Defina sua localização
Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Temperatura ambiente
Não pode ser partido
O darunavir, princípio ativo de Darvyr®, é um medicamento antiretroviral. Pertence a um grupo chamado inibidores de protease. Darvyr® reduz a quantidade de Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV) em seu corpo. Isto irá melhorar o seu sistema imunológico e reduzir o risco de desenvolver doenças ligadas à infecção pelo HIV.
Você não deve tomar Darvyr® se apresentar hipersensibilidade ao darunavir ou a qualquer componente da fórmula do medicamento. Você não deve tomar Darvyr® se tiver insuficiência hepática grave.
Se você estiver tomando qualquer um destes medicamentos, solicite ao seu médico trocar por outro medicamento.
Essa não é uma lista completa dos medicamentos. Portanto, fale para o seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza.
Use Darvyr® exatamente da maneira que seu médico prescreveu.
Certifique-se de que você tenha sempre a quantidade suficiente de darunavir e ritonavir, para que seu tratamento não seja interrompido, por exemplo, caso você esteja fora da sua casa, precise viajar ou esteja internado em um hospital.
Após a terapia com Darvyr® ter sido iniciada, não altere a dose nem descontinue a terapia sem orientação do médico.
Tabela 1: Posologia Adultos:
Pacientes sem tratamento prévio com antirretroviral | Pacientes com experiência de tratamento com antirretroviral | |
Pacientes sem tratamento prévio com antirretroviral | Sem mutação associada com resistência ao darunavir (DRV-RAMs)* | Com pelo menos uma mutação associada com resistência ao darunavir (DRV-RAMs)* |
800mg de Darunavir uma vez ao dia tomado com 100 mg de ritonavir e com refeição | 800 mg de Darunavir uma vez ao dia tomado com 100 mg de ritonavir e com refeição | 600 mg de Darunavir duas vezes ao dia tomado com 100 mg de ritonavir e com refeição |
* DRV RAMs: V11I, V32I, L33F, I47V, I50V, I54M, I54L, T74P, L76V, I84V and L89V.
Para pacientes com experiência prévia de tratamento com antirretrovirais, o teste de genótipo de HIV é recomendado. Mas quando o teste não for possível, o regime de dose com Darunavir 600 mg duas vezes ao dia tomado com 100 mg de ritonavir é o recomendado.
Após a terapia com Darvyr® ter sido iniciada, não altere a dose nem descontinue a terapia sem orientação do médico.
A dose recomendada de Darvyr®/ritonavir para pacientes pediátricos (3 a < 18 anos de idade e pesando pelo menos 15 kg) está embasada no peso corpóreo (veja astabelas abaixo) e não pode exceder a dose recomendada para adultos (600/100 mg duas vezes ao dia). O tipo de alimento não interfere na exposição ao darunavir.
Tabela 2: Dose recomendada de darunavir comprimidos e ritonavir para pacientes pediátricos p r e v i a m e n t e e x p o s t o s a tratamento antirretroviral com pelo menos uma mutação associada à resistência a darunavir* e pesando pelo menos 15 kg (3 < 18 anos de idade):
Peso Corpóreo (kg) | Dosagem |
> 15 kg - < 30 kg | 375 mg de Darvyr®com 50 mg de ritonavir duas vezes ao dia com alimentos |
> 30 kg - < 40 kg | 450 mg de Darvyr® com 60 mg de ritonavir duas vezes ao dia com alimentos |
≥ 40 kg | 600 mg de Darvyr® com 100 mg de ritonavir duas vezes ao dia com alimentos |
* DRV-RAMs: V11I, V32I, L33F, I47V, I50V, I54M, I54L, T74P, L76V, I84V e L89V.
Tabela 3: Dose recomendada de darunavir comprimidos e ritonavir para pacientes pediátricos sem tratamento antirretroviral anterior ou previamente expostos a tratamento antirretroviral sem mutações associadas à resistência a darunavir* e pesando pelo menos 15 kg (3 a < 18 anos de idade):
Peso Corpóreo (kg) | Dosagem |
> 15 kg - < 30 kg | 600 mg de Darvyr® com 100 mg de ritonavir uma vez ao dia com alimentos |
> 30 kg - < 40 kg | 675 mg de Darvyr® com 100 mg de ritonavir uma vez ao dia com alimentos |
≥ 40 kg | 800 mg de Darvyr® com 100 mg de ritonavir uma vez ao dia com alimentos |
* DRV-RAMs: V11I, V32I, L33F, I47V, I50V, I54M, I54L, T74P, L76V, I84V e L89V.
