Voncento
CSL BehringVoncento
CSL BehringOfertas Recomendadas
Dose
Quantidade na embalagem
Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Bula do Voncento
Este medicamento é destinado à profilaxia e ao tratamento de sangramento não cirúrgico e cirúrgico associado à deficiência do fator de von Willebrand, em decorrência da doença de von Willebrand, quando o tratamento com acetato de desmopressina é ineficaz ou é contraindicado.
Este medicamento é destinado à profilaxia e ao tratamento de sangramento não cirúrgico e cirúrgico associado à deficiência de fator VIII de coagulação, em decorrência à hemofilia A (deficiência congênita de fator VIII de coagulação).
Os princípios ativos do Voncento®, fator VIII de coagulação humana (FVIII) e fator de von Willebrand (FVW) humano, são fatores de coagulação (substâncias que ajudam o sangue a coagular). Os pacientes com hemofilia A não apresentam FVIII, e os pacientes com doença de von Willebrand (DVW) não apresentam FVW ou apresentam FVW não funcional. Isso causa problemas de coagulação sanguínea, levando a hemorragias nas articulações, músculos ou órgãos internos.
Voncento® é usado para substituir os fatores de coagulação ausentes, fornecendo controle temporário do distúrbio de sangramento.
Utilizar com precaução em pacientes com reações alérgicas conhecidas aos componentes da preparação.
O medicamento deve ser administrado por via intravenosa (IV).
Posologia do Voncento
Doença de von Willebrand
É importante calcular a dose usando o número de UI de FvW:Rco especificado. Geralmente, 1 UI/kg de FvW:RCo aumenta o nível circulante de FvW:RCo por 0,02 UI/mL (2%).
Os níveis de FvW:RCo de > 0,6 UI/mL (60%) e de FVIII:C de > 0,4 UI/mL (40%) devem ser atingidos.
Tratamento sob demanda
Normalmente, 40-80 UI/kg do fator de von Willebrand (FvW:RCo) correspondentes a 20-40 UI FVIII:C/kg de peso corporal (PC) são recomendados para atingir hemostasia.
Uma dose inicial de 80 UI/kg de FvW:RCo pode ser necessária, especialmente em pacientes com doença de von Willebrand tipo 3, em que a manutenção de níveis adequados pode precisar de doses maiores do que em outros tipos de doença de von Willebrand.
Prevenção de hemorragia em caso de cirurgia
Para a prevenção de sangramento excessivo durante ou após a cirurgia, a aplicação deve iniciar 1 – 2 horas antes do procedimento cirúrgico.
Uma dose adequada deve ser administrada novamente a cada 12 – 24 horas. A dose e a duração do tratamento dependem do estado clínico do paciente, o tipo e a gravidade do sangramento, e dos níveis de FvW:RCo e FVIII:C.
Ao usar um produto para a doença de von Willebrand contendo fator VIII de coagulação, o médico responsável deve estar ciente de que o tratamento contínuo pode causar um aumento excessivo em FVIII:C. Após 24 – 48 horas de tratamento para evitar um aumento excessivo em FVIII:C, a redução de dose e/ou o prolongamento do intervalo da dose ou o uso de um produto de fator de von Willebrand contendo um nível baixo de fator VIII de coagulação devem ser considerados.
Tratamento de profilaxia
Para a profilaxia em longo prazo em pacientes de estudo clínico com doença de von Willebrand, uma dose de 25 – 40 UI de FvW:RCo/kg de peso corporal deve ser considerada a uma frequência de 1 a 3 vezes por semana. Em pacientes jovens ou pacientes com sangramentos gastrintestinais ou menorragia, intervalos de dose mais curtos ou doses mais altas podem ser necessários. A dose e a duração do tratamento dependerão da condição clínica do paciente, assim como os seus níveis plasmáticos de FvW:RCo e FVIII:C.
População pediátrica com Doença de von Willebrand
Tratamento de sangramento
Geralmente, 40 – 80 UI/kg do fator de von Willebrand (FvW:RCo) correspondentes a 20 – 40 UI de FVIII:C/kg de peso corporal (PC) são recomendados em pacientes pediátricos para tratar um sangramento.
Tratamento de profilaxia
- Pacientes entre 12 e 18 anos de idade: A administração baseia-se nas mesmas diretrizes que adultos.
- Pacientes < 12 anos de idade: Com base nos resultados de um estudo clínico, no qual os pacientes pediátricos com menos do que 12 anos de idade apresentaram exposição menor do FvW, uma dose profilática entre 40 – 80 UI de FvW:RCo/kg do peso corporal de 1 a 3 vezes por semana, deve ser considerada. A dose e a duração do tratamento dependerão da condição clínica do paciente, assim como os seus níveis plasmáticos de FvW:RCo e FVIII:C.
