Defina sua localização
Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.
A1 Amarela (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais - Este medicamento pode causar Dependência Física ou Psíquica)
Temperatura ambiente
Não pode ser partido
Fentora® (citrato de fentanila) é indicado para o tratamento da dor irruptiva oncológica (dor oncológica do tipo breakthrough) em pacientes oncológicos adultos, os quais já estejam em tratamento crônico ou que desenvolveram tolerância à terapia opioide utilizada no tratamento da dor crônica/persistente. A dor oncológica do tipo breakthrough é um tipo de dor que ocorre apesar da terapia de manutenção para o alívio da sua dor persistente, com seu tratamento opioide crônico usual.
Fentora® deve ser utilizado apenas como um medicamento de resgate, para tratar sua dor oncológica do tipo breakthrough; Fentora® não deve ser utilizado para tratar sua dor persistente previsível ou usual.
Fentora® (citrato de fentanila) é um medicamento opioide produzido com uma tecnologia de liberação do princípio ativo, a qual utiliza a reação de efervescência no local da administração (mucosa bucal, dentro de sua boca), que facilita a absorção da fentanila, para alívio do episódio da sua dor irruptiva oncológica (dor oncológica do tipo breakthrough). A fentanila é absorvida através da sua mucosa bucal e em seguida vai para a sua corrente sanguínea.
Seu efeito geralmente se instala dentro de 15-30 minutos após a administração bucal.
Fentora® é utilizado para tratar dor irruptiva oncológica (dor oncológica do tipo breakthrough) em adultos com câncer, que estejam em terapia de rotina crônica com medicamentos opioides para a dor do câncer. Fentora® deve ser iniciado apenas após você ter utilizado outro medicamento opioide e seu corpo ter se acostumado a ele (isso significa que você é tolerante a opioides). Não utilize Fentora® caso você não seja tolerante a opioides. Fentora® não deve ser utilizado para dores usuais, tais como dores pós-cirúrgicas, dor de cabeça ou enxaqueca e dores de dente.
Sempre utilize Fentora® (citrato de fentanila) conforme orientação do seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico no caso de dúvidas.
Os comprimidos orodispersíveis de Fentora® são para uso bucal. Ao colocar o comprimido de Fentora® na sua boca, conforme descrito abaixo, enquanto o mesmo se dissolve, você sentirá uma sensação de efervescência, à medida que o medicamento é absorvido através da mucosa bucal para a sua corrente sanguínea. Esta forma de administração do medicamento permite a rápida absorção do mesmo para alívio da dor oncológica do tipo breakthrough.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Você deve descontinuar o tratamento com Fentora® caso não apresente mais dor oncológica do tipo breakthrough. No entanto, deve continuar seu tratamento opioide crônico para alívio da dor do câncer persistente conforme prescrito pelo seu médico. Você pode apresentar sintomas de abstinência, semelhantes às reações adversas do medicamento, como náusea, vômito, dores de estômago ou diarreia, ao descontinuar o tratamento com Fentora®. Você deve contatar o seu médico caso apresente sintomas de abstinência ou esteja preocupado com relação ao alívio da dor. O seu médico irá avaliar a necessidade de tratamento para reduzir ou eliminar os sintomas de abstinência.
Ao iniciar o tratamento com Fentora® o seu médico irá acompanhá-lo para determinar a dose para alívio do seu episódio de dor irruptiva oncológica (dor oncológica do tipo breakthrough). É muito importante que você utilize Fentora® exatamente conforme orientação do seu médico.
Você deve utilizar Fentora® apenas quando o seu episódio de dor oncológica do tipo breakthrough iniciar.
A dose inicial é de 100 mcg. O seu médico poderá instruí-lo a administrar mais de um comprimido por episódio de dor oncológica do tipo breakthrough durante a fase de determinação (titulação) da dose efetiva.
Após a definição da dose efetiva pelo seu médico, geralmente 1 comprimido de Fentora® para tratamento do episódio de dor oncológica do tipo breakthrough é utilizado. Uma dose efetiva de Fentora® é aquela na qual você tem alívio suficiente da dor, sem efeitos intoleráveis. A sua terapia analgésica opioide usual de uso crônico pode requerer ajustes durante o tratamento com Fentora®, podendo doses mais elevadas serem necessárias, conforme orientação do seu médico.