Não foram realizados estudos em crianças com menos de 3 anos de idade.
Para pacientes pediátricos com experiência prévia de tratamento com antirretrovirais, o teste de genótipo de HIV é recomendado. Mas quando o teste de genótipo de HIV não for possível, o regime de dose uma vez ao dia é recomendado em pacientes pediátricos sem experiência prévia a inibidores de protease do HIV e o regime de dose duas vezes ao dia é recomendado em pacientes com experiência prévia a inibidores de protease do HIV Darvyr®/ritonavir não deve ser utilizado em crianças com idade inferior a 3 anos.
Antes de utilizar Darvyr®, os pacientes pediátricos com peso igual ou maior a 15 kg devem ser avaliados quanto à capacidade de engolir comprimidos.
Darvyr® deve ser sempre administrado com baixa dose de ritonavir como potencializador farmacocinético e em combinação com outros medicamentos antirretrovirais. A bula de ritonavir deve ser consultada antes de iniciar a terapia com Darvyr®/ritonavir.
Como as informações sobre o uso de Darvyr® em pacientes com idade acima de 65 anos é limitada, deve-se ter cautela ao utilizar Darvyr® nesta faixa etária.
Não é necessário ajustar a dose em pacientes com insuficiência hepática leve à moderada. Não há dados relacionados ao uso de darunavir/ritonavir quando coadministrado a pacientes com insuficiência hepática grave. O darunavir/ritonavir não deve ser utilizado em pacientes com insuficiência hepática grave (Child-Pugh Classe C).
Não é necessário ajustar a dose de Darvyr®/ritonavir em pacientes com insuficiência renal.
Nenhum ajuste de dose é requerido para darunavir/ritonavir durante a gravidez e no pós-parto. É necessária cautela em pacientes com medicação concomitante que pode diminuir ainda mais a exposição ao darunavir.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O tratamento antirretroviral não cura o HIV e não se mostrou capaz de prevenir a transmissão do HIV. As precauções apropriadas para evitar a transmissão do HIV devem ser adotadas.
As pessoas que tomam Darvyr® podem ainda desenvolver infecções ou outras doenças associadas à infecção pelo HIV. Você deve manter contato regular com seu médico.
Darvyr®/ritonavir não deve ser usado em crianças com idade inferior a 3 anos devido à toxicidade observada em ratos jovens que receberam doses de darunavir (de 20 mg/kg a 1000 mg/kg) até os 23 e 26 dias de idade.
Não foram realizados estudos em crianças com menos de 3 anos de idade.
Darvyr® só deve ser utilizado em combinação com de ritonavir como um potencializador farmacocinético.
O aumento da dose de ritonavir não afeta de forma significativa as concentrações de darunavir e não é recomendado.
Durante o programa de desenvolvimento clínico, a ocorrência de reações cutâneas graves, que podem vir acompanhadas de febre e/ou elevação dastransaminases, foi observada em pacientestratados com darunavir.
Em caso de desenvolvimento de sinais ou sintomas de reações cutâneas graves, entre imediatamente em contato com seu médico, pois poderá ser necessário parar o tratamento com darunavir.
Essas reações podem incluir, mas não se limitam a erupção cutânea grave ou erupção cutânea acompanhada de febre, malestar generalizado, fadiga, dores musculares ou nas articulações, bolhas, lesões orais, conjuntivite e hepatite e/ou eosinofilia.
Em pacientes tomando Darvyr®/ritonavir e raltegravir, pode ocorrer mais frequentemente erupção cutânea (geralmente de grau leve ou moderado) do que em pacientes tomando cada medicamento separadamente.
A ocorrência de erupção cutânea foi, na maioria das vezes, de leve a moderada ocorrendo frequentemente nas primeiras quatro semanas de tratamento e desaparecendo com a administração contínua.
