Nitroderm TTS 10mg, caixa com 10 adesivos transdérmicos
NovartisBula do Nitroderm TTS
Nitroderm TTS pertence ao grupo de medicamentos chamados nitratos que dilatam os vasos sanguíneos.
Este medicamento é utilizado na prevenção ou redução da frequência de ataques de angina (dor no peito ou desconforto). Nitroderm TTS age dilatando os vasos sanguíneos, facilitando assim o trabalho cardíaco.
Pode ser utilizado em outras condições, conforme a orientação médica.
Se o ataque da angina já tiver iniciado, você deve utilizar um nitrato de ação rápida (comprimido sublingual ou spray) ao invés do Nitroderm TTS sistema terapêutico.
Como o Nitroderm TTS funciona?
Nitroderm TTS é um sistema adesivo terapêutico transdérmico e tem como substância ativa a nitroglicerina, que atinge a corrente sanguínea através da pele.
O início da ação para adesivos transdérmicos de nitroglicerina varia de 30 a 60 minutos, liberando diariamente quantidades de nitroglicerina que variam de 5 a 30 mg.
Nitroderm® TTS é um sistema adesivo terapêutico transdérmico e tem como substância ativa a nitroglicerina, que atinge a corrente sanguínea através da pele.
O início da ação para adesivos transdérmicos de nitroglicerina varia de 30 a 60 minutos, liberando diariamente quantidades de nitroglicerina que variam de 5 a 30 mg.
Não use Nitroderm TTS se você:
- For alérgico (hipersensibilidade) à nitroglicerina, a qualquer excipiente de Nitroderm TTS, ou a outros nitratos ou nitritos;
- Sofreu um colapso da circulação do sangue com queda da pressão sanguínea, tal como um choque;
- Tem pressão intracranial aumentada (uma condição que o seu médico saberá lhe informar);
- Sofre de doença das válvulas do coração ou doença inflamatória do coração;
- Estiver utilizando concomitantemente medicamentos para tratar a disfunção erétil do grupo dos chamados inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (por exemplo, sildenafila).
Caso qualquer um destes se aplicar a você, informe ao seu médico e não use Nitroderm TTS.
O seu médico irá determinar qual Nitroderm TTS (5 ou 10) e quantos sistemas de adesivo terapêutico transdérmico você deve utilizar de acordo com suas necessidades individuais. Seu médico também vai lhe informar quando e quantas vezes utilizar o seu sistema de adesivo terapêutico transdérmico.
Siga as instruções do seu médico cuidadosamente. Não exceder a dose recomendada.
Quando e como aplicar Nitroderm TTS
Onde aplicar o sistema terapêutico
Escolha alguma área no seu tronco ou no braço superior. A pele não pode estar inflamada, ferida ou irritada. Para ajudar a fixar o sistema transdérmico, a pele deve estar limpa, sem pelos, seca e sem cremes, loções, óleos ou pós.
Você deve aplicar o sistema terapêutico em diferentes áreas da pele a cada dia. Espere alguns dias antes de usar a mesma área novamente.
Abrindo os sachês
Cada sistema terapêutico de Nitroderm TTS está selado em um sachê individual. A superfície adesiva é coberta com uma película plástica branca descartável.
Abra o sachê no local indicado. Retire o sistema terapêutico do sachê. Cuidadosamente pegue o sistema terapêutico com a aba lateral para cima e a película branca descartável voltada para você.
Removendo a película
Incline firmemente a aba lateral com seu polegar. Retire a película branca descartável do sistema terapêutico começando pela aba. Não toque na superfície adesiva do sistema terapêutico.
Aplicando o sistema terapêutico
Pressione firmemente o lado adesivo do sistema terapêutico na área da pele que você escolheu (por exemplo, seu tronco ou braço superior) com a palma da sua mão. Segure por aproximadamente 10-20 segundos. Certifique-se que ele esteja bem aderido, especialmente nas bordas. Depois que colocar o sistema terapêutico não o retire de sua pele.