Você deve esperar pelo menos 4 horas antes de tratar um novo episódio de dor oncológica do tipo breakthrough com Fentora®; o intervalo de 4 horas se inicia quando você usa o primeiro comprimido de Fentora® para o seu episódio de dor do tipo breakthrough.
Se a sua dor oncológica do tipo breakthrough não melhorar após 30 minutos da primeira dose de Fentora®, você pode utilizar apenas 1 dose adicional de Fentora®, conforme instruído por seu médico. Neste caso, você deve contar o intervalo de 4 horas após a dose adicional de Fentora®. Se a sua dor do tipo breakthrough não melhorar após a segunda dose, procure o seu médico para instruções.
Não utilize outra dose de Fentora® nesse momento.
Contate o seu médico caso a dose de Fentora® prescrita não alivie sua dor oncológica do tipo breakthrough. O seu médico decidirá sobre a necessidade de ajuste da dose.
Você deve informar o seu médico imediatamente caso esteja utilizando Fentora® mais de 4 vezes ao dia, assim ele poderá adequar o seu medicamento crônico para sua dor persistente. Quando o seu quadro de dor persistente crônica estiver novamente controlado, o seu médico pode alterar a dose de Fentora®. Para o controle mais adequado da sua dor episódica do tipo breakthrough, informe o seu médico sobre a sua dor e como Fentora® está auxiliando no alívio desta, para que o médico possa alterar a posologia de acordo.
Não altere a dose de Fentora® e de outros medicamentos para dor por conta própria. Qualquer alteração de dose deve ser devidamente prescrita e monitorada pelo seu médico.
Caso não tenha certeza sobre a dose, ou em caso de dúvidas sobre a administração de Fentora®, contate o seu médico.
Você deve descartar qualquer unidade não utilizada de comprimidos de Fentora® quando eles não forem mais necessários. Consulte farmácias, hospitais ou Unidades Básicas de Saúde para instruções acerca do descarte correto deste medicamento.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Consulte o seu médico antes do início do tratamento com Fentora® (citrato de fentanila).
Você deve continuar o seu tratamento regular para dor do câncer durante o tratamento com Fentora®. Durante o tratamento com Fentora® não utilize outros medicamentos contendo fentanila previamente prescritos para seu quadro de dor irruptiva oncológica (dor oncológica do tipo breakthrough). Caso ainda possua esses medicamentos, contate o seu farmacêutico para orientação sobre o descarte.
Caso acredite que alguém tomou Fentora® acidentalmente, você deve procurar assistência médica imediatamente. Mantenha a pessoa acordada até a chegada do serviço de emergência.
Caso alguém tome Fentora® acidentalmente o indivíduo pode apresentar os mesmos sintomas descritos no item "Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Fentora?".
Fentora® é um medicamento para alívio da dor do tipo dor irruptiva oncológica (dor oncológica do tipo breakthrough), que contém princípio ativo em quantidade que pode ser fatal se acidentalmente ingerido por uma criança. Desta forma, mantenha este medicamento fora da visão e alcance das crianças.
Não administre este medicamento para crianças e adolescentes com idade entre 0 e 18 anos.
Caso você esteja grávida ou amamentando, acredite que possa estar grávida ou planeje engravidar, consulte o seu médico para orientação antes de administrar este medicamento.
Fentora® somente deve ser utilizado durante a gravidez caso tenha discutido sobre o tratamento com o seu médico. Se Fentora® for utilizado por um longo tempo durante a gravidez, também existe o risco de o recém-nascido apresentar sintomas de abstinência, que podem ser fatais se não forem reconhecidos e tratados por um médico. Você não deve utilizar Fentora® durante o parto, pois a fentanila pode causar depressão respiratória (redução na respiração) em recém-nascidos.
A fentanila é excretada no leite materno e pode causar reações adversas ao lactente. Não utilize Fentora® caso esteja amamentando. Você não deve iniciar a amamentação até 6 dias da última dose de Fentora®.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Você deve consultar o seu médico para saber se é seguro para você dirigir ou operar máquinas durante o tratamento com Fentora®.
