A CR está de volta! Pesquise, compre e economize. Copie e use o cupom:PRIMEIRACOMPRA
Logo
  • Categorias
  • Defina sua localização

    Preços, ofertas e disponibilidade podem variar de acordo com a sua localização.

    Hidrosone 100mg, caixa com 50 frascos-ampola com pó liofilizado de uso injetável (embalagem hospitalar)

    Aspen Pharma

    Selecione a variação do produto

    Hidrosone 100mg, caixa com 50 frascos-ampola com pó liofilizado de uso injetável (embalagem hospitalar)

    Bula do Hidrosone

    Hidrosone, para o que é indicado e para o que serve?

    Succinato Sódico de Hidrocortisona é indicado para o tratamento de:

    Quais as contraindicações do Hidrosone?

    Succinato Sódico de Hidrocortisona não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

    Succinato Sódico de Hidrocortisona é contraindicado nos casos de infecções fúngicas sistêmicas.

    Devem-se evitar tratamentos de longa duração com os corticosteroides.

    Como usar o Hidrosone?

    Preparo da solução

    Adicionar o solvente ao pó contido no frasco-ampola. Agitar bem para garantir completa dissolução. A solução assim obtida poderá ser utilizada dentro de um período de 24 horas.

    A solução poderá ser administrada através de infusão utilizando 500 ou 1.000 mL de soro glicosado a 5%, soro fisiológico ou solução glicofisiológica (se o paciente não se encontra sob restrição ao sódio).

    Posologia do Succinato Sódico de Hidrocortisona


    Adultos

    A dose recomendada é de 100 mg a 500 mg, por via intramuscular ou intravenosa (preferencialmente), podendo ser repetida em intervalos de 2, 4 ou 6 horas, dependendo da condição clínica e da resposta do paciente.

    A dose intravenosa inicial deve ser administrada por períodos entre 30 segundos (dose de 100 mg) e 10 minutos (doses de 500 mg ou maiores).

    A dose de manutenção, se necessária, não deve ser menor que 25 mg por dia.

    Crianças

    Insuficiência adrenocortical

    A dose recomendada é de 186 a 280 mcg (0,186 a 0,28 mg) por kg de peso corporal ou 10 a 12 mg por metro quadrado de superfície corporal ao dia, em doses divididas, por via intramuscular ou intravenosa (preferencialmente).

    Outras indicações

    A dose recomendada é de 666 mcg (0,666 mg) a 4 mg por kg de peso corporal ou 20 a 120 mg por metro quadrado de superfície corporal a cada 12 ou 24 horas, por via intramuscular.

    Quais cuidados devo ter ao usar o Hidrosone?

    Gerais

    Nos pacientes em tratamento com corticosteroides, sujeitos a estresse inusitado, indica-se maior posologia de corticosteroides de rápida atuação, antes, durante e depois da situação de estresse.

    A insuficiência adrenocortical secundária de origem medicamentosa pode ser reduzida ao mínimo por gradual redução posológica. Tal tipo de insuficiência relativa pode persistir durante meses, após a cessação do tratamento, portanto, em qualquer situação de estresse que ocorra durante esse período, deve reinstituir-se a terapia hormonal. Se o paciente já estiver recebendo esteroides, pode ser necessário aumentar a posologia. Uma vez que a secreção mineralocorticoide pode estar prejudicada, devem administrar-se simultaneamente sal e/ou mineralocorticoides.

    Os corticosteroides podem causar queda da resistência e incapacidade da infecção se circunscrever. Além disso, os corticosteroides podem produzir catarata subcapsular posterior, glaucoma com possível dano para os nervos ópticos e pode estimular o estabelecimento de infecções oculares secundárias devido a fungos e vírus.

    Enquanto em tratamento com corticosteroides, os pacientes não devem ser vacinados contra a varíola. Outros métodos de imunização não devem ser utilizados em pacientes que receberam corticosteroides, especialmente em altas doses, pelos possíveis riscos de complicações neurológicas e a falta de resposta de anticorpos. Entretanto, podem ser realizadas imunizações em pacientes que recebem corticosteroides como terapia de substituição.

    Dependências psicológicas e/ou fisiológicas podem surgir com o uso a longo prazo de corticosteroides. Os sintomas de abstinência que podem ocorrer compreendem febre, anorexia, dores vagas, fraqueza e letargia. Nos pacientes com hipertireoidismo e nos portadores de cirrose, há uma acentuação do efeito dos corticoides.

    Podem aparecer transtornos psíquicos quando se usa corticosteroides, variando desde euforia, insônia, oscilações do humor, as mudanças de personalidade e a depressão grave até fracas manifestações declaradamente psicóticas. Também a instabilidade emocional ou as tendências psicóticas preexistentes podem ser agravadas pelos corticosteroides.

    O uso de Succinato Sódico de Hidrocortisona em tuberculose ativa deve ser restrito aos casos de meningite tuberculosa com bloqueio iminente, nos quais se usa um corticoide em associação a um regime antituberculose apropriado.

    Se corticosteroides forem indicados a pacientes com tuberculose latente ou reatividade à tuberculina, é necessária uma vigilância cuidadosa, já que pode ocorrer reativação da enfermidade.