Hemofilia A
É importante calcular a dose usando o número de UI de FVIII:C especificado. A dose e a duração da terapia de substituição dependerão da gravidade da deficiência de FVIII, o local e a extensão do sangramento e a condição clínica do paciente.
O número de unidades de fator VIII de coagulação administrado é apresentado em Unidades Internacionais (UI), que está relacionado ao padrão atual da OMS para produtos com fator VIII de coagulação. A atividade de fator VIII de coagulação no plasma é apresentada tanto como percentual (relativo ao plasma humano normal) ou em UI (relacionado ao Padrão Internacional para FVIII no plasma).
1 UI da atividade do fator VIII coagulação é equivalente àquela quantidade de fator VIII de coagulação em 1 mL de plasma humano normal.
Tratamento sob demanda
O cálculo da dose necessária de fator VIII de coagulação baseia-se no achado empírico de que 1 UI de fator VIII de coagulação por kg de peso corporal aumenta a atividade plasmática de fator VIII de coagulação em cerca de 2% da atividade normal (recuperação “in vivo” 2 UI/dL).
A dose necessária é determinada usando a seguinte fórmula:
Unidades necessárias = peso corporal [kg] x aumento desejado de FVIII [% ou UI/dL] x 0,5.
A quantidade a ser administrada e a frequência de administração devem sempre ser orientadas para a eficácia clínica de cada caso individualmente.
No caso dos seguintes eventos hemorrágicos, a atividade de FVIII não deve cair abaixo de determinado nível da atividade plasmática (em % de normal ou UI/dL) dentro do período correspondente.
A seguinte tabela pode ser usada para orientar a administração em episódios de sangramento e cirurgia:
Grau de hemorragia / Tipo de procedimento cirúrgico | Nível necessário do fator VIII de coagulação (%) (UI/dL) | Frequência das doses (horas)/ Duração da terapia (dias) |
Hemorragia | ||
Hemartrose inicial, sangramento muscular ou sangramento oral | 20 – 40 | Repetir a cada 12 a 24 horas por pelo menos 1 dia, até o episódio de sangramento conforme indicado por dor ser resolvido ou recuperado |
Hematrose mais extensa, sangramento muscular ou hematoma | 30 – 60 | Repetir a infusão a cada 12- 24 horas por 3-4 dias ou mais até a dor ou a incapacidade aguda ser resolvida |
Hemorragias de ameaça à vida | 60 - 100 | Repetir a infusão a cada 8 ou 24 horas até a ameaça ser resolvida |
Cirurgia | ||
Cirurgia de pequeno porte, incluindo extração de dente | 30 – 60 | A cada 24 horas, pelo menos 1 dia, até a recuperação |
Cirurgia de grande porte | 80 – 100 (pré- e pós-cirurgia) | Repetir a infusão a cada 8-24 horas até a recuperação adequada da ferida, em seguida, terapia por pelo menos 7 dias para manter a atividade do fator VIII de coagulação de 30% a 60 % (UI/dL) |
Durante o curso do tratamento, a determinação apropriada dos níveis de fator VIII de coagulação é utilizada como base para determinar a dose a ser administrada e a frequência das infusões repetidas.
Particularmente, no caso de intervenções cirúrgicas de grande porte, é indispensável o monitoramento preciso da terapia de substituição por meio da análise de coagulação (atividade de FVIII plasmático). A resposta ao fator VIII de coagulação é individual, atingindo diferentes níveis de recuperação “in vivo” e demonstrando diferentes meias-vidas.
Tratamento de profilaxia
Para profilaxia em longo prazo em pacientes com hemofilia A grave, a dose usual é de 20 a 40 UI de fator VIII de coagulação por kg de peso corporal em intervalos de 2 a 3 dias. Em alguns casos, especialmente em pacientes jovens, intervalos de dose mais curtos ou doses maiores podem ser necessários.
Pacientes não tratados anteriormente
A segurança e a eficácia de Voncento® em pacientes não tratados anteriormente ainda não foram estabelecidas.
População pediátrica com hemofilia A
A administração em crianças e adolescentes com hemofilia A com idade < 18 anos baseia-se no peso corporal e, portanto, geralmente considera-se as mesmas diretrizes que para adultos. Em alguns casos, intervalos de dose mais curtos ou doses maiores podem ser necessários. A frequência da administração deve sempre ser orientada com relação à eficácia clínica de casa caso individualmente.