É importante que você saiba como seu organismo reage ao Fentora® antes de dirigir ou operar máquinas.
Cada comprimido de Fentora® 100 mcg contém 10 mg de sódio. Cada comprimido de Fentora® 200, 400mcg contém 20 mg de sódio. Você deve levar isso em consideração caso esteja em dieta com controle da ingestão de sódio, e procurar orientação do seu médico.
A redução na respiração de maneira grave ou fatal foi relatada com o uso de opioides, mesmo quando usado como recomendado. A redução na respiração, se não for imediatamente reconhecida e tratada, pode levar você a parar de respirar (chamada parada respiratória) e morrer. O tratamento da redução na respiração pode incluir observação, medidas de suporte e uso de bloqueadores opioides, dependendo da sua condição. A retenção de dióxido de carbono (CO2), devido à redução na respiração induzida por opioides, pode aumentar os efeitos sedativos dos opioides.
Fentora® pode ser fatal para indivíduos para os quais este medicamento não foi prescrito e para aqueles que não são tolerantes a opioides.
A ingestão acidental de até uma dose de Fentora®, especialmente por crianças, pode resultar em redução na respiração e morte devido a uma superdosagem de fentanila.
Você e seus cuidadores precisam saber que Fentora® contém um princípio ativo em quantidade que pode ser fatal para uma criança. Seu médico e farmacêutico lhe orientarão sobre a presença de crianças na sua casa (em tempo integral ou de visita) e lhe aconselhar quanto aos perigos para as crianças por exposição acidental.
As manifestações de sobredosagem com fentanil são uma extensão de suas ações farmacológicas, sendo o efeito mais sério a depressão respiratória.
As reações adversas mais comuns ao Fentora® (citrato de fentanila) são sonolência, enjoo e tontura. Caso você sinta muita tontura ou sonolência antes da completa dissolução do comprimido, enxágue a sua boca com água e imediatamente cuspa o restante do comprimido na pia.
Uma reação adversa grave ao Fentora® é respiração lenta e/ou superficial. Isso pode ocorrer caso a sua dose de Fentora® esteja muito alta ou você tenha administrado muito Fentora®. Em casos graves, tomar Fentora® em excesso também pode causar coma. Se você se sentir muito tonto, muito sonolento ou com respiração lenta ou superficial, procure assistência médica imediatamente. O uso de Fentora® em altas doses pode ocasionar Leucoencefalopatia tóxica (sintomas neurológicos inespecíficos como alterações estado mental devido a lesão cerebral).
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Como todos os medicamentos, Fentora® (citrato de fentanila) pode causar reações adversas, embora nem todas as pessoas as apresentem. Contate o seu médico caso você apresente qualquer reação adversa durante o tratamento com Fentora®.
As reações adversas mais graves incluem respiração superficial, baixa pressão sanguínea e choque. Fentora®, assim como outros medicamentos contendo fentanila, pode causar problemas respiratórios muito graves, que podem causar a morte. Caso você fique muito sonolento ou apresente respiração lenta e/ou superficial, você ou seu cuidador deve contatar o seu médico imediatamente, assim como solicitar suporte emergencial.
Adicionalmente, podem ocorrer tolerância (necessidade de doses crescentes para manter uma resposta terapêutica, como a analgesia, na ausência de progressão da doença ou outros fatores externos), dependência (resulta em sintomas de abstinência após descontinuação abrupta ou redução significativa da dose de um medicamento) e abuso no uso deste medicamento (uso não terapêutico intencional de um medicamento, mesmo uma vez, por seus efeitos psicológicos ou fisiológicos gratificantes).
Atenção: este é um medicamento que possui nova forma farmacêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Neste caso, informe seu médico.
Fentora® pode ser tomado antes ou após as refeições, mas não durante as refeições. Você pode ingerir um pouco de água antes de administrar Fentora® para auxiliar na lubrificação bucal, mas você não deve beber ou comer nada durante a administração deste medicamento.