Quando e como remover o sistema terapêutico
Deixe o sistema terapêutico na sua pele pelo tempo recomendado pelo médico. Desgrude da pele e dobre o sistema terapêutico na metade, pressionando os lados adesivos. Nunca corte ou rasgue o sistema terapêutico. Jogue fora o sistema terapêutico usado assegurando que ele estará fora do alcance das crianças. Qualquer resto de adesivo sobre a pele pode ser removido com álcool. Fixe um novo sistema terapêutico em uma área diferente da sua pele.
Há problemas se o sistema terapêutico for molhado?
Não. Se for corretamente aplicado, o sistema terapêutico não será afetado durante o banho, nado ou exercícios físicos.
O que fazer se o sistema terapêutico cair?
Não é comum que o sistema terapêutico desgrude e caia, mas caso isto ocorra, descarte-o e coloque um novo sistema logo que possível. Você deve colocar o próximo sistema terapêutico no horário de costume.
Quantos sistemas terapêuticos utilizar
Dependendo de como você responder ao tratamento, o seu médico poderá sugerir uma dose maior ou menor.
Efeitos quando o tratamento com Nitroderm TTS for interrompido
Se você estiver usando Nitroderm TTS regularmente por várias semanas ou mais, não interrompa o uso do medicamento repentinamente. A interrupção repentina pode provocar ataques de angina. Seu médico dirá a melhor maneira de parar o tratamento.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser cortado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Nitroderm TTS?
Não se preocupe caso se esqueça de trocar o sistema terapêutico de Nitroderm TTS na hora habitual. Troque-o assim que se lembrar, respeitando qualquer período sem adesivo, quando prescrito. Aplique o próximo sistema no horário de costume.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Não se preocupe caso se esqueça de trocar o sistema terapêutico de Nitroderm® TTS na hora habitual. Troque-o assim que se lembrar, respeitando qualquer período sem adesivo, quando prescrito. Aplique o próximo sistema no horário de costume.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente. Elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula.
Tome cuidado especial com Nitroderm TTS se você:
- Tem anemia;
- Tem doença pulmonar;
- Tem doença cardíaca ou distúrbios nos vasos sanguíneos que não seja angina;
- Teve recentemente um ataque cardíaco, infarto ou lesão na cabeça.
Deve-se ter precaução em casos de ataque do coração recente (a nitroglicerina pode abaixar a pressão arterial, que pode agravar problemas associados com ataque do coração), glaucoma (pode ser agravado pelo uso da nitroglicerina), trauma ou batida na cabeça recente (nitroglicerina pode aumentar a pressão no cérebro), doenças da tireoide, doenças do rim, doenças do pulmão ou fígado (os efeitos podem ser aumentados devido à baixa remoção da nitroglicerina do organismo), doenças do coração ou distúrbios dos vasos sanguíneos, além da angina e anemia grave.
Se qualquer um destes se aplicar a você, avise ao seu médico antes de utilizar Nitroderm TTS.
Antes de qualquer cirurgia, internação hospitalar, pronto-atendimento, ou procedimentos de imagem (por exemplo, Ressonância Magnética), avise ao médico ou enfermeiro que você está utilizando o Nitroderm TTS sistema terapêutico que possui uma camada de alumínio.
Pacientes tratados com sistemas de nitroglicerina transdérmicos podem estar sob risco de queimadura quando expostos a forno de micro-ondas. Recomenda-se evitar proximidade a estes aparelhos.
Como todos os medicamentos, Nitroderm TTS pode causar reações adversas em algumas pessoas. As seguintes reações adversas podem ocorrer e podem desaparecer durante o tratamento. Normalmente elas não precisam de cuidados médicos, mas certifique-se com o seu médico se qualquer uma destas durar mais do que alguns dias ou se tornar grave.
Muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Náusea e vômitos.
Comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Dor de cabeça, a qual pode ser tratada com analgésicos leves.
Incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Irritação da pele, a pele abaixo do sistema terapêutico pode coçar e tornar-se levemente vermelha. Isto desaparece um dia depois que o sistema for removido.