O darunavir contém uma porção sulfonamida. O Darvyr® deve ser usado com cautela em pacientes com alergia conhecida à sulfonamida. Em estudos clínicos com /ritonavir, a incidência e a gravidade de erupção cutânea foram semelhantes em pacientes com ou sem história de alergia a sulfonamida.
Se você tem idade acima de 65 anos, o médico decidirá se você pode ser tratado com Darvyr®/ ritonavir.
Não há dados relacionados ao uso de darunavir/ritonavir quando coadministrados a pacientes com insuficiência hepática grave. Portanto, darunavir/ritonavir é contraindicado em pacientes com insuficiência hepática grave. Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência hepática leve à moderada, com base em dados que demonstraram que os parâmetros farmacocinéticos no estado de equilíbrio de darunavir em pacientes com insuficiência hepática leve à moderada foram comparáveis com aqueles em indivíduos saudáveis.
Seu médico irá solicitar exames de sangue antes do tratamento com Darvyr® ser iniciado.
Se você tem história de doença hepática, incluindo hepatite crônica ativa B ou C, pode ocorrer piora da função do fígado, incluindo evento adverso hepático grave, durante a terapia antirretroviral combinada. Nesse caso, seu médico irá solicitar exames de sangue frequentemente porque você pode ter mais chances de desenvolver problemas hepáticos. Se houver evidência de piora da doença hepática, o médico decidirá se é necessário interromper ou descontinuar o tratamento. Essas evidências podem incluir cansaço, pele ou olhos amarelados, escurecimento da urina, fezes de cor pálida, náusea, vômito, perda de apetite, dor ou sensibilidade na região abaixo das suas costelas, do lado direito, fígado aumentado.
Se você tem doença renal não há problema em tomar Darvyr®/ritonavir.
Se você tem hemofilia do tipo A ou B, pode ocorrer aumento de sangramento durante o tratamento com Darvyr®/ritonavir.
A ocorrência de diabetes mellitus, aumento da taxa de açúcar no sangue ou piora de diabetes mellitus preexistente tem sido relatada em pacientes recebendo terapia antirretroviral, incluindo inibidores de protease.
Os níveis de lipídeos séricos e a taxa de açúcar no sangue em jejum também deverão ser avaliados. O tratamento das alterações em lipídeos fica a critério do médico.
Doenças autoimunes, como doença de Graves e hepatite autoimune, também têm sido relatadas durante a reconstituição imunológica. Entretanto, o tempo para o início é mais variável e pode ocorrer muitos meses após o início do tratamento.
Não foram realizados estudos para avaliar os efeitos de Darunavir em combinação com ritonavir sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. No entanto, alguns pacientes apresentaram tontura durante o tratamento com darunavir/ritonavir. O médico decidirá se você pode ou não dirigir veículos ou operar máquinas.
Informe imediatamente o seu médico se você estiver grávida, planejando engravidar ou amamentando.
Durante a gravidez e a amamentação, você não deve tomar Darvyr® com ritonavir, a menos que seja especificamente aprovado pelo seu médico. Recomenda-se que as mulheres infectadas pelo HIV não amamentem os bebês devido à possibilidade de o seu bebê ser infectado pelo HIV através do leite materno e devido aos efeitos desconhecidos do medicamento no seu bebê.
Não existem estudos controlados com darunavir em mulheres grávidas. Os estudos em animais não mostraram evidência de toxicidade sobre o desenvolvimento ou efeito na função reprodutora e na fertilidade.
Darvyr®/ritonavir somente devem ser utilizados durante a gravidez se o potencial benefício justificar o potencial risco.
Não existe informação se o darunavir é excretado no leite humano. Os estudos em ratos demonstraram que o darunavir é excretado no leite. Devido ao potencial de transmissão do HIV e o potencial para eventos adversos graves em bebês, você não deve amamentar durante o tratamento com Darvyr®/ritonavir.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Se você ingeriu acidentalmente uma dose excessiva de darunavir/ritonavir, procure o médico.
A experiência com a ingestão de uma dose excessiva de darunavir/ritonavir é limitada em seres humanos. Doses únicas de até 3200 mg da solução oral de darunavir isolado e até 1600 mg sob a forma de comprimidos em combinação com ritonavir foram administrados a voluntários sadios sem efeitos sintomáticos adversos.
