Logo
  • Categorias
  • Luxturna

    Novartis
      • Voretigeno Neparvoveque
      • Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)

      • Temperatura ambiente

      • Não pode ser partido

      Bula do Luxturna

      Luxturna, para o que é indicado e para o que serve?

      Luxturna® é um produto de terapia gênica que contém a substância ativa voretigeno neparvoveque.

      Luxturna® será dado a você somente se o teste genético mostrar que sua perda de visão é causada por mutações no gene RPE65.

      Luxturna® é utilizado para o tratamento de adultos e crianças com perda de visão devido à distrofia hereditária da retina causada por mutações no gene RPE65. Essas mutações impedem o organismo de produzir uma proteína necessária para a visão, o que pode levar à perda de visão e à eventual cegueira.

      Como o Luxturna funciona?

      A substância ativa do Luxturna®, o voretigeno neparvoveque, é um vírus modificado que contém uma cópia funcional do gene RPE65. Após a injeção, este gene é entregue nas células da retina, a camada na parte de trás do olho, que detecta a luz. Isso permite que a retina produza as proteínas necessárias para a visão. O vírus usado para entregar o gene não causa doença em humanos.

      Se tiver alguma questão sobre o Luxturna®, como funciona ou porque é que este medicamento foi prescrito para você, fale com o seu médico.

      Quais as contraindicações do Luxturna?

      Seu médico irá avaliar as situações que o medicamento não deve ser utilizado.

      Como usar o Luxturna?

      Luxturna® será injetado em seu olho em uma sala de cirurgia por cirurgiões experientes em cirurgias oculares.

      Luxturna® é administrado sob anestesia. Seu médico falará com você sobre a anestesia e como ela será administrada a você.

      Seu médico fará uma cirurgia no olho para remover o gel transparente dentro do olho e, em seguida, injetará Luxturna® diretamente sob sua retina, a fina camada sensível à luz que está na parte de trás do olho. Isso pode ser repetido no seu outro olho pelo menos 6 dias depois. Você precisará ficar de observação pósoperatória por algumas horas após cada procedimento para monitorar sua recuperação e observar os efeitos colaterais da cirurgia ou da anestesia.

      Antes do início do tratamento com o Luxturna®, o seu médico pode prescrever um medicamento que suprime o seu sistema imunológico (as defesas naturais do corpo) para que ele não tente combater o Luxturna® quando este for administrado. É importante que você tome este medicamento de acordo com as instruções dadas. Não pare de tomar o medicamento sem falar primeiro com o seu médico.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, pergunte ao seu médico.

      Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

      O que devo fazer quando me esquecer de usar o Luxturna?

      Este medicamento deve ser aplicado por médico experiente em cirurgia ocular. Desta forma, seu médico irá orientar sobre a forma de uso deste medicamento.

      Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

      Quais cuidados devo ter ao usar o Luxturna?

      Siga todas as instruções do seu médico com cuidado. Elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula.

      Antes de iniciar o tratamento, informe ao seu médico:

      • Se tiver sinais de uma infeção ocular ou inflamação ocular, por exemplo, se tiver vermelhidão ocular, sensibilidade à luz, inchaço dos olhos ou dor ocular.
      • Se tiver uma infecção ativa de qualquer tipo. O seu médico pode adiar o seu tratamento até a sua infecção desaparecer, porque este medicamento pode dificultar o combate à infecção.

      Depois de usar o Luxturna®:

      • Obtenha cuidados imediatos com o seu médico se o seu olho ou olhos ficarem vermelhos, doloridos, sensíveis à luz, se você vir flashes ou flutuações na sua visão ou se observar alguma piora ou visão turva.
      • Pode ocorrer declínio permanente na acuidade visual após injeção subretiniana de Luxturna®. Contate o seu médico ou farmacêutico se tiver quaisquer alterações na visão.
      • Você deve evitar viagens aéreas ou viajar para altitudes elevadas antes de ser aconselhado pelo seu médico. Durante o tratamento com este medicamento, o médico insere uma bolha de ar no olho, que é lentamente absorvida pelo seu corpo. Até que a bolha seja completamente absorvida, a viagem aérea ou o deslocamento para altitudes elevadas pode fazer com que a bolha se expanda e leve a danos nos olhos, incluindo perda de visão. Por favor fale com o seu médico antes de viajar.
      • Você deve evitar nadar, por causa de um risco aumentado de infecção no olho. Por favor, fale com o seu médico antes de retomar a natação depois de usar o Luxturna®.
      • Algumas pessoas desenvolvem catarata. Uma catarata é a turvação das lentes naturais do interior do olho, o que pode dificultar a sua visualização com clareza. O desenvolvimento ou agravamento da catarata é uma complicação conhecida da cirurgia ocular que será necessária antes de você usar o Luxturna®. Existe um risco adicional de catarata se a lente dentro do olho for danificada pela agulha usada para injetar o medicamento na parte de trás do olho.
      • Pode haver um pouco de medicamento presente em suas lágrimas. Como precaução, você e seu cuidador devem colocar todos os curativos e materiais usados com lágrimas e secreções nasais em sacos selados antes de descartá-los. Você e seu cuidador devem seguir estas precauções por 14 dias.
      • Você e seu cuidador, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou com o sistema imunológico debilitado, devem usar luvas durante as trocas de curativos e ao descartar os curativos e outros resíduos. Sigam essas precauções durante 14 dias após o tratamento.
      • Você não poderá doar sangue, órgãos, tecidos e células para transplante depois de ter sido tratado com Luxturna®. Isso porque Luxturna® é um produto de terapia gênica.

      Crianças e adolescentes (menores de 18 anos)

      Luxturna® não foi estudado em crianças com menos de quatro anos de idade.

      Gravidez e Lactação

      Se você está grávida ou amamentando, se pensa que pode estar grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico ou enfermeiro antes de receber tratamento com Luxturna®.

      Os efeitos deste medicamento na gravidez e no feto não são conhecidos. Como precaução, você não deve receber Luxturna® enquanto estiver grávida.

      Não se sabe se o Luxturna® passa para o leite materno. Pergunte ao seu médico se deve interromper a amamentação depois de usar o Luxturna®.

      Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

      Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Luxturna?

      Como com todos os medicamentos, os pacientes tratados com Luxturna® podem ter efeitos colaterais, embora eles não se manifestem em todas as pessoas. Os efeitos colaterais associados à administração de Luxturna® são devidos ao próprio medicamento, ao procedimento de injeção ou à utilização de corticosteroides e afetam principalmente o olho.

      Alguns efeitos colaterais podem ser graves

      Procure ajuda médica imediata se tiver algum dos seguintes sintomas, que podem ser sintomas de inflamação, infecção ou reação alérgica do olho:

      • Uma diminuição repentina ou mudança na visão,
      • Um aumento da dor, desconforto ou vermelhidão nos olhos.

      Se tiver quaisquer efeitos colaterais graves, informe o seu médico imediatamente.

      Outros efeitos colaterais possíveis

      Outros efeitos colaterais que podem ocorrer após o tratamento com Luxturna® são descritos abaixo:

      Se estes efeitos colaterais se agravarem, informe o seu médico.

      Muito comuns: podem afetar mais do que 1 entre 10 pessoas
      • Vermelhidão do olho.
      • Catarata (turvação da lente).
      • Aumento da pressão no olho.
      Comuns: podem afetar até 1 entre 10 pessoas
      • Depósitos sob a retina.
      • Fissura na retina (rasgo na retina).
      • Anormalidades na parte de trás do olho.
      • Afinamento da superfície do olho (dellen).
      • Dor ocular.
      • Inchaço dos olhos.
      • Irritação no olho.
      • Inflamação no olho.
      • Sensação de corpo estranho no olho.
      • Descolamento da retina.
      Desconhecido: a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis
      • Afinamento da retina (atrofia coriorretiniana).

      Danos nos tecidos dos olhos podem ser acompanhados por sangramento e inchaço e um risco aumentado de infecção. A visão se reduz nos dias após a cirurgia e geralmente depois melhora; informe o seu médico se a visão não retornar.

      Se detectar quaisquer efeitos colaterais não mencionados nesta bula, por favor informe o seu médico.

      Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

      Apresentações do Luxturna

      Solução para Diluição

      Luxturna® - Solução concentrada para injeção subretiniana - frasco de dose única de 2 mL com um volume extraível de 0,5 mL.