Alergias na pele
A pele abaixo do sistema terapêutico pode ficar muito vermelha, inchada ou formarem bolhas. Se você desenvolver erupção cutânea generalizada, cobrindo extensas áreas da pele avise ao seu médico.
Rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Rubor facial e sensação de tontura quando se levanta rapidamente da posição deitada ou sentada devido à baixa pressão sanguínea, para reduzir este efeito levantar lentamente pode ajudar. Se você sentir tontura, sente-se ou deite-se. Outra reação rara é o batimento cardíaco acelerado.
Muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Tontura.
Outra reação adversa (número de pacientes afetados não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis)
Palpitações
Sensação anormal do batimento cardíaco. Entre em contato com o seu médico se isso afetar você gravemente.
Se qualquer uma destas afetar você gravemente, informe ao seu médico.
Caso você apresente qualquer reação adversa não mencionada nesta bula, informe ao seu médico ou farmacêutico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
Pacientes idosos (65 anos ou mais)
Pacientes idosos (65 anos ou mais) podem ser mais sensíveis aos efeitos dos nitratos. Seu médico aconselhará você sobre isto.
Crianças e adolescentes
Nitroderm TTS sistema terapêutico não é apropriado para crianças.
Dirigir e operar máquinas
Nitroderm TTS pode fazer você sentir tontura, especialmente no início do tratamento. Você deve, portanto, tomar cuidado quando dirigir veículos e/ou operar máquinas ou realizar outras atividades que requeiram atenção.
Gravidez e lactação
Há poucos dados sobre o uso de Nitroderm TTS em mulheres grávidas.
Você deve informar ao seu médico se você está grávida ou planeja ficar grávida. Seu médico discutirá com você os riscos potencias do uso de Nitroderm TTS durante a gravidez.
Não é conhecido se a nitroglicerina passa através do leite materno. Informe ao seu médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Sistema terapêutico transdérmico 5 ou 10
Embalagens contendo 10 sistemas de adesivo terapêutico transdérmico.
Via transdérmica.
Uso adulto.
Apresentações
Nitroderm TTS 5 ou 10 - embalagens contendo 10 sistemas de adesivo terapêutico transdérmico.
Via transdérmica.
Uso adulto.
Composição
Os sistemas terapêuticos Nitroderm TTS estão disponíveis em dois tamanhos e cada sistema terapêutico transdérmico contém
Nitroderm TTS 5:
25 mg de nitroglicerina que libera em média 5 mg de substância ativa por dia.
Nitroderm TTS 10:
50 mg de nitroglicerina que libera em média 10 mg de substância ativa por dia.
Excipientes: dióxido de silício, lactose e silicone.
Se você tiver usado acidentalmente mais sistemas terapêuticos do que o prescrito pelo seu médico, informe ao seu médico imediatamente. Você pode necessitar de atenção médica.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Informe ao seu médico se estiver tomando ou tomou recentemente outros medicamentos, além de Nitroderm TTS, incluindo os medicamentos que podem ser comprados sem receita médica.
Pode ser necessário alterar sua dose ou, em alguns casos, parar um dos medicamentos que você esteja usando.
Usar Nitroderm TTS com alimentos e bebidas
O paciente em tratamento com Nitroderm TTS não deve ingerir bebidas alcoólicas, uma vez que sua pressão sanguínea pode cair muito mais que a normal.
Deve-se ter cuidado quanto ao uso concomitante de substâncias como histamina ou norepinefrina, pois os efeitos destas substâncias podem diminuir quando são usadas com nitratos.
Outras substâncias devem ser consideradas como anti-hipertensivos, analgésicos narcóticos ou vasodilatadores tais como outros nitratos e hidralazina, pois podem intensificar o efeito da hipotensão ortostática (queda da pressão ao se levantar).