Não há antídoto específico para a superdose de darunavir. O tratamento consiste em medidas gerais de suporte, incluindo monitoramento de sinais vitais e observação do estado clínico do paciente. Uma vez que o darunavir tem alta ligação a proteínas, não é provável que a diálise apresente benefício na remoção do princípio ativo.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
A maioria dasreações adversasrelatadas durante o tratamento com darunavir /ritonavir foi de gravidade leve.
As reações adversas de intensidade moderada a grave (Grau 2-4) mais freqüentes (> 5%) foram diarreia, cefaleia e dor abdominal.
As reações adversas de intensidade grave (grau 3 ou 4) mais frequentes (≥1%) foram relacionadas com anormalidades laboratoriais. Todas as outras reações adversas de Grau 3 ou 4 foram relatadas em menos de 1% dos pacientes. 2,3% dos pacientes do grupo Darunavir/ritonavir descontinuaram o tratamento devido a reações adversas.
*Excluindo anormalidades laboratoriais relatadas como reações adversas.
+Reações adversas a medicamento identificadas na experiência pós comercialização.
ALT, AST, Fosfatase alcanina, triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol, níveis de glicose elevados, lípase pancreática, amilase pancreática.
A maioria das reações adversas relatadas durante o tratamento com darunavir/ritonavir foram de gravidade leve.
As reações adversas moderadas a graves (grau 2– 4) mais frequentes (≥ 5%) foram diarreia, cefaleia, dor abdominal, náusea e vômitos.
As reações adversas de grau 3 ou 4 mais frequentes foram aumento das enzimas hepáticas e pancreáticas, hipertrigliceridemia, diarreia, hipercolesterolemia, cefaleia, dor abdominal e vômitos. Todas as outras reações adversas de grau 3 ou 4 foram relatadas em menos de 1% dos pacientes.
Devido a reações adversas, 2,1% dos pacientes descontinuaram o tratamento.
Foi realizado outro estudo de fase III (Titan) comparando darunavir/ritonavir 600/100 mg duas vezes ao dia com lopinavir/ritonavir 400/100 mg duas vezes ao dia em pacientes adultos infectados HIV 1 que já receberam tratamento com antirretroviral. A maioria das reações adversas relatadas durante o tratamento com darunavir/ritonavir foram leves em gravidade.
As reações adversas de intensidade moderada a grave (grau 2-4) mais frequentes (≥ 5%) foram diarreia, hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia, náuseas, dor abdominal, vômitos, lipodistrofia, aumento das enzimas hepáticas e erupção cutânea.
As reações adversas graves (grau 3 ou 4) mais frequentes (≥ 1%) foram lipodistrofia ou relacionadas a anomalias laboratoriais. Todas as outras reações adversas de grau 3 ou 4 foram relatadas em menos de 1% dos pacientes. Descontinuaram o tratamento devido às reações adversas 4,7% dos pacientes.
*Excluindo anormalidades laboratoriais relatadas como reações adversas.
+Reações adversas a medicamento identificadas na experiência pós comercialização.
ALT, AST, ALP, triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol, níveis de glicose elevados, lípase pancreática, amilase pancreática.
A frequência, o tipo e a gravidade das reações adversas em pacientes pediátricos foram comparáveis àqueles observados em adultos.
A terapia antirretroviral combinada tem sido associada, também, com anormalidades metabólicas, tais como, aumento de triglicérides, aumento de colesterol, resistência à insulina, aumento do açúcar no sangue e hiperlactatemia (aumento do lactato no sangue).
Aumento da creatinofosfoquinase, dor muscular, miosite e, raramente, rabdomiólise tem sido reportados com o uso de inibidores de protease, particularmente em combinação com ITRNs.
Em pacientes infectados pelo HIV com deficiência imunológica grave no momento do início da terapia antirretroviral combinada, pode ocorrer uma reação inflamatória a infecções oportunistas residuais ou assintomáticas (síndrome inflamatória da reconstituição imune). Distúrbios autoimunes, tais como doença de Graves, também foram relatados no contexto da síndrome inflamatória da reconstituição imune.
Houve relatos de aumento de sangramento espontâneo em pacientes hemofílicos que receberam inibidores de protease.