Você não deve beber suco de toranja durante o tratamento com Fentora®, já que este pode afetar o metabolismo do medicamento pelo organismo.
Não ingira álcool durante o tratamento com Fentora®, já que isso pode aumentar o risco de apresentar reações adversas graves ao medicamento, inclusive fatais. A utilização de produtos contendo álcool durante o tratamento com Fentora® pode causar superdosagem e morte.
O uso concomitante de álcool com fentanil pode produzir efeitos depressores aumentados que podem levar a morte.
Informe o seu médico se você está tomando, tenha tomado recentemente ou possa tomar qualquer outro medicamento.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
100 mcg de fentanila (equivalente a 157 mcg de citrato de fentanila).
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, ácido cítrico, carbonato de sódio, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio.
200 mcg de fentanila (equivalente a 314 mcg de citrato de fentanila).
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, ácido cítrico, carbonato de sódio, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio.
400 mcg de fentanila (equivalente a 628 mcg de citrato de fentanila).
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, ácido cítrico, carbonato de sódio, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio.
Fentora® (citrato de fentanila) deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da umidade.
Número de lote, datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Os comprimidos de Fentora® apresentam cor branca, são redondos, chatos, chanfrados, com “C” gravado em uma das faces e “1”, “2”ou “4” na outra face, de acordo com a concentração de Fentora® (100, 200 ou 400 mcg, respectivamente).
Fentora® é um medicamento para alívio da dor do tipo dor irruptiva oncológica (dor oncológica do tipo breakthrough), que contém princípio ativo em quantidade que pode ser fatal se acidentalmente ingerido por uma criança. Desta forma, mantenha este medicamento fora da visão e alcance das crianças.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o médico ou farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
MS n°: 1.5573. 0048
Farm. Resp.:
Fernanda de Carvalho Ferreira Manfredini
CRF-SP n°: 61.972
Fabricado por:
Anesta LLC
Utah - Estados Unidos da América
Importado por:
Teva Farmacêutica Ltda.
Av. Guido Caloi, 1935 - Prédio B - 1° Andar
São Paulo - SP
CNPJ nº 05.333.542/0001-08
® Marca registrada de CIMA LABS, INC.
SAC
0800-777-8382
Venda sob prescrição médica.
Atenção: pode causar dependência física ou psíquica.
Embalagem contendo 28 comprimidos orodispersíveis.
Uso bucal.
Uso adulto.
Caso ainda esteja apresentando o episódio de dor você deve administrar Fentora® (citrato de fentanila) conforme prescrito pelo seu médico. Caso o episódio de dor tenha acabado, não utilize Fentora® até o próximo episódio de dor.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Leia atentamente esta bula antes de começar a tomar este medicamento, pois ela contém informações importantes para você.
Fabricante | Teva |
Tipo do Medicamento | Novo |
Necessita de Receita | A1 Amarela (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais - Este medicamento pode causar Dependência Física ou Psíquica) |
Princípio Ativo | Citrato de Fentanila |
Categoria do Medicamento | Analgésicos |
Classe Terapêutica | Analgésicos Narcóticos |
Especialidades | Anestesiologia |
Registro no Ministério da Saúde | 1557300480076 |
Código de Barras | 7898587900898 |
Temperatura de Armazenamento | Temperatura ambiente |
Produto Refrigerado | Este produto não precisa ser refrigerado |
Bula do Paciente | Bula do Fentora |
Bula do Profissional | Bula do Profissional do Fentora |
Modo de Uso | Uso oral |
Pode partir | Esta apresentação não pode ser partida |
A Teva é líder global em medicamentos genéricos e uma das 15 principais empresas farmacêuticas no mundo. Opera em 60 países e tem 46 mil funcionários espalhados pelo globo.
É especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de uma ampla gama de produtos genéricos e inovadores, sempre mantendo um diferencial competitivo.
Com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, a Teva busca sempre fazer a diferença, oferecendo para seus consumidores qualidade e confiança.
Fonte: https://www.tevabrasil.com.br
Produto Indisponível para venda
A indisponibilidade pode estar relacionada a:
Indisponível
Ver similaresUsamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossaPolítica de Privacidade.