Também se deve ter cautela com medicamentos usados para o tratamento da depressão, distúrbios do humor, distúrbios mentais (tranquilizantes) e tratamento de enxaqueca (di-hidroergotamina). É contraindicado o uso concomitante de Nitroderm TTS com sildenafila ou outros inibidores da fosfodiesterase (usados no tratamento da disfunção erétil, incluindo Viagra), pois o sildenafila pode aumentar o efeito vasodilatador de Nitroderm TTS, resultando em hipotensão grave. Mortes foram relatadas após o uso concomitante de nitratos com medicamentos para impotência sexual.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Resultados de Eficácia
Hipertensão perioperatória
A Nitroglicerina é utilizada efetivamente na prevenção e controle da hipertensão e diminuição do consumo de oxigênio pelo miocárdio quando administrada antes1,2, durante3,4,5,6 e após cirurgia de revascularização miocárdica7,8 e também em outros estudos clínicos6,9 através de infusão intravenosa na dose média de 0,8 a 2,1 mcg/kg/min.
Em doses de 32 a 300 mcg/minuto por via intravenosa, a Nitroglicerina produziu uma redução significativa (20 a 40%) da pressão arterial sistólica, pressão capilar pulmonar, resistência vascular sistêmica, pressão venosa central e em muitos estudos a pressão da artéria pulmonar e resistência vascular pulmonar. A diminuição da pré e pós-carga não foi acompanhada por alterações significativas na frequência cardíaca, índice cardíaco e índice de volume sistólico.10
Referências Bibliográficas:
1. Kaye, S.E.: Dimai, W. and Gattiker, R. Intravenous nitroglycerin during surgery for coronary artery disease. Anaesth Intens Care. 1981; 9: 247-254.
2. Sethna, D.H.; Moffitt, E.A.; Bussell, J.A.; Raymond, M.J.; Matloff, J.M.; Gray, R,J.: Intravenous nitroglycerin and myocardial metabolism during anesthesia in patients undergoing myocardial revascularization. Anesth Analg l982a; 61: 828-833.
3. Bale, R.; Powles, A.; Wyatt, R. I.V. glyceryl trinitrate: Haemodynamic effects and clinical use in cardiac surgery. Brit J Anaesth. 1982; 54: 297-301.
4. Franke, N.: Schmucker, P.; van Ackern, K.; Kreuzer, E.; Reichart, B. Control of afterload by intravenous nitroglycerin in patients undergoing myocardial revascularization. Anaesthetist. 1979; 28: 484-488.
5.Kaplan, J.A. and Jones, E.L. Vasodilator therapy during coronary artery surgery. Comparison of nitroglycerin and nitroprusside. J Thoracic Cardiovasc Surg. 1979; 77:301-309.
6. Tobias, M.A. Comparison of nitroprusside and nitroglycerine for controlling hypertension during coronary artery surgery. Brit J Anaesth. 1981; 53: 891-896.
7. Flaherty, J.T.; Magee, P.A.; Gardner, T.L.; Potter, A. and MacAllister, N.P. Comparison of intravenous nitroglycerin and sodium nitroprusside for treatment of acute hypertension developing after coronary artery bypass surgery. Circulation 1982a; 65: 1072-1077.
8. Stinson. E.B.: Holloway, E.L.; Derby, G.; Oyer, P.E.; Hollingsworth, J.: Griepp, R.B.; Harrison, D.C. Comparative hemodynamic responses to chlorpromazine, nitroprusside, nitroglycerin, and trimethaphan immediately' after open heart operations. Circulation 1975; 51, 52 (Suppl. 1):1-26-33.
9. Stengert, K.B.; Wilsey, B.L.; Hurley, E.J.; Grehl, T.M.; Lurie, A.J.;Klein, R.C.; Upjohn, L.R.: Incremental intravenous nitroglycerin for control of afterload during anesthesia in patients undergoing myocardial revascularization. Anaesthesist 1978a; 27: 223-227.