Idosos
Nenhum ajuste da dose é necessário para idosos.
Orientação de monitoramento
Recomenda-se que as concentrações plasmáticas de FVIII:C e/ou FvW:RCo sejam determinadas no plasma do paciente em intervalos adequados e durante o tratamento de episódios de sangramento grave.
Uso na gravidez e lactação
Doença de von Willebrand
A experiência no tratamento de mulheres grávidas ou lactantes não está disponível. Voncento® deve ser administrado a mulheres grávidas ou lactantes com deficiência do FVW apenas se for claramente indicado, levando em consideração que a administração confere um risco elevado de eventos de sangramento nessas pacientes.
Hemofilia A
Com base na ocorrência rara de hemofilia A em mulheres, a experiência com o tratamento durante a gravidez e a amamentação não está disponível. Portanto, Voncento® deve ser administrado durante a gravidez e amamentação apenas se for claramente indicado.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas ou capacidade mental prejudicada
Não foram observados efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas.
Potencial para abuso
Doping
- Atenção aos atletas: este medicamento contém albumina humana, que é considerada um agente mascarador de doping de acordo com a lista de referência do Comitê Olímpico Internacional.
Potencial de uso off-label e possíveis riscos associados a tal uso
Existe um risco potencial de que o produto é usado fora da indicação rotulada. No entanto, as informações do produto descrevem claramente as indicações que foram aprovadas pelos reguladores do produto.
Nos indivíduos com hemofilia A, os EAs mais comumente relatados foram cefaleia (11 indivíduos), infecção viral (8 indivíduos; no entanto, nenhum caso de suspeita de transmissão do vírus da hepatite ou parvovírus B19), artralgia (8 indivíduos) e influenza (7 indivíduos). Nos indivíduos pediátricos com hemofilia A com <12 anos de idade, os EAs mais comumente relatados foram aqueles que estão frequentemente associados a um resfriado comum (tosse [8 indivíduos], pirexia [6 indivíduos] e rinite [4 indivíduos]), que são doenças típicas da infância; seguidos de erupção cutânea e inibição de FVIII (4 indivíduos cada).
Semelhante aos estudos de hemofilia A, nos estudos prospectivos de DVW, a cefaleia foi o EA mais comumente relatado (em 17 indivíduos). Outros EAs frequentemente relatados nos estudos de DVW foram pirexia relatada em 11 indivíduos, tosse relatada em 10 indivíduos, náusea e dor do procedimento (ou seja, dor pós-operatória) relatados em 7 indivíduos cada. No estudo piloto CSLCTBIO-08-52 em indivíduos com DVW com <12 anos de idade, os EAs frequentemente associados a um resfriado comum, como pirexia, nasofaringite e rinite, bem como lesões foram mais frequentemente observados em comparação com os estudos em adultos. No entanto, esses eventos são esperados em indivíduos pediátricos, pois representam eventos típicos da infância.
Do total de TEAEs de todos os estudos clínicos, 54 foram relatados como reações adversas ao medicamento (RAMs), ou seja, foram avaliados como possivelmente, provavelmente ou definitivamente relacionados à medicação do estudo pelo investigador ou foram relatados com relação desconhecida com o IMP.
As únicas RAMs relatadas mais de 3 vezes no total foram:
- Cefaleia (10 casos: todos no estudo de hemofilia A CSLCT-BIO-95-41 [9 casos ocorreram em 1 indivíduo]), dor nas costas (5 casos, todos nos estudos de hemofilia A) e taquicardia (4 casos, todos no estudo de hemofilia A CSLCT-BIO-07-47). Esses 4 casos de taquicardia foram observados no diário domiciliar como palpitações; eram de intensidade leve e foram resolvidos sem qualquer medida adotada. Além disso, houve 3 casos de inibição do FVIII no estudo CSLCT-BIO-08-53 (indivíduos pediátricos; hemofilia A) que foram considerados relacionados ao Voncento® pelo investigador; 1 caso de agravamento preexistente do inibidor do FVIII no estudo CSLCT-BIO-07-47 (e indivíduos adultos; hemofilia A) foi considerado relacionado pelo avaliador médico da CSL.
Pó liofilizado para solução injetável
- 250UI + 600UI: caixa com 1 frasco com pó para solução injetável + 1 frasco com 5mL de diluente + 1 dispositivo de transferência com filtro + 1 seringa + 2 compressas + 1 curativo + 1 kpv;
- 500UI + 1.200UI, caixa com 1 frasco com pó para solução injetável + 1 frasco com 5mL de diluente + 1 dispositivo de transferência com filtro + 1 seringa + 2 compressas + 1 curativo + 1 kpv.