    Durante terapia prolongada com corticosteroides, estes pacientes deverão receber quimioprofilaxia. Para prevenção de reações do tipo anafilática (por exemplo, broncoespasmo) em pacientes sob terapia corticoide por via parenteral, deverão ser tomadas medidas adequadas de precaução antes da administração, especialmente quando o paciente apresenta antecedentes de alergia a qualquer fármaco. Em alguns pacientes, os esteroides podem aumentar ou diminuir a motilidade e o número de espermatozoides.

    Os corticosteroides devem ser usados com cautela em pacientes com herpes ocular simples, devido à possibilidade de perfuração da córnea, a mesma cautela deve ser tomada para colite ulcerativa não específica, se houver a probabilidade de perfuração iminente, abscesso ou outra infecção piogênica, em diverticulite, anastomose intestinal recente, hipertensão, osteoporose e miastenia gravis.

    Carcinogênese, mutagênese, fertilidade prejudicada

    Não há evidências de que corticosteroides sejam carcinogênicos, mutagênicos ou prejudiquem a fertilidade.

    Gravidez

    Alguns estudos em animais demonstram que os corticosteroides, quando administrado em altas doses, podem provocar malformações fetais.

    Não foram realizados estudos adequados de reprodução humana. Portanto, o uso deste medicamento durante a gravidez, em nutrizes ou mulheres potencialmente férteis requer que sejam cuidadosamente avaliados os benefícios da droga em relação ao risco potencial à mulher ou ao feto. Os corticosteroides atravessam a placenta rapidamente. Recém-nascidos de pacientes que tenham recebido doses substanciais de corticosteroides durante a gravidez devem ser cuidadosamente observados e avaliados para se detectar sinais de insuficiência suprarrenal.

    Categoria de risco na gravidez: C.

    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

    Lactação

    Não é recomendado o uso de corticosteroides durante a amamentação, porque o Succinato Sódico de Hidrocortisona é excretado no leite humano, causando inibição da produção de esteroides endógenos e supressão de crescimento em crianças.

    Uso pediátrico

    O uso prolongado de Succinato Sódico de Hidrocortisona pode causar retardo de crescimento em crianças e adolescentes, assim, o crescimento e o desenvolvimento devem ser monitorados com a terapia prolongada e a dose deve ser titulada para a menor dose efetiva. A terapia prolongada também pode induzir osteoporose e fraturas ou pode não permitir que se alcance o pico de massa óssea por inibir a formação óssea. Por isso, a massa óssea deve ser avaliada periodicamente por densitometria óssea e deve assegurar uma ingestão adequada de cálcio e de vitamina D (por dieta ou suplementação).

    Uso em pacientes idosos

    Nestes pacientes pode ocorrer uma maior probabilidade de desenvolver hipertensão e nas mulheres após a menopausa, também pode ocorrer um provável desenvolvimento de osteoporose induzida por corticosteroides.

    A terapia prolongada com Succinato Sódico de Hidrocortisona pode causar perda de massa muscular e fraqueza muscular, dificuldade de cicatrização, atrofia da pele, osteoporose com fraturas e compressão vertebral, necrose asséptica da cabeça do fêmur ou fratura de ossos longos. Antes de iniciar a terapia com glicocorticoides em mulheres na pós-menopausa, deve ter em mente que essas mulheres são especialmente susceptíveis à osteoporose.

    Pacientes com insuficiência hepática

    Pacientes com cirrose podem apresentar uma resposta exagerada aos glicocorticoides.

    Pacientes com insuficiência renal

    Os glicocorticoides devem ser usados com cautela nessa população de pacientes.

    Outras condições clínicas

    Pacientes com baixas concentrações séricas de albumina podem ser mais susceptíveis aos efeitos dos glicocorticoides que aqueles com concentrações de albumina normais. O clearance metabólico do Succinato Sódico de Hidrocortisona pode estar diminuído em pacientes com hipotireoidismo e aumentado naqueles pacientes com hipertireoidismo.

    Este medicamento pode causar doping.

    Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Hidrosone?

    Distúrbios líquidos e eletrolíticos

    • Retenção de sódio;
    • Retenção de líquido;
    • Insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis;
    • Perda de potássio;
    • Alcalose hipocalcêmica;
    • Hipertensão.

    Musculoesquelético

    • Fraqueza muscular;
    • Miopatia esteroide;
    • Perda de massa muscular;
    • Osteoporose;
    • Fraturas por compressão vertebral;
    • Necrose asséptica das cabeças do fêmur e do úmero;
    • Fratura patológica dos ossos longos;
    • Ruptura dos tendões.

    Gastrintestinais

    Dermatológicos

    Neurológicos

    • Convulsões;
    • Aumento da pressão intracraniana com papiledema (pseudotumor cerebral);
    • Usualmente após o tratamento;
    • Vertigem;
    • Cefaleia.

    Endócrinas

    Oftálmicas

    • Catarata subcapsular posterior;
    • Aumento da pressão ocular;
    • Exoftalmia.