10. Sorkin EM, Brodgen RN, Romankiewicz JA. Intravenous Glyceryl Trinitrate (Nitroglycerin) A review of its Therapeutic Efficacy. Drugs 1984;27: 45-80
Indução de hipotensão intraoperatória
Em um estudo aberto com 54 pacientes, Chestnut e cols avaliaram a eficácia da Nitroglicerina intravenosa na indução de hipotensão intraoperatória durante procedimentos neurocirúrgicos. A pressão arterial média foi mantida entre 50 a 90 mm Hg. Houve redução de 47% da pressão arterial média em 22 pacientes com aneurismas e malformação arterio-venosas nos quais a dose de Nitroglicerina foi titulada para produzir um efeito normotensivo (pressão arterial média entre 80 a 90 mm Hg).Os autores concluiram que a Nitroglicerina produziu uma hipotensão controlada rápida com rápido retorno ao nível pressórico basal com a descontinuação do fármaco.
Referências Bibliográficas:
1. Chestnut. J.S.: Albin, M.S.: Gonzalez Abola_E., Newfield, P. and Maroon. J.C. Clinical evaluation of intravenous nitroglycerin for neurosurgery. J Neurosurg 1978; 48: 704-711
Controle da Insuficiência Cardíaca Congestiva
A infusão intravenosa de Nitroglicerina melhorou a função ventricular esquerda em pacientes com falência ventricular esquerda pós-infarto agudo do miocárdio1,2,3,4,5,6,7 A taxa de infusão de 37 mcg/mL em 12 pacientes com falência ventricular esquerda produziu uma redução de 45% da pressão de enchimento ventricular com apenas 7% de queda da pressão arterial média . Na continuação deste estudo, a taxa de infusão média de Nitroglicerina de 57,3 mcg/min diminuiu a pressão de enchimento ventricular esquerdo em 51%, pressão arterial média em 17% e índice cardíaco em 9%.4,5
Referências Bibliográficas:
1. Bussmann, W.D.; Schofen, H. and Kaltenbach, M. Effects of intravenous nitroglycerin on haemodynamics and ischemic injury in patients with acute myocardial infarction. European J Cardiol 1978; 8: 61-74.
2. Class. J.J.; Bareiss. P.; Pasquali, J.L.; Meyer, R.; Weryha, A.; Storck, D.; Warter, J. Intravenous nitroglycerin as vasodilator therapy in acute myocardial infarction. Semaine des Hopifaux de Paris 1978; 54: 919-924.
3. Derrida. J.P; Sal, R.; Chiche, P. Nitroglycerin infusion in acute myocardial infarction. New England J Medic 1977; 297: 336.
4. Flaherty, J.T.; Reid, P.R.; Kelly, D.T.; Taylor, D.R.; Weisfeldt, M.L. and Pitt, B. Intravenous nitroglycerin in acute myocardial infarction. Circulation 1975; 51: 132-139.
5. Flaherty, J.T.; Come, P.C.; Baird, M.G.; Rouleau, J.; Taylor, D.R.; Weisfeldt, M.L.; Greene, H.L.; Becker, L.C. and Pitt, B. Effects of intravenous nitroglycerin on left ventricular function and ST segment changes in acute myocardial infarction. British Heart Journal 1976; 38: 612-621.
6. LePailleur, C. Intravenous trinitroglycerin during acute myocardial infarction with cardiac failure. Cooperative study of 68 patients. Nouvelle Presse Medicale 1979; 8: 257-260.
7. Mikhailov, A.A.; Lazutin, V.K.; Zhelnow, V.V.; Simonov, V.I.;Giliarovsky, A.K.; Brown, D.K. Use of nitroglycerin during the acute period of myocardial infarction. Kardiologiya 1981; 21:65-69.
Infarto Agudo do Miocárdio
Estudos prospectivos e randomizados1,2,3 envolvendo 104 pacientes, foram realizados com infusão de Nitroglicerina durante 48 horas ou placebo iniciada entre as primeiras 18 horas do infarto agudo do miocárdio.O objetivo era avaliar se a infusão prolongada de Nitroglicerina evitava a progressão da isquemia miocárdica.