Pacientes coinfectados pelo vírus da hepatite B ou C recebendo Darunavir/ritonavir não apresentaram maior incidência de eventos adversos e alterações laboratoriais em relação aos pacientes recebendo Darunavir/ritonavir sem infecção concomitante pelo vírus da hepatite, exceto pelo aumento das enzimas hepáticas. A exposição farmacocinética em pacientes coinfectados foi equivalente àquela de pacientes sem infecção concomitante.
Atenção: este produto é um medicamento que possui nova concentração no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
Darvyr® pode interagir com outros medicamentos. Converse com seu médico se você estiver usando ou usado recentemente qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição.
Alguns medicamentos você não deve usar durante o tratamento com Darvyr®.
Informe seu médico se você estiver tomando qualquer outro medicamento anti-HIV. Darvyr® pode ser combinado com alguns outros medicamentos anti-HIV, mas algumas outras combinações não são recomendadas.
A coadministração de Darvyr®/ritonavir com ticagrelor pode aumentar as concentrações de ticagrelor. A coadministração de Darvyr®/ritonavir com ticagrelor não é recomendada.
Esta não é uma lista completa de medicamentos. Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos que você esteja utilizando.
A interação entre darunavir e álcool não foi avaliada.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Propilenoglicolato de darunavir | 85,42 mg (equivalentes a 75 mg de darunavir) |
Excipientes q.s.p | 1 comprimido revestido |
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, povidona, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, dióxido de titânio, talco e macrogol.
Propilenoglicolato de darunavir | 170,84 mg (equivalentes a 150 mg de darunavir) |
Excipientes q.s.p | 1 comprimido revestido |
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, povidona, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, dióxido de titânio, talco e macrogol.
Propilenoglicolato de darunavir | 683,33 mg (equivalentes a 600 mg de darunavir) |
Excipientes q.s.p | 1 comprimido revestido |
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, povidona, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, dióxido de titânio, corante amarelo crepúsculo, talco e macrogol.
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15°C e 30°C).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
MS N. º 1. 0298.0571
Farm. Resp.:
Dr. José Carlos Módolo
CRF-SP Nº 10.446
Fabricado e Registrado por:
Cristália - Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rodovia Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira - SP
CNPJ nº 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira
Fabricado por:
Pharmathen International S.A.
Industrial Park Sapes,
Rodopi Prefecture, Block No 5, Rodopi 69300, Grécia
SAC
0800 701 19 18
Uso sob prescrição médica.
Venda proibida ao comércio.
Uso oral.
Uso adulto e pediátrico acima de 3 anos e acima ou igual a 15 kg.
Caso você se lembre após 12 horas, não tome a dose que você esqueceu e tome as doses seguintes conforme habitual.
Caso você se lembre após 6 horas, não tome a dose que você esqueceu e tome as doses seguintes conforme habitual.
Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que você se esqueceu de tomar.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Fabricante | Laboratório Cristália |
Necessita de Receita | Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica) |
Princípio Ativo | Darunavir |
Categoria do Medicamento | HIV/AIDS |
Especialidades | Infectologia |
Registro no Ministério da Saúde | 1029805710047 |
Código de Barras | 7896676441710 |
Temperatura de Armazenamento | Temperatura ambiente |
Produto Refrigerado | Este produto não precisa ser refrigerado |
Bula do Paciente | Bula do Darvyr |
Bula do Profissional | Bula do Profissional do Darvyr |
Modo de Uso | Uso oral |
Pode partir | Esta apresentação não pode ser partida |
Para se tornar referência em tecnologia, a Cristália vem construindo sua história há mais de 46 anos, liderando uma verdadeira revolução na indústria nacional.
Constantemente desenvolvendo pesquisas de novas moléculas e produtos, seu lema é sempre um passo à frente. Por isso, trouxe para o país tecnologias que hoje permitem o acesso de milhões de brasileiros a medicamentos de qualidade.
A empresa atua hoje nas áreas farmacêutica, farmoquímica e biotecnológica, produzindo cerca de 53% dos insumos farmacêuticos Ativos que necessita para a fabricação dos seus próprios medicamentos.
Fonte: www.cristalia.com.br
Usamos cookies para melhorar sua experiência na CR. Consulte mais informações em nossaPolítica de Privacidade.