    Sistema imunológico

    • Mascaramento de infecções;
    • Ativação de infecções latentes;
    • Infecções oportunistas;
    • Supressão da reação a testes cutâneos.

    Podem aparecer sintomas de reações anafiláticas como broncoespasmo, edema de laringe e urticária.

    Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária–NOTIVISA, ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

    Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Hidrosone com outros remédios?

    Fenobarbital, fenitoína, rifampicina e efedrina

    Podem aumentar a depuração dos corticosteroides, reduzindo seus efeitos terapêuticos, podendo requerer um ajuste na dosagem do corticosteroide.

    Troleandomicina e cetoconazol

    Podem inibir o metabolismo dos corticosteroides, ocasionando a diminuição da sua depuração. Consequentemente, a dose do corticosteroide deve ser titulada para evitar toxicidade.

    Ácido acetilsalicílico e salicilatos

    Corticosteroides podem aumentar a depuração do ácido acetilsalicílico, portanto o ácido acetilsalicílico deve ser usado com cautela em associação com corticosteroide nos casos de hipoprotrombinemia. Os salicilatos podem ter suas concentrações séricas diminuídas ou aumentar o risco de toxicidade, durante o uso concomitante com corticosteroides.

    Anticoagulantes cumarínicos

    Os corticosteroides alteram a resposta dos anticoagulantes, portanto os índices de coagulação devem ser monitorados, a fim de manter adequado o efeito anticoagulante.

    Anfotericina B e inibidores da anidrase carbônica

    O uso concomitante com corticosteroides pode resultar em hipocalemia, pois as concentrações séricas de potássio e a função cardíaca devem ser monitoradas durante essa associação. Também pode ocorrer um aumento na depleção de cálcio com risco de hipocalcemia osteoporosis.

    Contraceptivos orais e estrógenos

    Podem alterar o metabolismo e a ligação às proteínas, diminuir a depuração e aumentar a meia-vida de eliminação e os efeitos terapêuticos e tóxicos dos corticosteroides, portanto a dose do corticosteroide deve ser ajustada durante essa associação.

    Diuréticos depletores de potássio

    Pode causar o aparecimento de hipocalemia, nesse caso, o paciente deve ser observado pelo médico.

    Glicosídeos digitálicos

    Pode aumentar a possibilidade de arritmias ou intoxicação digitálica associada à hipocalemia.

    Anti-inflamatórios não hormonais e álcool

    Pode aumentar a incidência ou gravidade de ulceração gastrintestinal ou hemorragias.

    Antidiabéticos orais e insulina

    Pode aumentar a concentração de glicose sanguínea, portanto se necessário deve-se reajustar a posologia do hipoglicemiante.

    Imunosupressores

    Podem aumentar os riscos de infecções e desenvolvimento de linfomas.

    Bloqueadores neuromusculares despolarizantes

    Podem aumentar os riscos de depressão respiratória, por relaxamento prolongado.

    Vacinas de vírus vivos ou outras imunizações

    Podem aumentar os riscos de reações adversas.

    Interferência em exames laboratoriais

    Nitroblue tetrazolio teste para infecção bacteriana

    Pode ocorrer resultado falso negativo, comprometendo o resultado do teste; supressão de reações a teste de pele, incluindo tuberculina e histoplasmina, testes alérgicos.

    Especificações sobre o Hidrosone

    Caracteristicas Principais

    FabricanteAspen Pharma
    Tipo do MedicamentoSimilar
    Necessita de ReceitaBranca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
    Princípio AtivoSuccinato Sódico de Hidrocortisona
    Categoria do MedicamentoCorticoide
    Classe TerapêuticaCorticosteróides Injetáveis Puros
    EspecialidadesPneumologia, Endocrinologia, Neurologia, Cardiologia
    Registro no Ministério da Saúde1376400100066
    Código de Barras7895858004019
    Temperatura de ArmazenamentoTemperatura ambiente
    Produto RefrigeradoEste produto não precisa ser refrigerado
    Modo de UsoUso injetável
    Pode partirEsta apresentação não pode ser partida
    Hidrosone É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM SEU MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

    Sobre a Aspen Pharma

    A Aspen é marca líder no continente Africano e tem 18 plantas produtivas, localizadas em 14 países nos seis continentes. Fornece medicamentos para mais de 150 países e entrou oficialmente no mercado brasileiro de medicamentos em 2009.

    Tem como principal objetivo abastecer o mercado interno, além de garantir a expansão do grupo na América Latina. Para realizar esses feitos, recebe investimentos que conferem uma competitividade maior, principalmente se tratando de infraestrutura e em seu portfólio de produtos.

    A empresa possui uma linha de produtos abrangente, que engloba genéricos, medicamentos de marca, similares, fitoterápicos, biológicos, cosméticos e alimentos. Seus artigos fazem parte do dia a dia dos brasileiros, levando mais qualidade de vida e facilidade.

    Produto Indisponível para venda

    A indisponibilidade pode estar relacionada a:

    (i) venda exclusiva à hospitais, (ii) venda controlada mediante retenção da receita ou (iii) esgotaram-se o estoque.

    Indisponível

    Ver similares