A análise retrospectiva dos grupos de pacientes evidenciou que de acordo com a fase precoce ou tardia do tratamento apenas nos pacientes em que a Nitroglicerina foi iniciada com menos de 10 horas após o desencadeamento da dor ocorreu melhor resposta da fração de ejeção.
A avaliação da extensão do infarto do miocárdio realizada através de doses seriadas de CPK mostrou que a injúria miocardica foi menos frequente no grupo Nitroglicerina tratado precocemente(8%) que o grupo tratado tardiamente (26%) ou nos 2 grupos que receberam placebo (33% e 18%).1
Referências Bibliográficas:
1. Flaherty, J.T.; Becker, L.D.; Weisfeldt, M.L.; Weiss, J.L.; Gerstenblith, G.; Kaltman, C.H. and Bulkley, B.H. Results of a prospective randomized clinical trial of intravenous nitroglycerin in acute myocardial infarction. Circulation 1980; 62 (Supplement 111): 111-82.
2. Flaherty, J.T.; Bulkley, B.H.; Weisfeldt, M.L.; Weiss, J.L.; Gerstenblith, G.; Kallman, C.; Becker, L.C. Importance of early administration of intravenous nitroglycerin to preserve ischemic myocardium. Amer J Cardiol 1981; 47: 490.
3. Flaherty, J.T.; Becker, L.C.; Bulkley, B.H.; Weiss, J.L.; Gerstenblith, G.; Kallman, C.H.; Silverman, K.J.; Wei, J.Y.; Pitt, B.; Weisfeldt, M.L. A randomised prospective trial of intravenous nitroglycerin in patients with acute myocardial infarction. Circulation 1983; 68: 576-588.
Angina pectoris
Estudo aberto realizado em casos de angina instável não responsivos com nitrato oral, betabloqueadores ou bloqueador de canal de cálcio com infusão de Nitroglicerina em infusão contínua apresentaram alívio da dor completa ou parcial variando de 36 a 100%.1 Em todos os estudos clínicos a taxa de infusão foi ajustada de acordo com a resposta individual do paciente através do alívio da dor, redução da pressão arterial sistólica a um valor pré-determinado2,3,4), dose máxima atingida5 ou presença de reações adversas.1,2,5,6A taxa de infusão final variou de 47 a 152 mcg/min entre os inúmeros estudos e devido à grande variabilidade individual dos pacientes. A duração do tratamento variou de 3 a 7 dias.
Referências Bibliográficas:
1. Kaplan, K.; Davison, R.; Parker, M.; Przybylek, J.; Teagarden, J.R.; Lesch, M. Intravenous nitroglycerin for the treatment of angina at rest unresponsive to standard nitrate therapy. Amer J Cardiol 1983; 51: 694-698.
2. DePace. N.L.; Herling, I.M.; Kotler, M.N.; Hakki, A.H.; Spielmann. S.R.; Segal, B.L. Intravenous nitroglycerin for rest angina. Potential pathophysiologic mechanisms of action. Archives of Internal Medicine 1982; 142: 1806-1809.
3. Mikolich, J.R.; Nicoloff, N.B.; Robinson, P.H. and Logue, R.B. Relief of refractory angina with continuous intravenous infusion of nitroglycerin. Chest 1980; 77: 375-379.
4. Roubin, G.S.; Harris, P.J.: Eckhardt, I.; Hensley, W. and Kelly, D.T. Intravenous nitroglycerine in refractory unstable angina pectoris. Australian and New Zealand Journal of Medicine 1982; 12: 598-602.
5. Dauwe. F.: Affaki, G.; Waters, D.D.; Theroux, P.; Mizgala, H.F. Intravenous nitroglycerin in refractory unstable angina. Amer J Cardiol 1979; 43: 416.
6. Kaplan, J.A. Nitroglycerin for the treatment of hypertension during coronary artery surgery; in Robinson and Kaplan (Eds) The International Symposium on the Clinical use of Tridil, Intravenous Nitroglycerin pp. 26-34 (The Medicine Publishing Foundation, Oxford 1982).