- 1.000UI + 2.400UI, caixa com 1 frasco com pó para solução injetável + 1 frasco com 10mL de diluente + 1 dispositivo de transferência com filtro + 1 seringa + 2 compressas + 1 curativo + 1 kpv.
Uso intravenoso.
Uso adulto e pediátrico.
Cada frasco-ampola contém:
250 UI / 500 UI ou 1000 UI de fator VIII de coagulação e 600 UI / 1200 UI ou 2400 UI de fator de von Willebrand.
Excipientes: cloreto de cálcio di-hidratado, cloreto de sódio, citrato de sódio di-hidratado, sacarose, trometamol e albumina humana.
Diluente: água para injetáveis.
Foram observados casos de superdosagem (duas vezes a dose recomendada) em estudos clínicos.
Nenhuma reação adversa séria foi associada a esses casos. O risco de eventos tromboembólicos não pode ser excluído em caso de superdosagem grave, especialmente em pacientes com DVW.
A interação do FVW e do FVIII da coagulação com outros medicamentos não foi estudada.
Resultados de Eficácia
Estudos farmacocinéticos mostraram que o Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand SD/HT (A-SD/HT) tem em média uma meia-vida para VWF:RCo, FVII:C e VWF:Agde 6,91 horas (média, 7,46 + 3,20 horas), 20,87 horas (média, 21,52 7,21 horas), e 12,66 horas (média, 13,03 + 2,12 horas) respectivamente. A mediana incremental de recuperações in vivo do VWF:RCo e FVIII:C foram 3,12 (UI/dL)/(Ul/kg) [média, 3,29 + 1,46 (UI/dL)/(UI/kg)] para VWF:RCoe 1,94 (UI/dL)/(UI/kg) [média, 2,14 + 0,58 (UI/dL)/ (Ul/kg)] para FVIII:C.
Nas infusões seguintes de A-SD/HT, foi visto um aumento no tamanho dos multímeros de VWF e persistiu por pelo menos 24 horas. Seguindo o tratamento, o encurtamento da BTfoi transitério, durante menos de horas e não se correlaciona com a presença de multímeros de VWF de tamanho grande ou intermediário.
Características Farmacológicas
Farmacodinamica
O Fator VIII e fator de von Willebrand são constituintes do plasma normal e são necessários para a coagulação do sangue.
A administração do Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand temporariamente aumenta o nível plasmático de Fator VIII, minimizando assim o risco de hemorragia. O Fator VIII é um fator essencial na ativação do Fator X, conduzindo a formação de trombina fibrina. O VWF promove a agregação plaquetária e adesão das plaquetas no endotélio vascular danificado, mas também serve como uma proteína transportadora de estabilização para o Fator VIII proteína pró-coagulante.
Farmacocinética
Hemofilia A
Em estudo aberto, randomizado, cruzado, a farmacocinética do Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand foi comparado coma versão do mesmo produto não tratada com calor. Os pacientes com hemofilia A (< 3 UI de fator VIII/dL) foram dosados para atingir os níveis plasmáticos de fator VIII de cerca de 100 unidades/dL. Amostras de sangue foram retiradas até 28 horas apés a infusão. A meia-vida média de Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand foi 12,2 horas e a média de recuperação in vivo foi de 86,5%. Nestes estudos, a AUC média foi 895 UI h/dL, o tempo médio de permanência foi de 9,9 horas e a depuração foi de 4,4 mL/h/kg.
Dependendo do grau de hemorragia, ferimentos ou danos ao tecido a meia-vida biológica pode diminuir. Isto deve ser levado em consideração para determinar a dosagem.
Doença de von Willebrand (VWD)
Um estudo do cruzamento de farmacocinética foi realizado em 14 não-pacientes com sangramento VWD(1 tipo 1, 2 tipo 2A, e 11 de tipo 3) comparara farmacocinética do Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand SD/HT (A-SD/HT) e uma formulação anterior, Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand SD (A-SD), que foi tratado com solvente detergente, mas não foi termicamente tratado.
