos estão associados. No entanto, devido ao efeito de pimobendano sobre a pressão arterial, a associação de Benazepril e pimobendano pode levar a um efeito aditivo de hipotensão.

A administração concomitante de Cloridrato de Benazepril + Espironolactona com outros agentes anti-hipertensivos (como, por exemplo, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores-β ou diuréticos) anestésicos ou sedativos pode potencialmente levar a efeitos hipotensores aditivos.

A administração concomitante de Cloridrato de Benazepril + Espironolactona com outros tratamentos poupadores de potássio (como, por exemplo, bloqueadores-β, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores dos receptores da angiotensina) pode potencialmente levar a hipercalemia.

A administração concomitante de AINEs com Cloridrato de Benazepril + Espironolactona pode reduzir o seu efeito anti-hipertensivo e natriurético, e aumentar o nível de potássio plasmático. Como tal, os cães tratados concomitantemente com um AINE devem ser cuidadosamente monitorados e corretamente hidratados.

Quais cuidados devo ter ao usar o Cloridrato de Benazepril + Espironolactona?

Cloridrato de Benazepril + Espironolactona deve ser utilizado com cuidado nos cães com lesões hepáticas, pois tal condição pode alterar o modo como a Espironolactona é metabolizada no fígado. A Espironolactona pode provocar ainda indução ou inibição das enzimas citocromo P450, o que pode afetar o metabolismo de outras substâncias que utilizam estas vias metabólicas.

Obedecer às dosagens e recomendações para uso do produto.

Não armazenar perto de alimentos, bebidas, outros medicamentos, produtos de higiene pessoal ou doméstica.

Lavar as mãos após o uso do produto.

A função renal (ureia e creatinina séricas) e os níveis séricos de potássio devem ser avaliados antes de se iniciar o tratamento com Benazepril e Espironolactona, especialmente em cães que possam sofrer de hipoadrenocorticismo, hipercalemia ou hiponatremia. Recomenda-se a monitorização regular da função renal e dos níveis de potássio séricos, uma vez que pode haver um aumento do risco de hipercalemia.

Utilizar com cautela em cães com insuficiência hepática, pois a Espironolactona sofre biotransformação hepática extensa.

As mulheres grávidas devem ter cuidado especial para evitar a exposição oral acidental, pois sabe-se que os inibidores da ECA podem afetar o feto durante a gestação em humanos.

Em caso de ingestão acidental, dirija-se imediatamente a um médico com a bula do produto.

Não reutilizar as embalagens vazias e descarta-las conforme legislação vigente, para evitar a contaminação do ambiente.

Qual a ação da substância do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona?

A absorção da Espironolactona pode variar de 2 a 4 horas após a administração dependendo da dose e ocorre sobretudo no trato gastrointestinal. Em cães, o principal metabólito é a canrenona, que atua como um antagonista dos efeitos prejudiciais da aldosterona no sistema cardiovascular, tais como: vasoconstrição, hipertrofia e fibrose cardíaca. Secundariamente, atua também na modulação da natriurese, com efeito sobre a pressão arterial. A excreção da Espironolactona se dá principalmente através das fezes, devido à grande excreção biliar dos seus metabólitos.

O Cloridrato de Benazepril é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal e transformado em benazeprilato, seu principal metabólito ativo. Em cães, o benazeprilato atua na inibição da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA), responsável pela conversão de Angiotensina I em Angiotensina II, reduzindo secreção de aldosterona e, consequentemente, da pressão arterial. Sua eliminação se dá pela via renal e hepática, por isso o uso do Benazepril em animais acometidos por insuficiência renal é mais seguro comparado a outros inibidores da ECA, que são essencialmente eliminados pelo rins.

A Espironolactona e o Cloridrato de Benazepril possuem modos de ação complementares, ambos limitam os efeitos nocivos da aldosterona sobre o sistema cardiovascular, em diferentes níveis do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona.

Fontes consultadas

  • Bula do Medicamento Cardalis.

Nomes comerciais

Doenças relacionadas

Especialidades Médicas

Veterinária

Quer saber mais?

Consulta também a Bula do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona

Ler a bula do Cloridrato de Benazepril + Espironolactona completa

Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossa Política de Privacidade.