Características Farmacológicas
O Nitroglicerina é quimicamente intitulado como 1,2,3-trinitrato de propanotriol, e, genericamente denominado Nitroglicerina.
Nitroglicerina é um vasodilatador coronariano de ação direta que produz um relaxamento da musculatura lisa. Está também indicado para controle da hipertensão arterial perioperatória, para produzir hipotensão controlada durante intervenções cirúrgicas, para tratar de emergências hipertensivas, e para tratar a insuficiência cardíaca congestiva associada com infarto do miocárdio. Nitroglicerina também tem sido utilizada para tratar a hipertensão pulmonar.
Apesar da predominância dos efeitos a nível venoso, a Nitroglicerina produz dilatação, tanto a nível arterial como a nível venoso, em relação direta com a dose.
Já a administração de Nitroglicerina, na forma de solução injetável, permite a obtenção rápida de altas concentrações de Nitroglicerina na circulação sistêmica e pronto início da terapia, principalmente no tratamento urgente da insuficiência cardíaca congestiva e da isquemia aguda.
Mecanismo de Ação
Semelhante a outros nitritos e nitratos orgânicos, a Nitroglicerina é convertida em óxido nítrico (NO), um radical reativo livre. O óxido nítrico, composto ativo intermediário comum a todos os agentes desta classe, ativa a enzima guanilato ciclase, estimulando a síntese de guanosina 3 ', 5'-monofosfato cíclico (GMPc). Este segundo mensageiro, em seguida, ativa uma série de fosforilações de proteínas quinase dependente nas células do músculo liso, o que resulta na desfosforilação da cadeia leve da miosina de fibras musculares lisas e posterior liberação de íons de cálcio. O estado contrátil do músculo liso é normalmente mantido por uma cadeia leve de miosina fosforilada (estimulada por um aumento de íons de cálcio).
Assim, o nitrito ou nitrato induzido por desfosforilação da cadeia de miosina emite sinais a célula para liberação de cálcio, e assim, relaxar as células musculares lisas e produzir vasodilatação.
Acredita-se que os nitratos regulam a relação de oferta e consumo de oxigênio pelo miocárdio através da redução da pressão arterial sistêmica e pressão arterial pulmonar (pós-carga) e redução do débito cardíaco secundária à dilatação periférica. Nitratos relaxam os vasos venosos periféricos diminuindo o retorno venoso para o coração, reduzindo a pré-carga. Nitratos reduzem a pressão arterial e venosa, resultando em uma redução da tensão na parede ventricular esquerda durante a sístole, o que diminui a pós-carga. Assim, o nitrato induz e aumenta a vasodilatação venosa e diminui a capacidade de resistência das arteríolas, reduzindo a pré e a pós-carga e a redução da demanda de oxigênio cardíaco.
O fluxo sanguíneo coronariano total pode ser aumentado por nitritos e nitratos em pacientes com coração normal, mas em pacientes com isquemia, a Nitroglicerina não aumenta o fluxo sanguíneo coronariano total, apenas redistribui o sangue para áreas isquêmicas. Este efeito é provavelmente devido à dilatação preferencial do fármaco dos vasos da circulação coronária, que, na presença de doença aterosclerótica coronariana, redireciona a distribuição do suprimento sanguíneo coronariano para áreas isquêmicas.
Nitratos causam um aumento transitório da frequência cardíaca e contratilidade miocárdica, que normalmente aumentaria o consumo de oxigênio pelo miocárdio, mas o nitrato diminui a tensão da parede ventricular resultando em uma redução na demanda de oxigênio pelo miocárdio e melhora da angina pectoris. Além disso, a Nitroglicerina relaxa todos os outros tipos de músculo liso, incluindo a musculatura lisa brônquica, biliar, gastrintestinal, uretral e uterina. Nitritos e nitratos são antagonistas funcionais da acetilcolina, noradrenalina e histamina.