Após perfusão de A-SD/HT, a meia-vida média de VWF:RCo, FVII:C e VWF:Ag eram 6,91 horas (média de 7,46 + 3,20 horas, intervalo de 3,68 - 16,22 horas), 20,87 horas (média de 21,52 + 7,21 horas; intervalo: 7,19 - 32,20 horas), e 12,66 horas (média de 13,03 + 2,12 horas; intervalo: 10,34 - 17,45 horas), respectivamente. A mediana C 1 em recuperações: in vivo do VWE:RCo e FVII:C foram 3,12 (UI/dL)/(UI/kg) [média, 3,29 + 1,46 (UI/dL)/(Ul/kg); intervalo: 1,3 - 5,7 (UI/dL)/ (Ul/kg)] para VWF:RCoe 1,94 (UI/dL)/(Ul/kg) [média, 2,14 + 0,58 (UI/dL)/(UI/kg); intervalo: 1,3 para 3,3 (UI/dL)/(UI/kg)] para FVIII:C.
Após perfusão de ambos os A-SD e A-SD/HT, um aumento no tamanho dos multímeros VWF foi observado e persistiu por pelo menos 24 horas. O encurtamento da BT foi transitório, de duração inferior a 6 horas apés o tratamento e não se correlacionam com a presença de tamanho grande intermediário de VWF multímeros.
Indugao da Tolerancia Imunonolégica (ITI)
Foram coletados dados sobre a Indução da Tolerância Imunológica (ITI) em pacientes pediátricos e adultos com hemofilia A que desenvolveram inibidores ao FVIII. Os 33 pacientes de um estudo retrospectivo com Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand incluíram um amplo espectro de pacientes ITI com tratamento primário e de resgate com prognóstico variado para a obtenção da tolerância imunológica. Os dados mostram que Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand tem sido utilizado para induzir a tolerância imunológica. Em pacientes onde a tolerância foi alcançada, a hemorragia pode ser evitada ou controlada quer em tratamento profilático ou “on-demand” (tratamento baseado no episódio) utilizando o concentrado de FVIII.
Assim, os dados do estudo de estabilidade acelerado e de longa duração forneceram suporte para o prazo de validade 36 meses sob temperatura de 2 a 8 °C. Além disso, foi concluído ainda que o produto não deve ser congelado e deve ser mantido na embalagem secundária, protegido da luz e umidade.
CSL Behring Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda
Rua Gomes de Carvalho, 1195 – Cj. 32
CEP 04547-004 – São Paulo – SP
CNPJ 62.969.589/0001-98
Especificações sobre o Voncento
Caracteristicas Principais
Fabricante:
Necessita de Receita:
Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Principio Ativo:
Categoria do Medicamento:
Classe Terapêutica:
Especialidades:
Cirurgia geral
Doenças Relacionadas:
Bula do Paciente:
Bula do Profissional:
VONCENTO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.
Ofertas Recomendadas
Descubra a Melhor Opção de Voncento para Você
Compare e escolha entre variações com facilidade
Voncento 250UI + 600UI, caixa com 1 frasco com pó para solução injetável + 1 frasco com 5mL de diluente + 1 dispositivo de transferência com filtro + 1 seringa + 2 compressas + 1 curativo + 1 kpv | Voncento 500UI + 1.200UI, caixa com 1 frasco com pó para solução injetável + 1 frasco com 5mL de diluente + 1 dispositivo de transferência com filtro + 1 seringa + 2 compressas + 1 curativo + 1 kpv | Voncento 1.000UI + 2.400UI, caixa com 1 frasco com pó para solução injetável + 1 frasco com 10mL de diluente + 1 dispositivo de transferência com filtro + 1 seringa + 2 compressas + 1 curativo + 1 kpv | |
Dose | 250UI + 600UI | 500UI + 1200UI | 1000UI + 2400UI |
Forma Farmacêutica | Pó para solução injetável | Pó para solução injetável | Pó para solução injetável |
Quantidade na embalagem | 5 mL | 5 mL | 10 mL |
Modo de uso | Uso injetável | Uso injetável | Uso injetável |
Substância ativa | Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand | Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand | Fator VIII de Coagulação + Fator de Von Willebrand |
Preço Máximo ao Consumidor/SP | R$ 1.399,34 | R$ 2.798,82 | R$ 5.597,55 |
Preço de Fábrica/SP | R$ 1.050,31 | R$ 2.100,73 | R$ 4.201,39 |
Tipo do Medicamento | Biológico | Biológico | Biológico |
Pode partir? | Este medicamento não pode ser partido | Este medicamento não pode ser partido | Este medicamento não pode ser partido |
Registro Anvisa | 1015101290016 | 1015101290024 | 1015101290032 |
Precisa de receita | Sim, precisa receita | Sim, precisa receita | Sim, precisa receita |
Tipo da Receita | Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais) | Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais) | Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais) |
Código de Barras | 7897499452129 | 7897499452136 | 7897499452143 |