      A concentração fornecida de 5 x 1012 genomas virais (gv) por mL, requer uma diluição de 1:10 antes da administração.

      Após a diluição, cada dose contém 1,5 x 1011 gv em um volume de 0,3 mL. O diluente é fornecido em volumes extraíveis de 1,7 mL em dois frascos de uso único de 2 mL.

      Via subretiniana.

      Uso adulto e pediátrico.

      Qual a composição do Luxturna?

      Voretigeno neparvoveque é um vetor de transferência gênica que utiliza um capsídeo de vetor viral adenoassociado sorotipo 2 (AAV2) como veículo de transporte do cDNA da proteína do epitélio pigmentado retiniano humano de 65 kDa (hRPE65) para a retina. Voretigeno neparvoveque é derivado de AAV de ocorrência natural usando técnicas de DNA recombinante.

      Excipientes

      Solução concentrada: cloreto de sódio, fosfato de sódio monobásico (para ajuste do pH), fosfato de sódio dibásico (para ajuste do pH), poloxaleno, água para injetáveis.
      Diluente: cloreto de sódio, fosfato de sódio monobásico (para ajuste do pH), fosfato de sódio dibásico (para ajuste do pH), poloxaleno, água para injetáveis.

      Luxturna® não contém conservantes.

      Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Luxturna maior do que a recomendada?

      Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

      Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Luxturna com outros remédios?

      Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver usando, se tiver utilizado recentemente ou possa precisar utilizar quaisquer outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

      Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

      Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

      Como devo armazenar o Luxturna?

      Luxturna® será armazenado pelos profissionais de saúde em sua instituição de saúde. Você não armazenará o Luxturna® por conta própria.

      Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

      Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

      Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

      Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

      Dizeres Legais do Luxturna

      MS - 1.0068.1173

      Farm. Resp.:
      Flávia Regina Pegorer
      CRF-SP 18.150

      Importado por:
      Novartis Biociências S.A.
      Av. Prof. Vicente Rao, 90 - São Paulo - SP
      NPJ: 56.994.502/0001-30
      Indústria Brasileira

      Fabricado por:
      Nova Laboratories Ltd.
      Wigston, Reino Unido.

      Embalado por:
      Catalent UK Packaging Ltd.
      Westhoughton, Reino Unido ou Catalent CTS (Edinburgh) Limited, Bathgate, Reino Unido (vide cartucho).

      ® = Marca registrada em nome de Spark Therapeutics, Inc

      Venda sob prescrição médica.

      Uso restrito a hospitais.

      Especificações sobre o Luxturna

      Caracteristicas Principais

      Fabricante:Novartis
      Necessita de Receita:Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
      Princípio Ativo:Voretigeno Neparvoveque
      Categoria do Medicamento:Doenças dos Olhos
      Classe Terapêutica:Outros Produtos Oftalmológico Sistêmicos
      Especialidades:Oftalmologia
      Bula do Paciente:Bula do Luxturna
      Bula do Profissional:Bula do Profissional do Luxturna
      Tipo do Medicamento:Biológico
      Registro no Ministério da Saúde:1006811730012
      Código de Barras:7896261022010
      Temperatura de Armazenamento:Temperatura ambiente
      Produto Refrigerado:Este produto não precisa ser refrigerado
      Modo de Uso:Uso oftálmico (intravítreo)
      Pode partir:Esta apresentação pode ser partida
      Luxturna É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

      Sobre a Novartis

      Com uma história de muita tradição, a Novartis é resultado da fusão de outras duas grande empresas: Ciba-Geigy e da Sandoz.  Tais organizações se especializaram, inicialmente, no desenvolvimento de produtos químicos. Na sequência, seu foco mudou para produtos farmacêuticos.

      Com tal histórico, a Novartis não poderia ter outras essência, se não a de ser apaixonada pelo desenvolvimento e comercialização de produtos que contribuem para a vida das pessoas, por meio da ciência e da saúde.

      Para isso, investe pesado em inovação, pesquisa e desenvolvimento. Essa política trouxe várias conquistas, como a de ser a única fábrica de divisão oftalmológica da América Latina.

      Fonte: https://www.novartis.com.br