Farmacocinética
O volume de distribuição de Nitroglicerina é de cerca de 3L/kg e a Nitroglicerina é eliminada deste volume a taxas extremamente rápidas, apresentando meia-vida sérica de cerca de 3 minutos. Taxas de depuração observadas (perto de 1 L/kg/min) excedem em muito o fluxo sanguíneo hepático; os locais conhecidos do metabolismo extra-hepático incluem os glóbulos vermelhos e as paredes vasculares.
Os metabólitos de Nitroglicerina, 1,3 - e 1,2-dinitrato de glicerina, apresentam meia-vida de cerca de 40 minutos e são excretados pelos rins. Os dinitratos são vasodilatadores menos eficazes que a Nitroglicerina, mas são mais duradouros no soro, e sua contribuição para o efeito geral dos nas infusões de longa duração da Nitroglicerina não é conhecida. Os dinitratos são posteriormente metabolizados para mononitratos (não vasoativos) e, por fim, para glicerol e dióxido de carbono.
Para evitar o desenvolvimento de tolerância à Nitroglicerina, sabe-se que intervalos livres do fármaco de 10 a 12 horas são suficientes; intervalos mais curtos não foram bem estudados. Num ensaio clico bem controlado, os indivíduos que receberam Nitroglicerina pareceram apresentar um efeito rebote ou de retirada, de modo que a tolerância ao exercício no final do intervalo diário livre do fármaco foi menor do que o exibido pelo grupo paralelo que recebeu o placebo.
A Nitroglicerina pode ser administrada por via oral, spray (lingual), sublingual, intrabucal, tópica, ou via intravenosa. Independentemente da via de administração, nitratos orgânicos são metabolizados pela enzima glutationa-orgânica nitrato redutase, de modo que a biotransformação sistêmica ou hepática pré-sistêmica é o fator determinante da biodisponibilidade e duração da ação das várias preparações. O início de ação para a Nitroglicerina é imediata após a administração IV.
O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas
Adesivo alongado de cor branco pastoso.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Reg. MS – 1.0068.0092
Farm. Resp.:
Flavia Regina Pegorer
CRF-SP 18.150
Importado por:
Novartis Biociências S.A.
Av. Prof. Vicente Rao, 90
São Paulo - SP
CNPJ: 56.994.502/0001-30
Indústria Brasileira
Fabricado por:
Novartis Pharma Stein AG
Stein, Suíça
Venda sob prescrição médica.
Especificações sobre o Nitroderm TTS
Caracteristicas Principais
Fabricante:
Tipo do Medicamento:
Novo
Necessita de Receita:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Principio Ativo:
Categoria do Medicamento:
Classe Terapêutica:
Especialidades:
Cardiologia
Preço Máximo ao Consumidor:
PMC/SP R$ 121,85
Preço de Fábrica:
PF/SP R$ 88,14
Registro no Ministério da Saúde:
1006800920028
Código de Barras:
7896261000650
Temperatura de Armazenamento:
Temperatura ambiente
Produto Refrigerado:
Este produto não precisa ser refrigerado
Doenças Relacionadas:
Bula do Paciente:
Bula do Profissional:
Modo de Uso:
Uso transdérmico
Pode partir:
Esta apresentação não pode ser partida
NITRODERM TTS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.
Sobre a Novartis
Com uma história de muita tradição, a Novartis é resultado da fusão de outras duas grande empresas: Ciba-Geigy e da Sandoz. Tais organizações se especializaram, inicialmente, no desenvolvimento de produtos químicos. Na sequência, seu foco mudou para produtos farmacêuticos.
Com tal histórico, a Novartis não poderia ter outras essência, se não a de ser apaixonada pelo desenvolvimento e comercialização de produtos que contribuem para a vida das pessoas, por meio da ciência e da saúde.
Para isso, investe pesado em inovação, pesquisa e desenvolvimento. Essa política trouxe várias conquistas, como a de ser a única fábrica de divisão oftalmológica da América Latina.
Fonte: https://www.novartis.com.br